Por Gil Honigman
Na primeira noite em Paris, jantei no Au Petit Saint-Benoit, um bistrô tipicamente francês em Saint-Germain, bairro onde localizava-se meu hotel K + K Cayré. Pedi 6 escargots e peixe grelhado com legumes, para acompanhar ½ garrafa de vinho branco Chablis. Garçons simpáticos que brincaram comigo afirmando que hoje em dia há mais brasileiros em Paris do que antes, pois vocês (nós) ficaram (ficamos) ricos!!!. Preço: 50 Euros. Recomendo.
Ainda em Saint-Germain, para apreciadores de frutos-do-mar, indico o Le Petit Zinc, próximo da Praça Saint-Germain-de-Prés. Comi uma sopa de peixe de entrada e um duo de peixe (salmão e dourado) com legumes, servido com aquele capricho do qual somente os chefs franceses são capazes. [Nota CP.: esse restaurante não existe mais]
Outro jantar digno de nota foi no sofisticado Maison de la Truffe (clique aqui para reservar um mesa no restaurante Maison de la Truffe Marbeuf), na Rue Marbeuf, perpendicular à Champs-Elysées. O restaurante é especializado em trufas, daí seu nome. Quase todos os pratos contêm esta iguaria. Restaurante caro, ideal para um jantar romântico após um passeio à pé pela Champs-Elysées.
Depois de uma visita ao Louvre, atravessei a Rue de Rivoli e virei à direita na Rue Cambon, onde almocei frutos do mar no Flottes (clique aqui para reservar um mesa no restaurante Chez Flottes). Restaurante com jeito de ser frequentado por executivos na hora do almoço, cardápio decente, com boas opções de ostras e vinhos. O café gourmand estava muito bom.
Em termos de relação custo-benefício também recomendo Vins e Terroirs (clique aqui para reservar um mesa no restaurante Vins et Terroirs), um bistrôzinho em frente à curiosa travessa onde fica o turístico Le Procope. O garçom do restaurante do Vins e Terroirs me reconheceu e me ofereceu de brinde uma taça de vinho rosé. Fiquei lisonjeado com a gentileza. O boeuf bourguignon do bistrôzinho é uma boa pedida e um prato farto para quem não é guloso. Crème brulèe imperdível.
Na Île-de-la-Cité, após visitar a Conciergerie, almocei no Au Rendez-Vous des Camionneurs. Não é um restaurante badalado e turístico, algo incomum nessa parte da Cidade Luz segundo a Lina Hauteville, do blog Conexão Paris. Com direito à localização privilegiada: à beira do Rio Sena… [Nota CP.: esse restaurante não existe mais]
No Boulevard Montparnasse, visitei dois restaurantes frequentados por renomados artistas nos anos 20: La Coupole (clique aqui para reservar um mesa no restaurante La Coupole)e La Closerie des Lilas (clique aqui para reservar um mesa no restaurante La Closerie des Lilas). No La Coupole os pratos de frutos do mar são ótimos e o local simpático. Inclusive presenciei as luzes se pagarem e os garçons cantarem parabéns para um nativo aniversariante… No La Closerie de Lilas, há três ambientes à sua escolha, boa comida, tradição, piano ao vivo…
Uma dica imperdível é o Fauchon, na Praça Madeleine, onde servem um duo de patê de foie gras de ganso e fígado, acompanhado de pães variados e de geléia. Uma perdição. Depois, ainda degustei uma porção de queijos franceses… Tudo sempre acompanhado de um incomparável tinto francês.
Por último, o Les Ombres (clique aqui para reservar um mesa no restaurante Les Ombres), no último andar do Museu Quai Branly, proporciona um almoço inesquecível. Comida boa, preço acessível, ambiente acolhedor e vista da Torre Eiffel. Destaque para a entrada de ravioli de escargots com molho de ervas. Preço: 98 Euros por pessoa com entrada, prato principal, sobremesa, meia garrafa de vinho Bordeaux e um expresso. Correto, não?
Comentário do Conexão Paris: agradecemos a Gil sua contribuição. Dos restaurantes acima quase todos já foram citados aqui no blog: Les Ombres, Fauchon, Au Saint Benoit (citado em 2009 na categoria restaurantes baratos, veja aqui), Maison de la Truffe, La Coupole, La Closerie de Lilas. Não conhecemos o Vins et Terrois e o Petit Zinc.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
29 Comentários
Paula
Alguma dica para vegetarianos? Ate consumo frutos do mar e salmao defumado, mas nao como cordeiro nem fois gras nem pato, e todas as dicas de Paris citam esses pratos…
Rodrigo Lavalle
Paula, a culinária francesa gira quase que totalmente ao redor da carne. As poucas opções de restaurantes vegetarianos não são muito interessantes. O Café Pinson é uma exceção: https://www.conexaoparis.com.br/2013/02/03/restaurante-paris-vegetariano-gluten-free/. Existe também o Bob’s Juice Bar mas eu acho a comida sem graça/imaginação: http://www.bobsjuicebar.com.
Abraços.
Julia
Vamos a Paris na próxima sema, vamos ficar no MERCURE PARIS PORTE DE VERSAILLES EXPO
36-38 RUE DU MOULIN
92170 VANVES – FRANCE
Gostaríamos de sugestões de restaurantes na proximidade.
Agradecemos sua atenção.
Mauricio Christovão
Gil mandou muito bem!!! Sempre vale a pena uma revisitada a restaurantes já citados aqui, para ver se mantiveram a qualidade e o charme.
