Como já discutimos aqui no Conexão Paris, você pode conhecer as caves da Veuve Cliquot ou da Moet Chandon em um bate e volta à partir de Paris. Leia artigos aqui e aqui.
Mas se quiser ver com calma a região, visitar vinhedos, conhecer os bons restaurantes e visitar a maravilhosa catedral de Reims, durma uma noite por lá.
O ideal é se hospedar perto de Reims, cidade que é a alma da Champagne. Em pequeno vilarejo da região – Saint Thierry – eu indico uma pousada, o Le Clos du Mont d’Hor, onde você se hospeda por 83 euros a diária (valor de 2014).
Das janelas desta pequena pousada, com apenas seis suites, você admira os vinhedos da Veuve Cliquot e uma igrejinha do século 12. Acordar ao som dos pássaros e comtemplar esta paisagem é uma sensação inesquecível.
Para aquele que busca hospedagem de maior requinte, as dicas são Les Crayères e L’Assiette Champenoise em Reims ou o Royal Champagne em Champillon. São hotéis divinos mas o estrago no bolso será considerável. Os dois primeiros possuem restaurantes duas estrelas no guia Michelin e, estando por lá, você não resistirá à tentação de conhecê-los.
Há boas opções de restaurantes, mas a minha dica é o La Table Kobus, um restaurante em Epernay. La Table Kobus, citado pelo guia Gault et Millau, possui uma bela carta de vinhos de produtores regionais de grandes champagnes. Na maioria das vezes são marcas ainda desconhecidas pelos enófilos brasileiros. O cardápio do restaurante oferece menus à 19, 29 ou 44 euros (valores de 2014).
A opção de vinhos em taças é fantástica. Mesmo assim La Table Kobus permite que o cliente leve sua própria garrafa sem pagar rolha. Basta informar esta intenção ao fazer a sua reserva. Só não se esqueça que a etiqueta para essas ocasiões recomenda que se deixe uma boa gorjeta e que o vinho levado seja realmente especial. Que tal um grande champagne, em garrafa magnum (1.5 litros) de uma safra como a de 1988, 1989 ou 1990?
Nas lojas especializadas da região – como a Le Vintage, logo atrás da Catedral de Reims – pode-se comprar um magnífico champagne de uma dessas safras por 130 a 200 euros. (ultima atualização feita em 2014)
Artigo de autoria de Gerson Lopes – editor do site Vinho e Sexualidade.
Como ir de Paris até Reims
- Trem: a viagem tem cerca de 1 hora de duração, dependendo da data e hora do trem. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: A viagem dura em torno de 2 horas. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: A viagem tem cerca de 2 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
34 Comentários
Beth
Helio Jr.
Vc aproveitou muitíssimo bem o seu dia em Reims!
A catedral é uma beleza e o Le Crayères é o que há de bom.
Vale a pena voltar lá com mais calma…
Abs.
HELIO JR
Passamos um dia em Reims indo de TGV, com as dicas do CP. Como disse a Sueli OVB, é facílimo ir para Champagne. Não achei necessário mais de um dia na cidade. Até porque senti falta do movimento e charme de Paris. Pela manhã fomos ä Taitinger. Comprei uma garrafa apenas para constar, pois os preços na Nicolas da Madeleine estavam melhores. Dali fomos andando ao Les Creyeres, antes passando pela catedral de St Remy. Entretanto, a catedral que realmente impressiona é a Notre Dame, muito mais imponente que a de Paris. O restaurante estrelado do hotel é um pouco salgado, mas o restaurante no jardim é muito agradável e com bom preço. A tarde, visita äs caves da Pommery, que achei repetitiva e mais fria, comparada com a experiência anterior. Valeu a taça de Louise ao final do percurso! Saudades!
Sueli OVB
Maria das Graças, estando em Paris é facílimo ir para a Champagne.
Lina é uma prova disso: TGV para lá, TGV para cá.
Ou faça um pacote com a Cityrama. É um dia tranquilo e nada corrido. Fizemos um bate-volta e adoramos. Reins e Épernay, com direito a visita à Catedral.
Mas sei que isso não é muito seu estilo. Só uma sugestão.
bjs
Beth
Maria das Graças
A região e a catedral são muito lindas, vale a pena conhecer…
Mas é no sentido oposto da Provence!
Melhor conhecer uma região da França por vez…
Maria das Graças
Eu ainda não fui para aqueles lados. Gostaria demais de conhecer. Quem sabe eu me animo e vou dessa vez.. Dica anotada no caderno d viagem.
jorge fortunato
Ano passado estive em Reims, mas a neve nãod eixou conhecer muita coisa. Todavia, foi um dia agradável. Espero voltar logo. Esse artigo agora me deixou com mais vontade.
Luciana
A minha experiência gastronômica na região foi no Le Grand Cerf (http://www.le-grand-cerf.fr/) que achei MARAVILHOSO!!! Fiz a indicação para alguns familiares que também adoraram. Em relação a hospedagem, fiquei em uma pequena pousada bastante agradável:http://www.lemanoirdescharmes.fr/.
conexaoparis
Luciana
Gostei da indicação deste restaurante. Ele é indicado por vários guias e gostei dos pratos que vi no site.
DOUGLAS
Maravilhoso esse restaurante
Madá
Estive no restaurante Table Kobus há uns 2 anos atrás e adorei. O ambiente é muito agradável, parece que vc está em uma residência.
eymard
Dicas muito bem selecionadas e na hora certa! Com o seu bom gosto, nao tem erro!