Acho extremamente desagradável quando sou obrigada a « participar » da conversa telefônica da pessoa que está meu ao lado no metrô, no trem, na sala de espera do médico, no cabeleireiro. Às vezes gostaria de ler, trabalhar ou não fazer nada, olhar as pessoas e a paisagem e de repente o som invade o espaço e me encontro “participando” de uma conversa que não me interessa.
A estatal francesa RATP, encarregada dos transportes urbanos, e a SNCF, que dirige o transporte ferroviário, lançam com frequência, campanhas educativas. Através de cartazes e caricaturas dos “falantes” estas empresas educam devagar a população criando regras do bom uso do espaço social.
Na Alemanha, a Deutsche Bahn prevê zonas de silêncio onde o menor barulho, a começar pelo telefone, é proibido. A SNCF francesa inventou os IDTGV com ambientes Zen. São passagens especiais e o cliente que deseja trabalhar ou dormir pode encontrar na escolha Zen uma certa tranquilidade.
Em alguns resturantes em Paris, os celulares são proibidos. Eu aplaudo a medida.
Em conversas de fim de noite com amigos brasileiros sobre este “problema”, eles me disseram que no Brasil é normal o telefone tocar nos cinemas, durante a projeção de filmes. Para quem não suporta nem o barulho do saquinho de pipoca, isto é o fim do mundo. Às vezes acabo achando graça destes meus incômodos, já sou uma francesa mal-humorada.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
53 Comentários
eymard
Cheguei ja com o papo adiantado. Mas adorei especialmente Claudia, Madá, Marcos, Mauricio…..E eu fico imaginando o dia que liberarem de vez o uso do celular em avião. Em sala de aula, que o aluno atende e a namorada pergunta: – onde voce está, amor? E ele responde: – na aula! – já tá acabando? – não, o professor é um chato.
E isso todos os dias (embora ela saiba do horário da aula).
– Professor eu vou ter que deixar meu celular ligado pois minha mãe está doente.
E quando não tínhamos celulares. Nossas mães não ousavam ficar doentes.
Temo, como a Maria das Graças, que essas porcarias vieram para ficar (para nao falar do nextel – a mais rápida comunicaçao ponto-a-ponto!). E vão criando padrões novos de (in)civilidade. Voce esta em uma audiencia, por exemplo, e a pessoa liga 20 vezes no seu celular. 20 chamadas perdidas. Voce sai e liga de volta. Não era nada. A pessoa quer saber se voce tem um horário para atende-la no dia seguinte…
Tatyana Mabel Nobre Barbosa
Oi, Adorei a campanha! Detestei o fato de ser uma “galinha”, com roupinha e gestos bem femininos a tagarelar ao celular! Desnecessário o uso do estereótipo! Teria que ter uma campanha para educar a campanha!
Lina
Tatyana
Tive a mesma reação. Como a campanha era mais abrangente e envolvia várias outras incivilidades, nas outras situações os esteriótipos masculinos estavam presentes.
Eliana Barbosa
O comentário da Madá me fez rir e lembrar que esse ano eu fiquei incomodada com o volume do áudio guia de um senhor oriental em Paris. Só não fui até ele reclamar, apenas me afastei e segui para a outra sala…rs!
Adriana Pessoa
Roberta,
meu filho também tem intolerância a lactose. Tem alguma diferença? Não tive nenhum problema em encontrar leite de soja para ele, que é o que ele pode ingerir. Procure pelo Monoprix ou Monop, mercadinhos espalhados pela cidade.
Não se preocupe.
Abçs.
Jacqueline
Falando em jovens fazendo algazarra, me lembrei deles no ballet da Opera Garnier e no Lyceum Theatre na apresentação do King Lion. Algazarra pura. E não eram crianças. Em Paris, uma professorinha desatinada tentava todo o tempo fazer que se calassem e em vão. Em Londres, duas filas de adolescentes, um professor em cada ponta, uma maravilha de musical e as criaturas chegavam a ficar de cócoras nas poltronas e não paravam de trocar de lugar. No meio disso, duas criaturas que haviam atravessado o oceano e pago em libras para verem o musical mais visto no mundo, tentavam seguir os cenários lindos e os diálogos em inglês com ouvidos destreinados. Como professora, levei varias vezes turmas de alunos a cinema, teatro, entrevistas com escritores em anfiteatros. Nessas ocasiões, eles me enchiam de orgulho pelo comportamento, pela participação madura e consciente. Será que os brasileiros merecem tão pouco credito assim? Comparo, claro, comportamento de jovens em passeios junto a seus professores. E dou testemunho de situações que vivi.
roberta
ola! sou super fa do blog!! preciso de uma super ajuda, minha filha tem alergia a proteina do leite e estamos indo para paris agora em agosto, onde posso achar informações sobre quais os leites que existem por ai ( aqui ela usa aptamil pepti ou similac sensitive- sera que estes eu encontro ai??)??
Muito obrigada pela ajuda!! Roberta
Lina
Roberta
Espero que a Adriana tenha te ajudado.
Sophia
Outro dia fui a um cinema na Paulista e resolvi pegar um ônibus para voltar para casa. Ah, que trilha sonora primorosa! Sei lá o que era aquilo o que o sujeito ouvia, mas era ruim e ALTO. Cheguei em casa e disse para o meu marido “pela primeira vez na vida desejei ser um homem de 2 metros de altura, 2 de envergadura e pescoço de Mike Tyson”. Óbvio que ele perguntou “por quê?”. “Para ir até o filh* da put* que escutava música alta no ônibus, calmamente pegar o celular dele e simplesmente arremessá-lo pela janelinha”.
Sil
Bom, outro dia eu estava no cinema assistindo ao silencioso Melancholia, filme que pede concentração, e um estrupício atendeu o telefone do meu lado e ficou conversando… eu queria que o planeta caísse na cabeça dele!
Se as pessoas tivessem bom senso, não seria preciso tanta regra…. mas elas não tem, ou não sempre.
Bom, não sou francesa, mas vai ver sou chata…. tenho aluno que já atendeu celular na aula. Insuportável.
Uma vez viajei de Lisboa ao Porto ouvindo uma menina que devia ter uns 8 namorados fazendo armações durante toda a viagem.
Quanto à alegria dos brasileiros… bom, prefiro “me ufanar” de outras características do meu país.
Madá
Não, Marcos, eram aqueles antigos que você “só” encosta na orelha, tipo um telefone fixo. Mesmo assim …
Marcos
Mas, Madá, você estava de fones de ouvido e ainda assim o camarada reclamou?!