Por Gil Honigman
Na primeira noite em Paris, jantei no Au Petit Saint-Benoit, um bistrô tipicamente francês em Saint-Germain, bairro onde localizava-se meu hotel K + K Cayré. Pedi 6 escargots e peixe grelhado com legumes, para acompanhar ½ garrafa de vinho branco Chablis. Garçons simpáticos que brincaram comigo afirmando que hoje em dia há mais brasileiros em Paris do que antes, pois vocês (nós) ficaram (ficamos) ricos!!!. Preço: 50 Euros. Recomendo.
Ainda em Saint-Germain, para apreciadores de frutos-do-mar, indico o Le Petit Zinc, próximo da Praça Saint-Germain-de-Prés. Comi uma sopa de peixe de entrada e um duo de peixe (salmão e dourado) com legumes, servido com aquele capricho do qual somente os chefs franceses são capazes. [Nota CP.: esse restaurante não existe mais]
Outro jantar digno de nota foi no sofisticado Maison de la Truffe (clique aqui para reservar um mesa no restaurante Maison de la Truffe Marbeuf), na Rue Marbeuf, perpendicular à Champs-Elysées. O restaurante é especializado em trufas, daí seu nome. Quase todos os pratos contêm esta iguaria. Restaurante caro, ideal para um jantar romântico após um passeio à pé pela Champs-Elysées.
Depois de uma visita ao Louvre, atravessei a Rue de Rivoli e virei à direita na Rue Cambon, onde almocei frutos do mar no Flottes (clique aqui para reservar um mesa no restaurante Chez Flottes). Restaurante com jeito de ser frequentado por executivos na hora do almoço, cardápio decente, com boas opções de ostras e vinhos. O café gourmand estava muito bom.
Em termos de relação custo-benefício também recomendo Vins e Terroirs (clique aqui para reservar um mesa no restaurante Vins et Terroirs), um bistrôzinho em frente à curiosa travessa onde fica o turístico Le Procope. O garçom do restaurante do Vins e Terroirs me reconheceu e me ofereceu de brinde uma taça de vinho rosé. Fiquei lisonjeado com a gentileza. O boeuf bourguignon do bistrôzinho é uma boa pedida e um prato farto para quem não é guloso. Crème brulèe imperdível.
Na Île-de-la-Cité, após visitar a Conciergerie, almocei no Au Rendez-Vous des Camionneurs. Não é um restaurante badalado e turístico, algo incomum nessa parte da Cidade Luz segundo a Lina Hauteville, do blog Conexão Paris. Com direito à localização privilegiada: à beira do Rio Sena… [Nota CP.: esse restaurante não existe mais]
No Boulevard Montparnasse, visitei dois restaurantes frequentados por renomados artistas nos anos 20: La Coupole (clique aqui para reservar um mesa no restaurante La Coupole)e La Closerie des Lilas (clique aqui para reservar um mesa no restaurante La Closerie des Lilas). No La Coupole os pratos de frutos do mar são ótimos e o local simpático. Inclusive presenciei as luzes se pagarem e os garçons cantarem parabéns para um nativo aniversariante… No La Closerie de Lilas, há três ambientes à sua escolha, boa comida, tradição, piano ao vivo…
Uma dica imperdível é o Fauchon, na Praça Madeleine, onde servem um duo de patê de foie gras de ganso e fígado, acompanhado de pães variados e de geléia. Uma perdição. Depois, ainda degustei uma porção de queijos franceses… Tudo sempre acompanhado de um incomparável tinto francês.
Por último, o Les Ombres (clique aqui para reservar um mesa no restaurante Les Ombres), no último andar do Museu Quai Branly, proporciona um almoço inesquecível. Comida boa, preço acessível, ambiente acolhedor e vista da Torre Eiffel. Destaque para a entrada de ravioli de escargots com molho de ervas. Preço: 98 Euros por pessoa com entrada, prato principal, sobremesa, meia garrafa de vinho Bordeaux e um expresso. Correto, não?
Comentário do Conexão Paris: agradecemos a Gil sua contribuição. Dos restaurantes acima quase todos já foram citados aqui no blog: Les Ombres, Fauchon, Au Saint Benoit (citado em 2009 na categoria restaurantes baratos, veja aqui), Maison de la Truffe, La Coupole, La Closerie de Lilas. Não conhecemos o Vins et Terrois e o Petit Zinc.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
29 Comentários
eymard
Depois de ler o post do Gil da vontade imensa de embarcar para Paris! O Les Ombres, de fato (comentario de Claudia), vale mais pelo lugar. Não espere uma comida que te surpreenda. Ja estive no Le Petit Zinc e o atendimento é muito gentil (tinha la um gerente portugues muito atencioso com brasileiros).
Lenna Ranghetti
Roteiro simpático e agradável! Gil aproveitou muito bem a gastronomia de Paris. Alguns conheço, outros, quero ter o prazer de conhecer…
Adriana Pessoa
Bom roteiro, alguns já conheço, outros ainda quero ir…..
Claudia
Fui ao Les Ombres e gostei muito do lugar, mas o prato principal que pedi (um peixe com abacaxi, coco e feijão) não me agradou muito.
Como viajamos com as filhas pequenas (9 e 5 anos), conheci e recomendo o Chez Clément, rede de restaurantes maravilhosa, que possui menu infantil e preço bastante acessível. O atendimento é ótimo (na maior parte das lojas da rede) e a comida, genial. À bientôt!
Jeanette Maire
Fui pela 3 vêz ao LePetit Zinc,a comida estava ruim,o atendimento pessimo e caro
Maria das Graças
Gil Honigman, ótimas dicas gastronômicas.
Carla Bueno
Gente, não gostei do atendimento no La Copoule, já falei aqui e repito, rsrsrsrs o Maître é muito mal educado e foi logo na noite do aniversário de 40 anos do meu marido, mas nada nos abalou, tiramos de letra, nada iria tirar nossa felicidade. Só que qdo voltar em Paris, não irei lá novamente.
Beijos.
Evandro Barreto
Corrigindo e completando comentário anterior, expedido sem querer antes do tempo: na Galícia, trocam o “v” pelo “b”, mas no Brasil continuo Evandro. Acrescento que o cassoulet de ganso do La Coupole ´costuma ser muito bom.
ebandro barreto (Dodô)
Ótimas dicas de um leitor antenado.
Marcia Lube
É sempre bom conhecer novos lugares.
E a lista de restaurantes do Gil está muito interessante.