Já publicamos dois posts sobre Chamonix: um sobre Chamonix no outono e outro sobre Chamonix no inverno mesmo para não esquiadores. Hoje, vamos ao que realmente interessa: o esqui em Chamonix.
Chamonix é um destino incrível para esquiadores de todos os níveis.
Já ouvi algumas pessoas dizerem que Chamonix não é a melhor opção para os iniciantes porque há poucas pistas verdes, as mais fáceis. Mas, na minha opinião, Chamonix é sim incrível para quem está começando a se aventurar agora no esqui. Primeiro, porque quem está começando não precisa ter milhares de pistas já que mal vai sair do lugar :). O que é preciso é uma boa escola e pistas adequadas (não em quantidade, mas em qualidade). E isso tem em Chamonix, de sobra. Segundo, porque, como escrevemos aqui, além do esqui, há muitas coisas a se fazer na cidade além de descer pistas. Para os iniciantes, alternar aulas de esqui com passeios de tirar o fôlego é garantia de férias maravilhosas.
Esquiar em Chamonix significa esquiar aos pés do Mont Blanc, o que por si só já é algo de tirar o fôlego. Além disso, Chamonix tem fama de ter mantido o espírito roots, de aventura na montanha. Não é um ressort granfino, como Courchevel, mas sim um destino para quem quer estar na montanha, na natureza, seja sobre esquis, raquetes ou a pé. Aliás, a loja da Chanel inagurada na rua principal, levou ao desespero os amantes de Chamonix, que temem que a velha e boa Cham perca sua essência.
A cidade de Chamonix é cercada por áreas esquiáveis. Resumindo um pouco, é assim: Planards, La Vormaine e as pistas de La Savoy (que ficam praticamente dentro da cidade) são ideais para iniciantes e crianças. Les Houches e Brévent/Flégeres são excelentes para os intermediários, com muitas pistas azuis, algumas vermelhas e poucas pretas. Les Grands Montets é o destino dos “faixa-preta”.
A diversidade de áreas esquiáveis é um diferencial. Mas também traz um incoveniente: é preciso ter carro. É verdade que o transporte público funciona bem, mas carregar toda a tralha dentro do ônibus, sobretudo se estiver com crianças, é mais difícil do que esquiar numa pista preta debaixo de uma nevasca.
Para quem não quer alugar um carro e não se anima a pegar o ônibus, uma solução: ao contratar aulas de esqui, o pacote pode incluir transporte até as pistas. E ter aulas de esqui sempre é uma boa ideia, mesmo para os mais experientes. Além de permitir sempre o aprimoramento da técnica, os professores conhecem as pistas, os locais mais simpáticos para um pausa nas montanhas etc.
Na ESF (École de Ski Française), a maior escola de esqui no mundo, há aulas particulares e em grupo, para todos os níveis, de ski, de snowboard ou de x-country ski (esqui em terrenos mais planos, um misto de caminhada com esqui). As aulas em grupo para seis dias, durante 4 horas/dia, custam em torno de 199 euros. As aulas particulares (que podem ter até 4 pessoas de um mesmo grupo), custam em torno de 53 euros por hora. As reservas podem ser feitas diretamente pelo site. E recomendo que sejam feitas com antecedência!
Quando ir
As pistas estão abertas de dezembro a abril. (Pelo menos em teoria! A temporada 2014/2015 foi marcada por pouquíssima neve em dezembro – a maioria das pistas estavam fechadas até início de janeiro.) Para evitar multidões e filas estraga-prazer nas subidas, o ideal é evitar as férias escolares francesas – entre Natal e a primeira semana de janeiro e na segunda quinzena de fevereiro.
