Na fachada oeste da catedral de Notre Dame de Paris, a vinte metros do solo, se encontra uma série de vinte e oito personagens representando os reis da Judéia antes de Cristo. Cada estátua mede 3.50 de altura.
Em 1793 , durante a Revolução Francesa, todas estas estátuas foram decapitadas . Os revolucionários confundiram os reis da Judéia com os reis da França. Mais tarde as cabeças foram redesenhadas e reconstruidas.
Em 1977, durante reformas e construção de um banco na rue Chausée d’Antin – perto da Galeria Lafayette – os operários descobriram 21 cabeças, as originais.
Hoje, estas cabeças podem ser vistas no Musée National du Moyen Âge de Cluny.
Fotos: Augusto Takaschima e família.
Você pode comprar ingressos para visitar as torres da Notre Dame aqui no conexão Paris, em nossa lojinha. Evite filas no local.
Leia também:
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
67 Comentários
Jose Mauricio
Estou com os arcobotantes e não abro!!! Além de bonitos, foram eles que permitiram, muito antes das estruturas metálicas e do concreto armado, que as construções(principalmente igrejas) atingissem alturas incríveis para a época. Eles distribuem as forças(peso) da construção e formam uma estrutura externa à nave da catedral.
jorge fortunato
Adriana
Tudo bem. Vou te dar um crédito…
Beth
Quando entrei na Catedral de Chartres fiquei sem ar… é o chef d’oeuvre
do gótico.
Katya
Os bancos são retirados apenas uma vez por semana. Por sorte, quando visitei a Catedral o labirinto estava liberado. Apesar de não ser católico segui o caminho. As pessoas tiram os sapatos para caminhar ali e rezam muito. É um momento fantástico.
Cláudia Oiticica
Logo você! Por essa não esperava. Mas tb vou te dar um crédito, mas não demore..rs
Elisabeth Moreira Lima
Olá Lina e todos os amigos do blog!
Chegarei a Paris dia 31 Ago e estou contando cada dia. É a primeira vez que irei a esta cidade de sonhos, e sonho com ela há muitos anos.
As informações dadas por vocês valem mais que um guia de viagem. Maravilhosas.
Obrigada a todos. Graças a vocês minha viagem será muito mais rica de detalhes.
Beijos a todos e aqui vou eu Paris!!!
Beth Lima.
LuciaC
Acho belissimo, Beth!
Concordo.
XXX
Beth
LuciaC
Finalmente encontrei alguém que gosta dos arcobotantes da Notre Dame!
Acho esta visão muito mais bonita do que a frontal!
Abs.
LuciaC
No parvis, olhando de frente para a catedral, dentre todos estes detalhes, todas esculturas de santos, quimeras, anjos, gargulas e a rosacea imponente da fachada.
Atentem para o portal da Virgem, aa esquerda, na ala dos santos, la’ esta Saint Denis decapitado segurando na mao a propria cabeca!
A catedral de Notre Dame e’ o coracao de Paris.
Sou encantada com a visao dos arcobotantes da Place Jean XXIII e do Flore en Isle.
Adorei, Lina.
Juliana Pamplona
Lina, realmente a beleza desta igreja é algo impressionante. Foram dois séculos de trabalho de batalhões de arquitetos e artesãos medievais após o lançamento de sua pedra fundamental, em 1163. Foi lá que aconteceu a coroaçao de Napoleao Bonaparte em 1804 e o funeral de Charles de Gaulle, em 1970. É la que está a estátua da Virgem com o Menino Jesus, do século 14, que é conhecida como Notre-Dame de Paris, ou Nossa Senhora de Paris! Acompanhar uma missa com canto gregoriano, sendo finalizada com o gigantesco orgáo que está em seu interior, nao tem preço! Obrigada pelas lindas lembranças, Lina!
Andréa
Vi essas cabeças no Musée de Cluny. A história é incrível, elas foram usadas como entulho na construção da casa de um ricaço! Há outras peças incríveis lá, como armaduras e vitrais originais da Idade Média. Além da tapeçaria “A dama e o unicórnio”. Imperdível.
Beth
Claudia
O Jorge sabe das coisas, risos.
Por outro lado, eu também sinto falta do tempo em que dava para entrar na Notre Dame de Paris com tranquilidade. Aliás, assisti uma Missa do Galo lá simplesmente inesquecível! Mas isso foi há muito tempo…
Cláudia Oiticica
Essa história das cabeças encontradas, como tantas outras descobertas do gênero sempre me fascinaram.
Adriana, também acho imperdoável eu não conhecer o Museu de Cluny. Mais uma para levar o “pito” do Jorge,rrss.
Eymard, hoje em dia, infelizmente, tudo está muito cheio. Bons tempos aqueles em que se resolvia dar uma entradinha despretensiosa em Notre Dame, só porque estava passando pela frente.