Para quem quer aproveitar a viagem à França para ir às compras, é importante entender como funciona e como conseguir a Detaxe ou Tax Refund ou Tax Free em Paris e na França.
Detaxe / tax free / tax refund é a devolução – para os não residentes na União Europeia – do valor dos impostos embutidos no preço da mercadoria.
Escrevemos esse post para esclarecer as dúvidas recorrentes dos leitores em relação ao procedimento do détaxe e dar dicas em relação às compras de Duty Free.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Detaxe ou Tax Refund ou Tax Free em Pqris: fila na alfêndega no aeroporto Charles de Gaulle
1. Como conseguir o reembolso do imposto sobre as mercadorias compradas na França?
- Para ter direito a solicitar o reembolso, o valor das compras feitas em uma mesma loja em um período de 1 a 3 dias consecutivos deve ser superior a 100 euros.
- Ao pagar, informe que você quer fazer a détaxe. E não se esqueça que você precisará apresentar o seu passaporte, portanto, tenha sempre uma cópia com você. Algumas lojas exigem o original.
- Você deverá informar ao lojista se prefere receber o reembolso em espécie ou como crédito no cartão de crédito.
- O comerciante lhe entregará um formulário (e um envelope já selado), que você deverá apresentar ao funcionário da alfândega, junto com as mercadorias compradas, no aeroporto no momento de sua viagem de volta ao Brasil. O oficial da alfândega irá carimbar este formulário que você deverá colocar dentro do envelope e, em seguida, colocá-lo em uma caixa de correios, no próprio aeroporto. Veja no item 4 abaixo onde ficam os guichês da alfândega nos aeroportos de Paris.
- Hoje em dia, na França, a maioria das lojas usa o formulário PABLO cuja validação pode ser feita nos terminais automáticos presentes nos aeroportos parisienses (CDG e Orly) e em alguns outros aeroportos franceses como Nice e Nantes (clique aqui e leia nosso artigo sobre o formulário PABLO). Não há necessidade de colocar o formulário PABLO no correio após a validação nos terminais. Veja no item 4 abaixo onde ficam os terminais PABLO nos aeroportos de Paris.
- Você só pode fazer este procedimento quando estiver deixando a Europa. Portanto, se sua viagem inclui vários países, você deverá apresentar os formulários de détaxe na alfandêga do aeroporto no qual fará o check-in para a viagem de volta ao Brasil.
- A détaxe pode ser feita até 3 meses após a data da compra.
2. Devo pedir o reembolso em espécie ou no cartão de crédito?
- Geralmente, ao solicitar o reembolso em espécie, o pagamento é feito no aeroporto, ou seja, salvo algumas exceções como as Galeries Lafayette, não é o lojista que vai lhe devolver o dinheiro. Após apresentar os formulários ao funcionário da alfândega ou validá-los no terminal PABLO, você deverá enfrentar outra fila para o reembolso em espécie, nas casas de tax refund Cash Paris. Veja no item 5 abaixo onde ficam as casas ‘Cash Paris’ nos aeroportos de Paris.
- Algumas lojas fazem o reembolso no momento da compra (caso das Galeries Lafayette, clique aqui para saber mais). Mas, mesmo nestes casos, você deverá finalizar o procedimento de détaxe no aeroporto, validando o formulário seja nos terminais PABLO, seja no guichê da alfândega com o funcionário. Caso contrário, o valor reembolsado será cobrado em seu cartão de crédito com um acréscimo de 2%.
- Caso prefira ficar livre da fila de reembolso, a melhor opção é pedir a devolução no cartão. Neste caso, os créditos demoram de 4 a 6 semanas para entrar no cartão. E não acontecem todos simultaneamente.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
3. Devo passar na alfândega antes ou depois do check-in?
- Se as suas compras estiverem na mala a ser despachada, você deve fazer o procedimento de détaxe antes do check-in pois o oficial pode solicitar a apresentação das mercadorias compradas.
Terminais PABLO nos aeroportos de Paris onde você pode validar o formulário da detaxe / tax free / tax refund
4. Onde ficam os guichês da alfândega e os terminais PABLO nos aeroportos de Paris?
-
Orly (clique aqui)
Orly 1-2: Nível 1, perto da Porte 21d
Orly 3: Nível 0, perto das Arrivées 3
Orly 4: Nível 0, perto da Porte 47d
-
Charles de Gaulle (clique aqui)
Terminal 1: nível CDGVAL, Hall 6
Terminal 2A: nível Départs (Partidas), Porte 5
Terminal 2C: nível Départs (Partidas), Porte 12
Terminal 2D: nível Départs (Partidas), Porte 6
Terminal 2E: nível Départs (Partidas), Porte 4
Terminal 2F: nível Arrivées (Chegadas)
Terminal 3: nível Arrivées (Chegadas)
5. Onde ficam as casas ‘Cash Paris’ nos aeroportos de Paris?
-
Orly (clique aqui)
Orly 4 – antes da segurança – Nível das partidas (Départ / Departure)
-
Charles de Gaulle (clique aqui)
Terminal 2AC – depois da segurança
Terminal 2E – depois da segurança – Hall K / Hall L / Hall M
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
6. Quanto tempo demora o procedimento no aeroporto?
- As filas costumam ser longas por isso sugerimos que você chegue ao aeroporto com pelo menos três horas de antecedência.
7. O que é melhor, fazer as compras em Paris e solicitar o reembolso ou fazer compras no Duty Free?
Depende do que você vai comprar. O Duty Free no aeroporto Charles do Gaulle é excelente, com muitas lojas e uma enorme variedade.
