Segue o depoimento de um leitor.
ALUGUEI UM APARTAMENTO ATRAVÉS DA EMPRESA PARIS ADDRESS NO PERÍODO DE 23.12.2009 A 1.1.2010, LOCALIZADO NA 10 RUE QUENTIN BAUCHART.
CONFORME HAVIA SIDO ORIENTADO, O QUE ACEITEI E CONFIRMEI POR E-MAIL, EFETUEI O PAGAMENTO DO RESTANTE DO ALUGUEL, 968EUR, A UMA SRA. DE NOME VESNA, QUE FEZ O NOSSO CHECK-IN NO DIA 23.12.2009.
O SINAL, 476EUR, E O SEGURO, 44EUR, JÁ HAVIA PAGO COM O CARTÃO AMEX.
PARA MINHA INFELIZ SURPRESA, RECEBI NA FATURA DO CARTÃO A MESMA COBRANÇA. VALE DIZER, PAGAREI
DUAS VEZES POR CONTA DA DESONESTIDADE OU DESTA EMPRESA OU DE SUA FUNCIONÁRIA QUE RECEBEU O DINHEIRO.
A EMPRESA AGORA ME EXIGE A CÓPIA DO CONTRATO, ONDE A SRTA. VESNA DEU QUITAÇÃO POR EXTENSO DO PAGAMENTO. TODAVIA NÃO ENCONTREI O DOCUMENTO, TALVEZ TENHA-O ESQUECIDO NO APARTAMENTO ANTES DE RETORNAR. ENTRETANTO, AS CONDIÇÕES DA CONTRATAÇÃO EXIGIAM QUE O PAGAMENTO EM CARTÃO DE CRÉDITO SÓ SERIA ACEITA SE EFETUADA ANTES DA CHEGADA EM PARIS.
POR ISSO, NÃO TEM LÓGICA A ALEGAÇÃO DE QUE EFETUEI O PAGAMENTO NO DIA DO
CHECK-IN, 23.12.2009, NO CARTÃO AMEX, POIS NESTA DATA SÓ SERIA ACEITO O
PAGAMENTO EM DINHEIRO, COMO, DE FATO, OCORREU.
INFELIZMENTE CONSTATEI QUE A DESONESTIDADE NÃO É UM DEFEITO SÓ DOS BRASILEIROS, COMO ALARDEIAM MUNDO AFORA. POR FAVOR, DIVULGUE A NOSSA DENÚNCIA PARA QUE OUTROS INGÊNUOS NÃO CAIAM NO MESMO GOLPE!
Jorge Salomão Oliveira dos Santos.
Após a publicação deste artigo, recebi novo email do Sr. Salomão.
Em primeiro lugar agradeço a sua solidariedade em relação à publicação do meu testemunho no site CONEXÃO PARIS.
Por outro lado, gostaria de lhe comunicar que a empresa PARIS ADDRESS enviou-me, hoje (dia 20.1.2010), um e-mail onde informa que cancelou o débito de 968EUR, referente ao saldo do aluguel, do meu cartão de crédito AMEX, embora não reconheça que tenha havido o pagamento em espécie a seu funcionária (de nome VESNA) que realizou o nosso check-in no dia 23.12.2009.
Tal solução me contenta, pois era o objeto da controvérsia (o PARIS ADDRESS dizia que eu estava devendo 968EUR no cartão AMEX e eu afirmava que já havia efetuado o pagamento, em dinheiro, a funcionária VESNA, no momento do check-in, conforme acertado nos contatos anteriores).
Saliento que dia (16.01.2010) em que enviei o meu testemunho para você e pedi-lhe a sua ajuda para que divulgasse no seu blog CONEXÃO PARIS, a empresa PARIS ADDRESS ainda não havia adotado a postura conciliadora que resultou no cancelamento da dívida do cartão AMEX.
Desta forma, por razões de justiça, peço-lhe que, da mesma forma que divulgou o meu testemunho acerca do problema, também o faça em relação a solução que a empresa PARIS ADDRESS apresentou, a qual aceitei e dou o caso por encerrado.
