[POST ATUALIZADO EM 2024] Uma alternativa mais simples – e teoricamente mais rápida – para se fazer os procedimentos da detaxe / tax free são os terminais do sistema PABLO
Nesse post estamos complementando e ampliando as informações sobre detaxe / tax free presentes no nosso artigo anterior sobre o assunto.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
O que é e como obter a détaxe
Détaxe ou tax free ou tax refund é a devolução do valor do imposto TVA – embutido no preço da mercadoria – à qual aqueles que não residem na União Europeia têm direito.
A fim de poder solicitar o reembolso, você tem que ter feito compras acima de 100 euros em uma mesma loja em um período de 1 a 3 dias consecutivos.
Ao pagar, informe ao lojista que você quer fazer a détaxe e se prefere receber o reembolso em espécie ou no cartão de crédito. E não se esqueça que você precisará apresentar o seu passaporte, portanto, tenha sempre uma cópia com você. Algumas lojas exigem o original.
Salvo algumas exceções, por exemplo, nas Galeries Lafayette, não é o comerciante que vai lhe devolver o dinheiro. Veja mais informações no item ‘Passo a passo do processo de validação do formulário PABLO’ mais abaixo.
O lojista lhe entregará um formulário (e um envelope já selado), que você deverá apresentar ao funcionário da alfândega, junto com as mercadorias compradas, no aeroporto no momento de sua viagem de volta ao Brasil.
O oficial da alfândega irá carimbar este formulário que você deverá colocar dentro do envelope e, em seguida, colocá-lo em uma caixa de correios, no próprio aeroporto.
Hoje em dia, na França, a maioria das lojas usam o formulário PABLO cuja validação pode ser feita nos terminais automáticos presentes nos aeroportos de Paris (CDG e Orly) pela leitura do código de barras.
O sistema e o formulário PABLO
Implantado em 1° de janeiro de 2014 nos aeroportos em Paris (CDG e Orly), o sistema PABLO é uma alternativa mais simples para se fazer os procedimentos da detaxe.
Ele permite que o processo de validação do formulário recebido na loja seja feito de forma eletrônica, nos próprios terminais PABLO, sem a necessidade de passar pelos atendentes da aduana/alfândega e sem necessidade de enviar o formulário validado pelo correio.
Passo a passo do processo de validação do formulário PABLO:
1) Antes de fazer o check-in e despachar as bagagens, vá até um terminal PABLO com o seu passaporte, sua passagem, o(s) formulário(s) PABLO e os artigos comprados. Veja abaixo a localização dos terminais PABLO nos aeroportos Orly e CDG.
2) Escolha a língua desejada na tela. Passe o código de barras do(s) formulário(s) no leitor ótico do terminal.
3) O visto eletrônico emitido (mensagem “OK bordereau confirmé” ou “OK, form valid” com um círculo verde na tela do terminal) funciona como o carimbo dos serviços aduaneiros.
4) Se você escolheu o reembolso pelo cartão ou se já o recebeu na loja em que fez as compras ou em casas de câmbio como a Global Blue (clique aqui), pronto, não precisa fazer mais nada!
5) Se escolheu o reembolso em espécie, vá até o guichê da Cash Paris para receber o dinheiro. Veja abaixo a localização da Cash Paris nos aeroportos Orly e CDG ou clique aqui.
DICA: para facilitar a sua vida, recomendamos sempre pedir o reembolso no cartão de crédito ao invés de em espécie (você receberá todo o valor no seu cartão de crédito, de 4 a 6 semanas depois). Isso evita ter que, na sequência do procedimento do item 3, entrar na fila sempre longa da casa de tax refund Cash Paris para receber a restituição em espécie.
6) Caso o processo descrito no item 3 não tenha dado certo, siga as instruções na tela. Será preciso ir ao guichê para ser atendido por um funcionário da aduana.
Veja o videozinho abaixo (em inglês) para obter mais explicações sobre o procedimento:
Localização dos quiosques/terminais do sistema PABLO e dos guichês tradicionais da aduana:
- Orly (clique aqui)
Orly 1-2: Nível 1, perto da Porte 21d
Orly 3: Nível 0, perto das Arrivées 3
Orly 4: Nível 0, perto da Porte 47d
- Charles de Gaulle (clique aqui)
Terminal 1: nível CDGVAL, Hall 6
Terminal 2A: nível Départs (Partidas), Porte 5
Terminal 2C: nível Départs (Partidas), Porte 12
Terminal 2D: nível Départs (Partidas), Porte 6
Terminal 2E: nível Départs (Partidas), Porte 4
Terminal 2F: nível Arrivées (Chegadas)
Terminal 3: nível Arrivées (Chegadas)
Localização das casas Cash Paris:
- Orly (clique aqui)
Orly 4 – antes da segurança – Nível das partidas (Départ / Departure)
- Charles de Gaulle (clique aqui)
Terminal 2AC – depois da segurança
Terminal 2E – depois da segurança – Hall K / Hall L / Hall M
Ressalvas gerais:
- Os quiosques PABLO não aceitam as guias comuns. Se ao fazer as compras em Paris você receber guias de détaxe comuns e também guias PABLO, o mais prático é juntar todas e fazer os procedimentos nos guichês tradicionais da aduana com um atendente. Hoje em dia praticamente todos os comerciantes usam o sistema PABLO.
