Para quem quer aproveitar a viagem à França para ir às compras, é importante entender como funciona e como conseguir a Detaxe ou Tax Refund ou Tax Free em Paris e na França.
Detaxe / tax free / tax refund é a devolução – para os não residentes na União Europeia – do valor dos impostos embutidos no preço da mercadoria.
Escrevemos esse post para esclarecer as dúvidas recorrentes dos leitores em relação ao procedimento do détaxe e dar dicas em relação às compras de Duty Free.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Detaxe ou Tax Refund ou Tax Free em Pqris: fila na alfêndega no aeroporto Charles de Gaulle
1. Como conseguir o reembolso do imposto sobre as mercadorias compradas na França?
- Para ter direito a solicitar o reembolso, o valor das compras feitas em uma mesma loja em um período de 1 a 3 dias consecutivos deve ser superior a 100 euros.
- Ao pagar, informe que você quer fazer a détaxe. E não se esqueça que você precisará apresentar o seu passaporte, portanto, tenha sempre uma cópia com você. Algumas lojas exigem o original.
- Você deverá informar ao lojista se prefere receber o reembolso em espécie ou como crédito no cartão de crédito.
- O comerciante lhe entregará um formulário (e um envelope já selado), que você deverá apresentar ao funcionário da alfândega, junto com as mercadorias compradas, no aeroporto no momento de sua viagem de volta ao Brasil. O oficial da alfândega irá carimbar este formulário que você deverá colocar dentro do envelope e, em seguida, colocá-lo em uma caixa de correios, no próprio aeroporto. Veja no item 4 abaixo onde ficam os guichês da alfândega nos aeroportos de Paris.
- Hoje em dia, na França, a maioria das lojas usa o formulário PABLO cuja validação pode ser feita nos terminais automáticos presentes nos aeroportos parisienses (CDG e Orly) e em alguns outros aeroportos franceses como Nice e Nantes (clique aqui e leia nosso artigo sobre o formulário PABLO). Não há necessidade de colocar o formulário PABLO no correio após a validação nos terminais. Veja no item 4 abaixo onde ficam os terminais PABLO nos aeroportos de Paris.
- Você só pode fazer este procedimento quando estiver deixando a Europa. Portanto, se sua viagem inclui vários países, você deverá apresentar os formulários de détaxe na alfandêga do aeroporto no qual fará o check-in para a viagem de volta ao Brasil.
- A détaxe pode ser feita até 3 meses após a data da compra.
2. Devo pedir o reembolso em espécie ou no cartão de crédito?
- Geralmente, ao solicitar o reembolso em espécie, o pagamento é feito no aeroporto, ou seja, salvo algumas exceções como as Galeries Lafayette, não é o lojista que vai lhe devolver o dinheiro. Após apresentar os formulários ao funcionário da alfândega ou validá-los no terminal PABLO, você deverá enfrentar outra fila para o reembolso em espécie, nas casas de tax refund Cash Paris. Veja no item 5 abaixo onde ficam as casas ‘Cash Paris’ nos aeroportos de Paris.
- Algumas lojas fazem o reembolso no momento da compra (caso das Galeries Lafayette, clique aqui para saber mais). Mas, mesmo nestes casos, você deverá finalizar o procedimento de détaxe no aeroporto, validando o formulário seja nos terminais PABLO, seja no guichê da alfândega com o funcionário. Caso contrário, o valor reembolsado será cobrado em seu cartão de crédito com um acréscimo de 2%.
- Caso prefira ficar livre da fila de reembolso, a melhor opção é pedir a devolução no cartão. Neste caso, os créditos demoram de 4 a 6 semanas para entrar no cartão. E não acontecem todos simultaneamente.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
3. Devo passar na alfândega antes ou depois do check-in?
- Se as suas compras estiverem na mala a ser despachada, você deve fazer o procedimento de détaxe antes do check-in pois o oficial pode solicitar a apresentação das mercadorias compradas.
