A minha amiga Meilin deixou um comentário que transformo em post. Ela disse que a Sylvia, viajante experiente, escanea passaporte e documentos importantes e depois anexa em um email enviado à ela mesma. Durante a viagem, em caso de roubo, ela vai em uma lan house e imprime os mesmos.
Porque eu não pensei nisso antes? Obrigada Meilin e Sylvia.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
57 Comentários
Delfim Sampaio Neves
Estive agora recentemente em Paris (26/10/2012) com minha esposa. Fomos sós. Ficamos apenas 7 dias (tempo considerado minimo para conhecer os principais pontos de Paris). Minha impressão da cidade foi a melhor possível. Esperava franceses antipáticos e impacientes, o que sempre foi dito para mim, contudo foi exatamente ao contrário. A boa receptividade, educação e até simpatia foram uma constante, pelo menos comigo. O que chamou-me mais atenção foi a receptividade dos jovens, sempre preocupados com a explicação que davam e se você havia entendido bem.
Fundamental em qualquer abordagem as pessoas (para tirar dúvidas) é necessário que seja suave e educada, sempre pedindo por favor Sr. ou Sra. (s`ìl vous plaît Monseur ou Madame) antes de fazer a pergunta. Seja direto na sua indagação, não tente dialogar com o frances porque ele fala muito rápido e aquele pouquinho de francês da escola não consegue compreender, portanto a pergunta deve ser direta (ex. a que horas sai determinado trem ou barco no rio sena), normalmente a resposta é dada em uma ou duas palavras. Você não pode é estar perdidão. É necessário um planejamento anterior (uso das linhas de metrô – 12 ou 13 linhas e dos trens – 4 linhas), da suas visitas aos monumentos e boulevares. É claro que esse planejamento deve ser feito a partir da localização do seu hotel que certamente é atendido por uma das linhas de metrê ou trem. Esses dois meios se interconectam em várias estações, principalmente nas gares (estações gigantes). Prepare as pernas para escadas. Elas são muitas nas conecções e mesmo fora delas, portanto, não carregue coisas pesadas. Fique atento as rotas do metrô para não pegar um sentido contrário ao que você queria. Não se assuste. Olhe o mapa de linhas nas estações com as estações que você quer ir. O planejamento do transporte em Paris (metrô e trem) é fundamental para quem tem pouco tempo para visitar. Vantagem é que eles te levam rápido para os lugares e aí você aproveita mais o tempo, em compensação, você deixa de andar pelas ruas e avenidas de Paris é deixa de ver muitos pontos fantáticos como igrejas, palacios, jardins bélissimos que você serquer imaginava colocar no seu roteiro. Portanto, se você puder caminhar em direção a alguma estação um pouco mais afastada do seu hotel, você já estará aproveitando.
Cheguei no terminal 1 do Charles de Gaulle. Lá, depois de passar pela aduana, procure o balcão de informações turisticas de Paris. Lá compre seu cartão de transportes públicos de Paris é a maior mão na roda. Você deve achar caro (cerca de 53 euros por pessoa – 5 dias) mas pode acreditar, você vai usá-lo muito nas estações do metro e do trem, as vezes precisará usá-lo até 3 vezes na mesma estação, inclusive para sair delas (Sortie) em algumas estações. Sempre tem fila para comprar bilhetes, principalmente nas primeiras horas da manhã e os metros levam em média 1,5 minutos entre eles. Que inveja. Nunca ficam abarrotados. Alguns metros tem porta com alavanca ou botão de destravamento da porta para abrir de fora ou de dentro. Fique atento, senão você corre o risco de seguir viagem porque sua porta não abriu. Você anda de trem e metrô quantas vezes forem necessárias. Os onibus também estão incluídos, são excelentes, porem achei mais confuso devido a rotas e pontos e dias em que determinada linha não está disponível.
