Para quem quer aproveitar a viagem à França para ir às compras, é importante entender como funciona e como conseguir a Detaxe ou Tax Refund ou Tax Free em Paris e na França.
Detaxe / tax free / tax refund é a devolução – para os não residentes na União Europeia – do valor dos impostos embutidos no preço da mercadoria.
Escrevemos esse post para esclarecer as dúvidas recorrentes dos leitores em relação ao procedimento do détaxe e dar dicas em relação às compras de Duty Free.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Detaxe ou Tax Refund ou Tax Free em Pqris: fila na alfêndega no aeroporto Charles de Gaulle
1. Como conseguir o reembolso do imposto sobre as mercadorias compradas na França?
- Para ter direito a solicitar o reembolso, o valor das compras feitas em uma mesma loja em um período de 1 a 3 dias consecutivos deve ser superior a 100 euros.
- Ao pagar, informe que você quer fazer a détaxe. E não se esqueça que você precisará apresentar o seu passaporte, portanto, tenha sempre uma cópia com você. Algumas lojas exigem o original.
- Você deverá informar ao lojista se prefere receber o reembolso em espécie ou como crédito no cartão de crédito.
- O comerciante lhe entregará um formulário (e um envelope já selado), que você deverá apresentar ao funcionário da alfândega, junto com as mercadorias compradas, no aeroporto no momento de sua viagem de volta ao Brasil. O oficial da alfândega irá carimbar este formulário que você deverá colocar dentro do envelope e, em seguida, colocá-lo em uma caixa de correios, no próprio aeroporto. Veja no item 4 abaixo onde ficam os guichês da alfândega nos aeroportos de Paris.
- Hoje em dia, na França, a maioria das lojas usa o formulário PABLO cuja validação pode ser feita nos terminais automáticos presentes nos aeroportos parisienses (CDG e Orly) e em alguns outros aeroportos franceses como Nice e Nantes (clique aqui e leia nosso artigo sobre o formulário PABLO). Não há necessidade de colocar o formulário PABLO no correio após a validação nos terminais. Veja no item 4 abaixo onde ficam os terminais PABLO nos aeroportos de Paris.
- Você só pode fazer este procedimento quando estiver deixando a Europa. Portanto, se sua viagem inclui vários países, você deverá apresentar os formulários de détaxe na alfandêga do aeroporto no qual fará o check-in para a viagem de volta ao Brasil.
- A détaxe pode ser feita até 3 meses após a data da compra.
2. Devo pedir o reembolso em espécie ou no cartão de crédito?
- Geralmente, ao solicitar o reembolso em espécie, o pagamento é feito no aeroporto, ou seja, salvo algumas exceções como as Galeries Lafayette, não é o lojista que vai lhe devolver o dinheiro. Após apresentar os formulários ao funcionário da alfândega ou validá-los no terminal PABLO, você deverá enfrentar outra fila para o reembolso em espécie, nas casas de tax refund Cash Paris. Veja no item 5 abaixo onde ficam as casas ‘Cash Paris’ nos aeroportos de Paris.
- Algumas lojas fazem o reembolso no momento da compra (caso das Galeries Lafayette, clique aqui para saber mais). Mas, mesmo nestes casos, você deverá finalizar o procedimento de détaxe no aeroporto, validando o formulário seja nos terminais PABLO, seja no guichê da alfândega com o funcionário. Caso contrário, o valor reembolsado será cobrado em seu cartão de crédito com um acréscimo de 2%.
- Caso prefira ficar livre da fila de reembolso, a melhor opção é pedir a devolução no cartão. Neste caso, os créditos demoram de 4 a 6 semanas para entrar no cartão. E não acontecem todos simultaneamente.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
3. Devo passar na alfândega antes ou depois do check-in?
- Se as suas compras estiverem na mala a ser despachada, você deve fazer o procedimento de détaxe antes do check-in pois o oficial pode solicitar a apresentação das mercadorias compradas.
Terminais PABLO nos aeroportos de Paris onde você pode validar o formulário da detaxe / tax free / tax refund
4. Onde ficam os guichês da alfândega e os terminais PABLO nos aeroportos de Paris?
-
Orly (clique aqui)
Orly 1-2: Nível 1, perto da Porte 21d
Orly 3: Nível 0, perto das Arrivées 3
Orly 4: Nível 0, perto da Porte 47d
-
Charles de Gaulle (clique aqui)
Terminal 1: nível CDGVAL, Hall 6
Terminal 2A: nível Départs (Partidas), Porte 5
Terminal 2C: nível Départs (Partidas), Porte 12
Terminal 2D: nível Départs (Partidas), Porte 6
Terminal 2E: nível Départs (Partidas), Porte 4
Terminal 2F: nível Arrivées (Chegadas)
Terminal 3: nível Arrivées (Chegadas)
5. Onde ficam as casas ‘Cash Paris’ nos aeroportos de Paris?
-
Orly (clique aqui)
Orly 4 – antes da segurança – Nível das partidas (Départ / Departure)
-
Charles de Gaulle (clique aqui)
Terminal 2AC – depois da segurança
Terminal 2E – depois da segurança – Hall K / Hall L / Hall M
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
6. Quanto tempo demora o procedimento no aeroporto?
- As filas costumam ser longas por isso sugerimos que você chegue ao aeroporto com pelo menos três horas de antecedência.
7. O que é melhor, fazer as compras em Paris e solicitar o reembolso ou fazer compras no Duty Free?
Depende do que você vai comprar. O Duty Free no aeroporto Charles do Gaulle é excelente, com muitas lojas e uma enorme variedade.
