Ao longo desses anos de interação com nossos leitores, descobrimos que a maioria dos brasileiros aproveita a viagem a Paris para conhecer outras cidades da Europa. Em média, o brasileiro passa 4 dias em Paris antes de seguir viagem. Por esse motivo, fizemos nosso guia Paris: 5 roteiros para 4 dias.
Resolvemos então convidar outros blogueiros para apresentar as demais capitais da Europa no intuito de ajudar nossos leitores a fazer seus roteiros. Vamos começar por Roma, a cidade eterna. Anelise Sanchez, co-autora do ótimo blog Turismo em Roma, escreveu o primeiro post da série. Jornalista paulistana, Anelise mora em Roma há mais de uma década, onde vive com a sua família. Abaixo, ela lista os 10 motivos pelos quais você deve incluir Roma em seu roteiro.
Dez razões para programar já uma viagem para Roma
1. Suas fontes: A água sempre representou um elemento característico da cultura romana que, desde os tempos do império, distinguia-se pela imponência de seus aquedutos e termas.
As fontes são, inegavelmente, parte irrenunciável da arquitetura da cidade eterna e estima-se que elas superem 2 mil unidades. Modestas ou de grande valor artístico e, quase sempre, circundadas por históricas e legendas, nem todas são acessíveis aos turistas. Algumas encontram-se no interior de jardins e villas particulares, mas isso não nos preocupa! Basta passear pelo centro histórico da cidade para constatar que as mais lindas encontram-se ao ar livre e só esperam você para serem contempladas.
A mais famosa, obviamente, é a Fontana di Trevi, mas além das fontes monumentais Roma também é repleta de “bicas” , aqui chamadas de “nasoni” (narigões) – em uma alusão à sua forma- de grande utilidade pública: oferecer , gratuitamente, água potável e fresquinha para romanos e turistas.
2. O por do sol: Em nenhuma outra capital européia, tons vermelhos e alaranjados pincelam o céu com tamanha maestria. Difícil não emocionar-se diante de seus reflexos nas águas do rio Tibre.
3. Os vestígios do Cristianismo: Não importa se você é católico, ateu ou adepto de qualquer outra confissão religiosa. Cada esquina da cidade eterna esconde igrejas monumentais decoradas pelos maiores gênios da arquitetura e pintura italiana, como Michelangelo ou Caravaggio, só para citar alguns. E o melhor de tudo: em muitas delas a entrada é grátis!
4. Para descobrir o mundo aos seus pés: Roma subterrânea. Antes de reclamar da limitada quantidade de linhas de metrô na cidade, saiba que aqui basta começar um projeto que comporte escavações para descobrir vestígios arqueológicos como, por exemplo, complexos termais ou vilas de imperadores. Hoje, um turista em Roma pode visitar atrações incríveis como a masmorra onde São Pedro e São Paulo teriam sido presos, catacumbas de mártires cristãos decoradas com grafites ou templos mitraístas, entre outras inúmeras atrações underground.
5. Trastevere: Porque em nenhuma outra área da cidade respira-se a atmosfera pitoresca e descontraída que caracteriza esse bairro. Se, metaforicamente, Paris pode ser comparada a uma “belle fille” de ar esnobe e elegante, Roma é uma senhora âgée, mas consciente de seu próprio fascínio. Por isso, deixe-se contagiar pela magia das vielas de Trastevere e suas antigas casas, suas janelas escancaradas que exalam aroma de “sugo” e pelas marcas do tempo espalhadas em cada esquina do bairro.
6. Cafeterias históricas: Será difícil escolher entre espresso, cappuccino, latte macchiato, mocaccino e tantas outras variedades de bebidas a base de café. Faça como os romanos: escolha a sua cafeteria preferida, sente-se e deguste com calma um bom espresso enquanto observa a vida passar.
7. Gelato! Talvez seja redundante acrescentar comentários a uma especialidade que conquistou paladares no mundo inteiro. Roma é repleta de sorveterias famosas que competem entre si para transformar o prazer de um gelato em uma emoção inesquecível. Na dúvida entre tantas sabores, prove todos eles!
8. Arte para todos os lados: não é preciso fazer uma maratona por museus para apreciar os tesouros artísticos espalhados por toda a cidade. Mantenha os olhos bem abertos e não se decepcionará.
9. Pizza! Ao contrário das pizzas servidas em Nápoles, Roma é famosa por sua pizza fininha e crocante e pela pizza al taglio, aquela aos pedaços, vendida por peso. Para os romanos, é comum acalmar a fome com um “lanchinho”: a pizza branca recheada de mortadela que, inevitavelmente, deixa suas mãos brancas de farinha e com um aroma indescritível!
