[POST ATUALIZADO EM 2024] Uma alternativa mais simples – e teoricamente mais rápida – para se fazer os procedimentos da detaxe / tax free são os terminais do sistema PABLO
Nesse post estamos complementando e ampliando as informações sobre detaxe / tax free presentes no nosso artigo anterior sobre o assunto.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
O que é e como obter a détaxe
Détaxe ou tax free ou tax refund é a devolução do valor do imposto TVA – embutido no preço da mercadoria – à qual aqueles que não residem na União Europeia têm direito.
A fim de poder solicitar o reembolso, você tem que ter feito compras acima de 100 euros em uma mesma loja em um período de 1 a 3 dias consecutivos.
Ao pagar, informe ao lojista que você quer fazer a détaxe e se prefere receber o reembolso em espécie ou no cartão de crédito. E não se esqueça que você precisará apresentar o seu passaporte, portanto, tenha sempre uma cópia com você. Algumas lojas exigem o original.
Salvo algumas exceções, por exemplo, nas Galeries Lafayette, não é o comerciante que vai lhe devolver o dinheiro. Veja mais informações no item ‘Passo a passo do processo de validação do formulário PABLO’ mais abaixo.
O lojista lhe entregará um formulário (e um envelope já selado), que você deverá apresentar ao funcionário da alfândega, junto com as mercadorias compradas, no aeroporto no momento de sua viagem de volta ao Brasil.
O oficial da alfândega irá carimbar este formulário que você deverá colocar dentro do envelope e, em seguida, colocá-lo em uma caixa de correios, no próprio aeroporto.
Hoje em dia, na França, a maioria das lojas usam o formulário PABLO cuja validação pode ser feita nos terminais automáticos presentes nos aeroportos de Paris (CDG e Orly) pela leitura do código de barras.
O sistema e o formulário PABLO
Implantado em 1° de janeiro de 2014 nos aeroportos em Paris (CDG e Orly), o sistema PABLO é uma alternativa mais simples para se fazer os procedimentos da detaxe.
Ele permite que o processo de validação do formulário recebido na loja seja feito de forma eletrônica, nos próprios terminais PABLO, sem a necessidade de passar pelos atendentes da aduana/alfândega e sem necessidade de enviar o formulário validado pelo correio.
Passo a passo do processo de validação do formulário PABLO:
1) Antes de fazer o check-in e despachar as bagagens, vá até um terminal PABLO com o seu passaporte, sua passagem, o(s) formulário(s) PABLO e os artigos comprados. Veja abaixo a localização dos terminais PABLO nos aeroportos Orly e CDG.
2) Escolha a língua desejada na tela. Passe o código de barras do(s) formulário(s) no leitor ótico do terminal.
3) O visto eletrônico emitido (mensagem “OK bordereau confirmé” ou “OK, form valid” com um círculo verde na tela do terminal) funciona como o carimbo dos serviços aduaneiros.
4) Se você escolheu o reembolso pelo cartão ou se já o recebeu na loja em que fez as compras ou em casas de câmbio como a Global Blue (clique aqui), pronto, não precisa fazer mais nada!
5) Se escolheu o reembolso em espécie, vá até o guichê da Cash Paris para receber o dinheiro. Veja abaixo a localização da Cash Paris nos aeroportos Orly e CDG ou clique aqui.
DICA: para facilitar a sua vida, recomendamos sempre pedir o reembolso no cartão de crédito ao invés de em espécie (você receberá todo o valor no seu cartão de crédito, de 4 a 6 semanas depois). Isso evita ter que, na sequência do procedimento do item 3, entrar na fila sempre longa da casa de tax refund Cash Paris para receber a restituição em espécie.
6) Caso o processo descrito no item 3 não tenha dado certo, siga as instruções na tela. Será preciso ir ao guichê para ser atendido por um funcionário da aduana.
