Segue o depoimento de um leitor.
ALUGUEI UM APARTAMENTO ATRAVÉS DA EMPRESA PARIS ADDRESS NO PERÍODO DE 23.12.2009 A 1.1.2010, LOCALIZADO NA 10 RUE QUENTIN BAUCHART.
CONFORME HAVIA SIDO ORIENTADO, O QUE ACEITEI E CONFIRMEI POR E-MAIL, EFETUEI O PAGAMENTO DO RESTANTE DO ALUGUEL, 968EUR, A UMA SRA. DE NOME VESNA, QUE FEZ O NOSSO CHECK-IN NO DIA 23.12.2009.
O SINAL, 476EUR, E O SEGURO, 44EUR, JÁ HAVIA PAGO COM O CARTÃO AMEX.
PARA MINHA INFELIZ SURPRESA, RECEBI NA FATURA DO CARTÃO A MESMA COBRANÇA. VALE DIZER, PAGAREI
DUAS VEZES POR CONTA DA DESONESTIDADE OU DESTA EMPRESA OU DE SUA FUNCIONÁRIA QUE RECEBEU O DINHEIRO.
A EMPRESA AGORA ME EXIGE A CÓPIA DO CONTRATO, ONDE A SRTA. VESNA DEU QUITAÇÃO POR EXTENSO DO PAGAMENTO. TODAVIA NÃO ENCONTREI O DOCUMENTO, TALVEZ TENHA-O ESQUECIDO NO APARTAMENTO ANTES DE RETORNAR. ENTRETANTO, AS CONDIÇÕES DA CONTRATAÇÃO EXIGIAM QUE O PAGAMENTO EM CARTÃO DE CRÉDITO SÓ SERIA ACEITA SE EFETUADA ANTES DA CHEGADA EM PARIS.
POR ISSO, NÃO TEM LÓGICA A ALEGAÇÃO DE QUE EFETUEI O PAGAMENTO NO DIA DO
CHECK-IN, 23.12.2009, NO CARTÃO AMEX, POIS NESTA DATA SÓ SERIA ACEITO O
PAGAMENTO EM DINHEIRO, COMO, DE FATO, OCORREU.
INFELIZMENTE CONSTATEI QUE A DESONESTIDADE NÃO É UM DEFEITO SÓ DOS BRASILEIROS, COMO ALARDEIAM MUNDO AFORA. POR FAVOR, DIVULGUE A NOSSA DENÚNCIA PARA QUE OUTROS INGÊNUOS NÃO CAIAM NO MESMO GOLPE!
Jorge Salomão Oliveira dos Santos.
Após a publicação deste artigo, recebi novo email do Sr. Salomão.
Em primeiro lugar agradeço a sua solidariedade em relação à publicação do meu testemunho no site CONEXÃO PARIS.
Por outro lado, gostaria de lhe comunicar que a empresa PARIS ADDRESS enviou-me, hoje (dia 20.1.2010), um e-mail onde informa que cancelou o débito de 968EUR, referente ao saldo do aluguel, do meu cartão de crédito AMEX, embora não reconheça que tenha havido o pagamento em espécie a seu funcionária (de nome VESNA) que realizou o nosso check-in no dia 23.12.2009.
Tal solução me contenta, pois era o objeto da controvérsia (o PARIS ADDRESS dizia que eu estava devendo 968EUR no cartão AMEX e eu afirmava que já havia efetuado o pagamento, em dinheiro, a funcionária VESNA, no momento do check-in, conforme acertado nos contatos anteriores).
Saliento que dia (16.01.2010) em que enviei o meu testemunho para você e pedi-lhe a sua ajuda para que divulgasse no seu blog CONEXÃO PARIS, a empresa PARIS ADDRESS ainda não havia adotado a postura conciliadora que resultou no cancelamento da dívida do cartão AMEX.
Desta forma, por razões de justiça, peço-lhe que, da mesma forma que divulgou o meu testemunho acerca do problema, também o faça em relação a solução que a empresa PARIS ADDRESS apresentou, a qual aceitei e dou o caso por encerrado.
