Por Lucia Carneiro.
Nos restaurantes ou no cafés franceses, quais são os direitos dos consumidores? O blog Gourmandise sans Frontières publicou um excelente post sobre o direito dos consumidores na França. Conheça seus direitos e saiba quando pode comprar uma briga.
- Se você não for aceito no restaurante porque está sozinho e só tem uma mesa para quatro pessoas, pode insistir. O proprietário não pode impedi-lo de ocupar a mesa e corre o risco de pagar multa de 1500 euros à 3000 euros.
- Se você não for aceito porque é cadeirante, pode brigar. A situação é ilegal e discriminatória. O proprietário corre o risco de dois anos de cadeia e 30.000 euros de multa.
- Se não for aceito porque está com o carrinho de bebê e duas outras crianças, insista. O proprietário não tem o direito de barrar sua família. Mas atenção, o proprietário tem o direito de cobrar o preço de uma refeição (prix du couvert) para o bebê ou para uma criança. Mesmo se a criança não beber ou comer nada.
- Se não for aceito porque tem um cachorro ou outro animal doméstico, não insista. O proprietário tem o direito de recusar os animais. Ele pode até aceitar com a condição que o animal não incomode o serviço e os outros clientes.
- Se for impedido de ir ao banheiro se você não for cliente, não insista. Normalmente os toilettes dos restaurantes e bares são somente para os clientes.
- Se não encontrar o cardápio do restaurante bem visível, no exterior, pode reclamar. Todo restaurante é obrigado a colocar, do lado de fora, o cardápio com todos os preços.
- Se for impedido de comer o sanduíche que comprou na padaria da esquina, fique sabendo que o proprietário possui este direito se um painel estipular isto de maneira bem visível. Se não tiver nenhum aviso, sente-se, peça um café ou outra bebida e deguste seu sanduíche tranquilamente.
- Se o garçom, à noite, recusar o seu cafezinho, pode ficar nervoso. Claro que ele prefere vender champanhe, que é bem mais cara. Mas ele não tem o direito de recusar o seu café.
- Se o garçom derramar o molho em você, pode pedir o valor que pagará na lavanderia ou o preço integral da roupa manchada.
- Se o garçom servir a comida fria, ele é obrigado a esquentar se você o pedir. O mesmo para sua carne. Se pediu bem passada e ela estiver crua, ele é obrigado a devolver o prato para a cozinha.
- Você pode pedir que garçom informe a origem da carne servida. Após os escândalos alimentares dos últimos anos, o proprietário é obrigado a indicar o país de origem, o nome do produtor e o nome da empresa encarregada de abater os animais.
- Você não é obrigado a pedir vinho, água mineral ou qualquer outra bebida. Na França, a garrafa de água da torneira, o pão, o sal e a pimenta do reino são gratuitos.
- Você pode pedir o doggy bag (levar comida para casa). Mas esta prática não é comum como nos EUA e no Canadá.
- Se quiser reclamar do vinho, faça imediatamente. Se tiver bebido a metade, o garçon não trocará a garrafa.
- No final da refeição, se não tiver bebido todo o vinho, pode levar a garrafa para casa. Mas se ela for consignada, terá que pagar o valor devido.
- Na saída, se não quer deixar gorjeta porque o serviço foi péssimo, tudo bem. A gorjeta já está incluída nos preços.
- Se o seu casaco desapareceu do porta-casacos, o proprietário é obrigado a indenizar você. Os restaurantes que não possuem vestiário são obrigados a vigiarem os portas-casacos.
Conheça nosso guia Paris: Restaurantes e Outras Delícias, à venda na nossa lojinha.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
46 Comentários
dora fernandes
gostei de algumas dicas,gostaria de saber quanto o valor das refeiçoes de criança mesmo nao consumindo,elas teram de pagar? preciso de maiores informaçoes estpo levando dois netinhos de colo! abraços!..
Rodrigo Lavalle
Dora, a maioria dos restaurantes não serve refeições infantis. Se vocês forem jantar com os netos e eles não consumirem nada não terão que pagar.
Abraços.
lidia
Boas dicas, vamos (meu marido e eu) em setembro para Paris, gostaria de saber se está
Rodrigo Lavalle
Lídia, a sua mensagem não veio completa. Qual era a pergunta?
Abraços.
Renata Moreira
Normalmente quanto se deixa de gorjeta? Ela “obrigatoriamente” estará incluída?
Rodrigo Lavalle
Renata, o serviço está incluído na conta. Além disso, geralmente deixamos um ‘pour boire’ singelo e simbólico. Leia esse artigo para mais esclarecimentos: https://www.conexaoparis.com.br/2007/08/20/paris-e-preciso-deixar-gorjeta-nos-restaurantes/.
Abraços.
Iagui
Nunca deixe o garçon contar o dinheiro para o pagamento da conta sozinho. Se estiver a mais ou a menos, será problema seu, pois ele enfiará o dinheiro na bolsa e lhe dará o troco. Um garçon no restaurante café metro roubou 10 euros nosso assim.
Mauricio Christovão
Muito útil. Nunca tive grandes problemas com restaurantes em Paris, mas é bom saber. Vai que…
Leila
Estou precisando de ajuda, como faço? pra ir do metro de Madeleine para o centro comercial O’Parinor Le Haut de Galy, 93600 Aulnay-Sous-Bois, muito obrigada.
Rodrigo Lavalle
Leila, na estação Madeleine pegue o metrô linha 14 (sentido Olympiades) e desça na estação Châtelet – Les Halles. Lá pegue o trem RER B e desça na estação Aulnay-sous-Bois. Pegue então o ônibus 627 (nos dias úteis) ou o 617 (nos sábados e domingos).
Abraços.
Tânia
Em Paris meu filho foi almoçar em. Um restaurante no qual foi barrado pelo segurança por não vestir Blazer, será que isto é possível, ou fizeram isto por ser brasileiro!?
Rodrigo Lavalle
Tânia, alguns restaurantes exigem traje formal. Não existe preconceito com brasileiros em Paris.
Abraços.
Roberto
Já passei no mesmo Geoge por uma saia justa com o garçom,pedi um café e um doce e queria os dois no mesmo tempo, ele levou o café e depois de 20 minutos o doce e eu disse que esfriou o café e ele disse que eu que não deveria ter esperado pelo doce e deveria ter tomado o café primeiro, e eu disse que não queria ser mais atendido por ele, e eu adoro a rede costes!
Elita Bernardes costa
Fui a Paris agora em Maio/2014 e não fui muitobem tratada num restaurante atrás do Museu D’orsai mas não tive dúvida …mudei de rest. E fui muitooooo bem recebida. Ótimas dicas!! Obrigada
Veronica kappel
Obrigada. Vou prestar atenção nesses detalhes, já que será a primeira vez que vou à França