- Se você for embarcar em Orly nos terminais Orly 1, Orly 2 ou Orly 3, peça o reembolso no cartão de crédito ao invés de em espécie pois nesses terminais não há a casa de tax refund Cash Paris para fazer a restituição em dinheiro. Somente no terminal Orly 4 existe a Cash Paris (nível Départ / Departure).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
180 Comentários
Bruno Lima
Rodrigo, validei meu formulário pablo no quiosque do aeroporto, tudo certo, mas não coloquei o envelope na caixa de correio. Quero enviar agora do Brasil, mas afinal eu envio o envelope com o formulário pra onde? Não tenho o envelope de lá, vou colocar em um envelope comum, mas não sei pra qual endereço eu envio..
Rodrigo Lavalle
Bruno, sugiro que você entre em contato com a aduana francesa no email [email protected].
Marisa Vita Diomelli
Marisa, fiz compra em ANNECY France na data de 19/3/2016, entretanto embarquei em Milão no dia 01/06/2016, sendo que no aeroporto de Malpensa carimbei os docs na Aduana local.
Como devo proceder para ser reembolsado visto que naquele aeroporto não tem Pablo.
Estou com os docs em meu poder e devo enviar a vcs via correio? caso positivo me informem o endereço para remessa.
Grato
Rodrigo Lavalle
Marisa, nós não somos da aduana francesa. Você recebeu o dinheiro da détaxe em alguma casa de câmbio no aeroporto ou escolheu recebê-lo no seu cartão de crédito? Sugiro que você entre em contato com a aduana francesa no email [email protected].
Ludmilla
Bom dia Rodrigo,
Fiz uma compra em uma loja da Galeria Lafayette em Paris, fui super bem atendida pelo concierge brasileiro e optei por receber o detaxe em dinheiro na casa de câmbio da própria galeria. Embarquei para o Brasil pelo aeroporto de Nice, em um horário que a aduana estava fechada mas fiz o procedimento pelo sistema Pablo e a carinha verde o confirmou, porém não havia caixa de correio em lugar nenhum, por isso retornei com o formulário para o Brasil. Para qual endereço devo encaminhar o formulário? Precisa ser via AR ou sedex?
Obrigada e um abraço.
Claudio Lima Ribeiro Lopes
Em 30 jun 2015 fiz os procedimentos ao embarcar no CDG e foi um sufoco, máquinas com problema e muita espera na fila. E a hora do vôo cada vez mais próxima. Por sorte não pediram para ver os objetos comprados!
Carolina
Esse ssistema que vc explicou é a mesma coisa que o Global Blue? Ou todas as lojas que eu for eu consigo o estorno do imposto?
Outra questão é comprei meu voo GRU-MIL pela Air France então passo por CDG(Paris). Na volta eu fiz um stop over em Paris, vou viajar por 2 semanas até chegar na Alemanha. Na Alemanha pego um voo para Paris (bilhete independente do voo de ida e volta pro Brasil, mas tb pela Air France). Posso fazer o procedimento de devolução em Berlim ou só em Paris?
Rodrigo Lavalle
Carolina, não é a mesma coisa que Global Blue.
Desculpe-me mas não entendi a sua volta. Se você for fazer o check-in internacional de volta para o Brasil em Berlim, a détaxe deve ser feita lá. Caso contrário, você deve fazer a détaxe em Paris. Resumindo: a détaxe deve ser feita no aeroporto onde se faz o check-in internacional de volta para o Brasil.
Abraços.
Elaine
Sim depositei numa caixa ao lado da maquina
Rodrigo Lavalle
Elaine, na teoria já era para você ter recebido, pelo menos, uma parte do reembolso. O único meio de contato que a aduana francesa disponibiliza no site é o telefone + 33 1 72 40 78 50.
Abraços.
Elaine
Em setembro 2015 fiz o Detaxe pelo Pablo e solicitei reembolso pelo cartao de credito. Foi aceito normalmente. Ate hoje aguardo o valor. O q pode ter dado errado?
Rodrigo Lavalle
Elaine, você colocou o formulário no correio?
Abraços.
Florença
Boa tarde!!
Rodrigo, fiz algumas compras na França e pedi meu reembolso em cash. No aeroporto de volta para casa eu estava com todos os documentos, encontrei e scaneei meus doc na maquina PABLO, que confirmou o procedimento. Porém, após scanear eu não encontrei nenhum guiche ou atendente no aeroporto, estava em Nice e me informaram que não tinha, então tive que voltar com os doc para casa. Para onde devo enviar esses documentos? Correio, telefone? Pois não consegui resgatar o dinheiro. Obrigada
Rodrigo Lavalle
Florença, envie por correio.
Abraços.
Nátaly Ely
Olá! Gostaria de tirar duas dúvidas a respeito desse voucher de desconto:
1. Tem Chanel e Valentino nas galerias?
2. Esse desconto se aplica para essas marcas tbm?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Nátaly,
1. Tem.
2. Somente na Valentino.
Abraços.
Ana Luisa
Olá. Meu voo de volta é na madrugada, antes dos guiches abrirem. Essas máquinas funcionam a qualquer hora?
Rodrigo Lavalle
Ana, sim. Como dissemos no final do artigo acima, na teoria os guichês também funcionam 24 horas.
Abraços.