Veja o videozinho abaixo (em inglês) para obter mais explicações sobre o procedimento:
Localização dos quiosques/terminais do sistema PABLO e dos guichês tradicionais da aduana:
- Orly (clique aqui)
Orly 1-2: Nível 1, perto da Porte 21d
Orly 3: Nível 0, perto das Arrivées 3
Orly 4: Nível 0, perto da Porte 47d
- Charles de Gaulle (clique aqui)
Terminal 1: nível CDGVAL, Hall 6
Terminal 2A: nível Départs (Partidas), Porte 5
Terminal 2C: nível Départs (Partidas), Porte 12
Terminal 2D: nível Départs (Partidas), Porte 6
Terminal 2E: nível Départs (Partidas), Porte 4
Terminal 2F: nível Arrivées (Chegadas)
Terminal 3: nível Arrivées (Chegadas)
Localização das casas Cash Paris:
- Orly (clique aqui)
Orly 4 – antes da segurança – Nível das partidas (Départ / Departure)
- Charles de Gaulle (clique aqui)
Terminal 2AC – depois da segurança
Terminal 2E – depois da segurança – Hall K / Hall L / Hall M
Ressalvas gerais:
- Os quiosques PABLO não aceitam as guias comuns. Se ao fazer as compras em Paris você receber guias de détaxe comuns e também guias PABLO, o mais prático é juntar todas e fazer os procedimentos nos guichês tradicionais da aduana com um atendente. Hoje em dia praticamente todos os comerciantes usam o sistema PABLO.
- Se você for embarcar em Orly nos terminais Orly 1, Orly 2 ou Orly 3, peça o reembolso no cartão de crédito ao invés de em espécie pois nesses terminais não há a casa de tax refund Cash Paris para fazer a restituição em dinheiro. Somente no terminal Orly 4 existe a Cash Paris (nível Départ / Departure).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
180 Comentários
carlos watanabe
Rodrigo, boa tarde. Se fizer a compra do produto em espécie, posso pedir a detaxe no meu cartão? Grato, Carlos.
Rodrigo Lavalle
Carlos, pode.
Junior Paes
Rodrigo bom dia, parabéns pelo blog, está me ajudando muito na programação da minha viagem.
Veja se pode me ajudar, antes de ir para Paris irei passar pela Espanha e lá tenho intenção de fazer algumas compras e ter direito a devolução do IVA, meu último destino será Paris, portanto posso reunir todos os documentos comprados na França e Espanha e no aeroporto de Paris devo fazer o carimbo na Aduana ou então pelas máquinas PABLO e depois colocar na caixa de correio ao lado, estou correto? E se já tiver feito o processo na Espanha para pegar o IVA em dinheiro, o processo será o mesmo?
Muito obrigado
Rodrigo Lavalle
Junior, o formulário referente às compras feitas em Paris podem ser escaneados nos terminais PABLO. Acredito que os formulários das compras feitas na Espanha deverão ser carimbadas pelo oficial da aduana em Paris e então colocados em uma caixa de correio. Sugiro que você se informe com o vendedor na Espanha.
Antonio Jose
Pois é Rodrigo, ele nao perguntou… Só que eu perguntei a ele e sugeri cartao… Ele informou que só faziam por transferencia bancária… Pesquisei ontem por procedimento PABLO e encontrei esse link http://www.douane.gouv.fr/Portals/0/fichiers/particulier/voyage/detaxe-pablo-la-procedure-de-remboursement-de-la-tva-en-france.pdf
Que fala realmente em devolução no Guichê de cambio ou transferência, que é o que a loja colocou no meu formulário… [Dès l’obtention du visa douanier, vous serez remboursé directement auprès d’un guichet de change avant votre départ si votre point de sortie en est doté, ou par Virement bancaire, selon le choix que vous avez effectué chez le commerçant…]
Parece que está OK.
Valeu.
Rodrigo Lavalle
Antonio, faça o procedimento nas máquinas PABLO (escaneie o formulário recebido na loja) e em seguida recupere o dinheiro na casa de câmbio do aeroporto.
Antonio Jose
Bom dia.
Estou em Paris e fiz uma compra em uma loja afiliada ao sistema PABLO. O vendedor me entregou um formulário com um código de barras e me instruiu a apresentar o código de barras em um terminal PABLO no aeroporto de Orly… Meu voo é Paris – Lisboa – Brasilia… A princípio achava que o detaxe deveria ser em Lisboa, onde terei 1,5 hs de conexão, mas lendo as mensagens acho que terei de fazer em Orly mesmo, pois é onde será o chekin e só pegarei as malas no Brasil, certo?
Outra dúvida: O vendedor solicitou que enviasse por email uma cópia do formulário de detaxe + Cópia da fatura + RIB (com code swift) que seriam meus dados bancários… E disse que num prazo até 2 meses do recebimento dos documentos eles farão uma transferência para minha conta… Essa forma procede? achava que o reembolso seria por cash ou cartão no aeroporto…
Muito grato pelos esclarecimentos.
Rodrigo Lavalle
Antônio, certo, você deve fazer o procedimento da détaxe (escanear o código de barras do formulário no terminal PABLO) em Paris pois em Lisboa fará somente uma conexão.
