Foto: Francisco de Assis Andrade
Recebi inúmeros comentários e e-mails relacionados com artigos publicados na imprensa brasileira sobre medidas, da Prefeitura de Paris, para regular o mercado imobiliário. O Prefeito da capital teria por objetivo limitar o número de apartamentos destinados aos contratos de curta duração, que é o caso dos contratos assinados pelos turistas que aqui passam alguns dias ou poucos meses.
Aqueles que alugaram apartamentos em Paris ou que pretendem alugar estão apreensivos.
Minha opinião é a seguinte:
. os jornais franceses não deram a importância que os brasileiros deram ao problema.
. esta questão envolve o estado francês e os proprietários de apartamentos. Em nenhum momento uma sanção vai cair em cima das cabeças dos inquilinos.
. associações de proprietários e outros organismos estão envolvidos nesta discussão. Se alguma decisão for tomada, ela será divulgada pelos jornais franceses.
Acho que vocês não precisam ficar alarmados com estes artigos.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
68 Comentários
monique cardoso
olá! sou recém chegada a este site. já estive algumas vezes na europa e farei minha primeira viagem à paris este ano finalmente deixarei o Charles de Gaule!). vou ficar 3 semanas de férias em outubro, só em Paris, pra curtir bem a cidade e escapar dos roteiros turísticos obrigatórios. vou alugar um studio (quitinete né?) modesto e achei os preços bem mais razoáveis que eu pensava…
bem, já vi que vou devorar o site até o dia da partida…
parabéns pelo trabalho,
Monique
conexaoparis
Monique
Seja bem vinda.
frances regina
Acabei de alugar um apt. em Paris e foi tudo super tranquilo. Fiz tudo pela Paris atitude..agora é só chegar e curtir.
Beth
Augusto
A nossa imprensa funciona na base de “agências de notícias” que distribuiem uma mesma matéria para vários jornais. nem sempre um assunto da maior importância. E vice-versa, as mesmas agências não distribuem matérias que realmente são relevantes.
Se vc quiser acompanhar o assunto in loco, acesse o http://www.lefigaro.fr ou o www,lemonde.fr
Abs.
Augusto
Lina, td bem?
Não sabia que a restrição do aluguel de temporada em Paris teve uma cobertura tímida na imprensa francesa. Em Florianópolis foi manchete de primeira capa no jornal mais importante do estado.
De qualquer forma torço para que esta restrição não cole.
Abçs
Augusto
Sueli OVB
HUGO DE CARVALHO
Adorei a pertinência do seu comentário! Tenho certeza que você sabe o que está falando.
Abraço
HUGO DE CARVALHO
LINA:
Acho que a decisão da Prefeitura de Paris probindo a locação de apartamentos a curto prazo para turistas é um grande equívoco e não terá boas consequências: Veja:
1- O “estoque” de vagas para viajantes em Paris, hoje é constituído pela soma dos apartamentos para locação de curto prazo + as vagas em hotéis, pensões, albergues, etc.
Esse total já é insuficiente, como demonstram os preços de hospedagem em Paris, entre os mais caros do mundo. Também não é fácil conseguir hospedagem nos períodos de alta temporada.
2- Se retirarmos do mercado a oferta dos apartamentos de curta locação (que não é pequena), obviamente haverá uma tremenda pressão de demanda sobre as vagas de hotéis – já caras e insuficientes. É óbvio que não existem vagas de hotéis suficicentes para substituir a eventual exclusão dos apartamentos de curta locação.
3- Em consequência, os preços explodirão, inviabilizando o turismo em Paris, ao menos para a maioria dos atuais viajantes.
4- Mesmo a longo prazo, não se pode esperar a volta do equilíbrio entre a oferta e a procura, porquanto Paris é uma cidade histórica, cujos prédios são tombados. Não há como construir novos hotéis nas proximidades do centro turístico.
5- Ficarão prejudicados não apenas os turistas estrangeiros, como os próprios viajantes franceses que vão a Paris tanto a negócios como a passeio. Isso poderá causar, inclusive, uma fuga de empresas de Paris para outras cidades.
6- Serão fechadas diversas empresas formais, como a Monparis do Beto, que prestam um bom serviço aos turistas e pagam impostos à Prefeitura.
Por tudo isso, acho que esse tipo de restrição – típica de esquerdistas que querem “corrigir o mercado”, é um grande tiro no pé. Espero que empreendedores como o Beto saibam reagir a essa barbaridade.
Estou viajando, por gentileza, envie este comentáro ao Beto
Um Abraço
Hugo
conexaoparis
Hugo
Vou enviar seu comentário. Obrigada.
Mariana
Não entendo também o porquê desse controle de aluguéis. Seria algum receio em relação aos turistas…?Todos aqui conhecem a “xenofobia” francesa…>:
O pessoal por aí age como em relação aos brasileiros?Eu já ouvi histórias assustadoras, mas não acredito que seja tão ruim quanto dizem…
conexaoparis
Mariana
de ma maneira geral os franceses adoram os brasileiros.
Patrícia Venturini
Meio tarde, mas… não posso deixar de elogiar esta foto também! Parece uma pintura!
Beth
Dener
Em outubro já é frio, mas nada assustador! Uma boa suéter mais um trench coat é o que o meu marido custuma usar. Eu sempre levo além do trench um casaco de lã 7/8 ou coisa no gênero. E o tempo costuma ser bom…O outono em Paris é muito lindo, as árvores douradas e vermelhas, a grama bem verde ….Eu adoro!
Abs.
Dener
Beth,
Como é o clima em Paris em outubro? Já é frio?