Se não quiser perder tempo com compras em Paris e se não for comprar muitas coisas, pode ser melhor deixar para fazer compras no Duty Free. Assim, você fica livre do procedimento da detaxe, que é chato e muito demorado.
Mas é óbvio que há muito mais variedade de produtos em Paris.
Leia também:
- Documentos para entrar na França – atualização COVID
- Como ir dos aeroportos até Paris e vice-versa
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Como ter uma viagem mais confortável
- Como viajar de Paris para outras cidades da França e da Euro
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
331 Comentários
eymard
Pode parecer chatice, mas eu ainda prefiro a devolução em dinheiro. Só mesmo se não der tempo.
Erivaldo Cesidio
Poderia haver também dicas sobre o detaxe no aeroporto de Orly. Quem mora Nordeste do Brasil se utiliza mais do voos da TAP, com conexão em Lisboa. Os procedimentos em Orly parecem ser mais simples. No meu retorno em 2011 peguei pouca fila para o detaxe. Foi bastante tranquilo.
Regina Vasconcelos
Quase perdi o avião em junho por causa da détaxe e sua fila de 50 minutos, sugiro a ida mais cedo para o aeroporto. E não peço reembolso em dinheiro para não piorar ainda o tempo nas filas. Cheguei no aeroporto 2 horas e 30m antes do voo.
Cristiane Pereira
Um esclarecimento/dica, para aqueles que, como eu, costumam viajar de TAP (moro em BH e prefiro fazer BH-Lisboa-Paris) e chegam e saem de Paris pelo aeroporto de Orly: o detaxe deve ser feito em Paris, e não em Lisboa, já que é um procedimento que temos de fazer antes de despachar as bagagens. A menos que a pessoa vá ficar em Lisboa.
(Aliás, uma dúvida: é “O” detaxe ou “A” detaxe? rsrsrs)
virginia
uma dica em paris tem as maquinas para carimbar o de tax
Priscila
Pessoal, fui recentemente à Europa, pedi em Paris o tax free de uma compra de joia efetuada em Praga (das compras feitas em Paris já peguei o dinheiro na hora), e tenho duas dúvidas: 1) li em alguns lugares que, quando vc pede o tax free em um aeroporto de outro país que não o da compra seria necessário envelopar o formulário. Mas esta orientação não me foi passada em Paris, somente me falaram pra depositar o formulário na caixinha, o que fiz. E aí, vcs sabem se não precisa mais envelopar neste caso? 2) Pedi o tax free no cartão de crédito do meu marido, embora conste eu como sendo a compradora. Tem algum problema do cartão informado não ser o meu? Obrigada.
Lina
Priscila
Minha experiência é que enviarmos o formulário dentro de um envelope com o endereço. Como ele chegará ao destinatário se não tiver dentro de envelope com endereço?
Nick
Eu prefiro que façam o reembolso pelo cartão de crédito, assim não precisa pegar uma segunda fila para o recebimento do dinheiro. E em relação a mostrar as mercadorias compradas, pelo menos comigo, nunca solicitaram. Mas deve ser como disse o Eduardo, tudo depende do valor das compras.
Ane
Gente, não entendi uma coisa, se eu comprar qlqr coisa e for levar pro Brasil na volta (saindo da França) eles vao revistar minha mala q vai no porão? nunca fiz uma viagem internacional e vou agora em set. e volto em dezembro…
Lina
Ane
Não, eles resvistam as malas de cabine.
Juliana Lima
Existe algum valor máximo de compras? Desculpe se não entendi direito, mas se não gastar 175 euros numa mesma loja num mesmo dia, não há necessidade de devolução da taxa, certo? E se caso eu ultrapassar esse valor e não quiser enfrentar fila, como faço? (Não estou querendo deixar dinheiro pra lá, mas não quero filas!) Obrigada.
*Adoro as dicas e estou anotando tudinho. Viajo em Janeiro de 2014 e já estou organizando tudo!
Eduardo Pimenta
Se puder contribuir, complementando as informações:
1. Uma dica que sempre uso: você não precisa trocar todas as notas no aeroporto. Existem se não me engano, 1 ou 2 lojas Travelex na Champs Elysées que fazem a devolução do Detaxe, porém com uma taxa de transação, taxa esta que não ocorre no aeroporto. Esta dica é interessante, pois você pode pedir em dinheiro, e gastar novamente este dinheiro na viagem! Não lembro se a Lafayette também tem a devolução do Detaxe dentro da loja mesmo.
2. Geralmente o pessoal da Alfândega não pede para ver as compras, se o valor das notas for pequeno (menos de 1000 euros). Os Asiáticos, que costumam comprar muito mais que isto, geralmente tem que mostrar as compras. Eu aproveito para vir com a roupa no corpo. Fica mais fácil, nem preciso abrir mala…rsrs
3. Depois que chegarem no Brasil com as notas carimbadas, e as compras, aproveite para escanear as notas a serem enviadas ou guarde uma cópia. E envie através de carta registrada ou com aviso de recebimento. Na minha última viagem enviei pela carta simples, porém resolveram me descontar no cartão de crédito. Não sei se a carta realmente chegou e tive que entrar em contato com o meu cartão para explicar a situação, como é todo o procedimento, para eles entrarem em contato com o estabelecimento do Detaxe. Pelo menos me extornaram o valor, mas demorou um tempo.