A região de Montmartre, imortalizada pelo filme Amélie Poulain, fica ao norte de Paris, no 18° arrondissement/distrito da capital francesa.
Ela é uma das regiões mais bucólicas e charmosas da cidade por causa de suas ruazinhas arborizadas, seus pintores de rua, seus cafés e cabarés. Além disso, como fica no alto de uma colina, oferece uma das mais lindas vistas da cidade.
Em Montmartre fica também a famosa Basílica Sacré-Coeur.
Não deixe de ler também o nosso artigo Montmartre em Paris: 10 dicas para curtir o bairro!
O QUE FAZER EM PARIS: DICAS PARA VOCÊ MONTAR SEU ROTEIRO |
Geralmente, os turistas do mundo inteiro se limitam a visitar a igreja e a famosa Place des Tertres, ocupada por pintores de rua que fazem caricaturas dos turistas e retratam a cidade.
Mas tem muito mais coisa pra ver em Montmartre e você não deve se limitar a este circuito turístico banalizado. Ande pelas escadas e ruelas do bairro para descobrir o que realmente contribui para que Montmartre seja um dos bairros mais charmosos de Paris.
Para ajudar você, seguem algumas pequenas dicas de passeios, tanto para a parte mais turística quanto para as ruas e cantinhos escondidos que os parisienses visitam.
Não esqueça o seguro viagem, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Moulin Rouge, café da Amélie Poulain e Abbesses
O Moulin Rouge, um dos mais famosos cabarés de Paris, fica no boulevard de Clichy. Desça na estação de metrô Blanche e logo verá o cabaré. Pegue a rue Lepic, à direita do Moulin Rouge, uma rua de comércio alimentar, tipicamente parisiense.
No número 15, está uma das maiores estrelas do bairro: o café do filme da Amélie Poulain! Lotado de turistas, o café vale a pena se você for um fanático pelo filme. Senão, siga em frente. (Leia o post sobre o café da Amélie Poulain). Atualização 2020: infelizmente devido à pandemia do Covid-19, o café fechou as portas.
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
Vire à direita na rue des Abbesses e preste atenção no charme deste cantinho de Paris. Você vai chegar na praça des Abbesses onde está situada uma das belas estações de metrô art nouveau.
Na Place Abesses, você verá uma pequena praça onde fica o Muro do Eu Te Amo (Le Mur des Je t’Aime). Trata-se de uma parede onde a frase ‘Eu te Amo’ está escrita em mais de 300 idiomas. Clique aqui e leia nosso artigo sobre ele.
Continue caminhando na Abbesses e em seguida pegue a rua d’Orsel e vire na rue des Trois Frères à esquerda. Na esquina da Rue des Trois Frères e da Rue Tardieu, você vai ver as escadarias para chegar até a igreja da Sacré Coeur. Daí, é só subir.
Você pode ir pelos caminhos tradicionais, de bondinho ou pelas escadas laterais. Ou você pode pegar um caminho alternativo e aproveitar para conhecer o mercado de tecidos Saint-Pierre.
Caso queira fazer um passeio a pé guiado por Montmartre entre em contato com a guia brasileira Zildinha no email [email protected]. Clique aqui e leia sobre o trabalho da Zildinha.
Clique aqui e leia nossos artigos sobre o Montmartre com muitas dicas de atrações e do que fazer. Assista ao vídeo com os segredos de Montmartre no nosso canal Youtube.
Conheça os guias turísticos do Conexão Paris. Eles vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteiros, 4 Dias | Essencial Museu Louvre | Paris com Crianças | Essencial Provence
Onde se hospedar em Montmartre / Hoteis em Montmartre
Sabemos que Montmartre é a queridinha dos brasileiros que amam o caráter bucólico e romântico da região. Porém, no geral, não recomendamos que vocês fiquem hospedados ali. Por que?
- Montmartre e o arrondissement onde a região fica, o 18º, estão afastados do centro turístico de Paris.
