A minha amiga Meilin deixou um comentário que transformo em post. Ela disse que a Sylvia, viajante experiente, escanea passaporte e documentos importantes e depois anexa em um email enviado à ela mesma. Durante a viagem, em caso de roubo, ela vai em uma lan house e imprime os mesmos.
Porque eu não pensei nisso antes? Obrigada Meilin e Sylvia.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
57 Comentários
Crika
Ana Laura…se levarem os cartões a coisa fica mais complicada. Não sei se adianta tê-los escaneado: vc tem quie tê-los com vc para comprar. Só ajuda para cancelar via telefone, mas, isso vc faz mesmo sem ter o número. Uma dica que eu dou é avisar ao banco para onde vai e por qual período. Já vi muita gente não conseguir passar o cartão por conta do sistema de proteção das operadoras de cartão. Vc liga na operadora, faz o AVISO DE VIAGEM, e leva na viagem o número do protocolo do aviso. QQ problema, liga lá (ligação grátis) e passa esse número para o atendente. Algumas lojas de Paris exigem o passaporte para efetivar a compra…a ZARA é uma delas.
Crika
O Consulado não exige que as fotocópias sejam autenticadas, mas é claro que qualquer ajuda no sentido de garantir a veracidade da informação é bem vinda. Digo isso porque, no meu caso, com os passaportes furtados sendo que eu estava sem nenhum documento original, nem número de passaporte anterior e nem cópia dele, cheguei lá apenas com as cópias e deu tudo certo. Uma dica que eu dou é levar uma cópia do título de eleitor tb, porque nos pediram e eu não tinha (nem na empresa). Mas depois deu tudo certo. O consulado (e a Sandra Frossard, especialmente – tão bem humorada, tão gentil, tão prestativa) me surpreendeu positivamente.
Outra coisa é que a validade do novo passaporte pode ser apenas de 6 meses…vai depender de uma avaliação da situação e documentação em geral. No consulado tem máquina para tirar fotos e para xerocar documentos (mas é mais caro que no correio. A taxa de 48 euros tem que ser paga no correio).
Bom, não façam como eu…é Paris, mas não abusa: cuidado com o passaporte e cartões (até hoje não sei como foi o furto – na rua, e sem nenhum esbarrão, nem nada – levaram tb o moedeiro com algumas moedinhas. Provavelmente, eu estava batende algumas fotos).
Boa viagem !!!
conexaoparis
Sniffer
Obrigada pelos comentários. Toda informação será bem vinda.
Paula Gontijo
Oi Lina,
Parabéns pelo blog. Excelentes dicas.
Eu também tenho um blog de viagens http://www.malasurrada.blogspot.com. Depois dá uma passadinha por lá, inclusive tenho esta dica de escanear os documentos mais importantes. Meu marido é super prevenido e sempre fez isso.
Quando postei minha reportangem sobre Paris, peguei algumas dicas suas e te indiquei por lá.
beijos
Paula Gontijo
Vívian Campanelli
Mto boa a dica! Parabéns Meilin e Lina!
bjos
Sandra
Prezados, é inacreditável mas estive em Paris na semana passada e tentaram me aplicar o golpe do anel 07 VEZES…eu ja tinha lido a respeito e, por isso, saia de perto quando a pessoa me oferecia o anel. Todas as vezes estava sozinha…acho que identificam mulheres sozinhas como alvo. Cheguei achar engraçado porque moro no RJ e isso para nós chegar a ser infantil, de qualquer forma, evitem conversar com pessoas que te abordam.
Camila
Sniffer, Monet não é impressionista?
conexaoparis
Patricia
http://www.bresil.org/index.php?option=com_content&task=view&id=34&Itemid=98
conexaoparis
Fabiana
Na categoria o que evitar.
Fabiana
Qual post (categoria) está o “golpe do anel”?
Apesar de leitora assídua, esse parece que deixei passar…