Finalmente registro que não responsabilizo a empresa PARIS ADDRESS por causa de eventuais erros da funcionária de nome VESNA e fico a vontade para afirmar que retornarei a PARIS e utilizarei, uma vez mais, os serviços daquela empresa.
Peço desculpas aos srs. Xavier Fouquerand e Philippe Boiledieu (PARIS ADDRESS) pelos excessos, justificáveis no calor da emoção e diante da inicial relutância na solução do impasse.
Atenciosamente,
JORGE SALOMÃO OLIVEIRA DOS SANTOS
Segunda denúncia enviada por Natali Portela dia 20 de maio 2011.
Bom, estive em Paris por dez dias entre final de abril e começo de maio últimos, e fiquei em um apartamento da ParisAddress. Gostaria de relatar minha experiência em relação a esta empresa para outros leitores de seu blog, porém fica seu critério publicar minha opinião ou não. Se tiver alguma dúvida estou à disposição. Segue meu relato:
Fiquei em um apartamento da ParisAddress por dez dias entre abril e maio de 2011. O apartamento era bem equipado, com eletroeletronicos modernos. O preço bastante interessante em relação a outros apartamentos que ví. Para uma estadia de dez dias como a minha o montante total ficava por volta de 400 euros a menos do que os demais. Achei que esta diferença toda era apenas porque o apartamento era bem menor do que a maioria concorrente, coisa que para mim não importava, mas depois descobri que haviam outros motivos para ser mais barato, infelizmente esses outros a gente só descobre na hora né…
Conforme combinado com a empresa, assim que cheguei no aeroporto Charles de Gaulle de um vôo proviniente de Amsterdam (que atrasou meia hora), telefonei para a pessoa responsável por me entregar as chaves avisando que já estava no aeroporto. Tal pessoa, de nome Eric Barr, me disse que não poderia mais me esperar e que estava indo embora. E foi o que de fato fez. Quando cheguei ao apartamento não havia ninguém lá, nem sequer um bilhete com alguma orientação sobre o que fazer. Graças a ajuda de um rapaz do restaurante que fica embaixo do apartamento, entrei em contato com a ParisAddress que enviou uma outra pessoa para me entregar as chaves, porém eu tive que esperar para fora por quase duas horas, no meio da rua (com malas e cansada). Quando essa outra pessoa chegou (um rapaz de nome Pablo) ele me disse que a internet wi-fi não estava funcionando e nem sabia se iriam concertar isso. Acesso wi-fi era uma das poucas coisas que fazia questão em minha hospedagem… Além disso, outras coisas prometidas não estavam em acordo, como por exemplo falta de papel higiênico no banheiro e lençois limpos. Era visível que os lençois que estavam lá não tinham sido lavados depois do último hóspede antes de mim, pois havia cabelos neles. Eu reclamei disso e dois dias depois eles enviaram lençois e toalhas novas (e papel higiênico, que já tinha comprado é claro). O banho foi outro problema, o ralo parecia entupido e com menos de um minuto de chuveiro aberto tinha que desligá-lo para que não transbordasse e molhasse o apartamento todo. Reclamei disso e nada foi feito. Fazendo dos banhos uma coisa bastante irritante. Fui informada que a internet estava funcionando, porém eles não sabiam me informar o nome da conexão nem a senha corretamente, demorei dias para conseguir usar e só consegui porque literalmente “me virei” pra descobrir a senha pois a que eles passaram não conectava.
Mas nada disso teria me perturbado muito se não fosse o maior agravante: descobri no meio de minha estadia que havia um camundongo no apartamento. Pelo que pesquisei, para os parisienses isso não parece nada, para eles rato e camundongo são animais bem distintos… Fazendo do camundongo uma coisinha quase bunitinha (vide o sucesso de Ratatouille) que eles chamam de “souris”. Bom, mas para nós brasileiros, conviver em um local muito pequeno com um desses não é nada tranquilo. Depois que percebi a existência desse ratinho minhas noites de sono foram muito ruins, eu só dormia mesmo porque estava bem cansada dos passeios pela cidade, mas acordava o tempo todo com os barulhinhos que o talzinho fazia. Consegui isolá-lo em uma parte do apartamento criando barreiras físicas, mas mesmo assim era muito chato. Apesar de já ter pago minha estadia para a ParisAddress e duvidar que eles me devolveriam pelos dias que restavam aos quais não queria ficar, fui atrás de um hotel, porém dos mais de dez que estive, apenas os além das minhas posses tinham quartos disponíveis… O que me obrigou a continuar no apartamento.