- A região fica em uma colina, ou seja, dá-lhe subir e descer ladeiras e escadarias no trajeto hotel-metrô e metrô-hotel.
- A região não é bem servida de metrô e para sair de algumas delas é preciso pegar elevadores lentos.
- A região possui uma parte boêmia, com sex shops e alguns pontos de prostituição que atrai um público mais festivo e barulhento. Esse clima pode estressar os viajantes mais temerosos.
Mas, se o seu SONHO é ficar hospedado em Montmartre, seguem algumas dicas de bons hotéis em áreas simpáticas e charmosas do bairro.
-
Hotéis em Montmartre – 3 estrelas – bom custo x benefício:
- Hotel de Flore. Endereço: 108 rue Lamarck, 75018 | Consulte preços e faça sua reserva no Booking
-
- Timhotel Montmartre. Endereço: 11 rue Ravignan, 75018 | Consulte preços e faça sua reserva no Booking
-
- Hôtel Basss. Endereço: 57 rue Des Abbesses, 75018| Consulte preços e faça sua reserva no Booking
-
Hotéis em Montmartre – 4 estrelas:
- Hôtel des Arts Montmartre. Endereço: 5 rue Tholoze, 75018 | Consulte preços e faça sua reserva no Booking
-
- Terrass” Hotel. Endereço: 12-14 rue Joseph De Maistre, 75018 | Consulte preços e faça sua reserva no Booking
-
Hotéis-Boutique em Montmartre:
- Hôtel Particulier Montmartre. Nosso queridinho em Montmartre. Endereço: 23 avenue Junot, Pavillon D, 75018 | Consulte preços e faça sua reserva no Booking
PESQUISE OUTROS HOTÉIS EM MONTMARTRE |
Leia também sobre Montmartre:
- Montmartre em Paris: 10 dicas para curtir o bairro com infográfico
- Um caminho alternativo para subir até a igreja da Sacré Coeur
- Outro caminho alternativo para subir até a Sacré Coeur
- Segurança: cuidados que você deve ter ao visitar a Sacré Coeur
- Os vinhedos de Montmartre e a Place Marcel Aymé
- Os turistas acham a Sacré Coeur linda. E os parisienses?
- O irresistível charme de Montmartre, em vídeo.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
438 Comentários
Regina Vasconcelos
Raramente consigo ir a Montmartre, deixo para ir quando levo alguém que não conhece nada de Paris.
Silvia
Obrigada por alegrar um pouco o meu dia. Adorei rever onde já fui tão feliz. Beijos e abraços.
Edilson
Amo esse bairro, em especial a Fete dês vendanges em outubro.
jorge fortunato
Montmartre é o bairro parisiense que mais ganha posts aqui no Conexão! Gosto do bairro também, mas só para passear, jamis para me hospedar.
Priscila
Estive em Paris no final de Agosto do ano passado e gostaria de contar o que nos aconteceu. Não foi em Montmartre, mas já que estamos falando em violência, vale a pena ler o meu relato. Acredito que seja uma serviço de utilidade pública.
No meu segundo dia em Paris, eu e minha amiga fomos encontrar minha tia e meu primo na estação Denfert-Rochereau onde chegam os onibus Orlybus. Fizemos um tempinho ali na pracinha e depois seguimos para a estação de metrô. Quando o trem chegou, a porta abriu e eu e meu primo entramos primeiro e me chamou a atenção um adolescente que ficou parado e não me deu passagem. Eu pus a mala na minha frente e fui entrando e achei aquilo super estranho. Quando a minha amiga e minha tia foram entrar duas garotas adolescentes, uma delas grávida, ficaram fechando a frente das duas enquanto elas tentavam entrar antes que a porta do trem fechar. Quando a porta fechou elas conseguiram se desvencilhar das meninas e sentaram. Neste instante apareceu, fora do trem, um senhor que veio correndo gritando falando alguma coisa em francês que a gente não entendia e apontava para dentro do trem. Esse senhor estava acompanhado de mais duas pessoas. E isso nos chamou bastante atenção e ficamos sem entender…O trem saiu e nós ficamos meio assustados porque não entendemos o que o homem falava… Nesse instante minha amiga detectou a bolsa aberta e a falta da carteira. Daí minha amiga apontou para a menina grávida e falou: “Ela roubou minha carteira!!!”. Minha tia num ímpeto olhou para a cara das meninas e falou em português em tom bem enérgico: “Devolve a carteira dela!!!!”. E para a nossa surpresa ao invés deles devolverem uma carteira, vieram duas! Pois minha tia não se deu conta que elas também tinham roubado a carteira dela! Daí o trem chegou na próxima estação, Raspail, e eles desceram na maior cara dura.