Finalmente registro que não responsabilizo a empresa PARIS ADDRESS por causa de eventuais erros da funcionária de nome VESNA e fico a vontade para afirmar que retornarei a PARIS e utilizarei, uma vez mais, os serviços daquela empresa.
Peço desculpas aos srs. Xavier Fouquerand e Philippe Boiledieu (PARIS ADDRESS) pelos excessos, justificáveis no calor da emoção e diante da inicial relutância na solução do impasse.
Atenciosamente,
JORGE SALOMÃO OLIVEIRA DOS SANTOS
Segunda denúncia enviada por Natali Portela dia 20 de maio 2011.
Bom, estive em Paris por dez dias entre final de abril e começo de maio últimos, e fiquei em um apartamento da ParisAddress. Gostaria de relatar minha experiência em relação a esta empresa para outros leitores de seu blog, porém fica seu critério publicar minha opinião ou não. Se tiver alguma dúvida estou à disposição. Segue meu relato:
Fiquei em um apartamento da ParisAddress por dez dias entre abril e maio de 2011. O apartamento era bem equipado, com eletroeletronicos modernos. O preço bastante interessante em relação a outros apartamentos que ví. Para uma estadia de dez dias como a minha o montante total ficava por volta de 400 euros a menos do que os demais. Achei que esta diferença toda era apenas porque o apartamento era bem menor do que a maioria concorrente, coisa que para mim não importava, mas depois descobri que haviam outros motivos para ser mais barato, infelizmente esses outros a gente só descobre na hora né…
Conforme combinado com a empresa, assim que cheguei no aeroporto Charles de Gaulle de um vôo proviniente de Amsterdam (que atrasou meia hora), telefonei para a pessoa responsável por me entregar as chaves avisando que já estava no aeroporto. Tal pessoa, de nome Eric Barr, me disse que não poderia mais me esperar e que estava indo embora. E foi o que de fato fez. Quando cheguei ao apartamento não havia ninguém lá, nem sequer um bilhete com alguma orientação sobre o que fazer. Graças a ajuda de um rapaz do restaurante que fica embaixo do apartamento, entrei em contato com a ParisAddress que enviou uma outra pessoa para me entregar as chaves, porém eu tive que esperar para fora por quase duas horas, no meio da rua (com malas e cansada). Quando essa outra pessoa chegou (um rapaz de nome Pablo) ele me disse que a internet wi-fi não estava funcionando e nem sabia se iriam concertar isso. Acesso wi-fi era uma das poucas coisas que fazia questão em minha hospedagem… Além disso, outras coisas prometidas não estavam em acordo, como por exemplo falta de papel higiênico no banheiro e lençois limpos. Era visível que os lençois que estavam lá não tinham sido lavados depois do último hóspede antes de mim, pois havia cabelos neles. Eu reclamei disso e dois dias depois eles enviaram lençois e toalhas novas (e papel higiênico, que já tinha comprado é claro). O banho foi outro problema, o ralo parecia entupido e com menos de um minuto de chuveiro aberto tinha que desligá-lo para que não transbordasse e molhasse o apartamento todo. Reclamei disso e nada foi feito. Fazendo dos banhos uma coisa bastante irritante. Fui informada que a internet estava funcionando, porém eles não sabiam me informar o nome da conexão nem a senha corretamente, demorei dias para conseguir usar e só consegui porque literalmente “me virei” pra descobrir a senha pois a que eles passaram não conectava.