No mesmo balcão de turismo também compre seus passes para quase todos os museus (cerca de 50 euros por pessoa). Acredite, você vai agradecer. O tamanho das filas só para comprar bilhetes de entrada nos museus é gigante e as filas para depois entrar no museu são maiores ainda. Tendo o seu passe na mão, vá direto até o local de entrada, onde haverá um funcionário do museu e apenas mostre o cartão acesso e ele indicará para você geralmente outra entrada com fila muito, muito menor. Não apresente passe para policiais ou outras pessoas porque elas não sabem informar direito e muitas vezes indicam que você deve enfrentar a fila gigante de entrada. Esse benefício eu só não tive em Versalles por motivo de obras. Lá entrei na fila de acesso como todo mundo.
O passe não dá acesso direto para a Eiffel nem para os Bateaus (Mouche entre eles). Para visitar o alto da torre Eiffel você já pode comprar daqui mesmo no site oficial deles. Escolha o horário das 17:00 para poder ver Paris ainda de dia e a pérola da cidade luz a noite. Leve muitos cartões de memória para sua maquina. Pode acreditar. As 17:00 horas em ponto, você estará acessando os elevadores. Nem antes nem depois. Portanto seja pontual. Lá não tem jeitinho brasileiro.
Nível de gasto por dia fica na casa dos 130 – 140 euros (incluindo sempre um almoço ou um jantar nos restaurantes, bistros, brasserias). Os cardápios sempre oferecem a expressão “Fórmula” que tem 1 entrada e 1 prato, ou então, 1 prato e uma sobremesa (dessert), nunca os três juntos. Preços por pessoa em razoáveis restaurantes – 12 – 17 euros). Garrafa de vinho – média de 25 euros a garrafa que não é da casa. O vinho da casa, não necessariamente é mais barato. A água deve ser a da casa (água de torneira). Não se preocupe. Você pode beber água até da pia do seu banheiro no hotel que ela é de alta potabilidade.
Se estiver passeando e não querer parar para uma refeição mais completa, como o sandwich maravilhoso e grande chamado – panini vendido em quiosques e lojinhas especializadas. Tem vários recheios e custa cerca de 3 euros. Ele mata fome mesmo, e aí, mais tarde jante com a patroa. Mac Donald e Subway tem sanduiches caros (12 euros) e iguais aos daqui. No final do dia você vai ver que sobrou um bom troco no seu bolso daqueles 100 euros que você levou para rua.
Esteja sempre com seus passaportes. Ninguem te aborda, mas pode acontecer, e aí sem esse documento o “gringo” vai em cana. Paga multa. É o maior aborrecimento. Cuidado com a bolsa e carteira em todos os lugares de muita aglomeração. Tem muito punguista com cara de vovozinha. Aviso da polícia.
Se for pegar alguma linha de trem especial para visitar palácios (Chantilly – imperdível; ou os palácios do Vale du Lour) fique atento aos horários. Eles tem hora de partir da Gare e de voltar também. Outra atenção especial deve ser os dias em que os Museus estão fechados. A maioria é as terças-feiras.
Quando for para o Louvre, chegue por volta das 8:00 para poder passear pelos jardins de Tuileries e a Place Concorde. O museu abre as 9:00. Prepare a disposição para andar. Caminhando pelo museu, parando aqui e ali para fotografar, você deve separar 4 – 5 horas. Mesmo assim, você sai de lá com a impressão que deixou de ver mais coisas. Se tiver disposição, saia do Louvre e vá em direção a Place Concorde. Lá, olhando para direita você verá a Igreja de Saint Madaleine. Depois, se ainda tiver pernas, volte para a place e ande até ao Arco do Triunfo pela Av Champs Elysee. É imperdível. Vá devagar e fotografando. Mais adiante você verá do lado esquerdo 2 grandes palácios (Petit e o Grand). Você chegará ao Arco já escurecendo. É belíssimo.
