Por Lucia Carneiro.
Nos restaurantes ou no cafés franceses, quais são os direitos dos consumidores? O blog Gourmandise sans Frontières publicou um excelente post sobre o direito dos consumidores na França. Conheça seus direitos e saiba quando pode comprar uma briga.
- Se você não for aceito no restaurante porque está sozinho e só tem uma mesa para quatro pessoas, pode insistir. O proprietário não pode impedi-lo de ocupar a mesa e corre o risco de pagar multa de 1500 euros à 3000 euros.
- Se você não for aceito porque é cadeirante, pode brigar. A situação é ilegal e discriminatória. O proprietário corre o risco de dois anos de cadeia e 30.000 euros de multa.
- Se não for aceito porque está com o carrinho de bebê e duas outras crianças, insista. O proprietário não tem o direito de barrar sua família. Mas atenção, o proprietário tem o direito de cobrar o preço de uma refeição (prix du couvert) para o bebê ou para uma criança. Mesmo se a criança não beber ou comer nada.
- Se não for aceito porque tem um cachorro ou outro animal doméstico, não insista. O proprietário tem o direito de recusar os animais. Ele pode até aceitar com a condição que o animal não incomode o serviço e os outros clientes.
- Se for impedido de ir ao banheiro se você não for cliente, não insista. Normalmente os toilettes dos restaurantes e bares são somente para os clientes.
- Se não encontrar o cardápio do restaurante bem visível, no exterior, pode reclamar. Todo restaurante é obrigado a colocar, do lado de fora, o cardápio com todos os preços.
- Se for impedido de comer o sanduíche que comprou na padaria da esquina, fique sabendo que o proprietário possui este direito se um painel estipular isto de maneira bem visível. Se não tiver nenhum aviso, sente-se, peça um café ou outra bebida e deguste seu sanduíche tranquilamente.
- Se o garçom, à noite, recusar o seu cafezinho, pode ficar nervoso. Claro que ele prefere vender champanhe, que é bem mais cara. Mas ele não tem o direito de recusar o seu café.
- Se o garçom derramar o molho em você, pode pedir o valor que pagará na lavanderia ou o preço integral da roupa manchada.
- Se o garçom servir a comida fria, ele é obrigado a esquentar se você o pedir. O mesmo para sua carne. Se pediu bem passada e ela estiver crua, ele é obrigado a devolver o prato para a cozinha.
- Você pode pedir que garçom informe a origem da carne servida. Após os escândalos alimentares dos últimos anos, o proprietário é obrigado a indicar o país de origem, o nome do produtor e o nome da empresa encarregada de abater os animais.
- Você não é obrigado a pedir vinho, água mineral ou qualquer outra bebida. Na França, a garrafa de água da torneira, o pão, o sal e a pimenta do reino são gratuitos.
- Você pode pedir o doggy bag (levar comida para casa). Mas esta prática não é comum como nos EUA e no Canadá.
- Se quiser reclamar do vinho, faça imediatamente. Se tiver bebido a metade, o garçon não trocará a garrafa.
- No final da refeição, se não tiver bebido todo o vinho, pode levar a garrafa para casa. Mas se ela for consignada, terá que pagar o valor devido.
- Na saída, se não quer deixar gorjeta porque o serviço foi péssimo, tudo bem. A gorjeta já está incluída nos preços.
- Se o seu casaco desapareceu do porta-casacos, o proprietário é obrigado a indenizar você. Os restaurantes que não possuem vestiário são obrigados a vigiarem os portas-casacos.
Conheça nosso guia Paris: Restaurantes e Outras Delícias, à venda na nossa lojinha.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
46 Comentários
Rachel
Lina,
Quero ser é sua amiga aí em Paris, rsrsrs…
Tô encantada com o blog, que tem sido uma mão na roda pra que eu planeja minha segunda estadia.
Além de lugares pra comer, beber e visitar, essa preocupação toda em transmitir informações de utilidades em geral tem me ajudado tanto, e com certeza a todos aqui.
Parabéns pelo trabalho.
A gente não vê só o empenho de vocês quando lê cada artigo: vê amor =)
Rodrigo Lavalle
Rachel, obrigado pelos elogios. Fazemos nosso trabalho com o maior prazer.
Abraços.
Francisco Nobre
Ola, estou indo a Paris e Nice em julho/2015. Uma dúvida (para alguns pode ser até estúpida). Pode-se recusar a entrada e ir direto ao prato principal? Como é tudo excepcionalmente caro por lá, essa informação é importante para mim.
Rodrigo Lavalle
Francisco, pode sim. Não há obrigatoriedade de pedir a entrada quando você escolhe no cardápio.
Abraços.
Di Cartapatti
Esse artigo é muito informativo.Constantemente vou a Paris e sempre fui muito bem atendida nos restaurantes e cafés..tenho outra dica que vale em todo o mundo.Sempre olhe e agradeça ao garçon..ele será mais gentil do que o usual e alem disso vc demonstrá respeito e atenção tb..
Eliana
Ah se eu soubesse disso antes, comigo já aconteceu que queríamos apenas debruçar e o garçom fez cara ruim e disse que onde sentados era só para que ia jantar. Fiquei p dá vida, porque então não havia dito logo que chegamos na porta? Não deixou a gente sentar para depois vir com essa!!?
Helena Freitas
Adorei as informações! Sempre é bom conhecer os nossos direitos em qualquer lugar, mas acima de tudo manter o controle emocional e manter o bom humor em situações constrangedoras é fundamental! Abraços a todos da equipe CP, vcs são ótimos!
Sérgio Luís de Carvalho
Artigo excelente! Mas tenho umas duvidas: a quem recorrer quando algo sai errado? A policia atende chamado?
Tem juizado do consumidor?
Tem direito a indenização?
Incidentes podem acontecer a qualquer momento, por isso as perguntas. Obrigado antecipadamente.
Regis Willmann
Fui a 2 restaurantes em Paris e nos dois tive situações , no mínimo, estranhas. No primeiro em St. Domenique, a noite aguardávamos lugar, nas mesas na rua, e pedimos um vinho, por várias vezes solicitamos e não nos foi atendido, até que liberou uma mesa e entramos, a partir daí fomos bem atendidos, mas o vinho na rua enquanto aquardávamos não teve jeito.
No segundo restaurante, o Le Fumoir, perto do M. do Louvre, pedimos mesa, falando inglês, o garçom dizia que estava lotado, então falamos quê aguardaríamos o tempo que fosse necessário, 15min depois veio o gerente e nos levou a uma mesa, para nossa surpresa havia outras mesas disponíveis. A impressão é que eles não gostam de quem fala inglês.
RUI
ESTA NOITE EU E DUAS AMIGAS FUI UM CAFE E RESTAURANTE AO LADO DA TORRE DE PARIS EM VILLENEUVE SUR LOT NO CENTRO JA FUI LA VARIAS VEZES E HOJE FOI ME NEGADO TRES CAFES .SERA K O GERENTE ODE NEGAR ASSIM SEM MAIS NEM MENOS.O K POSSO FAZER PARA IR MAIS ALEM .
Vera Lúcia Costa
Adoro suas dicas…
Sandra dahmer
Sonho um dia conhecer estas maravilhas