Est-ce que vous avez du feu?
Texto de Kátia Becho
Cigarro e glamour formavam uma dupla quase indestrutível até alguns anos atrás. No cinema, na publicidade ou na TV, o cigarro compunha a cena emprestando charme e uma aura de mistério aos protagonistas. Pura sedução. Mas agora, tudo mudou. A luta antitabagista varre o mundo com leis restritivas e aumento de preços. E o cigarro, de mocinho, passou a vilão.
A França proíbe o fumo em lugares fechados desde 2008, o que fez com que os fumantes inundassem as varandas dos cafés para dar suas baforadas. Já o aumento dos preços fez surgir uma nova moda entre os jovens parisienses: a antiga prática de enrolar o próprio cigarro. É comum ver os jovens abrirem a bolsa, pegar o pacote de tabaco e a seda e, como um ritual, calmamente enrolar o dito cujo.
Vamos aos números: um pacote de 40g do tabaco Armsterdamer, um dos mais consumidos, custa cerca de 5 euros e rende uns 50 cigarros. Já um maço tradicional (paquet de cigarettes) custa o mesmo valor e traz apenas 20. O custo- benefício (pra quem vê algum benefício) atraente foi o empurrãozinho pra moda pegar. Você tem fogo?
Na foto, Raphael Gros, cuja mãe é belorizontina.
Hoje, 31 de maio, é o Dia Mundial Sem Tabaco.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
75 Comentários
Patrícia
Não fumo, não gosto do cheiro mas estou bem curiosa pra ver Paris sem cigarro (pelo menos indoor…). Fui em 2007, no inverno, quando tinha que frequentar bares (muito) enfumaçados. Em alguns locais ficava com a sensação de que eu era a única que não estava fumando… Era uma característica muito marcante da cidade. Contando os dias! Dia 10/06 estamos aí na França!
Maria das Graças
Já acompanhei muito de perto o sofrimento de uma pessoa da família que morreu com efisema pulmonar resultado de muitos anos de muito fumar. É dolorosa e desesperadora a situação.
Creio que o aumento de mortes provocadas pelo cigarro em nosso meio talvez sirva de alerta e faça com que muitos deixem de fumar.
Há muitos anos atrás, para mim bastou ver em uma revista uma foto de um homem cadavérico, já em estado terminal, e em completo desespero por não poder respirar.
José Maurício
Beth: O mais interessante é que lá nos “States” se encontram alimentos com os rótulos “FAT FREE” ou “SALT FREE” e outros mais e eles continuam cada vez mais gordos e a hipertensão já chegou até aos jovens…
Beth
Carlos
Melhor ir para New York, lá o fumo é proibido até em locais abertos…
Em compensação, os americanos estão cada vez mais obesos e com todos os problemas de saúde decorrentes….
Carlos
Estou em Paris e muito mal impressionado com a enorme quantidade de fumantes…!!!
Lamentável!
Paris é uma bela cidade e ficaria melhor c/ menos fumantes!
Raquel
Relações são difíceis. E o fumo estreita algumas (já estreitou mais). Como a bebida e outros vícios, saudáveis ou não (leitura, drogas, viagens). Acaba funcionando muito como uma bengala social e é complicado deixar apoios. Sejam eles quais forem. Mas é sempre bom lembrar que podemos ser mais fortes que eles, apesar de não ser fácil de jeito nenhum. Belo texto Katita, curti.
Beijos coloridos.
Beth
Jessica
Vc não tem que se desculpar pelo seu marido.
Até porque o tabaco é uma erva lícita, vendida legalmente em todo o mundo…
Ruim mesmo é não fumar cigarros industrializados e usar drogas realmente agressivas e que levam a crimes, etc.
Além do mais, as emissões C02 dos carros que passam numa rua incomodam muito mais…
Abs.
Mauricio Niza
Lina,
Estou em Paris agora e, infelizmente, os parsiences nao parecem estar apoiando a data.
Bjo,
Mauricio
Jose Mauricio
Minha mulher é ex-fumante há cerca de oito anos. Hoje o cheiro do cigarro a deixa muito enjoada. Eu nunca fumei, mas o cigarro me incomoda pouco.
Concordo que o cigarro em ambientes fechados é um horror, mas não compartilho da perseguição ao fumante em espaços abertos. Daqui a pouco vão começar a medir as emissões de CO2 dos cigarros…
O cigarro desfrutou de uma longa aliança com o cinema, onde todos fumavam loucamente, é só ver um filme antigo, mas isso mudou. Hoje quem fuma geralmente é o vilão ou a mulher fatal.
Jessica Scalea
Gente,
Também não fumo e não gosto de cigarros, mas casei com um fumante e aprendi que devemos respeitá-los também.
A grande verdade é que nem os fumantes gostam do cigarro. Meu marido pelo menos não gosta, mas ele tem um problema, ele tem um vício e ainda não conseguiu parar. Sabe do mal que faz para ele mesmo e para os outros, mas é um “doente” que infelizmente ainda não foi curado.
Devemos ter pena de quem fuma e entender o lado dessas pessoas. Hoje em dia os fumantes são a escória da sociedade e precisam ficar “caçando” um lugar onde sejam aceitos.
Vejo o sofrimento do meu marido quando fazemos viagens longas. É um desespero para chegar onde quer que seja pra poder consumir a droga dele.
Não é legal e ele não se sente feliz por fumar. Meu marido é super consciente da siutação e respeita muito que não fuma. Ele nunca fumou dentro da nossa casa, nem no nosso carro e sabe que seria errado fumar em qualquer lugar fechado. Não fuma perto de mim e tenta incomodar o mínimo possível os não fumantes.
Mas acho bem complicado também quando as pessoas torcem o nariz quando ele está fumando num local externo e/ou a céu aberto. Alto lá pessoal, eles também merecem ter um espaço na sociedade e não devem ser tratados como criminosos, porque até onde sei fumar não é crime e era bastante estimulado até pouco tempo atrás.
Ou seja, devemos exigir educação e respeito por parte deles, mas também precisamos entender a situação deles e saber que não dá pra retirá-los das ruas e das calçadas. Algumas vezes acho mesmo que os incomodados é que se retirem!