Est-ce que vous avez du feu?
Texto de Kátia Becho
Cigarro e glamour formavam uma dupla quase indestrutível até alguns anos atrás. No cinema, na publicidade ou na TV, o cigarro compunha a cena emprestando charme e uma aura de mistério aos protagonistas. Pura sedução. Mas agora, tudo mudou. A luta antitabagista varre o mundo com leis restritivas e aumento de preços. E o cigarro, de mocinho, passou a vilão.
A França proíbe o fumo em lugares fechados desde 2008, o que fez com que os fumantes inundassem as varandas dos cafés para dar suas baforadas. Já o aumento dos preços fez surgir uma nova moda entre os jovens parisienses: a antiga prática de enrolar o próprio cigarro. É comum ver os jovens abrirem a bolsa, pegar o pacote de tabaco e a seda e, como um ritual, calmamente enrolar o dito cujo.
Vamos aos números: um pacote de 40g do tabaco Armsterdamer, um dos mais consumidos, custa cerca de 5 euros e rende uns 50 cigarros. Já um maço tradicional (paquet de cigarettes) custa o mesmo valor e traz apenas 20. O custo- benefício (pra quem vê algum benefício) atraente foi o empurrãozinho pra moda pegar. Você tem fogo?
Na foto, Raphael Gros, cuja mãe é belorizontina.
Hoje, 31 de maio, é o Dia Mundial Sem Tabaco.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
75 Comentários
Beth
Isabel
É isso aí!
E eu garanto que até hoje Dodô goza perfeitamente de todas as suas faculdades físicas e mentais…
Sou testemunha!
Abs.
eymard
Dodo: parece que o pepino anda tao perigoso quanto o tabaco (rs). De qualquer forma, apesar de sua Ode ao Tabaco (rs) invocando até o nosso Rosa, essa batalha é mesmo em desfavor dos tabagistas. Tenho um amigo que se sente igualmente oprimido. Outro dia estava fumando em um jardim. Aberto. Longe de todos. E uma pessoa foi abordá-lo. Dizia que a fumaça poderia atingir a sala dela que estava mais ou menos uns 55 metros do local….O lugar onde me senti mais “entupido” de fumaça foi na Espanha. Um exagero de cigarro aceso durante a refeiçao. Tem que moderar, né? O cara fumava literalmente na cara do meu filho mais novo. Isso num restaurante bacana!!!! Mas, Dodo, concordo: estao maltratando o enfisema e dando vivas a cirrose!!!!
Isabel A
Dodô, rosiano vc, hein! Beth, help!
Dodô
Como fumante de vida inteira, agradeço o cuidado de vocês com a minha saúde. E retribuo com minha preocupação pelo bem estar dos não-fumantes. Já que as áreas permitidas ao consumo de tabaco são cada vez menos numerosas, não será difícil evitá-las. Mesmo em Paris, a capital universal do lívre-arbítrio, onde o direito de escolha é respeitado como exercício de uma liberdade duramente conquistada, os não-fumantes sempre terão onde beber e comer sem fumaça por perto, trocando a perspectiva de enfisema pela possibilidade de cirrose e enrijecimento arterial. Poderão correr ou passear nas ruas e parques, expostos apenas aos gases expelidos pelos veículos. Em Paris também se pode fazer regime,embora seja um desperdício namorar a anorexia num lugar com tantos restaurantes excelentes.
Para manter a forma jogando tênis, Roland Garros fica pertinho. Mas cuidado com o “tennis elbow”. Se, ainda assim, não der para aguentar um lugar com tantos fumantes, fujam no primeiro avião. Mas antes verifiquem se já descobriram porque os aviões caem. E voltando ao Brasil,onde nos sentimos absolutamente seguros, matem saudades do idioma com um livro de Guimarães Rosa, aquele que um dia escreveu: “Viver é muito perigoso”.
Claudia Maria
Fumar é um vício terrível, já provado que muito mais difícil de largar que o de outras drogas (cocaína, etc), até porque leva a uma dependência psicológica também. Mas pior que o tabaco é o alcool e nenhum comentário acima falou sobre esse vício. Os nossos jovens estão bebendo cada vez mais cedo, isso é porta de entrada para outros vícios, isso leva a aumento da criminalidade, aumento no número de acidentes de trânsito, aumento no número de mortes. Fumaça tô fora, mas uma latinha de cerveja com meu filho tudo bem?! Isso é hipocrisia!
Isabel A
Escória, doença? E a liberdade individual? Quanta perseguição, gente. Menos. Penso que o Estado devia intervir menos. Não acho que fumar seja uma virtude, mas… caça às bruxas, não! definitivamente.
Deise
Eu também fiquei impressionada com a quantidade de fumantes em Paris. E essa idéia de fazer fumo de rolo é péssima, é muito pior para a saúde, pois não tem o filtro.
Maria das Graças
Sou telespectadora habitual da TV5 e de seus filmes das 20:30hs. Mas confesso que duas coisas me inquietam quando vejo esses filmes: quanto que o povo fuma e o hábito de chegar da rua e não lavar as mãos. Vão direto para a cozinha, abrem a geladeira e pegam alimentos. Fumam em qualquer lugar dentro de casa. No quarto quando tem outra pessoa dormindo. Será que na vida real é assim?
Beth
Jose Mauricio
Os franceses fumam muito mas são magros, saudáveis e longevos…
Bruno Beltrao
Claro que os fumantes não devem ser perseguidos pois, como citado acima são , na maioria, doentes que não conseguiram se livrar do vício dessa droga, lícita às custas de lobby poderoso!
Mas cabe sim, aos governantes tomarem providências para minimizarem os prejuízos bilionários aos sistemas de saúde causados pelo tanto de tumores e doenças cardiovasculares que essa droga fomenta.Não sei se o governo francês está tomando as providências cabíveis pois também fiquei estarrecido com o tabagismo entre os jovens franceses, muitos desses fumando na parte da manhã o que denota claro sinal de dependência química.Estive na Alemanha e percebi que o problema lá é bem menor,aparentemente…
Resumindo, fico feliz que pelo menos nesse aspecto , nosso país está anos luz a frente, já que estamos atrasados em tantos outros aspectos..