Segue o depoimento de um leitor.
ALUGUEI UM APARTAMENTO ATRAVÉS DA EMPRESA PARIS ADDRESS NO PERÍODO DE 23.12.2009 A 1.1.2010, LOCALIZADO NA 10 RUE QUENTIN BAUCHART.
CONFORME HAVIA SIDO ORIENTADO, O QUE ACEITEI E CONFIRMEI POR E-MAIL, EFETUEI O PAGAMENTO DO RESTANTE DO ALUGUEL, 968EUR, A UMA SRA. DE NOME VESNA, QUE FEZ O NOSSO CHECK-IN NO DIA 23.12.2009.
O SINAL, 476EUR, E O SEGURO, 44EUR, JÁ HAVIA PAGO COM O CARTÃO AMEX.
PARA MINHA INFELIZ SURPRESA, RECEBI NA FATURA DO CARTÃO A MESMA COBRANÇA. VALE DIZER, PAGAREI
DUAS VEZES POR CONTA DA DESONESTIDADE OU DESTA EMPRESA OU DE SUA FUNCIONÁRIA QUE RECEBEU O DINHEIRO.
A EMPRESA AGORA ME EXIGE A CÓPIA DO CONTRATO, ONDE A SRTA. VESNA DEU QUITAÇÃO POR EXTENSO DO PAGAMENTO. TODAVIA NÃO ENCONTREI O DOCUMENTO, TALVEZ TENHA-O ESQUECIDO NO APARTAMENTO ANTES DE RETORNAR. ENTRETANTO, AS CONDIÇÕES DA CONTRATAÇÃO EXIGIAM QUE O PAGAMENTO EM CARTÃO DE CRÉDITO SÓ SERIA ACEITA SE EFETUADA ANTES DA CHEGADA EM PARIS.
POR ISSO, NÃO TEM LÓGICA A ALEGAÇÃO DE QUE EFETUEI O PAGAMENTO NO DIA DO
CHECK-IN, 23.12.2009, NO CARTÃO AMEX, POIS NESTA DATA SÓ SERIA ACEITO O
PAGAMENTO EM DINHEIRO, COMO, DE FATO, OCORREU.
INFELIZMENTE CONSTATEI QUE A DESONESTIDADE NÃO É UM DEFEITO SÓ DOS BRASILEIROS, COMO ALARDEIAM MUNDO AFORA. POR FAVOR, DIVULGUE A NOSSA DENÚNCIA PARA QUE OUTROS INGÊNUOS NÃO CAIAM NO MESMO GOLPE!
Jorge Salomão Oliveira dos Santos.
Após a publicação deste artigo, recebi novo email do Sr. Salomão.
Em primeiro lugar agradeço a sua solidariedade em relação à publicação do meu testemunho no site CONEXÃO PARIS.
Por outro lado, gostaria de lhe comunicar que a empresa PARIS ADDRESS enviou-me, hoje (dia 20.1.2010), um e-mail onde informa que cancelou o débito de 968EUR, referente ao saldo do aluguel, do meu cartão de crédito AMEX, embora não reconheça que tenha havido o pagamento em espécie a seu funcionária (de nome VESNA) que realizou o nosso check-in no dia 23.12.2009.
Tal solução me contenta, pois era o objeto da controvérsia (o PARIS ADDRESS dizia que eu estava devendo 968EUR no cartão AMEX e eu afirmava que já havia efetuado o pagamento, em dinheiro, a funcionária VESNA, no momento do check-in, conforme acertado nos contatos anteriores).
Saliento que dia (16.01.2010) em que enviei o meu testemunho para você e pedi-lhe a sua ajuda para que divulgasse no seu blog CONEXÃO PARIS, a empresa PARIS ADDRESS ainda não havia adotado a postura conciliadora que resultou no cancelamento da dívida do cartão AMEX.
Desta forma, por razões de justiça, peço-lhe que, da mesma forma que divulgou o meu testemunho acerca do problema, também o faça em relação a solução que a empresa PARIS ADDRESS apresentou, a qual aceitei e dou o caso por encerrado.
