A minha amiga Meilin deixou um comentário que transformo em post. Ela disse que a Sylvia, viajante experiente, escanea passaporte e documentos importantes e depois anexa em um email enviado à ela mesma. Durante a viagem, em caso de roubo, ela vai em uma lan house e imprime os mesmos.
Porque eu não pensei nisso antes? Obrigada Meilin e Sylvia.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
57 Comentários
rubem asis
oi fui mandado em bora da frança , nem cheguei a sair do aeroporto ,e me barraram, me pergutaram qual o motivo da viagem , dai eu falei que era passeio . e me perguntaram que eu keria conhecer , so ke eu fui mal imformado desde de principio , pois era minha primeira viagem para o exterior , nao fui orientado na a gencia ke eu comprei a passagem , e desconhecia pontos turisticos de la eceto da torre , dai eu falei pra eles ke viagei pra conhecer atore e efim a cidade , mas nao foi convincente,pra eles , dai vamos pros documentos , 1- passaporte , 2-passagem de ida e volta ,3-seguro de vida com cobertura de trinta mil euros ,4- estadia em hotel compativel com a data da volta ou seja exemplo 4dias na frança 4 noites pagas, eu nao sabia disso pois eu so avia pagado 2 noites e ia ficar 10 dias la. , . .5 – 60 euros por dia , e a cota minima ke eles pediram pra mim tudo iso eu tinha ,,, exeto pela diaria ke so avia pago 2 noites , pergunta e \\\\\\\\\\\\\ noa rasuram meu passaporte apenas me mandaram de volta , tem algum praso de carencia pra mim tentar passar de novo?e se eses 5 itens ke eu mencionei ai estao corretos ?
Paula*
Nossa!! Super útil e importante essa dica! Obrigada às três 😉
Marcus Alves
Meilin Chan do panamá ???
Se for ela eu conheço sim …
Pedro
Boa tarde a todos. Tive uma experiência não muito boa em janeiro passado, quando eu e minha noiva fomos à Paris, passar uma semana. Pois no segundo dia meu passaporte sumiu! Estava carregando ele em um bolso interno de um casaco que estava usando.
Bom de qualquer forma, se acontecer isto com algum brasileiro em viagem rápida por Paris, a primeira coisa a se fazer é manter a calma. E procurar a embaixada brasileira em Paris, que fica na 34, Cours Albert 1er – 75008 – Paris, entre a Ponte De L´Alma e a Ponte des Invalides. O site oficial da embaixada é o http://www.bresil.org.
Bom depois que você chegar a embaixada, se ela não estiver cheia e você tiver que pegar uma senha e só ser atendido umas 3 horas depois, terá que preencher um formulário e entregar 4 fotos 3×4 junto com o formulário e uma cópia de sua passagem e do rg, este formulário é para pedir autorização de retorno ao Brasil. A foto 3×4 tem uma máquina que tira 6 fotos (2 fotos 7×8+4 fotos 3×4) dentro da embaixada, se não me engano custa algo em torno de 2,20 euros. A cópia dos documentos você conseguirá também em uma máquina dentro da embaixada e desenbolsará algo em torno de 0,60 de euro. O formulário é gratuito e tem uma pilha deles dentro da sala de espera na embaixada.
No meu caso que não se sabe se foi furto ou se eu perdí o passaporte, tive que fazer antes de entregar o pedido de autorização de retorno ao Brasil, um B.O (boletim de ocorrência), que pode ser feito na própria embaixada ou em qualquer uma das delegacias de Paris. Depois de ter feito o B.O e ter entregue os documentos, as fotos e o formulário, isto foi na quarta-feira, um dia depois do sumiço do passaporte, na sexta-feira eu deveria retornar após as 12:00 para pegar minha autorização já assinada pela acessora consular e carimbado. Esta autorização é necessária para se voltar ao Brasil, sem ela você não consegue entrar no avião, mesmo que tenha a passagem em mãos.
Bom, nesta brincadeira perdí 3 horas esperando ser atendido no primeiro dia (quarta-feira) e mais uns 15 minutos para ser atendido no segundo dia (sexta-feira).
Agora ainda bem que descobrí este site antes de viajarmos para Paris, pois nos foi muito útil. Gostaria de parabenizar a autora pela ótima iniciativa.
