Já publicamos dois posts sobre Chamonix: um sobre Chamonix no outono e outro sobre Chamonix no inverno mesmo para não esquiadores. Hoje, vamos ao que realmente interessa: o esqui em Chamonix.
Chamonix é um destino incrível para esquiadores de todos os níveis.
Já ouvi algumas pessoas dizerem que Chamonix não é a melhor opção para os iniciantes porque há poucas pistas verdes, as mais fáceis. Mas, na minha opinião, Chamonix é sim incrível para quem está começando a se aventurar agora no esqui. Primeiro, porque quem está começando não precisa ter milhares de pistas já que mal vai sair do lugar :). O que é preciso é uma boa escola e pistas adequadas (não em quantidade, mas em qualidade). E isso tem em Chamonix, de sobra. Segundo, porque, como escrevemos aqui, além do esqui, há muitas coisas a se fazer na cidade além de descer pistas. Para os iniciantes, alternar aulas de esqui com passeios de tirar o fôlego é garantia de férias maravilhosas.
Esquiar em Chamonix significa esquiar aos pés do Mont Blanc, o que por si só já é algo de tirar o fôlego. Além disso, Chamonix tem fama de ter mantido o espírito roots, de aventura na montanha. Não é um ressort granfino, como Courchevel, mas sim um destino para quem quer estar na montanha, na natureza, seja sobre esquis, raquetes ou a pé. Aliás, a loja da Chanel inagurada na rua principal, levou ao desespero os amantes de Chamonix, que temem que a velha e boa Cham perca sua essência.
A cidade de Chamonix é cercada por áreas esquiáveis. Resumindo um pouco, é assim: Planards, La Vormaine e as pistas de La Savoy (que ficam praticamente dentro da cidade) são ideais para iniciantes e crianças. Les Houches e Brévent/Flégeres são excelentes para os intermediários, com muitas pistas azuis, algumas vermelhas e poucas pretas. Les Grands Montets é o destino dos “faixa-preta”.
A diversidade de áreas esquiáveis é um diferencial. Mas também traz um incoveniente: é preciso ter carro. É verdade que o transporte público funciona bem, mas carregar toda a tralha dentro do ônibus, sobretudo se estiver com crianças, é mais difícil do que esquiar numa pista preta debaixo de uma nevasca.
Para quem não quer alugar um carro e não se anima a pegar o ônibus, uma solução: ao contratar aulas de esqui, o pacote pode incluir transporte até as pistas. E ter aulas de esqui sempre é uma boa ideia, mesmo para os mais experientes. Além de permitir sempre o aprimoramento da técnica, os professores conhecem as pistas, os locais mais simpáticos para um pausa nas montanhas etc.
Na ESF (École de Ski Française), a maior escola de esqui no mundo, há aulas particulares e em grupo, para todos os níveis, de ski, de snowboard ou de x-country ski (esqui em terrenos mais planos, um misto de caminhada com esqui). As aulas em grupo para seis dias, durante 4 horas/dia, custam em torno de 199 euros. As aulas particulares (que podem ter até 4 pessoas de um mesmo grupo), custam em torno de 53 euros por hora. As reservas podem ser feitas diretamente pelo site. E recomendo que sejam feitas com antecedência!
Quando ir
As pistas estão abertas de dezembro a abril. (Pelo menos em teoria! A temporada 2014/2015 foi marcada por pouquíssima neve em dezembro – a maioria das pistas estavam fechadas até início de janeiro.) Para evitar multidões e filas estraga-prazer nas subidas, o ideal é evitar as férias escolares francesas – entre Natal e a primeira semana de janeiro e na segunda quinzena de fevereiro.
Esquiar é caro! Além das aulas e do equipamento, as subidas (teleféricos) pesam muito no bolso. Para se ter uma ideia, os valores diários por pessoas variam entre 16 e 40 euros por dia (veja aqui os valores). Portanto, o ideal, é comprar os passes para vários dias, para múltiplos domínios. A escolha do passe vai depender do seu nível, do número de dias que quer ficar e da diversidade de pistas que você quer conhecer. E sem conhecer Chamonix, fica difícil saber o que é melhor: o ideal é pedir orientação no Ofício de Turismo ou na própria escola de esqui.