Enfim, não acho que a ParisAddress seja a pior empresa do mundo, pois eles até atenderam algumas de minhas reclamações, mas eu não a recomendo para ninguém. Acho que eles são desorganizados, e que deveriam cuidar para que os souris não entrem nos apartamentos que alugam.
Espero que minha opinião ajude na decisão outros.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
120 Comentários
Fabiana Metello
Ano passado paguei o aluguel do apartamento do Roberto com Pay pal. Achei o serviço seguro. Divulgação de dados do cartão pela internet, ás vezes pode ser perigoso. Por isso, adorei a dica do Roberto em dividir os dados em dois e-mails.
Ademais, fico muito feliz do Roberto estar aceitando cartão de crédito. Ainda mais, com uma taxa menor. Espero voltar em abril.
Mirian,
Entra no site do Roberto – MONPARIS, acho que ele tem studios para alugar. Minha viagem ano passado saiu muito em conta só pelo fato de poder contar com a estrutura de um apartamento (ex.: café -da -manhã em um hotel segundo meu Tio em Madaleine – 15 euros por dia. Além de poder jantar em casa. Os supermercados em paris no meu ponto de vista não eram tão caros).
Eu não falo nenhuma palavra de frânces, meu inglês é macarronico. Mesmo assim, não tive dificuldade em visitar Paris.
Aconselho vc comprar um bom guia, como o da Lina. Ler o seu site de cabo a rabo e sua viagem estará perfeita. Posso afirmar isso, por experiência própria. As dicas da Lina forma de muito valor para que a minha viagem fosse um sucesso.
conexaoparis
Miriam
Os melhores meses são maio e junho. O frio já acabou e não está quente ainda. Além do mais é a primavera.
Eu sempre aconselho alugar apartamento. Mais confortável, mais espaço, mais liberdade para as refeições.
Guia é um luxo. Sobretudo os que indico que são pessoas inteligentes e finas.
Não fique com medo. A Europa está cheia de viajantes solitários.
mirian
Olá pessoal!
Gostaria de um conselho, no final do ano estive em Lisboa/Paris por 15 dias, fui meio que de surpresa, pois não foi nada planejado e eu não conhecia esse importante blog onde estão diversas dicas. Agora estou pretendendo viajar com um melhor planejamento, onde preciso saber de uma epoca boa( mês que seja mais interessante para conhecer Paris e seus arredores),e se é mais conviniente alugar um ap (mesmo q seja apenas para uma pessoa), se será necessario contratar alguém como guia ou não.
Informo que nunca viajei sozinha e confesso que tenho um pouco de receio, mas as vezes eh preciso pois nem sempre contamos com companhia.
Agradeço a colaboração!
Um gd abraço.
Maria das Graças
Beto Haenel, foi bom saber que a Mon Paris passou a aceitar cartão de crédito. Isso facilita muito a vida dos viajantes.
Cristiana Dias
Oi Lina! Conheço pessoalmente a advogada Luciana Atheniense e o trabalaho dela é realmente fantástico!
Vale a pena vc conhecê-la sim, ainda mais é que é daqui da nossa terrinha!
Quanto às polêmicas acima, só posso dizer que tenho acessado o blog poucas vezes, por total falta de tempo e quando venho e vejo esse tipo de coisa acima, me dá uma preguiça….
Um leitor acima sugeriu um blog de discussão, de repente seria interessante mesmo. Deixamos de ler informações importantes, por discussões inadequadas nos posts.
Bjos!