Terminais PABLO nos aeroportos de Paris onde você pode validar o formulário da detaxe / tax free / tax refund
4. Onde ficam os guichês da alfândega e os terminais PABLO nos aeroportos de Paris?
-
Orly (clique aqui)
Orly 1-2: Nível 1, perto da Porte 21d
Orly 3: Nível 0, perto das Arrivées 3
Orly 4: Nível 0, perto da Porte 47d
-
Charles de Gaulle (clique aqui)
Terminal 1: nível CDGVAL, Hall 6
Terminal 2A: nível Départs (Partidas), Porte 5
Terminal 2C: nível Départs (Partidas), Porte 12
Terminal 2D: nível Départs (Partidas), Porte 6
Terminal 2E: nível Départs (Partidas), Porte 4
Terminal 2F: nível Arrivées (Chegadas)
Terminal 3: nível Arrivées (Chegadas)
5. Onde ficam as casas ‘Cash Paris’ nos aeroportos de Paris?
-
Orly (clique aqui)
Orly 4 – antes da segurança – Nível das partidas (Départ / Departure)
-
Charles de Gaulle (clique aqui)
Terminal 2AC – depois da segurança
Terminal 2E – depois da segurança – Hall K / Hall L / Hall M
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
6. Quanto tempo demora o procedimento no aeroporto?
- As filas costumam ser longas por isso sugerimos que você chegue ao aeroporto com pelo menos três horas de antecedência.
7. O que é melhor, fazer as compras em Paris e solicitar o reembolso ou fazer compras no Duty Free?
Depende do que você vai comprar. O Duty Free no aeroporto Charles do Gaulle é excelente, com muitas lojas e uma enorme variedade.
Se não quiser perder tempo com compras em Paris e se não for comprar muitas coisas, pode ser melhor deixar para fazer compras no Duty Free. Assim, você fica livre do procedimento da detaxe, que é chato e muito demorado.
Mas é óbvio que há muito mais variedade de produtos em Paris.
Leia também:
- Documentos para entrar na França – atualização COVID
- Como ir dos aeroportos até Paris e vice-versa
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Como ter uma viagem mais confortável
- Como viajar de Paris para outras cidades da França e da Euro
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
331 Comentários
Alessandra Gabino Araújo Cavalcanti
A minha experiencia não foi nada boa. Fiz as minhas compras na Galeries Lafayette e realizei todo o procedimento, com a apresentação do passaporte e preenchimento da documentação. A atendente de lá me perguntou se gostaria de receber em espécie ou no cartão, eu, solicitei a primeira opção. chegando ao Aeroporto de Orly, onde iria deixar Paris, não havia nenhuma pessoa no porto de detáxe, apenas um aparelho telefonico. Liguei, seguindo as instruções, e me falaram que só poderiam me devolver o valor no cartão de crédito, onde ao lado havia uma máquina. Ou seja, essa coisa de detaxe é humilhante e muitos, devido à pressa, ou desconhecimento, acabam deixando pra lá. Eu perdi pouco, por volta de 50 Euros, mas mesmo assim, essa coisa de detaxe me deixou uma péssima impressão.
Rodrigo Lavalle
Alessandra, a opção de receber o dinheiro de volta no cartão não funcionou?
Abraços.
Michelle Porto
Meu voo sairá as 6:00 da manhã de Roma, Itália, e pela foto que ví acima me parece que o horário de abertura é a partir das 8:00 da manhã. COMO DEVO PROCEDER??? Grata
Rodrigo Lavalle
Michelle, não sei te informar quanto ao aeroporto de Roma. Vale a pena você pesquisar no site do aeroporto.
Abraços.
Ana Paula
Ola, estou em Paris e ja fiz o tax refound na propria loja (no caso em uma na Galeria Lafayette). Eles ja devolveram o dinheiro la mesmo e me deram um envelope, dizendo que deveria postar no aeroporto. O problema e que de Paris vou ainda para varios paises e volto para o Brasil somente daqui a 10 dias, por Portugal. Pergunto: posto o envelope no aeroporto de Paris ou em Lisboa, quando voltar para o Brasil? Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Ana Paula, você posta o envelope no último aeroporto antes de voltar ao Brasil. Você precisa também carimbar os formulários nesse mesmo aeroporto antes de colocá-los no envelope. Verifique se o envelope tem porte pago de Portugal para a França, caso não tenha, você precisa também comprar um selo.