Para mais informações, visite o site oficial do turismo de Chamonix.
Como chegar
- O aeroporto mais próximo fica em Genebra, na Suíça, que está a menos de uma hora de carro de Chamonix (88km). Veja aqui as melhores ofertas da Air France. Há ônibus diários que ligam Genebra a Chamonix, clique aqui.
- De trem, a partir de Paris, a viagem dura em média 7 horas (com duas trocas). Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- De carro, a viagem tem duração média de 6 horas. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
Leia também:
- Chamonix no outono
- Chamonix no inverno (mesmo para não esquiadores)
- Os Alpes Franceses: Annecy
- Courchevel, a estação de esqui mais luxuosa do mundo
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
36 Comentários
Daiane
Olá boa tarde, um dúvida, temos que levar as roupas de ski em conseguimos encontrar pra locação?
Rodrigo Lavalle
Daiane, é possível encontrar para locação. Clique aqui e veja uma lista de lojas.
Katia
Olá! Estou indo 17/04_2018 para Chamonix. Não esquio e nem sei se quero. Mas quero ver e sentir a neve. Seria possível neste mês apenas “brincar na neve” ? Sendo que levarei minha baby de 4 anos?
Na Domaine des Planards terá neve?
Obrigada,
Katia
Rodrigo Lavalle
Katia, essa é uma data limite visto que o Domaine des Planards fecha no dia 22/04. Vai depender de como o resto do inverno se desenrolará.
Felipe
Boa tarde Rodrigo! Irei agora em Fevereiro para Chamonix, gostaria de saber se você tem informação sobre a loja Cham Sports, se é um bom lugar para alugar material pra esquiar! Obrigado!
Rodrigo Lavalle
Felipe, não conhecemos a loja. Ao chegar à Chamonix vá até o Office de Tourisme da cidade (clique aqui e acesse o site) e se informe onde é o melhor local/loja para lugar o equipamento de esqui.
Renata
Oi Rodrigo. Estarei em Chamonix final de junho. Subindo no Aguille du Midi da para ter contato com a neve? Sera que eh possível esquiar? Para iniciante…
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Renata, da Aguille du Midi dá somente para ver a neve. Como dissemos no artigo acima é possível esquiar em Chamonix, as pistas Planards, La Vormaine e as pistas de La Savoy (que ficam praticamente dentro da cidade) são ideais para iniciantes e crianças. Procure o Ofício de Turismo de Chamonix ou a escola de esqui mencionada acima.
marcelo
Olá Rodrigo! Já estive em Chamonix no inverno, contudo, agora no ano de 2018 estarei por lá no final do mês de maio. Adoro esquiar e gostaria de saber se, há chances de encontrar alguma estação aberta durante este período (primavera)! Seria muito otimismo de minha parte???
Rodrigo Lavalle
Marcelo, infelizmente a temporada termina em abril mas há muito o que se fazer em Chamonix nessa época, clique aqui e leia nosso artigo sobre o assunto.
Margarida
Olá Rodrigo !
Estamos indo em família passar o reveiom e primeira semana de janeiro em Chamonix , como não sabemos esquiar e temos crianças (4) no grupo , gostaria de saber se temos a opção de alugar trenós . Obrigada pela atenção
Rodrigo Lavalle
Margarida, é possível. Veja aqui as pistas/estações específicas para uso de trenós em Chamonix e arredores.
Alessandra
Ótimas dicas! Adoro o Conexão Paris!
Irei para a região no dia 01 de março e pela previsão há possibilidade de nevar. Sairei de carro de Bordeaux para Chamonix. É seguro usar o mesmo carro por conta dos pneus? Devo trocar de carro no meio do caminho?
Sucesso a todos, obrigada, Alessandra
Rodrigo Lavalle
Alessandra, seria mais prudente trocar de carro quando passar para a região com neve.