Françoise Hardy
A Loulou me enviou dois artigos publicados em site brasileiro sobre as diferenças culturais do envelhecimento.
Vou desenvolver algumas considerações à partir do que vejo.
Os dois artigos citados comparam as brasileiras e as francesas, as francesas e as americanas. As americanas não conheco, mas sou brasileira e moro desde 1983 em Paris.
Em torno de mim, na França, apenas algumas mulheres demonstram a mesma preocupação das brasileiras em apagar ou atenuar os sinais do tempo que passa. No Brasil, apenas algumas brasileiras são tranquilas como as francesas diante de rugas e tudo mais.
Sem nenhuma dúvida é mais fácil acumular rugas em um país onde a maioria aceita o envelhecimento. Mulheres e homens após os 50, 60, 70 anos continuam vivos e inteiros. Nenhuma abdicação, muito pelo contrário. Com os filhos grandes, reapropriam uma liberdade que não tinham mais e reorganizam a vida com prazer.
Eles se preocupam com o controle do peso, conhecem academias de pilates, escolas de natação e as 100 abdominias diárias. Mas poucos são os que ultrapassam estes limites.
E os cabelos brancos são vistos como uma postura elegante e chic.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
78 Comentários
Nilda
Já havia lido estes dois artigos na folha e achei mto interessante. De fato estamos mto distantes do modo de vida das francesas, me parece que elas se cuidam de dentro prá fora, ao contrário do Brasil onde a cultura da beleza impõe que as mulheres maduras estejam sempre “jovem”, claro as custas de várias cirurgias plásticas. Mtas delas ficam com cara de peixe, de fofão, os cabelos estirados na chapinha e ficam todas com a mesma cara, nada natural. No meu círculo de amigas só tenho uma que não pinta cabelo, mas tem uma explicação: foi casada com um francês e morou mtos anos em Paris, a vaidade dela é frequentar academia e se alimentar bem. Agora….Luciano Melo me diga onde mulher de mais de 40 tem cotação alta??…rsrs….fiquei curiosa.
Marcello Brito
O que molda uma cultura é um caledoscopio de fatores.
Lina e os artigos trouxeram alguns.
Eymard trouxe outro de grande valia.
Penso sempre em algo as vezes meio relegado: a geografia de um lugar.
O Brasil é um país tropical de temperaturas muito altas e luz intensa.
Aqui a priori estamos condicionados a usar menos roupa e a estar expostos a uma luz implacavel que a tudo ilumina.
Nosso ambiente é ao ar livre.
Não temos inverno rigoroso nem o confinamento natural que ele impoe.
Não temos dias curtos e noites longas, nem a penumbra de um dezembro acima do equador.
O veu translucido que a geografia e o clima dos paises temperados impoe a seus habitantes não é presente nos mares do sul.
Estamos condicionados por nossa geografia a uma exposição em camara clara e ardente
É natural que a exterioridade da aparencia seja aqui uma pedra de toque mais importante.
LUCIANO MELO
Não concordo que em regra os homens prefiram mulheres muito mais novas, talvez uma parte veja nisso uma auto-afirmação. Porém acho que as mulheres no geral se preocupam bem mais que isso. Acham que uma celulite mede 50cm, uma pequena sobra de pele vira obesidade, o que geralmente os homens ignoram. Garanto que uma mulher na faixa dos 40 anos com cuidados “normais” tem uma cotação muito alta no mercado…rsss
Eliana Barbosa
Devemos procurar a aceitação dessa fase da vida e aproveitá-la da melhor forma. Confesso que para mim já foi muito mais difícil, quando estava chegando aos quarenta. Mas agora, mais perto dos cinquenta, já estou tranquila…embora os meus cabelos brancos ainda me incomodem, hoje já consigo assumir e curtir a minha idade. É aquilo que já foi dito pela Helena, os homens aqui no Brasil supervalorizam a beleza juvenil, aí fica complicado para as mulheres maduras encontrarem a sua cara metade. Quando estive em Paris, percebi a beleza, o cuidado, a simplicidade e elegância no trato com a aparência das mulheres. Elas praticam aquele mantra que gosto muito…”o menos é mais”.
Jose Mauricio
As mulheres sofrem muito, principalmente no Brasil com a sua ditadura da juventude e beleza. Não tenho conselhos para dar, mas acho que o bom senso e o”desconfiômetro” devem prevalecer. Se você tem 40, 50 ou 60 e mais anos, trate primeiro da sua saúde, cuide-se, para sentir-se bem consigo mesma, e vá à luta. A cabeça comanda!!!
jorge fortunato
A idade podia ser apenas um número, mas para muita gente tem um peso enorme, daí a busca por parecer eternamente jovem. Acho desncessário. Eu chego em breve aos 44 – muitos não acreditam – e mais um pouco aos 80 e espero chegar em forma. Exercícos, boa alimentação, ter amigos e viajar faz parte dessa fórmula. Os cabelos brancos chegaram bem cedo e já se espalham pela cabeça, no peito, nos braços e eu vou curtindo.
Adriana
Já havia lido um artigo referente a diferença de posturas das brasileiras e francesas em relação ao envelhecimento. Acho muito mais bonito as pessoas que conseguem aceitar sua idade e usufruir os benefícios da mesma.
http://www.segredinhosdaadri.com
eidia
Ótima escolha pra ilustrar o comentário, Lina. a Françoise continua linda e minhas amigas daqui com seus cabelos brancos e suas rugas também. Cada etapa da vida tem a sua beleza. Não adianta ir contra o curso do rio. Besteira.
Helena Bauerlein
Também acho muito chique na Europa, as mulheres, e homens,que ostentam seus cabelos grisalhos, num bronzeado de causar inveja, com os corpos vestidos impecavelmente, em forma ( cobertos não vemos o efeito da lei da gravidade).
Um outro ponto interessante na aceitação da velhice: nossos amigos europeus que enviuvam ou se separam, escolhem novas parceiras na sua faixa etária, via de regra. Aqui, eles procuram uma , pelo menos, duas décadas mais jovem.
Tenho pencas de amigas separadas ou viuvas esperando um coroa para chamar de seu.
eymard
O depoimento de Chris e de Lina me poe a pensar se nao seria, igualmente, uma questao de geraçoes (clivagens que vao alem das culturas distintas). A Europa passou por um envelhecimento natural no pós guerra. Nos ultimos anos, no entanto, ganhou geraçoes novas. O Brasil passou pelo caminho inverso. Um pais de gente muito jovem que vai envelhecendo e aprendendo a lidar com a “maior idade” e suas consequencias (inclusive achar bonito cabelo branco). Sem extremismos, é possivel envelhecer com saude e bem estar. Parece que algumas geraçoes começam a pensar sobre isso mais do que simplesmente com as rugas!