Para quem quer aproveitar a viagem à França para ir às compras, é importante entender como funciona e como conseguir a Detaxe ou Tax Refund ou Tax Free em Paris e na França.
Detaxe / tax free / tax refund é a devolução – para os não residentes na União Europeia – do valor dos impostos embutidos no preço da mercadoria.
Escrevemos esse post para esclarecer as dúvidas recorrentes dos leitores em relação ao procedimento do détaxe e dar dicas em relação às compras de Duty Free.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Detaxe ou Tax Refund ou Tax Free em Pqris: fila na alfêndega no aeroporto Charles de Gaulle
1. Como conseguir o reembolso do imposto sobre as mercadorias compradas na França?
- Para ter direito a solicitar o reembolso, o valor das compras feitas em uma mesma loja em um período de 1 a 3 dias consecutivos deve ser superior a 100 euros.
- Ao pagar, informe que você quer fazer a détaxe. E não se esqueça que você precisará apresentar o seu passaporte, portanto, tenha sempre uma cópia com você. Algumas lojas exigem o original.
- Você deverá informar ao lojista se prefere receber o reembolso em espécie ou como crédito no cartão de crédito.
- O comerciante lhe entregará um formulário (e um envelope já selado), que você deverá apresentar ao funcionário da alfândega, junto com as mercadorias compradas, no aeroporto no momento de sua viagem de volta ao Brasil. O oficial da alfândega irá carimbar este formulário que você deverá colocar dentro do envelope e, em seguida, colocá-lo em uma caixa de correios, no próprio aeroporto. Veja no item 4 abaixo onde ficam os guichês da alfândega nos aeroportos de Paris.
- Hoje em dia, na França, a maioria das lojas usa o formulário PABLO cuja validação pode ser feita nos terminais automáticos presentes nos aeroportos parisienses (CDG e Orly) e em alguns outros aeroportos franceses como Nice e Nantes (clique aqui e leia nosso artigo sobre o formulário PABLO). Não há necessidade de colocar o formulário PABLO no correio após a validação nos terminais. Veja no item 4 abaixo onde ficam os terminais PABLO nos aeroportos de Paris.
- Você só pode fazer este procedimento quando estiver deixando a Europa. Portanto, se sua viagem inclui vários países, você deverá apresentar os formulários de détaxe na alfandêga do aeroporto no qual fará o check-in para a viagem de volta ao Brasil.
- A détaxe pode ser feita até 3 meses após a data da compra.
2. Devo pedir o reembolso em espécie ou no cartão de crédito?
- Geralmente, ao solicitar o reembolso em espécie, o pagamento é feito no aeroporto, ou seja, salvo algumas exceções como as Galeries Lafayette, não é o lojista que vai lhe devolver o dinheiro. Após apresentar os formulários ao funcionário da alfândega ou validá-los no terminal PABLO, você deverá enfrentar outra fila para o reembolso em espécie, nas casas de tax refund Cash Paris. Veja no item 5 abaixo onde ficam as casas ‘Cash Paris’ nos aeroportos de Paris.
- Algumas lojas fazem o reembolso no momento da compra (caso das Galeries Lafayette, clique aqui para saber mais). Mas, mesmo nestes casos, você deverá finalizar o procedimento de détaxe no aeroporto, validando o formulário seja nos terminais PABLO, seja no guichê da alfândega com o funcionário. Caso contrário, o valor reembolsado será cobrado em seu cartão de crédito com um acréscimo de 2%.
- Caso prefira ficar livre da fila de reembolso, a melhor opção é pedir a devolução no cartão. Neste caso, os créditos demoram de 4 a 6 semanas para entrar no cartão. E não acontecem todos simultaneamente.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
3. Devo passar na alfândega antes ou depois do check-in?
- Se as suas compras estiverem na mala a ser despachada, você deve fazer o procedimento de détaxe antes do check-in pois o oficial pode solicitar a apresentação das mercadorias compradas.