Mas nada disso teria me perturbado muito se não fosse o maior agravante: descobri no meio de minha estadia que havia um camundongo no apartamento. Pelo que pesquisei, para os parisienses isso não parece nada, para eles rato e camundongo são animais bem distintos… Fazendo do camundongo uma coisinha quase bunitinha (vide o sucesso de Ratatouille) que eles chamam de “souris”. Bom, mas para nós brasileiros, conviver em um local muito pequeno com um desses não é nada tranquilo. Depois que percebi a existência desse ratinho minhas noites de sono foram muito ruins, eu só dormia mesmo porque estava bem cansada dos passeios pela cidade, mas acordava o tempo todo com os barulhinhos que o talzinho fazia. Consegui isolá-lo em uma parte do apartamento criando barreiras físicas, mas mesmo assim era muito chato. Apesar de já ter pago minha estadia para a ParisAddress e duvidar que eles me devolveriam pelos dias que restavam aos quais não queria ficar, fui atrás de um hotel, porém dos mais de dez que estive, apenas os além das minhas posses tinham quartos disponíveis… O que me obrigou a continuar no apartamento.
Enfim, não acho que a ParisAddress seja a pior empresa do mundo, pois eles até atenderam algumas de minhas reclamações, mas eu não a recomendo para ninguém. Acho que eles são desorganizados, e que deveriam cuidar para que os souris não entrem nos apartamentos que alugam.
Espero que minha opinião ajude na decisão outros.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
120 Comentários
Cláudia Oiticica
Ao ler o Eymard, também não me contive. Endosso as suas palavras.
Mais uma vez ficou comprovado que o sucesso do Conexão se deve também a classe da Lina em contornar eventuais divergências.
Eymard
Ao ler a mada tive o impulso de escrever: vooce e 10!
Me contive!
Agora, ao ler a lina, só posso dizer: vocês são 20!!!!!
Abraços
eymard
conexaoparis
Amigos
Agradeço a todos a bela discussão.
Gostaria de dizer algo, para mim o principal. Vamos ser sempre elegantes uns com os outros. A partir deste princípio, tudo é possível.
Como disse a Madá, vamos confiar no bom senso de cada um de nós, sem esquecermos que este blog é também um espaço para formação de novas amizades ( Patrícia Venturini). O blog hoje possui uma expressão importante, como ficou provado no caso do Jorge (Augusto). Vamos cuidar bem dele porque tornou-se útil. Mas não gostaria que fosse muito sério e burocrático. Afinal viajamos nas narrativas cheias de emoção de cada um de nós (Valéria V). Aqui, há sempre alguém disposto a ajudar aqueles que tem dúvidas ou estão aflitos(Vanessa F)
Lucia
Jorge,
Fico feliz por tudo ter se resolvido a contento, apesar de todos os percalços.
Augusto,
Vi o seu comentário somente hoje, com tudo já resolvido, mas mandaria um email para eles sem nenhum problema.
Todo o desenrolar do problema, só confirma minha impressão de que a empresa não tem uma postura de má-fé. Somente são um pouco enrolados.
Com relação a empresa, não teria nenhum problema em ser cliente deles novamente. Os cuidados que devemos ter são somente aqueles normais, que inclusive adotamos quando estamos em casa.
Gisele Prazeres
Falou e disse MADÁ!
Adorei seu comentário e concordo em tudo com ele!
Abs
Vanessa Fernandes
Tereza,
Boa escolha.
Pertinho do museu do Louvre, em seguida o jardim des Tuileries e a Place Vendôme E não esquecer a Opéra Garnier, a Place Madaleine. Já agora, as Galerias Lafayette e Printemps.
Bjs
Tereza
Gisele e Patrícia
Obrigada pelas dicas preciosas.
Acho que já escolhi o Marsollier, “passeando pelo Google”..rsrsrs
Abs
Tereza
Madá
Lina,
Acho que tudo já foi dito, adorei muitos dos comentários anteriores. Todos nós já estamos refletindo mais antes do impulso de comentar algo. Creio que o blog caminha para uma direção ainda mais promissora.
Como você pede a opinião de todos aqui vai.
Concordo plenamente com a sua definição do que seria um comentário no seu blog e o quase inevitável relato de uma vivência.
