Na fachada oeste da catedral de Notre Dame de Paris, a vinte metros do solo, se encontra uma série de vinte e oito personagens representando os reis da Judéia antes de Cristo. Cada estátua mede 3.50 de altura.
Em 1793 , durante a Revolução Francesa, todas estas estátuas foram decapitadas . Os revolucionários confundiram os reis da Judéia com os reis da França. Mais tarde as cabeças foram redesenhadas e reconstruidas.
Em 1977, durante reformas e construção de um banco na rue Chausée d’Antin – perto da Galeria Lafayette – os operários descobriram 21 cabeças, as originais.
Hoje, estas cabeças podem ser vistas no Musée National du Moyen Âge de Cluny.
Fotos: Augusto Takaschima e família.
Você pode comprar ingressos para visitar as torres da Notre Dame aqui no conexão Paris, em nossa lojinha. Evite filas no local.
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
67 Comentários
eymard
LuciaC, vc me fez rever fotos pois tinha certeza que havia uma de Saint Denis decapitado com a cabeça na mao. Adorei rever as minhas fotos, e la estava ela.
Augusto: o cloisters é um museu que vale a pena visitar. Tambem parece que nao estamos em NY.
Mariana
Alguem sabe quantos museus existem na cidade de Paris?
Valéria
Lina
tem algum show no final de dezembro? entre dia 26 e 31
Karina
Maria Lina, estou de volta de minha visita a Paris!!! gostaria de transmitir minhas impressões tb, mas n encontrei endereço de email na página. Para onde envio?
=))
conexaoparis
Karina
Envie para [email protected]
Augusto
É sempre um prazer contribuir com o Conexão Paris. O problema é sempre querer voltar a Paris após uma leitura do blog. Para conhecer outros ares em março do ano que vem vou a Nova York. Uma das visitas programadas é o museu de Cloisters especializado também na idade média. Junto com o museu de Cluny é onde podemos encontrar um conjunto de tapeçaria medieval com o unicórnio como tema. É um pedaço da Europa na América.
O museu de Cluny é realmente fantástico. Nele há uma área onde páginas de livros com centenas de anos estão envidraçadas. Folheando-as temos a sensação de entrar em contato com a base do pensamento ocidental. Este mesmo sentimento permeia a visita do restante do museu. Indispensável para quem vai a Paris.
Abçs
Sueli OVB
LUCIA C
Acho que toda a sedução da Notre Dame de Paris está nos arcobotantes.
Eu fico alucinada com a vista que você citou. Adoro ver a Notre Dame lá do Instutut du Monde Arabe e do Quai de la Tournelle.
Ah, gosto de vê-la de todos os ângulos!!!!!!!!!!!!!!!!!
Beijo
Sueli OVB
KATYA LEITZKE,
Se eu me arrepiei toda e chorei daqui, lendo o seu relato, imagino a emoção que você sentiu!
Apesar de ser apaixonada pela Notre Dame e não haver me manifestado até agorai, não resisti ao seu comentário e ao do Marcello Brito.
Realmente existem outras catedrais góticas pela França muito mais bonitas que a Notre Dame de Paris. Mas elas não estão em Paris, na Île de la Cité, no centro de onde tudo começou; não oferecem aquela exuberante vista; não estão envolvidas em tantos mistérios…
Para mim a Notre Dame é o cartão postal de Paris. Vê-la todos os dias, de vários angulos, quase que me obriga a ficar sempre perto dela.
As cabeças dos reis da Judéia foram uma das primeiras coisas que vi em Paris, pois na contra mão de todo turista o Musée de Cluny foi o que primeiro visitei.
Espetáculo!
Katya Leitzke
Jorge,
Pena não ter sido o dia em que eu estava lá.
Mas assisti uma cena que me levou as lágrimas.
Estávamos em frente a igreja fazendo fotos qdo o sino começou a tocar a hora cheia. Segundos depois, enquanto o sino tocava, escutei um hino de igreja sendo cantado por duas vozes fraquinhas. Me virei, e ví duas senhoras bastante idosas paradas em meio as pessoas, sem se importar com mais nada, cantando devotadamente, viradas de frente para a igreja. A expressão no rosto delas era de tamanha gratidão e serenidade que quando me dei conta estava chorando, mto emocionada pela cena. Qdo o sino parou de tocar, elas terminaram o hino, fizeram o sinal da Cruz e seguiram seu caminho de braços dados sem saber o bem que haviam me feito aquele dia.
Marcello Brito
Foi ele que recolocou o imaginario da catedral de volta a vida de Paris
Violet le duc foi o arquiteto responsavel pela restauracao e o que vemos hoje ‘e mais violet do que o traco original.
As famosas gargulas nao existiam e sao invencao de violet le duc, bem ao gosto
Do neo gotico e do sublime de em vogana paris de fim de seculo
Marcello Brito
Se hoje podemos admirar a notre dame devemos agradecer a dois nomes:
Victor Hugo e Violet Le Duc.
A igreja estava destruida e abandonada apos a revolucao e sua demolicao foi ate aventada
Foi victor hugo que liderou um movimento para sua recuperacao e restauro. Foi ele que recoloc