Bom eu e minha esposa quase caímos no golpe do anel na esquina da Avenida Champs Elysee e Rue Vernet. Nós tinhamos acabado de visitar o Arco do triunfo e depois de termos “arriscado” a vida atravessando a avenida que não possui uma faixa de pedestre ou semáforo para controlar o trânsito nos sentamos em um banco público nesta esquina para comer um lanche, era umas 15 horas, estávamos praticamente acabando de lanchar quando um sujeito aparece a nossa frente, agacha rapidamente, passa a mão rente ao chão e levanta a mão segurando uma aliança de ouro, nesta hora lembrei do que lí aqui, mas minha noiva não tinha lido e ia dizendo qualquer coisa, eu segurei a mão dela e comecei a dizer ao meliante, repetidamente, no no no no no!, mas ele insistia em entregar-nos a aliança e eu mais uma vez disse no no no no no! merci, então ele desistiu e foi embora, logo em seguida eu fiquei o observando se encontrando com seu comparsa logo na esquina, coisa de uns 30 metros de nós.
Bom esta foi a primeira vez, a segunda vez eu estava passeando sozinho pela Champ de Mars, pois minha noiva tinha passado mal por ter comido um queijo muito gorduroso e termos bebido muito vinho (umas 3 ou quatro garrafas), era umas 9:50 da manhã, quando uma moça apareceu a minha frente na mesma situação de antes, levantando a mão do chão, segurando uma aliança. Eu olhei bem para ela e comecei a gritar Ladrão!Ladrão!, não sei se ela me entendeu, mas ela sumiu rapidinho. Voltou depois quando eu estava embaixo da Torre Eiffel, vestindo outra roupa e me perguntando, em inglês se eu falava inglês. Eu nem dei trela e ela sumiu.
Bom fora isto ví inúmeros carros, em bairros como Saint German, Quartier Latin e mesmo na Rue de Rivoli, totalmente pixados por vândalos.
No metrô tive uma experiência ruim também por conta de um mendigo que entrou no trem fedendo a “adubo” a 50 metros de distância, o pior é que parecia que ninguém no vagão estava incomodado. Quando percebemos o fato, nós descemos na outra estação e trocamos de vagão, enquanto a maioria das pessoas continuaram no mesmo lugar.
Cláudia Oiticica
Eu adorei essa dica. Apesar de ser super precavida (tiro várias cópias de todos os documentos), nunca tinha pensado nisso.
Elaine
Olá! Olha só…eu ouvi hoje na CBN uma reportagem com a responsável pelo Consulado do Brasil na França, e ela estava alertando para o aumento expressivo para o número de brasileiros que estão sendo impedidos de entrar na França já no próprio aeroporto. Pediu especial atenção à documentação mínima exigida (passagem de volta, reserva do hotel, seguro saúde específico e uma quantia mínima de 60 euros por dia em que vai ficar na França). Peço a Lina, se souber, que confirme se é só isso mesmo (foi o que eu levei…). Ela disse que só chineses são mais recusados que brasileiros. E não tem adiantado muita argumentação….é a crise: medo de que os brasileiros queiram ficar lá. Tudo bem que é bom, mas, calma né?
Minha idéia é só alertar ….imagine a frustração de voltar !! Deus nos defenda. Com a documentação mínima, menos problema.
Dica: se vc comprou sua passagem com cartão de crédito, o seguro saúde pode ser de graça. Ligue para a operadora do cartão e peça a emissão para vc e para o acompanhante (desde que as duas passagens tenham sido pagas pelo cartão…). Com a economia, já rola um jantarzinho bacana em Paris…uns creminhos na Yves Rocher…e por aí vai !
Andrea Sipoli
Eu também faço isso, não só com o passaporte, mas com todos os documentos relevantes p/ a viagem. Além disso tiro cópias autenticadas e as levo comigo na viagem. Nunca levo o passaporte comigo e sim a cópia (salvo em situações que eu sei c/ certeza que irei precisar do original), deixo o original guardado às sete chaves no hotel.
Outra coisa que faço é me informar sobre o endereço e telefones das embaixadas e consulados antes da viagem.
Mirella
Excelente dica… faço isso e também deixo uma cópia do passaporte na mala just in case!
bjs
webeatriz
Há tres dias do embarque, já estou com passaporte devidamente escaneado e autenticado, pra deixar o original no cofre. Além disso terei copia da imagem em jpg. no cartao SD da fotografica e no proprio notebook.
Mari Campos
Lina, eu sempre faço isso antes de viajar e são só dois minutinhos de trabalho – que podem poupar um tempão de burocracias em caso de perda ou roubo. Escaneio os passaportes e também os cartões de crédito – sei que não adianta para fazer compras, mas acho que ter escaneado facilita no caso de roubo do cartão, sei lá.