Segue o depoimento de um leitor.
ALUGUEI UM APARTAMENTO ATRAVÉS DA EMPRESA PARIS ADDRESS NO PERÍODO DE 23.12.2009 A 1.1.2010, LOCALIZADO NA 10 RUE QUENTIN BAUCHART.
CONFORME HAVIA SIDO ORIENTADO, O QUE ACEITEI E CONFIRMEI POR E-MAIL, EFETUEI O PAGAMENTO DO RESTANTE DO ALUGUEL, 968EUR, A UMA SRA. DE NOME VESNA, QUE FEZ O NOSSO CHECK-IN NO DIA 23.12.2009.
O SINAL, 476EUR, E O SEGURO, 44EUR, JÁ HAVIA PAGO COM O CARTÃO AMEX.
PARA MINHA INFELIZ SURPRESA, RECEBI NA FATURA DO CARTÃO A MESMA COBRANÇA. VALE DIZER, PAGAREI
DUAS VEZES POR CONTA DA DESONESTIDADE OU DESTA EMPRESA OU DE SUA FUNCIONÁRIA QUE RECEBEU O DINHEIRO.
A EMPRESA AGORA ME EXIGE A CÓPIA DO CONTRATO, ONDE A SRTA. VESNA DEU QUITAÇÃO POR EXTENSO DO PAGAMENTO. TODAVIA NÃO ENCONTREI O DOCUMENTO, TALVEZ TENHA-O ESQUECIDO NO APARTAMENTO ANTES DE RETORNAR. ENTRETANTO, AS CONDIÇÕES DA CONTRATAÇÃO EXIGIAM QUE O PAGAMENTO EM CARTÃO DE CRÉDITO SÓ SERIA ACEITA SE EFETUADA ANTES DA CHEGADA EM PARIS.
POR ISSO, NÃO TEM LÓGICA A ALEGAÇÃO DE QUE EFETUEI O PAGAMENTO NO DIA DO
CHECK-IN, 23.12.2009, NO CARTÃO AMEX, POIS NESTA DATA SÓ SERIA ACEITO O
PAGAMENTO EM DINHEIRO, COMO, DE FATO, OCORREU.
INFELIZMENTE CONSTATEI QUE A DESONESTIDADE NÃO É UM DEFEITO SÓ DOS BRASILEIROS, COMO ALARDEIAM MUNDO AFORA. POR FAVOR, DIVULGUE A NOSSA DENÚNCIA PARA QUE OUTROS INGÊNUOS NÃO CAIAM NO MESMO GOLPE!
Jorge Salomão Oliveira dos Santos.
Após a publicação deste artigo, recebi novo email do Sr. Salomão.
Em primeiro lugar agradeço a sua solidariedade em relação à publicação do meu testemunho no site CONEXÃO PARIS.
Por outro lado, gostaria de lhe comunicar que a empresa PARIS ADDRESS enviou-me, hoje (dia 20.1.2010), um e-mail onde informa que cancelou o débito de 968EUR, referente ao saldo do aluguel, do meu cartão de crédito AMEX, embora não reconheça que tenha havido o pagamento em espécie a seu funcionária (de nome VESNA) que realizou o nosso check-in no dia 23.12.2009.
Tal solução me contenta, pois era o objeto da controvérsia (o PARIS ADDRESS dizia que eu estava devendo 968EUR no cartão AMEX e eu afirmava que já havia efetuado o pagamento, em dinheiro, a funcionária VESNA, no momento do check-in, conforme acertado nos contatos anteriores).
Saliento que dia (16.01.2010) em que enviei o meu testemunho para você e pedi-lhe a sua ajuda para que divulgasse no seu blog CONEXÃO PARIS, a empresa PARIS ADDRESS ainda não havia adotado a postura conciliadora que resultou no cancelamento da dívida do cartão AMEX.
Desta forma, por razões de justiça, peço-lhe que, da mesma forma que divulgou o meu testemunho acerca do problema, também o faça em relação a solução que a empresa PARIS ADDRESS apresentou, a qual aceitei e dou o caso por encerrado.