Vando
Olá Lina, parabéns pelo ótimo site!!
Você poderia me ajudar com sugestões de restaurantes com uma boa qualidade e custo acessível na região de Quartier Latin? Vou ficar no Hotel de Suez.
Muito obrigado!
Lina
Vando
https://www.conexaoparis.com.br/2012/10/16/terroir-parisien-bistro-de-um-chefe-estrelado/
https://www.conexaoparis.com.br/2013/07/18/paris-bistro-le-pre-verre-no-quartier-latin/
Gil Honigman
Obrigado a todos pelos comentários. Gosto de ler os demais pitaqueiros da “comunidade CP”. Quando voltar da próxima viagem à Paris, darei novas dicas.
Já encomendei o livro do meu conterrâneo Dodô. Estou ansioso para ler o livro.
Comentário adicional ao texto acima: a foto foi tirada no Le Pub Saint-Germain, 17, Rue l´Ancienne Comédie, um bar com funcionamento 24 hs, 7 dias por semana. Ideal para um aperitivo antes do jantar ou um drink de final de noite para quem está hospedado no bairro. O atendimento é bom e o local é aconchegante, não fiz nenhuma refeição no local, mas a comida é típica de bares.
Abs
Gil
Luciana ALbuquerque
Solange Gonçalves segui a dica da Lina e fomos ao Le Petit Cler, adoramos, simples mas com uma comida que me pareceu caseira e típica. Recomendo.
Luciana ALbuquerque
Em 03/02/13, domingo, almoçamos eu e meu marido no Les Ombres, pagamos cerca de 100 euros. Foi um dia inesquecível, não que a comida seja maravilhosa (concordo com Lina), mas o lugar é incrível, e mais linda ainda foi a surpresa de ter ganho alianças novas de meu querido amor.
José Ricardo
Olá Lina,
Estaremos em Paris de 19/09 até 23/09 após um tour pelo Leste Europeu (Budapeste, Viena e Praga). Como o objetivo da viagem é a comemoração do aniversário da esposa e do nosso casamento, gostaria de sugestões para jantar em Paris em pelo menos 2 noites.. Assim encerramos a viagem em grande estilo antes de retornamos ao Brasil. Ficaremos hospedado no hotel Parc St. Severin (22 rue de la Parcheminerie | 5th Arr.) e sabemos nos movimentar bem em Paris. Gostamos muito do seu blog e estamos curtindo muito o seu guia Paris 05 roteiros em 04 dias. Obrigado pelas dicas..
Lina
José Ricardo
Leia o artigo abaixo: seu hotel está perto deste restaurante.
https://www.conexaoparis.com.br/2008/10/25/relais-saint-germain-o-restaurante-que-esta-na-moda-em-paris/
Este também:
https://www.conexaoparis.com.br/2009/11/02/restaurante-kgb-kitchen-galery-bis/
E este:
https://www.conexaoparis.com.br/2012/10/16/terroir-parisien-bistro-de-um-chefe-estrelado/
Todos no seu bairro.
Solange Gonçalves
Olá, Lina ! somos ( eu e marido ) amigos de um amigo seu em BH, o Alvaro Sard. e ele e esposa , assim como nós, lemos demais suas dicas. Estou ( eu e marido) com tudo pronto para passar uns 10 dias em Paris de 11 a 20 de novembro ( bastante frio, certo? mas estamos acostumados e arrumados, moramos em São Lourenço- MG) e ficaremos num hotel do Quartier Latin, gosto de todas as suas dicas , mas é a segunda vez que vamos para aí ( já estivemos aí em um outubro/94 ), e dessa vez queremos passear para sentirmos a vida parisiense, nada de ver museus famosos, torre, nada turístico, já conhecemos tudo ( uma exceção ao Museu D’Orsay) , mas gostaria de saber de patisseries, bistrôs e restaurantes mais simples com uma comidinha francesa comum, nada do enfeitado dos restaurantes famosos ( mas adoramos escargots e outros ), estamos completando 40 anos de casados em 7 /12 e faremos um tour, antes iremos a Portugal e depois à Barcelona onde pegaremos um navio para voltar ao Brasil. Gostaria também de saber se existe aí um museu de cera e um museu erótico ( li sobre isso, mas não situei onde) e se vale a pena ir até o Mercado das Pulgas ( lugar perigoso?) , dizem que é pitoresco. Nesse tempo em Paris, meu marido quer fazer um dia de conhecimento e estudo na catedral de Chartres, e iremos ver um casal amigo em Provins. No mais amo Paris , sempre digo que se tiver que sofrer, sofrerei em Paris ! Agradeço de coração suas dicas maravilhosas e deliciosas , fico lendo e doida para estar aí! Bjks, Solange
Lina
Solange
Olá mineira. Eu acho que vale muito a pena o Mercado das Pulgas de Saint Ouen. E leia o artigo abaixo sobre um restaurante dentro do mercado.
https://www.conexaoparis.com.br/2012/11/19/restaurante-cocotte-de-philippe-starck/
Não deixe de visitar o Musée d’Orsay. A vista da sua varanda ao lado do café Campana é linda.
Museu erótico: ele fica em Pigale e é bem divertido:
http://www.musee-erotisme.com/en/
Quanto à bistrôs, você ja leu a categoria Comer e Beber, sub-categoria bistrôs? Dê uma olhada.
Se tiver dúvidas, contate.
marlis soares honigman
Ótimas dicas,pois irei à Paris em Outubro/2013 e Aproveitarei as sugestões. Valeu Gil !!! bj