Minha amiga não se ligou em deixar o dinheiro em espécie que ela levou para a viagem no hotel e eles pegaram 500 Euros da carteira dela. Da carteira da minha tia eles pegaram 50 Euros.
Ficamos sem reação, completamente atônitos!
Quando chegamos no hotel contamos para a gerente para ver o que podíamos fazer, mas ela disse que não tinha o que fazer. Graças a Deus eles devolveram as carteiras com os documentos! Senão a dor de cabeça teria sido maior!
Daí a gerente nos disse que era para tomarmos cuidado com os PICKPOCKETS! Eles ficam nas estações mais visadas: Denfert-Rochereau, Etoile, Louvre, La Defense, etc. Sempre estão em bandinhos – 1 menino + 2 meninas ou 3 meninas, são romenos e adolescentes, normalmente empurram as pessoas na porta do metrô para a pessoa cair e pegam a bolsa.
No domingo eu fui ao Louvre e em todos os pontos do museu tem avisos para tomar cuidado com os pickpockets. Funcionários do museu estão espalhados por todas as salas sempre circulando. Há 10 meses atrás estive no Louvre e não tinha esses avisos! Isso significa que a situação está bem crítica! Dentro de Versailles também tinha aviso para tomar cuidado com os pickpockets. No domingo quando voltávamos de metrô para o hotel , tinha um casal sentado em nossa frente e o rapaz percebeu também que havia sido roubado. Eles conversavam em inglês então podiam ser britânicos ou americanos.
Na quarta antes de vir embora estivemos na estação Denfert-Rochereau pois a gerente nos orientou para irmos até lá comunicar o roubo ao funcionário que fica no guichê. Fomos até lá, eu contei tudo o que aconteceu e ele verificou num caderno de ocorrência que eles tem para ver se tinha algum registro e não tinha nada. Daí ele ligou para uma central e me disse o seguinte: que poderíamos ter ido na Gare de Lyon que é onde fica a polícia que cuida desses casos de roubos pelos pickpockets. Ele nos perguntou também se nós seríamos capazes de reconhecê-los e eu disse que sim. Mas, infelizmente não tínhamos mais tempo para isso….
A minha orientação é a seguinte: primeira coisa é não ter medo e desistir de Paris, pois chegando lá você vai ver que existem n+1 razões para se estar lá. Não leve dinheiro em espécie dentro da carteira, fique esperto e atento às pessoas que estão à sua volta nas estações e mesmo dentro dos trens do metrô. Não deixe celular em cima da mesa em restaurantes. Não fique manuseando mapas e conversando distraidamente com seus amigos, caso esteja em grupo. Não dê confiança nem se forem crianças, pois as quadrilhas colocam menores para roubarem as pessoas dentro do metrô, nas ruas, nos cafés, dentro dos restaurantes e dentro dos museus, uma vez que menor não paga para entrar.
Infelizmente essas coisas acontecem, mas podemos nos proteger. Morro de saudades de Paris e estou louca para voltar para lá!