Terminais PABLO nos aeroportos de Paris onde você pode validar o formulário da detaxe / tax free / tax refund
4. Onde ficam os guichês da alfândega e os terminais PABLO nos aeroportos de Paris?
-
Orly (clique aqui)
Orly 1-2: Nível 1, perto da Porte 21d
Orly 3: Nível 0, perto das Arrivées 3
Orly 4: Nível 0, perto da Porte 47d
-
Charles de Gaulle (clique aqui)
Terminal 1: nível CDGVAL, Hall 6
Terminal 2A: nível Départs (Partidas), Porte 5
Terminal 2C: nível Départs (Partidas), Porte 12
Terminal 2D: nível Départs (Partidas), Porte 6
Terminal 2E: nível Départs (Partidas), Porte 4
Terminal 2F: nível Arrivées (Chegadas)
Terminal 3: nível Arrivées (Chegadas)
5. Onde ficam as casas ‘Cash Paris’ nos aeroportos de Paris?
-
Orly (clique aqui)
Orly 4 – antes da segurança – Nível das partidas (Départ / Departure)
-
Charles de Gaulle (clique aqui)
Terminal 2AC – depois da segurança
Terminal 2E – depois da segurança – Hall K / Hall L / Hall M
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
6. Quanto tempo demora o procedimento no aeroporto?
- As filas costumam ser longas por isso sugerimos que você chegue ao aeroporto com pelo menos três horas de antecedência.
7. O que é melhor, fazer as compras em Paris e solicitar o reembolso ou fazer compras no Duty Free?
Depende do que você vai comprar. O Duty Free no aeroporto Charles do Gaulle é excelente, com muitas lojas e uma enorme variedade.
Se não quiser perder tempo com compras em Paris e se não for comprar muitas coisas, pode ser melhor deixar para fazer compras no Duty Free. Assim, você fica livre do procedimento da detaxe, que é chato e muito demorado.
Mas é óbvio que há muito mais variedade de produtos em Paris.
Leia também:
- Documentos para entrar na França – atualização COVID
- Como ir dos aeroportos até Paris e vice-versa
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Como ter uma viagem mais confortável
- Como viajar de Paris para outras cidades da França e da Euro
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
331 Comentários
Cristina
Tou com uma raiva que serve de alerta , quando fomos receber o dinheiro no aeroporto, a casa de câmbio que ia pagar perguntou se queríamos em real, meu marido empolgado disse que sim, o problema é que depois vimos que eles pagaram 2,56 por cada euro e nós compramos por 3,12, ou seja , perdemos um bom dinheirinho nessa troca de moedas…o melhor era termos pego em euro e depois vendido ou guardado para outra viagem.Outra coisa, ele disseram que não precisava colocar o envelope no caixa dos correios, será que isso procede mesmo? Ouvi dizer que se não colocar eles debitam no cartão de credito…
Rodrigo Lavalle
Cristina, acho sempre melhor receber em euro.
Abraços.
Cristina
Olá, estou com notas carimbadas com tax free de 3 lojas diferentes, se eu pedir o reembolso na Champs Elysees tudo de uma vez, terei que pagar 3,60 por cada nota ou 3,60 pelas 3 notas?
Outra dúvida, o que tem que colocar dentro do envelope para colocar na caixa e correio, depois que fizer o detaxe? As notas fiscais dos produtos também vão dentro do envelope? Estou perguntando porque uma da compras é um iPhone que tem garantia com a nota fiscal e estou na dúvida se a nota fiscal também precisa ficar no envelope que vai para os correios. Acho que é uma pergunta boba, mas quero estar precavida na hora de fazer os procedimentos e não correr o risco de deixar de receber o reembolso por alguma falha.
A outra dúvida é se no terminal 1, no caso o embarque da TAM, é fácil achar o posto do Tax Free e se o outro posto para o reembolso também é fácil de achar.
