A leitora Renata B. deixou uma dica ótima nos comentários. Copio aqui a sua contribuição para o Conexão Paris.
A Louis Vuitton e outras lojas não descontam o detaxe na compra, é preciso recuperar o dinheiro depois.
Toda vez que você faz uma compra, eles te dão o formulário do détaxe juntamente com o envelope que você irá usar no aeroporto para colocar as notas no correio. Nas compras que fiz, recebi 2 tipos de envelopes diferentes (Global Blue ou Premier Tax). Resolvi ler os envelopes e vi que havia escritórios parceiros que devolviam o dinheiro em Paris mesmo. Escolhi os endereços na Champs Elysees, pois eram próximos do meu hotel e fui checar. Foi a melhor coisa que fiz. Na verdade, são casas de câmbio que são parceiras do Global Refund. Eles cobram uma pequena comissão, mas te devolvem o dinheiro na hora! Sem filas ou burocracias! Só é preciso mostrar o passaporte e o cartão de crédito.
Resumo: Fazia as compras e já gastava o dinheiro devolvido!! rsrsrs
É preciso dizer nas lojas que você quer a devolução em dinheiro. Mesmo assim, você deve carimbar os formulários no aeroporto e colocar os envelopes no correio. Se optou pela devolução em dinheiro, são duas filas no aeroporto. A primeira, onde eles (teoricamente) olham as mercadorias e carimbam os formulários e outra para pegar o dinheiro. Como eu já havia restituido tudo em Paris, só tive que ficar na primeira. Detalhe: as duas estavam IMENSAS. Conversando com outros brasileiros na fila, percebi que ninguém conhece esse procedimento e morreram de invejam de mim.
Espero ter contribuido um pouco com o blog que tanto me ajudou!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
381 Comentários
Lais
Amigos japoneses me informaram que para nós que moramos no JP o detaxe pode ser recebido aqui no JP no aeroporto ao chegarmos e ja recebemos em ienes. Porem claro precisa pegar o carimbo da alfandega em Paris. Mas pelo menos recebo aqui sem problemas uma fila a menos! Pena no BR nao ter o balcao deles ne!
Lina
Lais
Deveríamos ter esta mordomia também!
Sophie
Oi, obrigada pela resposta, agora fico mais tranquila, pois acho um absurdo ter que declarar acima de US$500, acredito que a maioria das pessoas gasta mais que isso e não declara. Agora será que voce poderia me responder outra coisa?? Aonde ficam esses escritórios em Paris que devolvem o dinheiro lá mesmo?Entrei no site da Global Refund e não consegui achar nada sobre isso? voce teria o endereço desse escritório/casa de cambio na Champs Elysees? E outra pergunta, vc tem idéia da comissão cobrada por eles? Obrigada mais uma vez pela resposta e espero que possa me ajudar novamente. Bjs
Lina
Sophie
Não sei o valor da comissão. Encontrei o seguinte endereço:
-International Group Exchange 79, Avenue des Champs Elysées Opening hours: Monday – Saturday 10.00-24.00 Sunday 10.00-22.00
Sophie
Olá, gostaria de saber se eu pedir o detaxe na França, e ultrapassar os USS500 estipulados pra nao declarar, quando chegar ao brasil eles(alfandega) tem como saber que eu pedi detaxe, e o produto é novo? ou a alfandega não tem como saber disso? poderei pedir detaxe na França e chegar no Brasil sem ter que declarar aqueles valores acima de 500 dolares?posso dizer que o produto é usado ou a alfandega saberá que o produto é novo devido ao detaxe pedido na França? Desculpe as pergunta , vc poderia me ajudar??
Lina
Sophie
Até hoje nunca ouvi falar em colaboração entre os funcionários da détaxe na França e os funcionários da alfândega no Brasil.
Francisco
Olá! Em maio de 2012 encaminhei 3 formulários de détaxe no CDG. Um da Sephora já com desconto, porém os outros dois nunca recebi o reembolso no cartão de crédito. Notei que num dos formulários há a indicação para reembolso por cc mas não há espaço para indicar o número do cartão (deveria constar?) e no outro não foi nem indicada a forma de reembolso. Existe um modo de resolver? Vou retornar a Paris em maio, lá tenho como tentar o reembolso? Grato.
Lina
Francisco
A detaxe foi mal feita. Os formulários não foram preenchidos.
