A leitora Renata B. deixou uma dica ótima nos comentários. Copio aqui a sua contribuição para o Conexão Paris.
A Louis Vuitton e outras lojas não descontam o detaxe na compra, é preciso recuperar o dinheiro depois.
Toda vez que você faz uma compra, eles te dão o formulário do détaxe juntamente com o envelope que você irá usar no aeroporto para colocar as notas no correio. Nas compras que fiz, recebi 2 tipos de envelopes diferentes (Global Blue ou Premier Tax). Resolvi ler os envelopes e vi que havia escritórios parceiros que devolviam o dinheiro em Paris mesmo. Escolhi os endereços na Champs Elysees, pois eram próximos do meu hotel e fui checar. Foi a melhor coisa que fiz. Na verdade, são casas de câmbio que são parceiras do Global Refund. Eles cobram uma pequena comissão, mas te devolvem o dinheiro na hora! Sem filas ou burocracias! Só é preciso mostrar o passaporte e o cartão de crédito.
Resumo: Fazia as compras e já gastava o dinheiro devolvido!! rsrsrs
É preciso dizer nas lojas que você quer a devolução em dinheiro. Mesmo assim, você deve carimbar os formulários no aeroporto e colocar os envelopes no correio. Se optou pela devolução em dinheiro, são duas filas no aeroporto. A primeira, onde eles (teoricamente) olham as mercadorias e carimbam os formulários e outra para pegar o dinheiro. Como eu já havia restituido tudo em Paris, só tive que ficar na primeira. Detalhe: as duas estavam IMENSAS. Conversando com outros brasileiros na fila, percebi que ninguém conhece esse procedimento e morreram de invejam de mim.
Espero ter contribuido um pouco com o blog que tanto me ajudou!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
381 Comentários
Nathalia
Ja sou leitora assidua do blog ha um ano, e confesso que ele tornou minhas visitas a Paris ainda mais proveitosas.
Gostaria de tirar algumas duvidas pois estou preocupada:
Apresentei as minhas notas de detaxi no aeroporto e a fiscal apenas fez alguns procedimentos e carimbou as mesmas..Mas.nao me devolveu o dinheiro.
Como ela nao falava meu idioma e parecia estar zangada, achei que estava tudo Ok!
Tenho alguns recebimentos em cash e outros em cartao…o que devo fazer? Deveria ter colocado as notas carimbadas no correio? E enviar para qual endereco? Ainda posso fazer isso aqui do Brasil?
Nossa…se vcs pudessem me ajudar ficaria muitissimo grata.
Obrigada
Cecilia
Vou a Paris em dezembro e na volta faço conexão em Lisboa. Você já respondeu num comentário anterior que neste caso, deve-se carimbar as notas fiscais na alfândega do último aeroporto europeu, ou seja, Lisboa.
A minha dúvida é: devo colocar os envelopes na caixa de correio do aeroporto de Lisboa para serem encaminhados à França? ( me informaram que apesar do envelope impresso fornecido pela Global Blue/Global Refund vir impresso como tendo o porte pago, dispensando teoricamente o selo, é necessário que o envelope seja selado, caso a compra tenha sido feita em país europeu diferente do último aeroporto de embarque rumo ao Brasil).
Sendo assim, o que seria mais seguro: colocar os envelopes na caixa de correio do aeroporto de Lisboa ou encaminhá-los à Global Blue pelo correio normal após voltar ao Brasil?
Obrigada desde já!
conexaoparis
Cecília
Nunca vivi esta experiência. Não sei o que te responder.
Tente carimbar as notas fiscais na França mesmo. Depois você me conta como resolver a questão.
ANE
Lina,
Segui todas as dicas do Detaxe. Fiz reembolso nos postos da Champs Elysees, reembolsei no Le Bon Marche (fácil e sem fila – no 3o. andar). Fiquei pouquíssimo na fila do Detaxe no aeroporto. Deixo aqui a dica de que o serviço de entrega do Le Bon Marche, também no 3o. andar(entregaram-me uns vinhos no Hotel) foi rápido, gentil e gratuito. Obrigada.
Mara Quintal
Bom dia estou com uma grande duvida e precisando de ajuda, fiz um detaxe na espanha na semana passada e ficaram com minhas notas la no momento do detaxe, e agora estou na duvida, eu naum vou mais reaver essas notas, ou elas serao enviadas para mim posteriormente, pq sao bolsas caras e uma era ate para uma amiga, e fiquei numa situação ruim sem ter como mostrar a nota para ela, é comum isso acontecer? obrigada
eymard
Ariane, sim, qualquer forma de pagamento desde que acima de 175 euros. Nao interessa como voce paga (em moeda, cartao de credito, debito ou VTM).
Ariane
Olá,
vou a Paris em janeiro. Adorei o post e claro que vou aproveitar, mas fiquei com um dúvida: o détaxe só vale para compras feitas em cartões de crédito ou VTM e dinheiro também contam?
Mariana
Vou agora em Setembro para Paris, mas volto por Portugal em vôo do Porto com conexão em Lisboa, antes das 8:00 am. Qual a melhor forma de encaminhar os envelopes do détaxe?
conexaoparis
Mariana
A legislação estabelece que o turista deve apresentar as notas fiscais para seram carimbadas na alfândega do útlimo aeroporto europeu. Neste caso Porto.
Luciano Rocha Borba
Muito Tranquilo a devoluçao do Detaxe: fiz compras em Coopenhagem, e como ia passar em Paris e daí pro Brasil tive que carrimbar as notas e mostrar as mercadoriasno ultimo local de saída da Europa: no caso, CDG.(2.andar, Terminal 2, atras dos balcoes TAM).Dessa vez nem quiserem ver as mercadorias,e carimbaram todas as notas inclusive de outros países.Optei por devoluçao no cartao credito e recoloquei nos envelopes correspondentes aos países que ja me tinham entregues, e logo aí tem caixa amarela do correio.Em 01/jun/11 foram postados e em 08/ago/11, tudo estava restituido no meu C.Credito.Basta vc. ler e informar corretamente, que nao tem erro.Já optei outras vezes por desconto nas lojas;ja usei receber o dinheiro no proprio aeroporto e tudo foi muito tranquilo.Opte sempre pelas filas menores e (infelismente) naquelas onde nao tem “sacoleiras”e nem estrangeiros arábes com compras de eletronicos”.Ai é demorado e os alfadegarios revistam os pertencences daqueles, com detalhes.Saia dessa filas.No resto é muito facil e funciona ha anos, basta prestar atençao e informar somente o que pedem.Nao comente nada, fale o menos possivel.Brasileiros sao mestres de ficarem inflamados e falando alto: Mantenha calmo que te liberam na hora.Felicidades pra todos.
André Camargo
Irei a Paris em setembro e de lá vou de trem para a Suíça, que não faz parte da UE, de onde volto para SP. Consigo fazer o detaxe na estação de trem?
Parabéns pelo conexão!!!
conexaoparis
André
Em princípio, no site da alfândega francesa, eles dizem que a détaxe deve ser feita dentro do trem. Mas nunca vivi esta experiência.
Roberta
Obrigada pela ajuda, Lina!!!