Carlos Eugênio
Olá Lina,
Estou indo a Paris pela primeira vez em 22 de novembro 2013. É possivel obter o reembolso do Tax Free na compra de um Iphone 5s? No site da Store – Carrousel du Louvre mostra o valor do Iphone (703 euros) e discrimina o VAT (115 euros). Comprando na própria Apple eu posso pedir para participar do TaxFree? Muito obrigado e, por mais clichê que seja, parabéns pelo site!
Rodrigo Lavalle
Sim, Carlos, você pode pedir a detaxe.
Abraços.
Fabiana
Oi Lina, boa tarde! Tudo bem? Fui a Paris na semana passada e peguei diversas dicas no seu site, todas muito boas! Parabéns pelo site. Uma das dicas que peguei foi sobre o Detaxe. Fiz uma compra na Galeries Lafayette, na Balenciaga, e eles me deram o papel rosa e uma cópia dele branca. A vendedora me disse para pegar o detaxe no subsolo, mas como eu estava atrasada para pegar um vôo, apenas levei o papel. Quando sai da Europa entreguei para a fiscal e ela disse que aquele papel não era válido, mas que ela carimbaria para eu tentar reaver a taxa. É uma folha da Galeries Lafayette. Tentei pegar o dinheiro, porém a pessoa informou que realmente não era válido. Você teria alguma dica se é possível eu tentar com a Galeries Lafayette enviando por correio essa página carimbada?
Muito obrigada!
Fabiana
Rodrigo Lavalle
Fabiana, vale a pena tentar.
Abraços.
Alex
Boa noite, Lina
Parabéns pelo site e pelas dicas. Tire uma dúvida sobre o Detaxe, por favor: isso é válido para compras em farmácias? Pode parecer brincadeira, mas eu e minha esposa temos uma grande lista de remédios, shampoos, cremes e afins. Vale essa devolução do imposto? Muito obrigado pela ajuda;)
Rodrigo Lavalle
Alex, não sei ao certo, pergunte na farmácia onde vocês forem fazer as compras.
Abraços.
Guaracy
Oi, estive em Paris e fiz algumas compras,recebi os formulários(detaxe) fui informado que receberia no aeroporto antes do chekin.Enfim tudo carimbado e não consegui receber reembolso algum. Ouvi dizer que posso solicitar via correio, como devo proceder realmente. Alguem já passou por isto?. Como proceder
Rodrigo Lavalle
Guaracy, por que você não conseguiu receber o reembolso? Procure o consulado da França na sua cidade e de informe.
Abraços.
sheila
Quando estive em Paris em 2008 eu fiz todo o procedimento certinho para pedir o detaxe e nunca vi a cor do dinheiro, pedimos pra recebe no cartão de crédito e nunca recebemos.
Maria
Olá, estive na Itália e volto pela França no dia 8/10. Fui informado que será necessário selar o envelope referente as compras realizadas na Itália, isso procede? Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Maria, isso depende do país. Como no seu caso você vai colocar o envelope no correio na França com destino a Itália então você vai precisar de um selo.
Abraços.
Fernanda
Nossa para mim é tudo muito confuso ainda.
Vou á Paris somente em março 2014.
Fico 10 dias em Paris , depois vou p Itália de trem e volto p Brasil da Itália, como devo fazer com a Detaxe ?? Onde solicito os reembolsos ??
Compras inferiores a 175 não possuem reembolsos?
Obrigada.
Fernanda.
Rodrigo Lavalle
Fernanda, a detaxe deve ser feita no aeroporto no qual você pegará o voo de volta para o Brasil. Você solicita o formulário nas lojas onde efetuou as compras. Compras inferiores a 175 euros não possuem reembolsos, é preciso comprar mais de 175 euros em uma mesma loja em um mesmo dia.
Abraços.
Giseli
Oi Lina, primeiramente AMO o conexão Paris, segundo vou a Paris em novembro e pretendo fazer compras mas volto pro Brasil via Londres. É possível fazer o tax free em Heatrow?! Mesmo as compras sendo de Paris?! Obrigada!!
Rodrigo Lavalle
Giseli, o procedimento de tax free deve ser feito no aeroporto no qual você esteja embarcando de volta para o Brasil.
Abraços.