Agora está tarde demais. Fique atento nas próximas vezes.
Bruno Fernández
Eu posso fazer esse detaxe na Champs Elysees mesmo tendo escolhido na loja pelo recebimento no cartão de crédito? E também posso fazer o detaxe lá se depois de Paris ainda vou para Barcelona?
Obrigado pela ajuda.
Lina
Bruno
Não sei te responder se pode receber na Champs Elysées após ter escolhido créditos no Cartão de crédito. Tente.
Tente também fazer a detaxe em Paris. Muitos conseguem.
Paulo
Prezada Lina, estou indo a Barcelona e vou comprar uma bolsa Louis Vuitton para minha esposa. Gostaria de saber se vc tem alguma dica para o refund.
Lina
Paulo
O ideal é receber na hora o desconto. Em seguida carimbe no aeroporto e coloque a nota fiscal no correio. Talvez a Vuitton dê este desconto na hora da compra. Senão escolha crédito em conta corrente.
Jackeline
Oi Lina! Tudo bem?
Estava com saudades de entrar no seu blog e olha eu por aqui de novo.
Querida me ajude com uma dúvida.
Uma amiga está indo a Paris e comprará uma bolsa para mim. É a primeira vez dela aí e não sabe como fazer com o detaxe.
No momento da compra ela deverá pedir a détaxe e informar que prefere a restituição no cartão. A loja dará as notas e envelope, correto?
De Paris ela seguirá para Amsterdã onde será sua saída da Europa. Nesse caso ela irá carimbar as notas no aeroporto de Amsterdã e colocará o envelope nas caixas dos correios que ficam espalhadas no saguão do aeroporto, correto?
Se ela trouxer para o Brasil sem o carimbo da Alfandega, podemos enviar ao cartão por aqui?
Gostaria de incomoda-la o quanto menos com isso já que está me fazendo um favor.
O que vc me aconselha?
Grande beijos!!
Lina
Jackeline
Você receberá a détaxe somente se o aeroporto carimbar.
Jadi
Entendi. Então, irei para Londres e depois vou embora do CDG, então o detaxe deve ser feito la pois é o último aeroporto certo?
E eu só posso fazer no meu dia de embarque ou é possível ir antes ao aeroporto para fazer isso?
Lina
Jadi
Você faz o détaxe no último aeroporto europeu. Tem que chegar mais cedo, porque pode encontrar filas. Mas ele deve ser feto somente no dia do embarque.
Jadi
Sei que já tem vários comentários aqui sobre o assunto mas ainda não ficou totalmente claro pra mim. Se eu comprar um produto em Londres, eu também recebo 12% de volta? Ou é só para compras na França?
Obrigada =)
Lina
Jadi
A détaxe funciona na Europa. Em todos os paises europeus.
Fernanda F.
Voltei de Paris há dois dias e as filas para receber o dinheiro de detaxe no aeroporto estavam imensas. Quem realmente quiser o reembolso em dinheiro deve chegar muito cedo para não perder o vôo. O melhor é pedir para receber no cartão de crédito, mas essa opção tem que ser feita no momento da compra. O Bon Marché, muito mais vazio e agradável, na minha opinião, do que a Galerie Laffayette, devolve o dinheiro no mesmo dia da compra, desde que você apresente, no mesmo dia, as notas no 3º andar da loja. Gostaria também de alertar a todos sobre uma notícia dada por um motorista de taxi: uma brasileira teve sua carteira roubada na Galeria Laffayette. Provocaram um pequeno tumulto, ela prestou atenção e quando percebeu já não estava com a carteira. Cuidado! Por último, ainda quanto ao detaxe, existe uma caixa de Correio perto dos guichês em que apresentamos as notas para serem carimbadas e eu coloquei os envelopes ali. Um outro brasileiro também estava fazendo isso. Mas pensando agora, acho que não receberemos jamais o dinheiro. Afinal, aquela caixa é antes do embarque, ninguém garante que a pessoa saiu da Europa. Não existe, por acaso, uma caixa de correio específica na área de embarque, para que os envelopes sejam colocados depois de feito o check in? Enfim, o processo é mesmo estressante, como alguns comentaram. É preciso informação e paciência. Parabéns pelo blog, todos são muito generosos na troca de dicas, fico admirada!