Est-ce que vous avez du feu?
Texto de Kátia Becho
Cigarro e glamour formavam uma dupla quase indestrutível até alguns anos atrás. No cinema, na publicidade ou na TV, o cigarro compunha a cena emprestando charme e uma aura de mistério aos protagonistas. Pura sedução. Mas agora, tudo mudou. A luta antitabagista varre o mundo com leis restritivas e aumento de preços. E o cigarro, de mocinho, passou a vilão.
A França proíbe o fumo em lugares fechados desde 2008, o que fez com que os fumantes inundassem as varandas dos cafés para dar suas baforadas. Já o aumento dos preços fez surgir uma nova moda entre os jovens parisienses: a antiga prática de enrolar o próprio cigarro. É comum ver os jovens abrirem a bolsa, pegar o pacote de tabaco e a seda e, como um ritual, calmamente enrolar o dito cujo.
Vamos aos números: um pacote de 40g do tabaco Armsterdamer, um dos mais consumidos, custa cerca de 5 euros e rende uns 50 cigarros. Já um maço tradicional (paquet de cigarettes) custa o mesmo valor e traz apenas 20. O custo- benefício (pra quem vê algum benefício) atraente foi o empurrãozinho pra moda pegar. Você tem fogo?
Na foto, Raphael Gros, cuja mãe é belorizontina.
Hoje, 31 de maio, é o Dia Mundial Sem Tabaco.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
75 Comentários
Luciano Melo
Por que?
Comprar um carro tornou-se tão politicamente incorreto??
Beth
Adriana
Eu também achei o comentário dos jornalistas da Globo muito infeliz!
Adriana Pessoa
Yara,
a questão aí é a quantia que se gasta para manter o vício.
Pode ser um carro, ou outra coisa no valor desse carro. É só para ilustrar.
yara cynthia xavier
Adriana,
Uma pessoa que passa a vida lutando contra a fumaça alheia nunca deveria pensar em comprar um carro. É uma questão de coerência.
Adriana Pessoa
Deu no Jornal Hoje, da Globo:
“Se vc economizar o que vc gasta por dia, comprando dois maços de cigarro, ao fim de 20 anos, vc poderá comprar o carro dos seus sonhos.”
Luciano Melo
O europeu não fuma. Ele come cigarros. É trágico a quantidade de pessoas que vão às ruas durante o horário de trabalho para fumar, principalmente garçons que voltam a atender naquela fedentina característica pois nem as mãos lavam. aulas de higiene e educação não fariam mal…
Adriana Pessoa
É o seguinte: eu não suporto cigarro.
Não consigo respirar direito, fico sem ar…corro léguas!
A pessoa que fuma fica com o cheiro, os dentes amarelam…é o fim!
Na Europa é de assustar o número de fumantes nas ruas, nas varandas.
Convivo com pouquíssimas pessoas que fumam e quando o meu filho era menor, ele dizia:
“- Sabia que minha mãe tem uma amiga que fuma?”
Um ser de outro planeta, para ele.
Francy
Lina , concordo com Ludwig , é espantoso o número de jovens fumantes na Europa , sempre fico espantada .A garotada aqui faz o tipo saúde, e cigarro nem pensar .Fiquei aqui pensando no nosso circulo de amigos ,ninguém fuma .
Leandro Ramos
Bem lembrado Ludwig. Esta, é infelizmente, uma das chagas evidentes da sociedade francesa. Felizmente, o número de fumantes no Brasil, caiu para 15,1%, segundo o Ministério da Saúde, em 2011. O foco, hoje, da indústria do tabaco, são as mulheres, em cujo meio, vem aumentando o número de fumantes. Alguns estudos apontam que as mortes/ano, causadas pelo uso do tabaco, podem chegar à estratosféricos 8 milhões de pessoas em 2030, por conta deste hábito, que representa um imenso desafio às autoridades de saúde mundiais. “S’il vous plaît ! Ne pas fumer!”
Ludwig Wallerstein Neto
Infelizmente, quando estive em Paris (aliás, em todos os seis países que conheci) não conseguí sentar num bistrô para tomar uma bebidinha e apreciar o movimento/burburinho das ruas, por causa do excesso de fumaça dos cigarros das pessoas… Honestamente, fiquei horrorizado com a quantidade de pessoas que fumam. Nisso o Brasil ganha… Aqui as pessoas fumam bem menos. Meu pai hoje sofre muito, ganhou um enfisema crônico. Fumo, estou fora!!!