Acho complicado discutir a “não pertinência de certos assuntos”, conforme você solicita, pois isso depende do bom senso de cada um. Algo muito variável no CP. Creio que, apenas com a sua moderação sobre os comentários, a pertinência seria devidamente julgada. Por outro lado, essa discussão já está ajudando a se chegar próximo de um certo consenso quanto à pertinência.
As empresas costumam distribuir entre seus empregados o manual da etiqueta na troca de mensagens pelo correio eletrônico. Tem vários links no google sobre isso e no wikipedia tem o Netiqueta : “Trata-se de um conjunto de recomendações para evitar mal-entendidos em comunicações via internet, especialmente em e-mails, chats, listas de discussão, etc. ”
Talvez você possa redigir a “etiqueta do CP” para orientar os leitores quanto à redacão dos comentários e o que seria o tom da rede social do CP.
Concordo com várias das críticas que levaram a essa discussão, mas não gostaria que isso inibisse a participação dos pitaquieros de plantão. O blog pode caminhar para o extremo oposto e se tornar burocrático.
O relato de uma vivência em um comentário leva a outro, principalmente para quem já viveu muitos anos.
Eu acho natural o desdobramento de um assunto em outro, tipo a fita-banana, tão comum em crônicas jornalísticas. Gosto de ver a sugestão de filmes ou livros nos comentários. Não gostaria que as pessoas parassem de fazer isso no blog. Concordo que o assunto muda, acaba gerando uma discussão paralela, mas em geral fica no final do post e se isso atrapalha o planejamento de uma viagem, por outro lado pode divertir e aplacar as saudades de várias pessoas (talvez a maioria dos leitores diários, eu inclusive ) que não irão a Paris tão cedo e usam o blog para uma viagem virtual a Paris.
Enfim, não haverá unanimidade quanto à pertinência de um assunto num comentário, num blog tão eclético que escreve sobre Hermés, discute sobre a burca, ópera e fala de exposições de arte especializadas, etc. Eu adoro essa diversidade e torço pela tolerância, generosidade entre os leitores e pelo bom senso nos comentários do CP.
Lina, tenho certeza que sua elegância e educação irão nos guiar rumo à convergência da boa convivência virtual.
Patrícia Venturini
Tereza
Você não ficou devidamente assistida no meio dessa crise, rsrsrs
Dei uma olhada rápida no Google Maps e as duas últimas localizações me parecem as mais simpáticas; ou você fica perto da Opera ou perto de Invalides, e nos dois casos o metrô não está tão longe. Mas não me arrisco a dar uma opinião final, a Lina é a pessoa mais indicada por aqui, rsrsrs
Já que você tem o número dos prédios, tenta colocar o endereço completo no Google Maps, como a Rejane já citou; se tiver recurso de visualização de rua, dá pra dar uma “espiada” na vizinhança, e ao menos se livrar de roubadas no estilo da que me aconteceu, escolher uma região “animada” demais!
Quanto à segurança à noite, como brasileiros acostumados aos altos índices de violência, é natural sentir um certo receio, mas posso te dizer que lá é bem mais tranquilo. Claro, é uma cidade grande e também possui os seus problemas, mas nada que as medidas básicas de segurança não dêem conta.
Abraço!
Patrícia Venturini
Lina
Como leitora assídua do blog há três anos, e já que você pediu a opinião dos seus leitores, manifesto aqui a minha. Acho maravilhoso o blog ter se tornado um ambiente propício à formação de novas amizades, mas reconheço que o espaço de comentários tem se desvirtuado um pouco de sua função, o que certamente não agrada a todos os leitores, especialmente aquele que está em busca de informação objetiva para planejar uma viagem. Acho que cabe a cada um buscar o bom senso no conteúdo dos seus comentários bem como no seu comportamento, afinal trata-se de um ambiente virtual onde estamos extremamente expostos e somos avaliados apenas pelo que escrevemos. Este é um problema comum na internet, inclusive já presenciei situações semelhantes em outros blogs. No nosso caso, acredito que pode ser facilmente contornável dado o alto nível dos seus participantes. Era isso!
Um grande abraço!