Beto Haenel
So hoje vi toda esta discussao no excelente Blog da Lina, que alias recomenda os meus apartamentos mobiliados para em Paris aos leitores. Como brasileiro e proprietario da Monparis, uma empresa de aluguel de apartamentos mobiliados em Paris (www.monparis.com.br) me sinto na obrigaçao de fazer algumas observaçoes :
1. Quanto ao assunto do Salomao, so posso lamentar o acontecido, infelizmente fatos como este vem criar reticências de viajantes que “ousam” alugar um apartamento em vez de ficar em um Hotel. Alugo apartamentos em Paris ha 6 anos principalmente à uma clientela cativa de brasileiros e americanos e nunca tive problemas. Agradeço o depoimento recente da Fabiana Metello nesta coluna que ja ficou em um dos meus apartamentos, realmente o fato de ser brasileiro ajuda muito na relaçao com os clientes.
2. Acho que as vantagens de alugar apartamentos em vez de ficar em Hotéis sao inumeras : espaço, cozinha, preço, internet e telefonemas gratuitos à fixos em diversos paises inclusive o Brasil e sobretudo a sensaçao de se sentirem verdadeiros Parisienses.
3. Quanto ao fato de dar as informaçoes do cartao de crédito, acho que a questao é se saber com quem esta se lidando. Antes alguns clientes me pagavam via PayPal que cobra 4% de comissao. Ha pouco a minha empresa passou à aceitar cartao de créditos, e facilitou a vida dos clientes e a minha, além da comissao ser de apenas 2%. Peço aos clientes enviarem as informaçoes em 2 emails separados o que reduz (acredito) o risco de fraude na net.
4. Fico sempre admirativo pelos comentarios do Blog e sobretudo pela varinha magica da Lina que sabe muito bem dar uma alta qualidade aos debates.
conexaoparis
Alexandre
Estou pensando nisto desde o ano passado. O problema é a agenda carregado do meu programador.
Alexandre
Lina,
acompanho o blog e escrevo posts eventualmente. Talvez escreva pouco justamente por não querer ser off-topic, apesar de acreditar que os comentários enriquecem muito o “experimentar” o conexão paris.
Ainda hoje, muitas das informações que procuro no Conexão encontram-se nos comentários, não nos posts propriamente ditos.
Assim, deixo minha idéia de se criar o Forum Conexão Paris, o que, acredito, faria ferver a participação de todos, facilitaria a busca de assuntos e o aprofundamento dos mesmos, dando vida a essa comunidade, hoje já existente, do seu (do nosso) Conexão Paris.
Abraços a todos.
PS. Assino Alexandre A. pois vi que um outro Alexandre andou postando por aí. Bem, o Forum resolveria esse problema de identidade também….. rs
Marcello Brito
Fabiana,
Roma é uma das mais seguras capitais da europa embora possa parecer o contrario.
Apenas um pouco de maior atenção na bolsa nas multidões, nos falsos ciganos, em quem estiver vestido de gladiador em volta do coliseu, e nos arredores da estação termini.
Mas sem maiores dramas.
No mais é olhar duro e corpo ereto.
Vc vai descobrir o prazer que é andar sozinho de madrugada em cada beco escuro e nada te acontecer.
Vá sem medo de ser feliz.
Maria das Graças
Fabianna Metello, Roma é uma cidade alegre, muito agradável e lindíssima. O povo é vibrante e de fácil convívio. O trânsito uma loucura, mas não nos causa grande impacto se moramos nas grandes cidades brasileiras.
Andei pouco de metrô e mais de ônibus. Preferi o ônibus porque cobre melhor a cidade. Na época (2001) comprava-se os tikets na tabacaria. Quando entrar no ônibus tem que validar “obrigatoriamente” o tiket em uns equipamentos vermelhos que ficam dentro dos ônibus. Fique atenta aos batedores de carteira. Vi alguns em ação mas não tive nenhum problema pois uso uma bolsa que cruza os meus ombros e fica na minha frente.
Come-se e bebe-se muito bem naquela cidade.
O pior de Roma para mim foi a visita ao museu do Vaticano. Um mundo de gente, uma confusão e não se consegue ver nada com calma.