Por Bruno Rodrigues, consultor de Informação e Comunicação Digital, autor dos livros “Webwriting” e de “Padrões Brasil e-Gov: Cartilha de Redação Web”, padrão brasileiro de redação online.
O Conexão Paris sempre foi carinhoso com a Disneyland, listando os motivos pelos quais vale a pena visitar o parque de Marne-la-Vallée, localizado nos arredores de Paris. Afinal, quem em sã consciência se afastaria da Cidade-Luz, um dia que fosse, para conhecer a casa do Mickey?
Eu – e milhares de parisienses, ano após ano. É bom saber: há uma década a Disneyland Paris é o ponto turístico número um na França. Sim, o parque está à frente da Torre Eiffel e do Louvre, da mesma forma que há tempos é o destino preferido das férias dos europeus. Apenas aceite… e faça como eles!
Desde a inauguração, em 1992, fiquei fascinado pela (então) Euro Disney – que deixou de ter este nome há vinte anos, não pague mico! -, e sonhava em me hospedar no flagship hotel do resort, o luxuoso Disneyland Hotel. Era um sonho e tanto, a bem da verdade.
Ao contrário dos parques da Flórida e da Califórnia (e também dos parques de Tóquio e de Hong Kong), a porta de entrada da Disneyland francesa não é a estação do trenzinho que circunda o parque – aquela que tem na frente o rosto do camundongo mais famoso do mundo desenhando por flores -, mas um hotel. E que hotel! Veja só:
Quando estive em Paris pela primeira vez com minha esposa e meu filho, em 2000, fomos dois dias à Disneyland Paris. O fascínio ficou ainda maior! Um parque Disney a 45 minutos de RER de Paris? Bom demais, não? Dobradinha invencível.
Mas ainda não foi daquela vez que nos hospedamos no hotel dos meus sonhos. Não queria passar apenas uma noite – queria passar várias! Se é para sonhar, que sonhemos alto, não é?
Em 2012, chegava a hora: após sete dias em Paris – locais hors-concours primeiro, concorda? rsrs -, lá estávamos para passar cinco dias hospedados no tão sonhado Disneyland Hotel …
Um momento: o hotel é um luxo, mas por que alguém se hospedaria na Disney de Paris? O que esse parque teria de tão especial?
À lista do Conexão Paris, acrescento:
. É o parque no qual a Disney mais investiu dinheiro na construção. Tudo, do material aos detalhes, deixa os parques americanos no chinelo.
. É o parque mais bonito de todos, e o castelo idem. Opinião da própria Disney.
. Não, as atrações não são as mesmas que as de Orlando. Há várias que simplesmente não existem nos outros resorts, e existem atrações clássicas com roupagens bem diferentes.
Entre os principais pontos que fazem única a Disney de Paris está justamente o Disneyland Hotel.
Dos 55 hotéis oficiais Disney no mundo – já contando aí os hotéis do resort de Shanghai, com inauguração programada para o ano que vem -, apenas quatro ficam literalmente na porta de entrada de um parque Disney (Disneyland Hotel em Paris, Grand Californian em Anaheim e Miracosta Hotel e Tokyo Disneyland Hotel em Tóquio).
Sendo mais objetivo: da janela do quarto você vê o parque, ou então o Fantasia Gardens, o lindo e imenso jardim que recepciona os visitantes…
É assim: você acorda, toma café, desce, dá vinte passos e está na Disneyland. Deu sono no meio da tarde? Tire uma soneca no quarto e volte no início da noite. Tudo muito simples… e confortável.
Em meados dos anos 80, quando a Disney, retomando os tempos áureos da animação, voltara a lucrar e havia fechado com o governo francês a construção do resort, existia uma grande preocupação no ar: como enfrentar o tempo sempre instável (chuvoso, mesmo) de Marne-la-Vallée?
Os imagineers da Disney (misto de criativos e engenheiros) tiveram uma ideia: eles criariam formas dos visitantes se protegerem da (possível) chuva desde a entrada do parque, sem que notassem que havia tal intenção.
De saída, a equipe imaginou as catracas de acesso ao parque protegidas por uma fachada que simularia um hotel. O CEO da Disney na época, Michael Eisner, adorou a ideia, mas com uma condição: que fosse um hotel de verdade, então!
Nascia, aí, o Disneyland Hotel. De abóbora a carruagem, em um estalar de dedos. Hoje em dia, o Disneyland Hotel é bicampeão europeu no quesito atendimento entre os hotéis quatro estrelas da Europa (2012 e 2013).
Ao chegar ao parque, o visitante pensa que o prédio é um só, mas são três; os da direita e da esquerda são ligados a prédio principal por passagens suspensas.
Os 496 quartos espalham-se harmoniosamente pelos prédios – em estilo vitoriano -, repletos de detalhes.
É uma delícia passear pelos corredores do hotel e descobrir seus luxos: a loja exclusiva Gallerie Mickey, a piscina aquecida instalada em um solarium, o Celestial Spa (da rede Deep Nature) e, é claro, os restaurantes.
As janelas do principal restaurante, California Grill, abrem-se para o Château de la Belle au Bois Dormant, o Castelo da Bela Adormecida (em Orlando, o castelo é da Cinderela, não vá confundir!).