Finalmente registro que não responsabilizo a empresa PARIS ADDRESS por causa de eventuais erros da funcionária de nome VESNA e fico a vontade para afirmar que retornarei a PARIS e utilizarei, uma vez mais, os serviços daquela empresa.
Peço desculpas aos srs. Xavier Fouquerand e Philippe Boiledieu (PARIS ADDRESS) pelos excessos, justificáveis no calor da emoção e diante da inicial relutância na solução do impasse.
Atenciosamente,
JORGE SALOMÃO OLIVEIRA DOS SANTOS
Segunda denúncia enviada por Natali Portela dia 20 de maio 2011.
Bom, estive em Paris por dez dias entre final de abril e começo de maio últimos, e fiquei em um apartamento da ParisAddress. Gostaria de relatar minha experiência em relação a esta empresa para outros leitores de seu blog, porém fica seu critério publicar minha opinião ou não. Se tiver alguma dúvida estou à disposição. Segue meu relato:
Fiquei em um apartamento da ParisAddress por dez dias entre abril e maio de 2011. O apartamento era bem equipado, com eletroeletronicos modernos. O preço bastante interessante em relação a outros apartamentos que ví. Para uma estadia de dez dias como a minha o montante total ficava por volta de 400 euros a menos do que os demais. Achei que esta diferença toda era apenas porque o apartamento era bem menor do que a maioria concorrente, coisa que para mim não importava, mas depois descobri que haviam outros motivos para ser mais barato, infelizmente esses outros a gente só descobre na hora né…
Conforme combinado com a empresa, assim que cheguei no aeroporto Charles de Gaulle de um vôo proviniente de Amsterdam (que atrasou meia hora), telefonei para a pessoa responsável por me entregar as chaves avisando que já estava no aeroporto. Tal pessoa, de nome Eric Barr, me disse que não poderia mais me esperar e que estava indo embora. E foi o que de fato fez. Quando cheguei ao apartamento não havia ninguém lá, nem sequer um bilhete com alguma orientação sobre o que fazer. Graças a ajuda de um rapaz do restaurante que fica embaixo do apartamento, entrei em contato com a ParisAddress que enviou uma outra pessoa para me entregar as chaves, porém eu tive que esperar para fora por quase duas horas, no meio da rua (com malas e cansada). Quando essa outra pessoa chegou (um rapaz de nome Pablo) ele me disse que a internet wi-fi não estava funcionando e nem sabia se iriam concertar isso. Acesso wi-fi era uma das poucas coisas que fazia questão em minha hospedagem… Além disso, outras coisas prometidas não estavam em acordo, como por exemplo falta de papel higiênico no banheiro e lençois limpos. Era visível que os lençois que estavam lá não tinham sido lavados depois do último hóspede antes de mim, pois havia cabelos neles. Eu reclamei disso e dois dias depois eles enviaram lençois e toalhas novas (e papel higiênico, que já tinha comprado é claro). O banho foi outro problema, o ralo parecia entupido e com menos de um minuto de chuveiro aberto tinha que desligá-lo para que não transbordasse e molhasse o apartamento todo. Reclamei disso e nada foi feito. Fazendo dos banhos uma coisa bastante irritante. Fui informada que a internet estava funcionando, porém eles não sabiam me informar o nome da conexão nem a senha corretamente, demorei dias para conseguir usar e só consegui porque literalmente “me virei” pra descobrir a senha pois a que eles passaram não conectava.
Mas nada disso teria me perturbado muito se não fosse o maior agravante: descobri no meio de minha estadia que havia um camundongo no apartamento. Pelo que pesquisei, para os parisienses isso não parece nada, para eles rato e camundongo são animais bem distintos… Fazendo do camundongo uma coisinha quase bunitinha (vide o sucesso de Ratatouille) que eles chamam de “souris”. Bom, mas para nós brasileiros, conviver em um local muito pequeno com um desses não é nada tranquilo. Depois que percebi a existência desse ratinho minhas noites de sono foram muito ruins, eu só dormia mesmo porque estava bem cansada dos passeios pela cidade, mas acordava o tempo todo com os barulhinhos que o talzinho fazia. Consegui isolá-lo em uma parte do apartamento criando barreiras físicas, mas mesmo assim era muito chato. Apesar de já ter pago minha estadia para a ParisAddress e duvidar que eles me devolveriam pelos dias que restavam aos quais não queria ficar, fui atrás de um hotel, porém dos mais de dez que estive, apenas os além das minhas posses tinham quartos disponíveis… O que me obrigou a continuar no apartamento.
