Por Lucia Carneiro.
Nos restaurantes ou no cafés franceses, quais são os direitos dos consumidores? O blog Gourmandise sans Frontières publicou um excelente post sobre o direito dos consumidores na França. Conheça seus direitos e saiba quando pode comprar uma briga.
- Se você não for aceito no restaurante porque está sozinho e só tem uma mesa para quatro pessoas, pode insistir. O proprietário não pode impedi-lo de ocupar a mesa e corre o risco de pagar multa de 1500 euros à 3000 euros.
- Se você não for aceito porque é cadeirante, pode brigar. A situação é ilegal e discriminatória. O proprietário corre o risco de dois anos de cadeia e 30.000 euros de multa.
- Se não for aceito porque está com o carrinho de bebê e duas outras crianças, insista. O proprietário não tem o direito de barrar sua família. Mas atenção, o proprietário tem o direito de cobrar o preço de uma refeição (prix du couvert) para o bebê ou para uma criança. Mesmo se a criança não beber ou comer nada.
- Se não for aceito porque tem um cachorro ou outro animal doméstico, não insista. O proprietário tem o direito de recusar os animais. Ele pode até aceitar com a condição que o animal não incomode o serviço e os outros clientes.
- Se for impedido de ir ao banheiro se você não for cliente, não insista. Normalmente os toilettes dos restaurantes e bares são somente para os clientes.
- Se não encontrar o cardápio do restaurante bem visível, no exterior, pode reclamar. Todo restaurante é obrigado a colocar, do lado de fora, o cardápio com todos os preços.
- Se for impedido de comer o sanduíche que comprou na padaria da esquina, fique sabendo que o proprietário possui este direito se um painel estipular isto de maneira bem visível. Se não tiver nenhum aviso, sente-se, peça um café ou outra bebida e deguste seu sanduíche tranquilamente.
- Se o garçom, à noite, recusar o seu cafezinho, pode ficar nervoso. Claro que ele prefere vender champanhe, que é bem mais cara. Mas ele não tem o direito de recusar o seu café.
- Se o garçom derramar o molho em você, pode pedir o valor que pagará na lavanderia ou o preço integral da roupa manchada.
- Se o garçom servir a comida fria, ele é obrigado a esquentar se você o pedir. O mesmo para sua carne. Se pediu bem passada e ela estiver crua, ele é obrigado a devolver o prato para a cozinha.
- Você pode pedir que garçom informe a origem da carne servida. Após os escândalos alimentares dos últimos anos, o proprietário é obrigado a indicar o país de origem, o nome do produtor e o nome da empresa encarregada de abater os animais.
- Você não é obrigado a pedir vinho, água mineral ou qualquer outra bebida. Na França, a garrafa de água da torneira, o pão, o sal e a pimenta do reino são gratuitos.
- Você pode pedir o doggy bag (levar comida para casa). Mas esta prática não é comum como nos EUA e no Canadá.
- Se quiser reclamar do vinho, faça imediatamente. Se tiver bebido a metade, o garçon não trocará a garrafa.
- No final da refeição, se não tiver bebido todo o vinho, pode levar a garrafa para casa. Mas se ela for consignada, terá que pagar o valor devido.
- Na saída, se não quer deixar gorjeta porque o serviço foi péssimo, tudo bem. A gorjeta já está incluída nos preços.
- Se o seu casaco desapareceu do porta-casacos, o proprietário é obrigado a indenizar você. Os restaurantes que não possuem vestiário são obrigados a vigiarem os portas-casacos.
Conheça nosso guia Paris: Restaurantes e Outras Delícias, à venda na nossa lojinha.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
46 Comentários
lavoratore fatigatore
hoy, por primera vez en mi vida, me negaron servirme 2 bebidas en un restaurante en monte gordo, algarve, porque solo queriamos tomar algo y no comer…
es esta practica legal?
pd: lo siento pero “nao falo portugues ainda…”
Rodrigo Lavalle
Lavoratore, não conhecemos as regras em Portugal pois nosso blog é especializado em Paris e na França. Mas geralmente restaurantes só aceitam clientes que irão fazer uma refeição.
raquel
Entrei num cafe, com o meu cao ao colo de porto pequeno e vestido. Entretanto o homem disse que nao podia e eu disse como em ceryos cafes posso entrei. O sr° do café passou-setratou.me mal e eu só repeti o qie tinha dito e sai do café o sr° continua a falar para amigos meis sentado no cafe
a falaral de mim …. eu tornei a entrar no cafe para o sr° se puder acalmar e nao me estar a tratar mal que não fiz nada. Apenas disse que onde vou entro com o meu cao mas se nao quer …. o st diz que tou a gozar com a cara dele mamda me saor do café aosberos a fazer.se a mim …. e eu venho para fora ele a dizer para me ir embora . Deseguida vem a mu mulher ofercer.me purrada a miaxar com uma cdeira e wu nao lhe disse nada só disse de … e ela poete a andar vens chater as pessoas sempre a dar porrada foi preciso estarem agarrar … enfim gostava de saber o que posso fazer acho sinceramente que eates sr° devia sr ponisos por maus tratos e mau atendimento … gostava de saber o onee posso apresentar queixa anonima… isto é numa aldeia pequeno tenho medo como os sr° sao que possa prejudicar a minha familia agora vese tanta coisa . Sinseramente nao gosto de prejudicar ninguem mas os aqueles sr° nao tem o direito de estar a frente de um restaurante ou de um cafe … só nfui mal tratada ameaçada …. pode.me a judar a fazer alguma coisa ou entao a quem possa pestar declaração anonima …
Sofia C
Rodrigo, sou obrigada a pagar sempre gorjeta ??
Rodrigo Lavalle
Sofia, não, leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2007/08/20/paris-e-preciso-deixar-gorjeta-nos-restaurantes/.
Abraços.
Melissa
Eu tenho medo de mandar voltar a comida e cuspirem sei lá algo assim
Márcio
E no caso de pessoas cegas, o cão guia pode entrar no restaurante por força de lei? Aqui no Brasil temos lei federal regulamentando isso
Rachel
*planeje