Almeda
Oi Lina! Bonjour, ça va? Conheci seu blog, depois o Conexão Paris do Face, tenho lido e apreciado todas as fotos, os comentários, suas orientações e estou adorando tudo! Estou viajando em final de julho pra Paris, vou fazer um séjour linguistique na Alliance, ficarei na Ciup( minha filha é residente desde fevereiro lá) ela faz doutorado, assim, vou ter a ajuda dela em Paris, mas as suas dicas aqui e no face são maravilhosas. Falo bem o francês, claro que tenho alguma dificuldade, por ainda não ter ido à França(1ª vez) e estou bem, ansiosa, são 36 dias que ficarei e pretendo aproveitar tudo e todos os lugares sonhados por mim! Bem, eu enho uma irmã que está querendo mto ir, ela iria depois em agosto, mas tem que ficar em hotel(ela pode pagar um hotel por uns 15 dias, de 3/4 estrelas..+ou-) só que ela gostaria de ficar pertinho da Cité, onde estou pra podermos sair e aproveitar Paris! As lojas mais em conta, claro, só olhar a Lafayette!! Mas sobretdo ir aos lugares turisticos mais famosos, etc..Eu vi um mapa, onde está a Cité, parece que o quartier latin é perto (tem at´[e o carrefour onde min ha filha faz compra!) e alguns hoteis, mas no mapar não dá pra saber se é perto da cité ou não… Bem se tiver um site, ou conhecer algum, pode me passar as coordenadas?? Agradeço atenção. É minha 1ª viagem ao exterior, tenho tudo certiunho já: passagens ida e volta, carte de séjour, inscrição do séjour, seguro saúde, etc…UMA COISA TENHO MUITO MEDO: assaltos, roubos, essas coisas…, vou ter que andar sozinha de metro, bus, etc..e me virar sozinha …dá medo! Ela vai me esperar no CDG..Um beijo pra vc. espero alguma resposta, viu? Al
Mariana Berutto
Almeda, a cite universitaire fica perto dos bairros 14 e 13. Tb é relativamente perto do Quartier Latin. Você pode usar o Google Maps para ver a localização. Não precisa ficar com medo de assaltos. Com toda cidade grande, é preciso estar atenta. Mas nada que não estejamos acostumadas no Brasil.
silesia
Estive em Montmartre exatamente como voce disse: somente em Sacre Croer. Mas, agora vou seguir todas estas suas dicas e reservarei um dia inteiro para este bairro tão maravilhoso!!!
Jorge Luiz de Oliveira da Silva
Montmartre é realmente um local incrível. A Sacre Couer é imponente e tem um visual maravilhoso. Fomos num domingo e tivemos a satisfação de apreciar a apresentação do músico Hugo, tocando Harpa nas escadarias e vendendo seus CDs….muito lindo. Só alerto para os golpes que já foram relatados aqui no Blog, que ocorrem nas escadarias, onde africanos (em especial) tentam amarras os pulsos das pessoas…..alertado em posto aqui no Blog, passei tranquilamente por eles. Descobrimos um restaurante excelente, numa das ruas de acesso à Sacre Couer (4 Rue Lamarck, 75018 Paris)….fica bem ao lado, mas é uma rua tranquila. O restaurante é italiano, bem pequeno, mas com um atendimento fantástico e comida excelente. Chama-se Babalou.
Soraya Garcia Valsirolli
É maravilhoso! sui estas escadarias ( e são muuuuuitos degraus) e livrarias,teatro amador, quintal de casas, vale muito.
Maria das Graças
Lina, é um bairro surpreendente e com muitas atrações. Requer uma visita com calma e um olhar atento. E não cabe em apenas uma visita. É para voltar sempre e não nos finais de semana.
Quando vou lá subo de ônibus (Montmartrobus) que pego na Place Pigalle. As ladeiras não são fáceis. Por isso desço do ônibus no ponto mais alto do circuito que escolhi e faço o passeio descendo.
Incluo o Le Progrès na lista dos lugares para comer ali na esquina da Rue des Trois Frères e da Rue Tardieu. Indicação do Conexão. Em out de 2011 continuava simples e bom com atendimento cordial como das vezes anteriores.