Finalmente registro que não responsabilizo a empresa PARIS ADDRESS por causa de eventuais erros da funcionária de nome VESNA e fico a vontade para afirmar que retornarei a PARIS e utilizarei, uma vez mais, os serviços daquela empresa.
Peço desculpas aos srs. Xavier Fouquerand e Philippe Boiledieu (PARIS ADDRESS) pelos excessos, justificáveis no calor da emoção e diante da inicial relutância na solução do impasse.
Atenciosamente,
JORGE SALOMÃO OLIVEIRA DOS SANTOS
Segunda denúncia enviada por Natali Portela dia 20 de maio 2011.
Bom, estive em Paris por dez dias entre final de abril e começo de maio últimos, e fiquei em um apartamento da ParisAddress. Gostaria de relatar minha experiência em relação a esta empresa para outros leitores de seu blog, porém fica seu critério publicar minha opinião ou não. Se tiver alguma dúvida estou à disposição. Segue meu relato:
Fiquei em um apartamento da ParisAddress por dez dias entre abril e maio de 2011. O apartamento era bem equipado, com eletroeletronicos modernos. O preço bastante interessante em relação a outros apartamentos que ví. Para uma estadia de dez dias como a minha o montante total ficava por volta de 400 euros a menos do que os demais. Achei que esta diferença toda era apenas porque o apartamento era bem menor do que a maioria concorrente, coisa que para mim não importava, mas depois descobri que haviam outros motivos para ser mais barato, infelizmente esses outros a gente só descobre na hora né…
Conforme combinado com a empresa, assim que cheguei no aeroporto Charles de Gaulle de um vôo proviniente de Amsterdam (que atrasou meia hora), telefonei para a pessoa responsável por me entregar as chaves avisando que já estava no aeroporto. Tal pessoa, de nome Eric Barr, me disse que não poderia mais me esperar e que estava indo embora. E foi o que de fato fez. Quando cheguei ao apartamento não havia ninguém lá, nem sequer um bilhete com alguma orientação sobre o que fazer. Graças a ajuda de um rapaz do restaurante que fica embaixo do apartamento, entrei em contato com a ParisAddress que enviou uma outra pessoa para me entregar as chaves, porém eu tive que esperar para fora por quase duas horas, no meio da rua (com malas e cansada). Quando essa outra pessoa chegou (um rapaz de nome Pablo) ele me disse que a internet wi-fi não estava funcionando e nem sabia se iriam concertar isso. Acesso wi-fi era uma das poucas coisas que fazia questão em minha hospedagem… Além disso, outras coisas prometidas não estavam em acordo, como por exemplo falta de papel higiênico no banheiro e lençois limpos. Era visível que os lençois que estavam lá não tinham sido lavados depois do último hóspede antes de mim, pois havia cabelos neles. Eu reclamei disso e dois dias depois eles enviaram lençois e toalhas novas (e papel higiênico, que já tinha comprado é claro). O banho foi outro problema, o ralo parecia entupido e com menos de um minuto de chuveiro aberto tinha que desligá-lo para que não transbordasse e molhasse o apartamento todo. Reclamei disso e nada foi feito. Fazendo dos banhos uma coisa bastante irritante. Fui informada que a internet estava funcionando, porém eles não sabiam me informar o nome da conexão nem a senha corretamente, demorei dias para conseguir usar e só consegui porque literalmente “me virei” pra descobrir a senha pois a que eles passaram não conectava.
Mas nada disso teria me perturbado muito se não fosse o maior agravante: descobri no meio de minha estadia que havia um camundongo no apartamento. Pelo que pesquisei, para os parisienses isso não parece nada, para eles rato e camundongo são animais bem distintos… Fazendo do camundongo uma coisinha quase bunitinha (vide o sucesso de Ratatouille) que eles chamam de “souris”. Bom, mas para nós brasileiros, conviver em um local muito pequeno com um desses não é nada tranquilo. Depois que percebi a existência desse ratinho minhas noites de sono foram muito ruins, eu só dormia mesmo porque estava bem cansada dos passeios pela cidade, mas acordava o tempo todo com os barulhinhos que o talzinho fazia. Consegui isolá-lo em uma parte do apartamento criando barreiras físicas, mas mesmo assim era muito chato. Apesar de já ter pago minha estadia para a ParisAddress e duvidar que eles me devolveriam pelos dias que restavam aos quais não queria ficar, fui atrás de um hotel, porém dos mais de dez que estive, apenas os além das minhas posses tinham quartos disponíveis… O que me obrigou a continuar no apartamento.
