Por Karen Goldman, a chef responsável pelas degustações de queijos e roteiros gastronômicos do Conexão Paris.
Quando você for a um restaurante chique francês, preste atenção nos seguintes detalhes:
. O cardápio entregue à mulher não mostrará os preços dos pratos e bebidas.
Isso mesmo Monsieur! O cavalherismo (e o machismo) existe ainda em alguns restaurantes chiques franceses. Somente o cardápio entregue ao homem revela os valores.
. Pelo menos um garçon ficará rodeando a mesa o tempo todo.
Em geral, em restaurantes muito finos, há pelo menos um garçon por mesa. Ele estará lá para lhe servir durante todo o jantar e é treinado para não deixar seu copo vazio e manter a corbeille do pão sempre cheia.
. Os pratos encomendados chegarão com as cloches.
Cloches são aquelas coberturas que vem em cada um dos pratos servidos à mesa. Os garçons devem retirá-las todas, simultaneamente. Fica atento, a dança das cloches é bonito de se ver!
. O silêncio.
Quando voce entra na grande sala de um restaurante fino o principal barulho que se escuta é dos copos ou dos talheres. Falar ou rir alto, jamais.
. A água será cara.
Já falamos aqui que na França você pode pedir uma garrafa d’água sem pagar por ela desde que peça corretamente: carrafe d’eau. Vale lembrar que esta água é da pia e totalmente potável. Nos restaurantes chiques, no entanto, são pouquíssimas as pessoas que pedem uma carrafe. Em um bistrô simples, tudo bem. Mas em ambientes caros todos pedem uma bouteille d’eau, uma garrafa de água mineral. E são caríssimas.
. As pessoas estarão muito bem arrumadas.
Se você reservou um chique restaurante em Paris, entre no clima e capriche no visual. Jantar fora é programa favorito do parisiense e ele adora se arrumar para isso! Se tiver mal vestido é possivel até que alguns restaurantes não lhe deixem entrar, ou lhe emprestam um terno ou casaco, como já vi acontecer mais de uma vez.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
24 Comentários
jorge fortunato
Fico imaginando uma mesa composta apenas por mulheres…
Carolina
Eu acho bem legal alguns restaurantes preservarem algum tipo de tradição. E vai quem quer…quem acha ultrapassado ou machista e só escolher outra opção. Isso é o que não falta em Paris…opções! Mas cavalheirismo não deveria ter saído de moda nunca, e isso não está necessariamente ligado ao pagamento da conta! Adoro os posts! Ótimas dicas…sdds da linda Paris
Leonardo
Uma dica importantíssima que deveria estar neste e em qualquer post sobre restaurantes em Paris é a de NUNCA entrar no restaurante e sentar direto em alguma mesa sem pedir permissão para o garçom ou maïtre, mesmo se o salão estiver vazio.
Rodrigo Lavalle
Leonardo, dica importantíssima, obrigado.
Abraços.
Juliana
Fui jantar no La Ferrandaise tempos atrás e na hora de fazer o pedido o garçon interrompeu meu marido e muito gentilmente disse: ” primeiro as damas”. Simplesmente amei…essas frivolidades podem parecer tolas para alguns mas na verdade são um refresco num dia a dia repleto de trabalho duro, preocupações e notícias que relatam uma realidade cruel…deixem o cardápio sem o preço…isso não é machismo….um pouco de fantasia e romantismo dos velhos tempos por algumas horinhas não faz mal à ninguém. Não acredito que um simples cardápio tem o poder de definir quem irá pagar a conta rsrsrs…
Valeria Alvares
No Brasil tambem existem bons restaurantes que , no menu das mulheres não mostram o preço .
O que faço ? peço o menu de ” homem” , não tem mais como aturar isso , estamos no século 21 !!
Adriana Pessoa
No La Tour d’Argent, os passos dos garçons parecem balets…
Angélica Santos Torres
Excelentes dicas!!! Ótimas para evitar as famosas gafes!
Dillemba
O Jules Verne é um dos restaurantes em que o cardápio feminino vem sem preço, mas eu não iria num restaurante desses sem olhar muito bem o preço no momento da reserva. Como era eu quem estava com o cartão, já que sou eu que me viro no francês, de qualquer maneira ficaria sabendo o valor. O garçon disse: C’est la dame qui paie. Deve ter pensado: essa gentalha do 3º mundo!
Alessandra Gabino
Isso é Paris!
André
Que interessante o lance do cardápio “masculino” e “feminino”…ótimas dicas que não são encontradas em qualquer lugar e fazem toda a diferença para não passar vergonha…muito legal