Abraços.
Eliza
Olá, tenho uma dúvida. Após alguns dias em Paris, volto por Nice com escala em Roma. Pensei em carimbar as notas em Nice, pois despacharemos as malas direto para SP. Fiquei apenas com uma dúvida sobre o envelope a ser postado: como as compras serão feitas em Paris, é necessário comprar algum tipo de selo? Preciso colocar as notas originais dentro do envelope? Obrigada!!
Rodrigo Lavalle
Eliza, o envelope que você vai receber para colocar os formulários carimbados já vem selado para dentro da França. Não precisa enviar as notas originais somente os formulários carimbados.
Abraços.
Marcelle
Oi, vou a Paris em abril e gostaria de confirmar se o reembolso do tax free deve ser feito no aeroporto em que eu estiver fazendo o check-in para voltar para o Brasil, certo? Outra dúvida, a alfandega do Brasil fica ciente do valor que gastei na Europa e do reembolso que pedi em cima do valor gasto? Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Marcelle, você faz os procedimentos de detaxe (e coloca o envelope com os formulários carimbados no correio) no aeroporto em que estiver fazendo o check-in de volta para o Brasil. Não ficam cientes.
Abraços.
Leila
Olá, qual seria a melhor opção vindo de Barcelona? Trem ou avião, se trem como faço pra comprar as passagens, outra informação, qual o melhor mês para visitar os jardins de Claude Monet? Amoooo vocês, leio o Conexão todos os dias antes de dormir, gosto de saber notícias de Paris isso me alimenta sempre até a próxima ida, obrigada.
Rodrigo Lavalle
Leila, eu tenho preguiça de todo o processo que envolve viajar de avião: sair de casa bem antes do voo, o trajeto longo até o aeroporto, as esperas, os procedimentos de segurança, os limites de bagagem, a espera para recuperar a bagagem, etc. Porém a viagem Barcelona-Paris de trem pode ser cansativa pois são 6h30m de viagem. Você pode comprar as passagens nesse site: http://www.voyages-sncf.com/.
A partir de junho é um bom período para visitar os jardins.
Abraços.
Heloísa
Estarei indo de Salvador, conexão em Madri. O free shop de salvador está desativado, por isso que gostaria de saber se é possível comprar em Orly para trazer ao Brasil.
Rodrigo Lavalle
Heloísa, eu acho que você não poderá fazer as compras na chegada mas não tenho certeza.
Abraços.
Sheila
Lina, eu volto para o brasil por roma, você sabe me dizer se tenho que fazer o detaxe no aeroporto em roma e se lá tb devolvem em dinheiro como nos aeroportos de paris?
Rodrigo Lavalle
Sheila, você faz a detaxe em Roma. Sim, eles devolvem também em dinheiro.
Abraços/
Daniel Figueiredo
Primeiro parabéns pelo site. Estramamente útil para marinheiros de primeira viagem. A minha dúvida é em relação à compras em Portugal com saída da Europa por Orly. As compras feitas em Portugal acima do valor mínimo lusitano (60 euros), podem ter o tax free solicitado somente em Orly, mesmo com o valor mínimo de compras na França sendo 175 euros? Ou todo o procedimento de tax free deve ser feito na saída de Lisboa? Obrigado.
Rodrigo Lavalle
Daniel, ao comprar em Portugal você vai pedir na loja onde foi efetuada a compra os formulários da detaxe. Dependendo da loja eles te devolvem o dinheiro na hora (você vai pagar uma pequena taxa). Você vai preencher esses formulários e quando estiver em Orly, voltando para o Brasil, você vai até o guichê da detaxe, carimba esses formulários e, se já não tiver recebido o dinheiro, o recebe e depois coloca os envelopes no correio.
Abraços.
Heloísa
É possível comprar na chegada no free shop de Orly? Na volta meu tempo está bem apertado, queria poder acessar o free shop quando chegasse de viagem…
Rodrigo Lavalle
Heloísa, você estará vindo de onde?
Abraços.