Enfim, não acho que a ParisAddress seja a pior empresa do mundo, pois eles até atenderam algumas de minhas reclamações, mas eu não a recomendo para ninguém. Acho que eles são desorganizados, e que deveriam cuidar para que os souris não entrem nos apartamentos que alugam.
Espero que minha opinião ajude na decisão outros.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
120 Comentários
Anna
É realmente temos que acreditar na gente e olhe lá…nós tb acabamos de voltar de Paris e no dia 31/12 passamos o dia em uma delegacia fazendo um BO pois fomos roubados dentro do quarto de Hotel enquanto saimos para jantar, imaginem que virada de ano maravilhosa que tivemos??
Entraram em nosso quarto, abriram 2 malas com 2 cadeados (daqueles papays) e levaram todo nosso $$$$ é incrivel não?
Moramos aqui a vida toda e nunca fomos assaltados, vamos para Paris para isso?
É inacreditável.
Cláudia Oiticica
Gente,
queria manifestar a minha opinião apenas como uma das leitoras do Conexão e fã de carteirinha do trabalho da Lina há quase três anos.Encontrei aqui um espaço maravilhoso de troca de informações, a princípio só com a Lina e com o tempo,com todos os leitores que começaram a participar dos comentários pelo simples prazer de trocar idéias com outras que têm pelo menos algo em comum,ou seja, gostar de viajar.
Parto do princípio que tenho muita coisa aprender e acho que todo mundo tem alguma coisa a acrescentar e isso independe de se já ter ido uma, duas, várias ou mesmo nenhuma vez aonde quer que seja.
Como em qualquer comunidade que se forma,virtual ou não,existem diversidades e semelhanças entre seus particicpantes, então é natural que os pontos de vistas divirjam.
Por outro lado, já vi Sueli, Eymard, Beth e outros, ajudando com suas experiências pessoas que buscavam informações específicas quanto a hotéis, transportes, seguros, etc. Essas pessoas foram prontamente atendidas e manisfestaram o seu agradecimento. Acho isso super válido.
Lu / Floripa
A tendência de espaços ocupados dessa forma tão “pessoal” é, com o passar do tempo, o esvaziamento. Isto se deve ao fato de não atrair – ou repelir – novos frequentadores e os habituès tornarem-se tão chatos, cansativos e monótonos que, por fim, eles mesmos deixam de frequentar.
conexaoparis
Amigos
Estou acompanhando esta discussão com muita atenção.
Deixem suas impressões sem constrangimentos. Tudo dentro de limites precisos da cordialidade, é claro.
Qual é a função do comentário. Para que serve um comentário? Agregador de informações relativas ao artigo? Sem dúvida. Esta é a principal função. Mesmo quando alguém pede um esclarecimento está agregando informações.
Todo comentário é também o relato de uma vivência. Por isto acabamos abrindo janelas de nossas vidas.
Mas pelo que percebo nesta discussão e por emails que já recebi, muitos leitores estão incomodados com o que poderíamos chamar de “não pertinencia de certos assuntos”. Vamos discutir esta questão? Preciso da opinião de todos.
O blog é uma rede social também. E como disse Eymard, discutindo vamos melhorar o Conexão Paris.
Por favor, deixem suas opiniões.
Sueli OVB
TEREZA, REGINA, LU/FLORIPA, REJANE, ZAIDA, DANIELLA, VALÉRIA V., MARIANA(que se manisfestou em outro post e agora aqui, assim como a M. DUARTE.
Vocês estão cobertas de razão e eu faço o meu mea-culpa. Muitas vezes desvio os assuntos do post.
