[POST ATUALIZADO EM 2024] Uma alternativa mais simples – e teoricamente mais rápida – para se fazer os procedimentos da detaxe / tax free são os terminais do sistema PABLO
Nesse post estamos complementando e ampliando as informações sobre detaxe / tax free presentes no nosso artigo anterior sobre o assunto.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
O que é e como obter a détaxe
Détaxe ou tax free ou tax refund é a devolução do valor do imposto TVA – embutido no preço da mercadoria – à qual aqueles que não residem na União Europeia têm direito.
A fim de poder solicitar o reembolso, você tem que ter feito compras acima de 100 euros em uma mesma loja em um período de 1 a 3 dias consecutivos.
Ao pagar, informe ao lojista que você quer fazer a détaxe e se prefere receber o reembolso em espécie ou no cartão de crédito. E não se esqueça que você precisará apresentar o seu passaporte, portanto, tenha sempre uma cópia com você. Algumas lojas exigem o original.
Salvo algumas exceções, por exemplo, nas Galeries Lafayette, não é o comerciante que vai lhe devolver o dinheiro. Veja mais informações no item ‘Passo a passo do processo de validação do formulário PABLO’ mais abaixo.
O lojista lhe entregará um formulário (e um envelope já selado), que você deverá apresentar ao funcionário da alfândega, junto com as mercadorias compradas, no aeroporto no momento de sua viagem de volta ao Brasil.
O oficial da alfândega irá carimbar este formulário que você deverá colocar dentro do envelope e, em seguida, colocá-lo em uma caixa de correios, no próprio aeroporto.
Hoje em dia, na França, a maioria das lojas usam o formulário PABLO cuja validação pode ser feita nos terminais automáticos presentes nos aeroportos de Paris (CDG e Orly) pela leitura do código de barras.
O sistema e o formulário PABLO
Implantado em 1° de janeiro de 2014 nos aeroportos em Paris (CDG e Orly), o sistema PABLO é uma alternativa mais simples para se fazer os procedimentos da detaxe.
Ele permite que o processo de validação do formulário recebido na loja seja feito de forma eletrônica, nos próprios terminais PABLO, sem a necessidade de passar pelos atendentes da aduana/alfândega e sem necessidade de enviar o formulário validado pelo correio.
Passo a passo do processo de validação do formulário PABLO:
1) Antes de fazer o check-in e despachar as bagagens, vá até um terminal PABLO com o seu passaporte, sua passagem, o(s) formulário(s) PABLO e os artigos comprados. Veja abaixo a localização dos terminais PABLO nos aeroportos Orly e CDG.
2) Escolha a língua desejada na tela. Passe o código de barras do(s) formulário(s) no leitor ótico do terminal.
3) O visto eletrônico emitido (mensagem “OK bordereau confirmé” ou “OK, form valid” com um círculo verde na tela do terminal) funciona como o carimbo dos serviços aduaneiros.
4) Se você escolheu o reembolso pelo cartão ou se já o recebeu na loja em que fez as compras ou em casas de câmbio como a Global Blue (clique aqui), pronto, não precisa fazer mais nada!
5) Se escolheu o reembolso em espécie, vá até o guichê da Cash Paris para receber o dinheiro. Veja abaixo a localização da Cash Paris nos aeroportos Orly e CDG ou clique aqui.
DICA: para facilitar a sua vida, recomendamos sempre pedir o reembolso no cartão de crédito ao invés de em espécie (você receberá todo o valor no seu cartão de crédito, de 4 a 6 semanas depois). Isso evita ter que, na sequência do procedimento do item 3, entrar na fila sempre longa da casa de tax refund Cash Paris para receber a restituição em espécie.
6) Caso o processo descrito no item 3 não tenha dado certo, siga as instruções na tela. Será preciso ir ao guichê para ser atendido por um funcionário da aduana.
Veja o videozinho abaixo (em inglês) para obter mais explicações sobre o procedimento:
Localização dos quiosques/terminais do sistema PABLO e dos guichês tradicionais da aduana:
- Orly (clique aqui)
Orly 1-2: Nível 1, perto da Porte 21d
Orly 3: Nível 0, perto das Arrivées 3
Orly 4: Nível 0, perto da Porte 47d
- Charles de Gaulle (clique aqui)
Terminal 1: nível CDGVAL, Hall 6
Terminal 2A: nível Départs (Partidas), Porte 5
Terminal 2C: nível Départs (Partidas), Porte 12
Terminal 2D: nível Départs (Partidas), Porte 6
Terminal 2E: nível Départs (Partidas), Porte 4
Terminal 2F: nível Arrivées (Chegadas)
Terminal 3: nível Arrivées (Chegadas)
Localização das casas Cash Paris:
- Orly (clique aqui)
Orly 4 – antes da segurança – Nível das partidas (Départ / Departure)
- Charles de Gaulle (clique aqui)
Terminal 2AC – depois da segurança
Terminal 2E – depois da segurança – Hall K / Hall L / Hall M
Ressalvas gerais:
- Os quiosques PABLO não aceitam as guias comuns. Se ao fazer as compras em Paris você receber guias de détaxe comuns e também guias PABLO, o mais prático é juntar todas e fazer os procedimentos nos guichês tradicionais da aduana com um atendente. Hoje em dia praticamente todos os comerciantes usam o sistema PABLO.