Nunca soube de casos onde o reembolso tenha sido feito direto na conta do cliente. Ele é feito no cartão de crédito ou em dinheiro na casa de câmbio do aeroporto. Quando o formulário foi preenchido na loja, o vendedor não perguntou como você gostaria de receber o reembolso?
Carolina
Bom dia.
Estarei indo para Paris (e lá desejo fazer umas compras em lojas de grife, tais como LV e Gucci). De lá (Paris, pelo Charles de Gaulle) irei para Gênova. Vc me recomenda fazer o detax por onde? De Gênova irei para Marselha (onde pegarei um navio de volta p o Brasil). O que recomenda? Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Carolina, não é questão de recomendar. Você DEVE fazer a détaxe no país onde fará o check-in de volta para o Brasil. No seu caso, creio que deva ser em Marseille, antes de embarcar no navio.
Rafael Fernandes
Só não entendi ainda por que eu preciso fazer o procedimento no país que farei check-in para o Brasil… Eu fico em Paris uma semana, e depois uma semana em Londres. Se eu fizer o procedimento em Paris, num terminal PABLO ou num guichê da aduana mesmo, e embarcar para Londres, algo vai dar errado?
Rodrigo Lavalle
Rafael, não sei lhe informar se algo irá dar errado pois sempre fizemos o procedimento no país no qual embarcamos de volta para o Brasil. A lei francesa relativa à détaxe diz isso.
Rosangela Vasconcelos
Vou para ROMA em setembro e volto ao Brasil por PARIS, devo fazer a DETAXE em PARIS mas tive a informação que agora eles exigem que mostremos todos os produtos comprados la na hora? isso procede?
Rodrigo Lavalle
Rosangela, o funcionário da aduana pode pedir que você mostre os produtos comprados. Por isso os procedimentos de détaxe devem ser feitos antes de você despachar as malas no check-in.
Ana Paula Rys
Olá Rodrigo, fico uma semana em Paris, mas de lá irei para Irlanda/Dublin e só depois de uma semana embardo de volta para o Brasil saindo de Dublin com escala em Paris no aeroporto de CDG. Eu devo fazer o détaxe onde? no aeroporto de Dublin? (*Se o seu check-in de volta para o Brasil é em outro país da União Europeia, você deve, nesse país, procurar a aduana, carimbar o formulário, colocá-lo no envelope pré-pago fornecido pela Lafayette e colocar o envelope em uma caixa do correio.*), não entendi direito?? Este détaxe é apenas para compras feitas na galeria Lafayette e lojas que fazem parte deste sistema?? Como é o fomulário détaxe, existem 3 tipos diferentes? obrigada.
Rodrigo Lavalle
Ana Paula, ao fazer suas compras em Paris em qualquer loja (desde que você tenha gasto um mínimo de 175€ na mesma loja no mesmo dia) peça o formulário de détaxe. Hoje em dia praticamente todas as lojas trabalham com o formulário PABLO. Caso você faça o seu check-in internacional em Dublin, você deve finalizar o procedimento lá. Como você não estará em Paris, você deve ir até o guichê da aduana no aeroporto de Dublin, onde o funcionário irá carimbar o formulário. Em seguida coloque esse formulário carimbado no envelope que você irá receber na loja onde fez as compras. Coloque esse envelope no correio.
Julia
Olá,
Voltei ontem de Paris e fiz o procedimento do Detaxe preenchendo o formulário na loja e no aeroporto validei meu formulário. Porém, o aeroporto estava extremamente cheio com filas imensas para embarcar. Não consegui passar no guichê para pegar o reembolso. Havia escolhido em espécie, pois achei que seria mais fácil. Porém não foi. Ainda há como enviar o formulário pelo correio daqui do Brasil? Ou já que escolhi em espécie não tenho mais como receber? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Julia, na teoria, como você escolheu receber o dinheiro em espécie não tem mais como receber. Entre em contato com o consulado francês que serve a sua cidade ou diretamente com a aduana francesa pelo email [email protected]
Rodrigo Oliveira
Olá, Rodrigo! Estive em Paris no final do ano passado e comprei um violão. A equipe da loja me pediu todos os documentos e me entregaram o formulário preenchido para que eu apresentasse no terminal do aeroporto e assim tivesse o reembolso no cartão de crédito. Fiz o processo pela máquina, já que o balcão estava fechado, porém nunca recebi o reembolso. Como devo proceder? Obrigado e parabéns pelo site.
Rodrigo Lavalle
Rodrigo, provavelmente a loja não recebeu a notificação de que você validou o formulário na máquina. Sugiro que você entre em contato com a loja.