Para quem quer aproveitar a viagem à França para ir às compras, é importante entender como funciona e como conseguir a Detaxe ou Tax Refund ou Tax Free em Paris e na França.
Detaxe / tax free / tax refund é a devolução – para os não residentes na União Europeia – do valor dos impostos embutidos no preço da mercadoria.
Escrevemos esse post para esclarecer as dúvidas recorrentes dos leitores em relação ao procedimento do détaxe e dar dicas em relação às compras de Duty Free.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
1. Como conseguir o reembolso do imposto sobre as mercadorias compradas na França?
- Para ter direito a solicitar o reembolso, o valor das compras feitas em uma mesma loja em um período de 1 a 3 dias consecutivos deve ser superior a 100 euros.
- Ao pagar, informe que você quer fazer a détaxe. E não se esqueça que você precisará apresentar o seu passaporte, portanto, tenha sempre uma cópia com você. Algumas lojas exigem o original.
- Você deverá informar ao lojista se prefere receber o reembolso em espécie ou como crédito no cartão de crédito.
- O comerciante lhe entregará um formulário (e um envelope já selado), que você deverá apresentar ao funcionário da alfândega, junto com as mercadorias compradas, no aeroporto no momento de sua viagem de volta ao Brasil. O oficial da alfândega irá carimbar este formulário que você deverá colocar dentro do envelope e, em seguida, colocá-lo em uma caixa de correios, no próprio aeroporto. Veja no item 4 abaixo onde ficam os guichês da alfândega nos aeroportos de Paris.
- Hoje em dia, na França, a maioria das lojas usa o formulário PABLO cuja validação pode ser feita nos terminais automáticos presentes nos aeroportos parisienses (CDG e Orly) e em alguns outros aeroportos franceses como Nice e Nantes (clique aqui e leia nosso artigo sobre o formulário PABLO). Não há necessidade de colocar o formulário PABLO no correio após a validação nos terminais. Veja no item 4 abaixo onde ficam os terminais PABLO nos aeroportos de Paris.
- Você só pode fazer este procedimento quando estiver deixando a Europa. Portanto, se sua viagem inclui vários países, você deverá apresentar os formulários de détaxe na alfandêga do aeroporto no qual fará o check-in para a viagem de volta ao Brasil.
- A détaxe pode ser feita até 3 meses após a data da compra.
2. Devo pedir o reembolso em espécie ou no cartão de crédito?
- Geralmente, ao solicitar o reembolso em espécie, o pagamento é feito no aeroporto, ou seja, salvo algumas exceções como as Galeries Lafayette, não é o lojista que vai lhe devolver o dinheiro. Após apresentar os formulários ao funcionário da alfândega ou validá-los no terminal PABLO, você deverá enfrentar outra fila para o reembolso em espécie, nas casas de tax refund Cash Paris. Veja no item 5 abaixo onde ficam as casas ‘Cash Paris’ nos aeroportos de Paris.
- Algumas lojas fazem o reembolso no momento da compra (caso das Galeries Lafayette, clique aqui para saber mais). Mas, mesmo nestes casos, você deverá finalizar o procedimento de détaxe no aeroporto, validando o formulário seja nos terminais PABLO, seja no guichê da alfândega com o funcionário. Caso contrário, o valor reembolsado será cobrado em seu cartão de crédito com um acréscimo de 2%.
- Caso prefira ficar livre da fila de reembolso, a melhor opção é pedir a devolução no cartão. Neste caso, os créditos demoram de 4 a 6 semanas para entrar no cartão. E não acontecem todos simultaneamente.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
3. Devo passar na alfândega antes ou depois do check-in?
- Se as suas compras estiverem na mala a ser despachada, você deve fazer o procedimento de détaxe antes do check-in pois o oficial pode solicitar a apresentação das mercadorias compradas.
4. Onde ficam os guichês da alfândega e os terminais PABLO nos aeroportos de Paris?
-
Orly (clique aqui)
Orly 1-2: Nível 1, perto da Porte 21d
Orly 3: Nível 0, perto das Arrivées 3
Orly 4: Nível 0, perto da Porte 47d
-
Charles de Gaulle (clique aqui)
Terminal 1: nível CDGVAL, Hall 6
Terminal 2A: nível Départs (Partidas), Porte 5
Terminal 2C: nível Départs (Partidas), Porte 12
Terminal 2D: nível Départs (Partidas), Porte 6
Terminal 2E: nível Départs (Partidas), Porte 4
Terminal 2F: nível Arrivées (Chegadas)
Terminal 3: nível Arrivées (Chegadas)
5. Onde ficam as casas ‘Cash Paris’ nos aeroportos de Paris?
-
Orly (clique aqui)
Orly 4 – antes da segurança – Nível das partidas (Départ / Departure)
-
Charles de Gaulle (clique aqui)
Terminal 2AC – depois da segurança
Terminal 2E – depois da segurança – Hall K / Hall L / Hall M
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
6. Quanto tempo demora o procedimento no aeroporto?
- As filas costumam ser longas por isso sugerimos que você chegue ao aeroporto com pelo menos três horas de antecedência.
7. O que é melhor, fazer as compras em Paris e solicitar o reembolso ou fazer compras no Duty Free?
Depende do que você vai comprar. O Duty Free no aeroporto Charles do Gaulle é excelente, com muitas lojas e uma enorme variedade.
Se não quiser perder tempo com compras em Paris e se não for comprar muitas coisas, pode ser melhor deixar para fazer compras no Duty Free. Assim, você fica livre do procedimento da detaxe, que é chato e muito demorado.