Esquiar é caro! Além das aulas e do equipamento, as subidas (teleféricos) pesam muito no bolso. Para se ter uma ideia, os valores diários por pessoas variam entre 16 e 40 euros por dia (veja aqui os valores). Portanto, o ideal, é comprar os passes para vários dias, para múltiplos domínios. A escolha do passe vai depender do seu nível, do número de dias que quer ficar e da diversidade de pistas que você quer conhecer. E sem conhecer Chamonix, fica difícil saber o que é melhor: o ideal é pedir orientação no Ofício de Turismo ou na própria escola de esqui.
Para mais informações, visite o site oficial do turismo de Chamonix.
Como chegar
- O aeroporto mais próximo fica em Genebra, na Suíça, que está a menos de uma hora de carro de Chamonix (88km). Veja aqui as melhores ofertas da Air France. Há ônibus diários que ligam Genebra a Chamonix, clique aqui.
- De trem, a partir de Paris, a viagem dura em média 7 horas (com duas trocas). Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- De carro, a viagem tem duração média de 6 horas. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
Leia também:
- Chamonix no outono
- Chamonix no inverno (mesmo para não esquiadores)
- Os Alpes Franceses: Annecy
- Courchevel, a estação de esqui mais luxuosa do mundo
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
36 Comentários
Rodrigo Rocha
Olá Rodrigo, tenho dúvida quanto a compra dos ticktes pass, o Ilimitado tem acesso a várias pistas, mas eu tenho que usar todos em único dia ? ou eu posso usar uma vez em cada estação ? ou será melhor comprar individual para cada lift ?? Parabéns pelo Blog !!! Abraxx
Rodrigo Lavalle
Rodrigo, existem passes que dão acessos a mais de um domínio e outros que dão acessos a todos. O ideal é você ir ao Office de Tourisme de Chamonix, ver o mapa dos domínios e decidir quais você pretende visitar.
Mariane
Oi!!
Estou tentando fazer cálculos pra saber se vale mais a pena o club med ou pagar tudo de forma independente. Tem opinião a respeito? Alimentação é cara em Chamonix?
Rodrigo Lavalle
Mariane, acho mais interessante pagar tudo de forma independente pois assim você pode explorar mais a cidade e seus restaurantes.
Vanessa Nascimento
Adorei as dicas. Estarei em Genebra em dezembro e gostaria de esquiar dois dias em Chamonix.
Como eu consigo ir para lá? Trem? Avião?
Conhece alguma agência com pacotes para Chamonix?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Vanessa, a ligação entre Genebra e Chamonix é feita de carro alugado ou ônibus especiais. Há ônibus diários que ligam Genebra a Chamonix, veja aqui: http://bit.ly/2eYKbGb. Infelizmente não conhecemos nenhuma agência com pacotes para Chamonix.
Carol
Olá Rodrigo, estou planejando passar o réveillon e a primeira semana de janeiro/2017 em chamonix para esquiar. Gostaria de saber o seguinte:
1. Não falo francês (só inglês), consigo me comunicar bem lá (pois dizem que os franceses não gostam de falar em inglês, só em francês)?
2. Me hospedando próximo ao centro de chamonix consigo ter acesso fácil {andando ou de ônibus} até as pistas (fáceis e intermediárias)?
3. Tenho casaco e calça de neve, mas não tenho luvas, óculos e nem equipamento de esqui (bota e esqui), alugo isso na cidade ou em cada estação que eu vá?
Você acha complicado viajar só para Chamonix, ou é tranquilo?
Qualquer outra dica é bem vinda.
Obrigada
Mariana Berutto
Oi Carol,
1. sim, você vai conseguir se comunicar em ingles. Você pode inclusive pegar aulas de ski em ingles.
2. sim, há transporte público do centro de Chamonix até as pistas.
3. Sim, você consegue alugar isso em chamonix, veja aqui (http://www.chamonix.net/francais/shopping/magasins-de-sport/location-vetement-ski) a lista de lojas de locação de roupas e material de ski. Você vai alugar para toda a temporada.