10. Lojas exclusivas: assim como Paris, Roma é repleta de lojas pitorescas. Aqui é possível encontrar desde as grandes grifes do “made in Italy” até “negozi” que mais parecem laboratórios, com roupas realizadas artesanalmente, perfumarias que realizam fragâncias únicas, inimitáveis artigos de papelaria e tantas outras tentações para todos os gostos.
Gostou? Passe no blog Turismo em Roma para descobrir mais dicas sobre a Cidade Eterna.
Informações do Conexão Paris: Como ir de Paris até Roma.
- Avião: a viagem de avião dura 2 hora. Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Trem: a viagem tem cerca de 11h40, mas fique atento as baldeações e ponto final do trem, que podem variar de estação. Os preços também podem variar de acordo com a data, o dia da semana e horário da viagem. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: a viagem de caro é a mais longa, com cerca de 14h10 de trajeto, passando por lindas cidades como Genebra, Milão, Florença. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
Veja também os dez motivos para você visitar Londres, depois de Paris.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
57 Comentários
João
Estive em março/15 na Europa, fiquei 16 dias na Itália, conheci Roma, Pisa, Lucca, Castelnuovo di Garfagnana, Florença, Veneza e Milão, fui para Paris onde permaneci por 7 dias, conheci os principais locais turístico, viagem lindíssima, gostei de todas as cidades que visitei, mas Paris com seus belos jardins e museus foi a mais linda cidade que conheci, não desprezando as cidades da Itália que são belíssimas e vc encontra a cada esquina uma obra de Michelangelo, Caravagio, Leonardo da Vinci e muitos outros, pretendo voltar no próximo ano e conhecer outras cidades italianas e francesas….
Luciana Rodrigues - Turismo em Roma
Resposta para o André Gonçalves: a previsão para o fim das obras é outubro de 2015, mas, conhecendo os atrasos italianos, pode até ser depois dessa data. Abraço, Luciana Rodrigues
Andre Gonçalves de Oliveira
Estarei indo para Paris e depois para Roma, em Fevereiro de 2015, gostaria de saber se a famosa fontana di trevi esta em obras?
Quezia
Estivemos em Paris e Israel em março e graças a suas dicas dos roteiros aproveitamos muito cada minuto nesta cidade encantadora. Agora estamos planejando ir a Italia e tivemos essa grata surpresa.
Renata Píccoli
Adorei a abordagem! Como sempre, o Conexão Paris demonstrando sua generosidade e alargando suas fronteiras, sem perder o foco.
Conheci ambas as cidades em viagens distintas, sendo primeiro Paris e, em outra oportunidade, Roma, mas confesso que por mais que tenha gostado bastante de Roma e suas peculiaridades, é inevitável comparar as cidades e, sob o meu ponto de vista, Paris está acima de qualquer comparação.
Achei Roma linda, riquíssima em história, arquitetura, gastronomia, boa para compras, fácil de andar (e não me hospedei no centro.. fiquei em Quartier V Nomentano, próximo à Piazza Bologna, bairro delicioso e mais residencial.. metrô pertinho), mas não se vêem praças e jardins lindos como em Paris, nem edificações restauradas em sua maioria. Penso que talvez teria outra impressão se tivesse ido primeiro à Roma e depois Paris..
Apesar disso, amei Roma e voltarei com certeza!
Vale a pena demais!!!
Marcy
Ótimo post. Parabéns mais uma vez CP.
Realmente, arte por todos os lados, história, e concordo com o por do sol sobre o Tibre – lindo.
Renata
Pessoal, talvez tenha 12 motivos: ver o Papa e os gatos, tão famosos em Roma!
Viviane
Roma é tudo de bom, imagina só sair às 3h da manhã e encontrar comida por aí?! Fui na Copa do mundo e a baguncinha na Piazza Venezia era o máximo, em especial com os jogos da Itália começando 1h da manhã. Minha grande decepção com Roma foi a Fontana di Trevi em obra – nossa, quase chorei de tristeza! Mas a partir de setembro/2015 ela estará linda e pretendo voltar!!!
Noelia
Para viajar pela Europa as companhias aéreas low cost são vueling, ryanair e easyjet, vale a pena comprar direto da página deles e os vôos são bem em conta, considerando que o bilhete da direito a uma mala de mão tamanho pequena, tem a opção de faturar e mesmo assim o preço e bem econômico. Para viajar dentro da Itália vale a pena o trem direto da página trenitalia, os trens andam a uma velocidade de 250, super tranquilo, rápido e cômodo.
Stella
Úrsula, a primeira vez que fui estava na mesma situação que você: poucos dias e orçamento limitado. O que eu fiz foi pesquisar todas as possibilidades de preços possiveis. Ex: se vc for de SP – Paris ou SP – Roma ou SP- veneza, qual será a passagem mais barata? E la dentro da Europa? de onde pra onde, de trem ou avião fica mais barato. Dá um pouco de trabalho, mas é tão gostoso pesquisar que a gente já vai sonhando com a viagem antes!!! Boa sorte!