Mas é óbvio que há muito mais variedade de produtos em Paris.
Leia também:
- Documentos para entrar na França – atualização COVID
- Como ir dos aeroportos até Paris e vice-versa
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Como ter uma viagem mais confortável
- Como viajar de Paris para outras cidades da França e da Euro
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
331 Comentários
Mara
Tenho visto ótimas informações neste site, vocês estão de parabéns! Só gostaria de complementar que o detaxe só pode ser solicitado no máximo 8 horss antes do vôo. Vim da França há menos de 30 dias, fiz a leitura do formulário preenchido pela loja no terminal eletrônico e fui direto ao guichê de câmbio, que não costuma ter filas, e recebi na hora, em reais (com os trocados em euro). Só que a conversão da moeda é bem desfavorável. Como não era muito, achei melhor assim, foi fácil e rápido. O freeshop é bem mais caro que as lojas, vale pra não ter que colocar mais nada na mala que já está lotada!
Rodrigo Lavalle
Mara, obrigado pelas dicas.
Abraços.
Isis
Boa noite, adoro o site e tem sido muito útil. Viajo em agosto, mas a minha volta sai de Paris (Orly) com conexão em Lisboa… Nesse caso faço o detaxe em qual dos dois lugares? Pois é apenas uma conexão… Muito obrigada!!
Rodrigo Lavalle
Isis, como você tem que fazer a detaxe antes de fazer o check-in você deve fazê-la em Paris.
Abraços.
Lelia
Estive na europa e fiz esse processo em paris e deu certo,recebi pelo cartao visa.
JUSSARA
Oi! Li acima que o vôo Paris/Estocolmo é considerado vôo interno. E Paris/Zurich?
Obrigada. Abs
Rodrigo Lavalle
Jussara, não sei te informar.
Abraços.
Angelo
Acabei não lendo todos os posts. Mas como quando fiz minha primeira viagem tinha muitas dúvidas e resolvi várias neste site, vou dar umas dicas:
1 – Tem casos que tu podes sacar o dinheiro do detaxe em casas de câmbio, no centro da cidade mesmo, mas necessita preencher os formulários corretamente e largar na caixa de correio no aeroporto;
2 – O valor mínimo de 175 Euros é praticado em Paris. Este ano estive em Berlim e o mínimo era de 30 euros, em Praga se não me engano era 25 Euros. Londres me parece que é 50 Libras. Portanto, atentem à cidade que estão. Único ponto negativo destes valores menores, é que a restituição quando o valor for inferior a 10 Euros, somente é feita no Cartão de Crédito.
3 – Não esquecer que o detaxe somente é aceito no aeroporto em que tu estiveres embarcando para o Brasil, pois no meu caso pediram inclusive o bilhete para confirmar.
4 – Funciona e vale a pena.
Rodrigo Lavalle
Angelo, obrigado pelas dicas!
Abraços.
Fátima
Rodrigo, muito obrigada pelo esclarecimento.
Deixo aqui registrada minha admiração pelo trabalho de vocês. Entro no blog todos os dias e graças as informações e dicas compartilhadas pelo CP pude aproveitar muito mais de Paris e da França do que seria capaz. Abraços.
Rodrigo Lavalle
Fátima, estamos à disposição.
Abraços.
Priscilla
Olá, amo o CP, estou com uma duvida, vou chegar a Europa por Lisboa, depois Espanha e Paris. No ato da apresentação ao fiscal do detaxi, ele vai me dar 3 envelopes, são envelopes diferentes por ter comprado em países diferentes?
Posso fazer esse procedimento no dia anterior da viagem, para não atrasar?
Muito Obrigada, !
Rodrigo Lavalle
Priscilla, é um envelope para cada país mas você vai fazer todos os procedimentos da detaxe no último aeroporto antes de voltar para o Brasil.
Abraços.
Fátima
Boa tarde pessoal! Fiz a detaxe direto no Bon Marché anteontem, recebendo em dinheiro. A pessoa que me atendeu disse que bastava eu escanear o código de barras do meu comprovante numa das máquinas existentes no aeroporto, sem necessidade de entrar em fila, e em nenhum momento falou sobre postar o envelope. Quando escaneei, apareceu uma smiling face me desejando boa viagem. Achei que era tudo a fazer e o bendito envelope com os comprovantes está comigo aqui no Brasil. E agora, será que meu procedimento foi incompleto? Obrigada pelos esclarecimentos que puderem me dar. Abraços.
Rodrigo Lavalle
Fátima, no site oficial em português dos Aeroportos de Paris diz que basta escanear o código de barras do recibo do reembolso. Eles não mencionam nada sobre enviar os recibos pelo correio quando se usa esse novo sistema automatizado. Leia nesse link: http://www.parisworldwide.com.br/pablo.
Abraços.
Ione muniz
Bom dia , gostaria de saber se os cartões prepagos como p ex o da Confidence, Day coval, são bem aceitos em Paris, a maioria dos restaurantes e lojas aceitam? Vcs sabem a respeito? Melhor forma de levar euros?
Aguardo resposta ansiosa
Ione
Rodrigo Lavalle
Ione, esses cartões são bem aceitos mas é preciso ficar bem atenta para não perdê-los. Na maioria dos locais a senha do cartão não é pedida.
Abraços.
Luciana Oliveira
Olá, qual o valor que conseguimos do reembolso do imposto? Tem uma porcentagem especifica ou varia conforme a mercadoria?
Abraço.
Rodrigo Lavalle
Luciana, o valor do reembolso é por volta de 12% do valor dos itens comprados.
Abraços.