Enfim, não acho que a ParisAddress seja a pior empresa do mundo, pois eles até atenderam algumas de minhas reclamações, mas eu não a recomendo para ninguém. Acho que eles são desorganizados, e que deveriam cuidar para que os souris não entrem nos apartamentos que alugam.
Espero que minha opinião ajude na decisão outros.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
120 Comentários
André Leme
Lina e “seguidores”,
O francês Blaise Pascal afirmou que “a opinião é a rainha do mundo”. Certamente, também neste blog, ela – a opinião – é soberana, pois o mesmo é baseado em opiniões, da autora e de seus leitores. Descobri este espaço recentemente e, como todos que o conhecem, passo por aqui rotineiramente, não só por ser um apaixonado por Paris, mas também pela oportunidade de trocar experiências e/ou informações.
Noto, porém, que alguns leitores têm utilizado o blog como um diário, com informações pessoais, que não interessam à maioria dos leitores ou que não se relacionam com o tema abordado.
É certo que muitas vezes aproveita-se um post para tirar uma dúvida, solicitar uma informação, e que bom que podemos fazê-lo, afinal este é o grande diferencial do Conexão, além, é claro, da credibilidade da Lina, com informações sempre úteis e precisas, e da interatividade entre os leitores, com dicas e informações suplementares. Isso não pode acabar. Temos, entretanto, que nos policiar para que nossa participação não se restrinja ao campo pessoal.
É a minha opinião.
Tereza
Gente, eu não pensei que fosse causar tanto “frisson” com o meu comentário lá em cima, mas já que estamos tentando voltar à finalidade do Blog (que bom!!), alguém pode me ajudar com a dúvida sobre melhor localização de apartamento ? fiz essa pergunta há alguns dias atrás e que acabou se perdendo…
Tenho 3 opções de aluguel de apartamento em Paris:
1) Rue de Lyonnais, 75005
2) Rue St Dominique, 75007
3) Rue Marsollier, 75002
Qual deles vocês me aconselham em termos de localização?
Obrigada pela ajuda e mais uma vez me desculpem pelo meu desabafo.
Tereza
Augusto
Jorge Salomão,
Aluguei um apartamento pela Parisaddress (PA) e publiquei o meu testemunho aqui no Conexão Paris. De certa forma sinto-me um pouco envolvido no seu caso.
Tentando sensibilizar a empresa para uma rápida resolução do seu caso, enviei um E-mail à Paris address explicando que como cliente da agência publiquei um relato positivo sobre o aluguel de uma de suas unidades. Como consequência alguns leitores tomaram a iniciativa de usar os serviços da PA, inclusive você (efetivamente não sei se assim o foi, mas para ajuda-lo inclui você na lista). Relatei o problema da dupla cobrança e como o seu caso ganhara destaque no blog. Sugeri que eles resolvessem o problema o mais rapidamente possível pois o que estava em jogo era o nome da empresa. Expliquei também que pela grande audiência do blog, com certeza eles perderiam muitos clientes.
Na minha locação não tive problemas. Torço para que este caso se resolva.
Lucia,
Já que você alugou com a Paris Adress, porque você não manda um E-mail comentando que você leu aqui no conexão paris sobre o caso do Jorge, a repercussão negativa e o benefício de uma rápida solução para o caso? Quem sabe assim ajudamos o Jorge ativamente?
Abraços a todos
regina
Rejane
Mais uma vez concordo com você. Aplausos
Rejane
Querida Lina,
Durante todo o tempo no qual ‘discutimos a relação’ aqui no seu blog, do qual nos apoderamos, uma coisa foi ficando muito clara para mim: ficaremos melhores do que éramos.