Também há o Inventions, com um buffet de dar água na boca, onde é servido o café da manhã, e – que saudades! – o Fantasia Café, um piano bar elegante, delicioso, inesquecível… Eu, Ana e Breno não saíamos de lá.
Quero voltar, vou voltar… Preciso voltar ao Disneyland Hotel!
Afinal, em que hotel a fada Tinkerbell recepciona os hóspedes à noite?
Para saber mais, acesse o site do Disneyland Hotel.
Clique aqui para conhecer o blog de Bruno Rodrigues.
Leia também:
- Disneyland Paris: vale a pena? Como e quando?
- Novas modalidades de ingressos para a Disney Paris
- O Parque Asterix, nos arredores de Paris
- O Jardin d’Acclimatation, em Paris: programa ideal para as crianças nos dias quentes
Conheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. Ele traz uma seleção dos melhores programas para a criançada, organizados em nove roteiros pelas principais regiões de Paris, com mapas detalhados, e também informações práticas para ajudar no planejamento da viagem e na estadia. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
20 Comentários
Bruno Rodrigues
Ricardo, de forma alguma você foi intransigente… Eu também, se eu tivesse um dia apenas para ver Paris ou a Disneyland, nem pestanejava e visitava a capital francesa – mas ficaria com saudades de Marne-la-Vallée 😉
Bruno Rodrigues
Eymard, é exatamente o que você disse: cada resort da Disney atende a diferentes objetivos: o francês tem ‘apenas’ Paris ao lado ;-), da mesma forma que o chinês tem a fascinante Hong Kong a uma estação de metrô! Orlando é para famílias e crianças pequenas, e Anaheim sempre foi para os moradores locais. O legal é cada um procurar o seu canto ideal, não é? 🙂
Lucia Bressan
Acabamos de passar 4 noites neste hotel e 5 dias nos Parques. Existem poucos lugares onde se sente um encantamento. Faz diferenca sim voce ficar neste hotel. Esta foi 4 vez. Ja fiquei em outros hoteis Disney aqui na Franca e nao gostei mais pelo comportamento dos outros hospedes. Vale a pena pelo conforto, pelo atendimento do pessoal, comida excelente e os personagens nas horas do almoco e jantar. Quanto aos Parques notei nao tao fiel ao padrao Disney na manutencao . Na vez anterior chovia muito e as esteiras na entrada do parque estavam paradas, na fila para alguns brinquedos alguns lugares precisando de retoques de pintura. Presenciamos o pronto atendimento a uma senhora que escorregou numa fila a caminho de um brinquedo. O Pessoal da Disneyland Paris é exemplar em atendimento e servico. Volto sempre que posso mesmo que seja so para passar o dia.
Ricardo
Tudo bem Bruno. Desculpe se pareci intransigente. Não foi minha intenção. Quem sabe um dia eu me anime a ir lá. Eymard teve mais habilidade para expressar meu pensamento 😉
eymard
Continuo achando que viagem tem a ver com quem viaja. Não tem receita. Tem expectativas. Desejos. Momentos. Filhos pequenos ou jovens, estando em Paris, vale a pena ir a Disney? Depende. Para o Bruno valeu! E ganhou Paris de brinde. Quem quer parque, ou seja, uma viagem em que o Parque é a atração principal, de fato Orlando é imbatível. Até porque a cidade gira em torno dos parques. Não é o caso de Paris. Ainda assim, não tem receita.
Fátima
O hotel pode ser excelente, não tenho como avaliar, pois nunca me hospedei nele, mas o parque está precisando de manutenção. Fomos 2 vezes em 2014 (janeiro e junho). Em janeiro ficamos pendurados no brinquedo do Peter Pan, que enguiçou, aguardando que nos tirassem de lá.
O que era para ser divertido e relaxante acabou virando tensão, pois fiquei com medo daquele treco despencar lá de cima com a gente. Demos outra chance em junho, por insistência do meu filho de 12 anos e, nova decepção! É inacreditável, mas das atrações que tentamos ir, TRÊS enguiçaram em um único dia, enquanto estávamos na fila, sendo uma delas Piratas do Caribe, que é uma das principais. Ainda bem que estávamos na fila. Muito pior é quando interrompem o brinquedo com vc dentro, como foi nossa experiência de janeiro. Conclusão: Disney, pra nós, só em Orlando mesmo.
Bruno Rodrigues
Quando eu fui, Luiz Wagner, a diária foi de 325 euros para 3 pesssoas, incluindo café da manhã e entrada em ambos os parques para 5 dias.
Luiz Wagner ventura
Qual o valor da diária?
Bruno Rodrigues
Mas ao menos visite o hotel, Ricardo, é lindo! E, se acabar se animando, jante no California Grill ou tome um drink no Café Fantasia. Vale a pena 🙂
Ricardo
Sim Bruno Rodrigues, eu aceito… Mas não farei como eles. Não há hipótese eu de trocar um dia sequer na companhia dos impressionistas do D’Orsay, das vinhas de Montmartre, Luxemburgo, Garnier, etc, etc…. pelo mundo de “encantamento” da Disney. Deve ser bacana, mas não é para todo mundo (ao menos para mim, não).