Peço desculpas a todos pelos meus excessos, mas foi se criando uma rede de camaradagem entre alguns dos participantes mais assíduos(os pitaqueiros) que tornou impossível que isso acontecesse. Já se falou muito aqui sobre esses excessos e já se pediu muitas desculpas à Lina. Ela já pensou em criar um Forum, para que as conversas paralelas ficassem restritas a essa área. Mas ainda não veio.
O CONEXÃO PARIS e seus participantes/personagens foram o tema central do encontro REAL que eu, meu marido, EYMARD e sua esposa, realizamos, com muita alegria e afinidades, no fim do ano de 2009.
Conversamos sobre o perigo e o risco que corremos frequentando e nos expondo num espaço tão aberto quanto a internet. Seu filho adolescente criticou nossa atitude de marcarmos um encontro. Como?
Se isso é uma das maiores preocupações que temos com nossos filhos, como vamos ajir assim, se sabemos que em seus quartos, muitas vezes, correm mais riscos que na rua?
Nós fomos. E não nos arrependemos. Descobrimos, com muita alegria, que éramos REAIS, NORMAIS e que muitos aqui também o podiam ser. Mas que todo o cuidado é pouco e que sempre fica uma dúvida…
Que pessoas são essas que passam por aqui?
Quanto de suas verdades, loucuras, sonhos, desejos, fantasias, imaginação, fica por aqui? Quantos personagens estão se construindo baseados em fragmentos deixados aqui e alí, por cada um de nós, diariamente?
Não sabemos. Não sabemos mas podemos apreender de uma leitura mais atenta e cuidadosa. E podemos chegar à conclusão que máscaras não se sustentam.
Eu fico muito triste com tudo isso. Lamento que se tenha chegado a tal ponto. Faltou mesmo bom senso, auto crítica, respeito.
Acho também que não devemos radicalizar. Ponderar, sem radicalizar.
O EYMARD, nosso grande cavalheiro, colocou muito bem seu ponto de vista. Estamos em vias de concretizar mais um encontro REAL e tudo isso graças a esse MARAVILHOSO espaço. Que infelizmente está afugentando leitores.
Saibam vocês que essa não é a nossa intenção. Confiem que há muita gente de boa fé frequentando esse blog, se entregando e ao mesmo tempo crescendo um pouquinho a cada dia. É verdade que os assuntos se dispersam, mas na maioria das vezes eles nos enriquecem. Não vamos desanimar e deixar que os episódios recentes disvirtuem a nossa boa vontade.
Foi muito válido o desabafo de vocês. É um grande puxão de orelhas e um aleta para que voltemos à realidade.
Obrigada a cada um de vocês.
Obrigada, LINA, por sua constante generosidade e paciência.
Beijos a todos. Não vou reler meu comentário, desculpem-me os erros.
MARIANA
CAMPANHA: Vamos dizer não à FUTILIDADE e EXIBICIONISMOS Qto ao bate-boca, terrível, lembremos: Chic é ser educado.
regina
Lu e Rejane
Com a devida licença, faço das suas as minhas palavras
bjs
Lu / Floripa
Conheci este blog em junho de 08, quando buscava algumas informações para complementar o roteiro para meus poucos dias em Paris – após de 6 anos da última visita. À época o site serviu-me bastante, não só pelas informações dadas pela Lina como, também, pelos demais participantes… gostei tanto que passei a recomendar.
Infelizmente, de uns tempos para cá, o site ganhou um ar esnobe, não por parte da Lina, que continua impecável não só no conteúdo como no trato – mas pelos habituès exibicionistas. Não me cabe analisar a conduta dos outros, mas é lamentável o desrespeito ao esforço empreendido pela Lina, que está -sem merecer -, perdendo frequentadores que, como eu, sentem-se enojados com comentários postados por aqui ultimamente.
Rejane
Tereza,
Você tem o meu total apoio, concordo plenamente.
Acrescento ainda que essa mudança de rumo nos comentários com a criação da nova categoria ‘sou melhor porque conheço mais de Paris’ é de uma infantilidade gritante.
