Françoise Hardy
A Loulou me enviou dois artigos publicados em site brasileiro sobre as diferenças culturais do envelhecimento.
Vou desenvolver algumas considerações à partir do que vejo.
Os dois artigos citados comparam as brasileiras e as francesas, as francesas e as americanas. As americanas não conheco, mas sou brasileira e moro desde 1983 em Paris.
Em torno de mim, na França, apenas algumas mulheres demonstram a mesma preocupação das brasileiras em apagar ou atenuar os sinais do tempo que passa. No Brasil, apenas algumas brasileiras são tranquilas como as francesas diante de rugas e tudo mais.
Sem nenhuma dúvida é mais fácil acumular rugas em um país onde a maioria aceita o envelhecimento. Mulheres e homens após os 50, 60, 70 anos continuam vivos e inteiros. Nenhuma abdicação, muito pelo contrário. Com os filhos grandes, reapropriam uma liberdade que não tinham mais e reorganizam a vida com prazer.
Eles se preocupam com o controle do peso, conhecem academias de pilates, escolas de natação e as 100 abdominias diárias. Mas poucos são os que ultrapassam estes limites.
E os cabelos brancos são vistos como uma postura elegante e chic.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
78 Comentários
Tania Janin
Lina,
…….com os filhos grandes, reapropiam a liberdade que não tinham mais e reorganizam a vida com prazer. Bela frase.
Estou extasiada com os comentários e em constatar a presença dos homens nesta discussão, que em princípio podia ser qualificada de ¹ papo de mulherzinha¹.
Na realidade estamos falando de amadurecimento. Não estamos falando de envelhecimento. Estamos falando se amadurecemos ou não e de como esse amadurecimento ocorre em cada um de nós. E claro que durante esse processo envelhecemos. O envelhecimento é compulsório o amadurecimento é opcional.
Amadurecimento de pessoas, de culturas e de países. Quando amadurecemos abrimos mão dos exageros, próprios da infância e da adolescência e tendemos ao equilíbrio. Sou ptimista, as brasileiras e ainda tem jeito!
Aos 57 anos, encontro-me casada há 31, com 2 filhos criados, 3 quilos além dos desejados ,alguns fios brancos que teimam em se impor de 15 em 15 dias e algumas rugas, testemunhas literalmente oculares, da vida que vivi.
Reapropriei parte da minha liberdade que ficou estacionada, reorganizei minha vida com prazer e fui conhecer Paris, somente ano passado. Continuo reorganizando a vida com muitos projetos e desafios, e o maior deles é ser feliz.
Bjs a todos.
Luiza
Acho que tem pessoas que podem conviver pacificamente com a solterice, saber viver feliz nao depende de se ter ou nao compahia ,mas depende mais daquela tranquilidade interior e da perspectiva pessoal de viver. Fui soltera a minha vida toda ,agora sou bem casada , mas precisei ficar muito tempo sozinha para aprender a ser feliz independente do estado civil. Desculpem se me alonguei.
adriana dias
tenho só 43, mas adoro meus cabelos brancos
estou muito acima do peso, vou começar os 100 abdominais aos 50 anos
Nilda
Liana, fico feliz por vc, e tenho certeza que vc está com ele pq vale a pena, tem que ser alguem especial. Acho que depois dos 50 ficamos seletivas e queremos alguem com quem compartilhar nossas experiências. Qdo não estamos a procura e sim abertas para um novo relacionamento, aparece e vale a pena tentarmos….ficamos assim tipo escoteiros: sempre alertas….rsrs
Claudia acho que não vi esse filme, vou procurar assistir e depois te conto.
abs a todos
Eliana Barbosa
Fiquei animada com a estória de amor da Liana…estou com 48…rs!!!
Beth
Monica SA
Boa colocação!
Risos e abs.
MônicaSA
Gente só uma perguntinha: qual é a “nacionalidade” da L”Oreal?
conexaoparis
Mônica
Francesa.
Lenna
Tatyana e Helena, concordo plenamente com vocês. Só resta ter um pouco de discernimento e não cair na grande onda alucinada das mídias que, neste mundo consumista, querem vender, vender e vender.Vendem caras novas, seios novos, idade nova, esperanças novas, mesmo que infundadas. O tempo não retrocede e nem a essência do ser humano. Os que querem se iludir que se iludam. O circo está montadodo para isso…
Liana
Ahh!!! esqueci de dizer…..
Em setembro passado fomos a Paris, e jantando no Jules Verne, em cima da Torre Eiffel, fui pedida em casamento…………e…….pergunta se eu aceitei!!!….rsss.
Liana
Gente, muito interessante o que tenho lido neste espaço.
Nilda, não desanime. Olhe o meu exemplo. Tenho 56 anos,me acho super jovem. Estou separada ha 9 anos depois de um longo casamento. Há 3 anos encontrei um namorado maravilhoso (não é mais novo que eu, tem 60 anos) daqueles que que dizem estar em extinção. E , olhe, eu nem queria o namoro no inicio pois estava amando a minha solteirice, só estou com ele pq é uma pessoa muito especial. Foi difícil ele me conquistar..rsss. Acho que o segredo é esse, não procurar que eles aparecem..rss
Abraços
Liana