Se não quiser perder tempo com compras em Paris e se não for comprar muitas coisas, pode ser melhor deixar para fazer compras no Duty Free. Assim, você fica livre do procedimento da detaxe, que é chato e muito demorado.
Mas é óbvio que há muito mais variedade de produtos em Paris.
Leia também:
- Documentos para entrar na França – atualização COVID
- Como ir dos aeroportos até Paris e vice-versa
- Tudo o que você precisa saber para viajar com crianças para a Europa
- Como ter uma viagem mais confortável
- Como viajar de Paris para outras cidades da França e da Euro
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
331 Comentários
Mar
A única vez que não consegui o Detaxe,foi da minha compra na Hermes!!! Não consegui fazer no aeroporto,não entendi pq…Então mandei pelo correio,do Brasil mesmo(pq valia a pena)e simplesmente nada…foi como se eu não tivesse feito a compra e nem mandado a papelada!Achei inacreditável!!!
Caroline
Olá Lina!
Informações preciosas as suas! Sempre bem vindas.
Consultando a tabela para ver os horários de pico do detaxe, percebi que só aparece os terminais 2E, 2C e 2E. Meu voô é TAM, que acredito ser no terminal 1(pelo que li aqui no CP!). Lá tb tem detaxe ou preciso ir até um dos mencionados?Obrigado.
Nana
Obrigada pela dica Lina!!! Como sempre nos ajudando! Uma duvida, se meu vôo é as 6 da manhã não tem como fazer então? Obrigada!!!
Luís Santos
Em nossa ida em Julho foi bastante rápido. Nosso ressarcimento foi em dinheiro e não foi necessário apresentar nenhuma das mercadorias.
Érica
Oi. Descobri este blog (maravilhoso!!!) e tenho acompanhado pois vou para Paris em março/2014, minha sobrinha de 18 anos irá comigo, será nossa primeira viagem internacional. Com sua experiência, o que me recomenda, um pacote fechado em agência ou ir por conta prórpia ? Obrigada !!!
Lina
Érica
Nós temos este blog exatamente porque fazemos parte da turma que não gosta de pacotes, que prefere viajar por conta própria. Você pode comprar passagem e reservar hotel com a agência. O resto, você encontra tudo aqui.
Nati S.
Sei que este post é sobre os procedimentos de tax-free no aeroporto, até porque a grande maioria das pessoas saem da união europeia de avião. Porém existe um detalhe interessante:um país dentre os quais a França faz fronteira (e para onde tem diversos trens diretos todos os dias) não faz parte da UE, a Suíça! moro aqui e faz 2 semanas estava em Paris, fiz compras e teria direito ao detaxe. Cheguei a pedir o formulário na loja e tudo mais, mas acabei desistindo de dar continuidade no processo, porque simplesmente não achei na internet informação de como deveria proceder! Na verdade achei vários “pitacos”, e algumas soluções meio nonsense e confusas… mesmo a pessoa que me atendeu na loja teve que perguntar à superior como agir, pois eu era domiciliada na europa! enfim, fica uma ideia de pauta, tax free nas estações de trem! quem sabe na próxima vez que for pra Paris fazer compras não consigo uns eurinhos de volta 🙂
Acho que é a 1a vez que comento aqui. Queria dizer que adoro o blog! Moro em Lausanne e sempre quando dá dou um “pulinho” em Paris (apenas 3h30 de viagem de trem!), e achei aqui no blog diversas dicas interessantes que me foram super úteis nas viagens! Obrigada!
Lina
Nati
Obrigada pela sugestão. Realmente não sabemos como funciona a détaxe no sistema ferroviário.
César
Faltou o link do “La Boutique Air France” para fazer a pré-compra.
Mariana Berutto
Cesar, clique aqui para ir ao site da Air France e fazer a pré compra
Daniel Godinho
Lina vc sempre fazendo a diferença. Não canso de elogiar vc e toda equipe do CP.
Marcia C
Lina, que bom que fez esse post! Eu sempre fiz esse procedimento e sempre tive o embolso pelo cartão de credito sem nenhum problema, porém dessa vez vou sair de Paris as 7:20 da manha e fazer uma escala em Amsterdam para pegar o vôo para Sao Paulo, esse horário 6:00 da manha a Alfandega do CDG está a aberta ? Ahhhh adoro o seu blog ! Bj e obrigada, Marcia
Mariana Berutto
Oi Marcia C, não tenho certeza às 6 horas da manhã estará aberto. Te sugiro que, ao chegar no aeroporto, você passe na alfandega e pergunte se no dia do embarqque, nesse horário, eles estarão abertos.
Marcus Henrique
Gostei muito da dica, mas soube que na Galeria Lafayete eles fazem a devolução e até dão um desconto. Soube por voces que na entrada da galeria tem um balcão para pedir um bilhete de desconto. Mas gostei muito da dica e já imprimi o meu, estarei viajando dia 03/09 e continuarei a lei o blog de vcs. Até mais.
Mariana Berutto
Oi Marcus, sim. inclusive eles costumam deixar nos hotéis os vouchers de desconto. O negócio é que para ter o detaxe, vc precisa comprar pelo menos 175 euros, no mesmo dia.
Outras lojas também costumam devolver o dinheiro na hora, como o Bon Marché. Basta pedir. Mas na maioria dos casos, a devolução é feita no aeroporto.