Esse tipo de atitude prejudica as pessoas porque aquelas que não se sentem ‘à altura’ tendem a se afastar.
Se alguém estiver precisando muito falar sobre a própria pessoa pode procurar ajuda profissional adequada.
Mas o bom nisso tudo é que a Lina continua imbatível, colocando as melhores dicas, não competindo com ninguém, sendo a dama de sempre.
Obrigada Lina!!!
Então eu proponho: VOLTA ÀS ORIGENS JÁ!!!
Boas viagens!
Rejane
Eymard
Sou um admirador do trabalho da Lina. Este blog ‘e unico. As pessoas que se expoem (mais do que as que simplesmente passeiam por ele) correm “riscos”. Toda exposicao publica vem acompanhada de “riscos”. Quando surgem “crises”, como a que se apresenta, a gente fica se repensando…e querendo que tudo volte ao normal, para que possamos prosseguir neste encontro virtual tao prazeroso e inovador.
Mas como superar uma “crise”? Enfrentando-a. Procurando trabalhar todas as suas dimensoes e potencialidades. E crescer a partir dela.
Tenho certeza que o blog saira fortalecido se soubermos tratar bem desse “caso”.
Moderacao exige tolerancia. E, tolerancia, exige que cada um faca uma reflexao sobre si e sobre o outro.
‘E natural que em um espaco virtual, se nao tivermos muito pe no chao, a gente acabe virando um “personagem”. E viajando neste personagem…dai alguem tem que dizer: epa! Basta! Voce viajou muito…foi longe demais!
E o que parece acontecer as vezes aqui. Alguns comentarios que ficam pessoais demais; ou que estao muito deslocados do contexto do post; ou que revelam um pouco mais das nossas “esquisitices” pessoais; preconceitos (revelados ou dissimulados) e ate do momento que cada um vive.
O que nao devemos tolerar (o que nao significa ser intolerante mas, apenas, respeitar regra de convivencia a ser compartilhada – tolerancia nao significa aceitar “qualquer coisa” ou ” qualquer manifestacao”) ‘e a agressividade; a falta de civilidade para com os demais.
Na minha opiniao o blog tem que continuar como ele ‘e. As pessoas se sentido cumplices de um desejo: viajar pelo blog da Lina; falando de seus lugares; de suas preferencias; ajudando os marinheiros de primeira e de muitas outras viagens. Um lugar divertido!! Um lugar acolhedor!! Um lugar “sem censura” e “sem frescura”!
Ja tirei daqui excelentes licoes com as dicas culturais da Claudia Oitiica; a cultura do Marcello Brito; a agilidade e generosidade da Sueli; As dicas de Patricia, Adriana, Mada, Claudias, Eidia, Lucia, Jorge, Hugo…Aproveitei muitas e excelentes informacoes trazidas pela Beth, como por exemplo, a fascinante historia entre Nabuco e Eufrasia. Se ela (Beth) e mesmo ou nao parente de ambos, nao me interessa! Mas, a “construcao” narrativa desses “personagens” neste blog ‘e tambem algo fascinante. Instigador. Provocador.
Claro que quanto mais nos “revelamos”, mais saimos do virtual para o rela. Para alguns isso ‘e natural. Para outros, mais complicado (dai ficar, muitas vezes, contraditorio). E o risco de cometer “exageros” esta sempre presente.
Todos aqui viajam. Por mais reais que sejamos todos.
E, se tiver necessidade de puxar alguem de volta para a realidade, ok. Que se faca.
Vejo em todos os mais ativos participantes, todos, nao vou nomina-los, um desejo comum: construir esse espaco de con-vivencia com muito respeito e amizade; trocando informacoes e sugestoes.
Nao queria me estender e ja me estendi. Queria ter escrito quando os meus pensamentos ja tivessem mais organizados. Mas, nao consegui!! Vou postar como esta, sem reler. Apenas com o desejo de contribuir para uma necessaria reflexao e que todos nos possamos sair fortalecidos desta “crise momentanea”. Mantenhamos, todos, o bom humor e a cordialidade que este blog vai continuar bombando!!!