Quando sair do aeroporto você pode pegar o trem para o centro de Paris e de lá pegar o metrô para seu hotel, já usando seu passe para transporte. Só não pode estar com malas enormes e pesadas porque tem muita escada para encarar, e convenhamos, após 11 ou 12 horas de viagem você não vai encarar. Tem ônibus também para o centro de Paris, mas ele vai enchendo pelo caminho e você com suas malas vai se tornar alvo do mal humor francês. Pegue um táxi ou uma Van. Vai de porta a porta. Você paga entre 55 a 65 euros bem pagos. Esse valor pode ir para 80 – 90 euros se você pegar engarrafamento devido a hora (17:00 – 18:30). Tem taxi que só leva 4 pessoas contando com o motorista. Não se preocupe. Lá tem um monte Vans nos pontos de taxi. Todos cobram 2 euros por bagagem.
Espero que essas dicas ajudem você nessa viagem maravilhosa a Paris que sem qualquer dúvida é a cidade mais bela do mundo já construída pelo homem. E você também sentirá o quanto nós ainda estamos longe do turismo internacional em grande escala. Eu sou do Rio de Janeiro e vem Copa e Olimpiada por aí. Contudo, Paris em 2008, fez 2000 anos de existência.
Um abraço e boa viagem. Relaxe. Vai dar tudo certo. Nossa Copa e Olimpiada também.
Lina
Delfim
Muito obrigada por esse comentário completo e total. Volte sempre.
Lígia
Oi Lina bom dia!
Primeiro gostaria de parabenizar por esse site, ele é ótimo!!!
Tenho uma dúvida e preciso da sua ajuda, estou indo a Paris em abril e no meu passaporte meu nome está de casada e nas passagens e hospedagens emitidas pela TAM foi colocou o nome de solteira, ou seja, os nomes estão diferentes, vc acha que teria problemas ao chegar ai?
Bjos
conexaoparis
Lígia
Não custa nada levar certidão de casamento. Nunca se sabe.
Nathalia T. | Coisas que Amamos
Faço o mesmo so que com xerox.
Copio e deixo uma na mala e a outra vai comigo.
Faço isso com cartão de credito também!
Em caso de perda ou roubo, vc tem todos os números a mão para cancelá-los!
Beijos!
conexaoparis
Tássia
Não precisa de carteira de vacinas nem avisar a embaixada.
Tássia
Preciso levar carteia de vacinas? avisar a embaixada do Brasil na França?
Obrigada pelas dicas da fotocópia dos documentos me ajudaram muito.
Abraço
conexaoparis
Rosângela
Estes roteiros já estão prontos na categoria do blog que se chama.
Roteiros, Paris a pé…
Rosângela
Estou indo á Paris em julho, ficarei de segunda à sexta, já comprei as passagens e tenho as reservas de hotel.
Gostaria que me indicasse um roteiro visitando os principais pontos turístico. Iremos ficar na Rua Lafaiette- Centro.
Não entendo nada em ingles meu amigo domina um pouco.Tenho medo e receio , pois é nossa primeira viagem.
Se puder sugerir agradeço
conexaoparis
Samu
Estou pensando abrir este espaço. Estou somente precisando de uma força.
Samu
Engraçado!
Em março fiz isso, mas não com o passaporte, mas com algumas informações de lugares que eu queria visitar. Escaneei, também, os documentos e comprovantes do seguro de saúde obrigatório, além de nomes, telefones e endereços dos hotéis onde eu ficaria hospedado.
Vou fazer isso com o passaporte, também, da próxima vez.
Estava aqui pensando sobre a quantidade de informações úteis que existem neste blog e decidi fazer uma sugestão: poderia haver algum ponto de encontro virtual ou ferramenta para as pessoas trocarem suas próprias fotografias ou roteiros ou, até mesmo, encontrarem-se. Digo isso para aqueles que pretendem viajar sozinhos e, assim, poderiam dividir despesas com aluguel de residência ou apartamento. Claro, tudo isso após uma apresentação e o estabelecimento de confiança entre as pessoas.
Apenas uma sugestão a mais, pois do modo como está, este blog já é parfait!
Abs.
Samu
conexaoparis
Rubem
Não sei te responder sobre prazos.
Eu esperaria um tempo longo.
A vacina é da febre amarela.