Por Lucia Carneiro.
Nos restaurantes ou no cafés franceses, quais são os direitos dos consumidores? O blog Gourmandise sans Frontières publicou um excelente post sobre o direito dos consumidores na França. Conheça seus direitos e saiba quando pode comprar uma briga.
- Se você não for aceito no restaurante porque está sozinho e só tem uma mesa para quatro pessoas, pode insistir. O proprietário não pode impedi-lo de ocupar a mesa e corre o risco de pagar multa de 1500 euros à 3000 euros.
- Se você não for aceito porque é cadeirante, pode brigar. A situação é ilegal e discriminatória. O proprietário corre o risco de dois anos de cadeia e 30.000 euros de multa.
- Se não for aceito porque está com o carrinho de bebê e duas outras crianças, insista. O proprietário não tem o direito de barrar sua família. Mas atenção, o proprietário tem o direito de cobrar o preço de uma refeição (prix du couvert) para o bebê ou para uma criança. Mesmo se a criança não beber ou comer nada.
- Se não for aceito porque tem um cachorro ou outro animal doméstico, não insista. O proprietário tem o direito de recusar os animais. Ele pode até aceitar com a condição que o animal não incomode o serviço e os outros clientes.
- Se for impedido de ir ao banheiro se você não for cliente, não insista. Normalmente os toilettes dos restaurantes e bares são somente para os clientes.
- Se não encontrar o cardápio do restaurante bem visível, no exterior, pode reclamar. Todo restaurante é obrigado a colocar, do lado de fora, o cardápio com todos os preços.
- Se for impedido de comer o sanduíche que comprou na padaria da esquina, fique sabendo que o proprietário possui este direito se um painel estipular isto de maneira bem visível. Se não tiver nenhum aviso, sente-se, peça um café ou outra bebida e deguste seu sanduíche tranquilamente.
- Se o garçom, à noite, recusar o seu cafezinho, pode ficar nervoso. Claro que ele prefere vender champanhe, que é bem mais cara. Mas ele não tem o direito de recusar o seu café.
- Se o garçom derramar o molho em você, pode pedir o valor que pagará na lavanderia ou o preço integral da roupa manchada.
- Se o garçom servir a comida fria, ele é obrigado a esquentar se você o pedir. O mesmo para sua carne. Se pediu bem passada e ela estiver crua, ele é obrigado a devolver o prato para a cozinha.
- Você pode pedir que garçom informe a origem da carne servida. Após os escândalos alimentares dos últimos anos, o proprietário é obrigado a indicar o país de origem, o nome do produtor e o nome da empresa encarregada de abater os animais.
- Você não é obrigado a pedir vinho, água mineral ou qualquer outra bebida. Na França, a garrafa de água da torneira, o pão, o sal e a pimenta do reino são gratuitos.
- Você pode pedir o doggy bag (levar comida para casa). Mas esta prática não é comum como nos EUA e no Canadá.
- Se quiser reclamar do vinho, faça imediatamente. Se tiver bebido a metade, o garçon não trocará a garrafa.
- No final da refeição, se não tiver bebido todo o vinho, pode levar a garrafa para casa. Mas se ela for consignada, terá que pagar o valor devido.
- Na saída, se não quer deixar gorjeta porque o serviço foi péssimo, tudo bem. A gorjeta já está incluída nos preços.
- Se o seu casaco desapareceu do porta-casacos, o proprietário é obrigado a indenizar você. Os restaurantes que não possuem vestiário são obrigados a vigiarem os portas-casacos.
Conheça nosso guia Paris: Restaurantes e Outras Delícias, à venda na nossa lojinha.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
46 Comentários
Fabiana Santos
Informações muito úteis, mas a quem recorrer em caso de violação do direito do consumidor? Como fazer a denúncia? Como comprovar o alegado? O que é preciso ter em mãos?
Jammer Adam
Lina, ótimo artigo. Situações como estas podem acontecer e é sempre bom conhecer os nossos direitos. No entanto, faltou um importante detalhe: a quem recorrer em caso de persistência do desconforto mesmo após a sinalização de que trata-se de um direito do consumidor?
Rodrigo Lavalle
Jammer, recorra ao gerente do restaurante.
Abraços.
paulo tadeu albuquerque
GOSTEI MUITO
Marcelo
Eles recusam cadeirantes?????????? Como? Por quê?
Elizabeth de athayde
Aconteceu agora em abril passado, Comprei um pão doce na padaria e entrei em um café e pedi um chocolate quente.
A proprietária me proibiu de comer meu pãozinho, e não tinha escrito que não podia, pelo menos em lugar visível.
Muito útil essas informações.
Flávia
Muitas informações preciosas, mas o importante mesmo é estar munido de bom humor e tolerância para não estragar o passeio
Ricardo Pimentel
Minha dúvida é: onde e a quem reclamar em Paris? Como fico sabendo que a minha reclamação surtiu efeito?
Rogéria
SENSACIONAL!!!
Vanessa Renée
Òtimas informações,todas muito precisas ,Obrigada!
Adriana
Excelente artigo! São informações muito importantes para quem viaja para outro país. Sempre fiquei em dúvida em relação a gorjeta.