Não é complicado viajar só para a Chamonix 🙂
Abs
Cintya
Olá, pretendemos ir a Chamonix na última semana de março/2017, ainda dá para esquiar neste período?
Vimos algumas promoções do Clubmed com All inclusive, compensa ficar no Clubmed neste período?
Grata pela colaboração.
OU é melhor planejar por conta própria estadia, esqui, alimentação?
Rodrigo Lavalle
Cintya, como dissemos no artigo acima, as pistas estão abertas, pelo menos em teoria, de dezembro a abril. A temporada 2014/2015 foi marcada por pouquíssima neve em dezembro – a maioria das pistas estavam fechadas até início de janeiro. Depende muito de como o inverno está sendo.
Para saber se vale a pena ficar no Clubmed você deve fazer uma cotação básica de tudo e comparar.
Fabiano Portas
Estamos indo no carnaval passar uma semana
Qual das opções vale mais?
1- Pagar mais caro e ficar em uma casa perto da entrada da estação
2- Alugar um carro e alugar uma casa mais em conta um pouco distante da entrada da estação
Nosso nível de pista é vermelha e azul, vamos chegar por Genebra, já dirigi na neve, objetivo é esquiar
Pelo que percebi existem outras opções alem de Chamonix, pro nosso nível de ski o que você recomendaria?
Mariana Berutto
Oi fabiano,
Se ficar em Chamonix, acho dificil encontrar um apartamento que seja possivel ir a pe às pistas. neste caso, acho interessante alugar um apartamento na cidade para que, pelo menos à noite, possam sair de casa a pé, sem precisar de carro.
Chamonix tem muitas opcões de pistras azul e vermelha. Além de chamonix, tem Courchevel, Megeve, Val Thorens etc. Todas essas estações são ótimas.
Uma opção econômica é cruzar a fronteira e ir até Courmayeur, na Italia, do outro lado do Mont Blanc. Também é uma excelente estação.
vitor
Estou indo para chamonix de 13 a 17 de dezembro. estou preocupado de não ter nada o que fazer. alguma recomendação de programa? vitor
Rodrigo Lavalle
Vitor, leia esse artigo sobre o que fazer em Chamonix no inverno se você não é esquiador: https://www.conexaoparis.com.br/2015/01/09/chamonix-inverno.
Eduardo
Adoro esse Blog do Conexão. Estou indo para França em Junho de 2017. Dia 3 de junho pretendo conhecer o Chamonix. Sabem me dizer se a montanha tem neve nessa época? Não tenho intenção de esquiar, apenas passar um dia na Vila, e apreciar o lugar.
Rodrigo Lavalle
Eduardo, há neve eterna no alto do Mont Blanc.
Aníbal Dias
Bom dia, Há pistas de esqui e snow board que funcionam durante o verão ?
Vamos para Europa em Agosto e – até o momento a única estação de esqui (que encontrei) em funcionamento o ano inteiro é em Zermatt – Suíça- e lá eu já fui. Você conhece outras boas opções de esqui no verão europeu? Obrigado
Rodrigo Lavalle
Aníbal, na França há 3 estações de esqui para o verão, todos elas nos Alpes: Deux Alpes, Tignes e Val d’Isère. Nunca fomos, sugiro que você pesquise nos respectivos sites oficiais.
Andrea
Tenho uma viagem marcada para novembro de 2016, nos dias 12 e 13 de novembro, e não estou entendendo se posso subir nas Aguilles du Midi para apreciar a vista, não vamos esquiar. No site da cidade esta confuso. Sera que os teleféricos estao fechados mesmo para ver a vista la de cima? Como posso obter informaçoes e ate mesmo comprar o passe para subir, se estiver aberto na data acima? Obrigada. Andréa
Rodrigo Lavalle
Andrea, o site oficial de Chamonix diz que no período de 02/11/2016 a 16/12/2016 as Aguilles du Midi fecham para férias: http://bit.ly/1X7rOR1. Lá no site você tem todas as informações.