- Se você for embarcar em Orly nos terminais Orly 1, Orly 2 ou Orly 3, peça o reembolso no cartão de crédito ao invés de em espécie pois nesses terminais não há a casa de tax refund Cash Paris para fazer a restituição em dinheiro. Somente no terminal Orly 4 existe a Cash Paris (nível Départ / Departure).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
180 Comentários
Fabio Mendonca
Rodrigo,
como o prazo é de 3 meses da data da compra, se eu sair do continente europeu após esse prazo eu perco, então, a possibilidade de restituir o valor do imposto?
Rodrigo Lavalle
Fábio, sim, perde. Turistas só podem ficar legalmente na Europa por 3 meses. Se você ficar na Europa por mais tempo isso configura residência. Residentes na União Européia não tem direito ao reembolso da VAT.
Abraços.
Fabio Mendonca
Rodrigo,
estou indo para Paris agora em setembro. Fico 5 dias por lá e depois vou para Lisboa, onde fico por 3 meses. Porém, o meu retorno novamente será por Paris. Minha dúvida é se eu comprar um produto nos primeiros 5 dias em Paris e a loja já me der o desconto no ato da compra, terei um prazo para remeter os documentos? Meu receio é que o prazo seja menor do que os 3 meses que ficarei em Lisboa. Se for menor, seria melhor, então, eu pegar o desconto apenas no momento da volta?? Aguardo o teu contato. Obrigado.
Rodrigo Lavalle
Fábio, o prazo é de 3 meses a partir da data da compra e não do pedido do reembolso.
Abaços.
Ana Paula
Prefiro detaxe em espécie . Da última vez que fiz no cartão nunca recebi .
Rafaela
Ola Rodrigo, obrigada pelas dicas.
Em londres nao é escala, vou ficar alguns dias em paris e outros em londres.
Minha duvida é se faco o détaxe em paris dos produtos que adquirir lá e em londres dos que eu comprar lá.
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Rafaela, faça tudo em Londres.
Abraços.
Rafaela
Boa noite Rodrigo,
Estou indo para Paris em Setembro e volto de Londres.
O détaxe deve ser feito no aeroporto de Londres mesmo, certo?
mesmo dos produtos adquiridos em Paris?
Observei nos comentários acima que há a possibilidade do reembolso em espécie em lojas de câmbios e na Global Blue, como funciona?
Além dessa enxurrada de perguntas, gostaria de saber se não dá problema com valor limite que temos para trazer em produtos (5oo dólares) ?
Ou seja, se eu fizer détaxe de algumas compras no mesmo dia, acima de 175 euros que ultrapassem esses 500 dólares separadamente ou somado, não incide imposto aqui no Brasil?
Agradeço desde já !
Parabéns pelo blog, adorei as dicas!!
Rodrigo Lavalle
Rafaela, Londres é só escala? De qualquer forma você deve fazer a détaxe no aeroporto no qual fizer o check-in de volta para o Brasil.
Em princípio não tem a ver. Não sei se o governo brasileiro monitora os gastos de cartão de crédito dos brasileiros em viagens no exterior.
Abraços.
Andrea Boldrim
Olá Rodrigo,
Meu marido comprou itens na Fnac online e mandamos entregar no nosso hotel em Angoulême, uma de nossas paradas. É possível pedir o detaxe de compras online? Tentamos ligar para a Fnac daqui do Brasil mas não conseguimos completar a ligação. Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Andrea, essa página do site da FNAC explica como pedir a détaxe de produtos comprados online: http://goo.gl/5DqsRU.
Abraços.
Nicolas
Então seria em Paris mesmo. Porque despacharei a bagagem em Orly (Lisboa só conexão de 22 horas). Fiquei em dúvida pois vi um vídeo no canal de vocês onde dizia que se fosse fazer uma conexão com pernoite em outro país (Lisboa, por exemplo) o certo seria fazer o détaxe no mesmo.
Rodrigo Lavalle
Nicolas, conexão e pernoite são coisas diferentes. Faça a détaxe no aeroporto onde fizer o check-in de volta para o Brasil.
Abraços.
Nicolas
Olá! Na volta de Paris farei uma conexão de aproximadamente 22 horas em Lisboa antes de voltar pro Brasil, devo fazer a détaxe em Lisboa mesmo?
Rodrigo Lavalle
Nicolas, você deve fazer a détaxe no país onde fizer o check-in de volta ao Brasil.
Abraços.
Franciely Fantin
Olá!
Vou sair de Paris de trem, para Bruges e depois Amsterdam. E depois retorno para o Brasil.
Eu consigo fazer o detaxe? como posso fazer?
Abraços!
Rodrigo Lavalle
Franciely, faça os procedimentos de détaxe no país no qual você fará o check-in de retorno ao Brasil (pelo seu comentário imagino que seja em Amsterdam).
Abraços.
samara souza
Oi Rodrigo, no retorno a Paris meu avião faz escala em Portugal e mudamos de aeronave. Nesse caso terei q deixar as mercadorias separadas para apresenta-las em Portugal e lá fazer detaxe?
Em Paris o voo sai as 06:30, acho q não daria tempo de fazer todo esse tramite lá…
Rodrigo Lavalle
Samara, você fará a détaxe no aeroporto no qual fará o check-in internacional de volta para o Brasil (provavelmente em Paris). Os horários da aduana em Orly são: no Terminal Sul, Porte O, das 18h às 08h da manhã / Porte G, das 8h às 18h e no Terminal Oeste, Porte E, funciona 24 horas. Você tem que chegar com uma boa antecedência.
Abraços.