Quando percebemos a existência de um problema estamos a um passo de resolvê-lo.
Se já fomos capazes de sentir que algo não estava bem, seremos capazes daqui em diante de não permitir que o mal estar se instale novamente.
Este é um blog freqüentado por pessoas maduras e cultas que saberão, a partir dessa experiência, detectar situações nas quais o freio deve ser acionado.
O melhor para todos nós é colocar uma pedra em cima dessa discussão porque acredito que o que tinha que ser dito já foi dito.
Então voltemos às origens e falemos de Paris.
Um grande abraço e muito obrigada por tudo que faz por todos nós e nossas viagens maravilhosas.
Rejane
Dani
Concordo que o blog mudou e se tornou uma especie de “chat” dos pitaqueiros de plantão.
Gostaria que voltasse ao original e que só fossem postados comentarios pertinentes ao ARTIGO e nao com vida pessoal ou opinioes.
Sugiro que abra, entao, um forum para debate…assim os pitaqueiros poderão ficar a vontade naquele espaço, nao neste destinado aos comentarios do artigo.
Espero que de resultado!!!!
Bjao Lina
Valéria V.
Oi Lina!
Frequento seu blog desde o inicio de 2008, diariamente e, realmente ele mudou, adquiriu uma dinâmica maior , é bom? Sim, mas isso implica em prós e contras. Se continuo gostando, sim, mas às vezes se torna cansativo pois os comentarios são desviados do tema de forma muito pessoal não agregando informação nenhuma.De longe esse é o melhor blog para quem procura informações sobre Paris e existem pessoas aqui que o enriquecem com suas experiencias.Tenho aprendido muito com as informações que leio aqui e viajo nas narrativas cheias de emoção de cada um que aqui vem compartilhar suas experiencias, e espero continuar assim. Acho no entanto que quando vc fala em rede social não é que ele não seja mas, para o bate papo que se estabelece aqui muitas vezes,o blog não é espaço mais apropriado.
regina
À todos
O que percebo é que pessoas ( e nesta estou incluída) que antes pediam à Lina singelas informações se viram constrangidas em faze-lo tal o nível que alcançou o blog.
As informações passadas são válidas, mas acredito que o blog acabou se desvirtuando.
Antes coisas tão simplesinhas eram perguntadas e respondidas com todo o carinho pela Lina.
Agora os papos paralelos se tornam incomodativos, com comentários tão particulares que deveriam ser dirigidos aos e-mails particulares.
Saliento, que nestes quase três anos que acompnaho o Conexão as informações e dicas passadas por você Lina foram de fundamental importância para mim, pois através delas consegui me sentir em casa estando em Paris. Voltemos ao original.
Vanessa Fernandes
Eu tenho exactamente a mesma opinião da Cláudia Oiticica.
Eu própria fui bem recebida neste espaço e consegui tirar as minhas dúvidas com os post da Lina e dos “picateiros” de plantão.
Mesmo depois da tão esperada viagem, continuo a frequentar e adquerir informações das quais fugiam dos temas dos post.
É certo que a maioria dessas experiências aqui relatadas e opiniões completamente destintas, deixam-me um pouco de parte. E fico, mas com um sorriso nos lábios. Porque posso sonhar e talvez tenha mais tarde experiências semelhantes para além de poder aprender algo.
Compreendo que alguns leitores podem sentir injustiçados. E que as trocas de informações sobre Paris seriam mais fáceis.
Mas o ser Humano não é prático, é emocional. É obvio de de vez enquando os temas vão ao encontro de outros.
Posso recordar, que aqui há sempre “alguém” disposto a ajudar a aqueles que tem dúvidas ou estarem aflitos.
Bjs
MAURO DE SOUZA
LU/FLORIPA,
Concordo totalmente com suas observações. O espaço deveria servir para troca de informações sobre viagens a Paris e, por pertinente, França e não para comentários e troca de mensagens de caráter pessoal, muitas vezes sem qualquer relação com o objeto do mesmo.