ATUALIZADO EM SETEMBRO 2016
Artigo escrito por Gerson Lopes que, como se diz na França, possui muitas “casquettes”. Ele é médico, enólogo, jornalista, blogueiro e, o principal, bon vivant.
Fotos: Avenida Champagne em Epernay
Ao percorrer a região do champagne na França, uma dúvida cruel: qual vinícola visitar? Eu sugiro visitar pelo menos quatro: três grandes maisons e uma mais artesanal.
Uma dica imperdível é a visita da Maison Ruinart a mais antiga de todas. Suas centenárias crayères (cavernas subterrâneas), onde repousam verdadeiros tesouros em forma líquida, dão um toque especial à visita. A cidade de Reims possui 110 crayères e, destas, 24 pertencem à Ruinart. Durante a visita percorremos três delas com sucessivamente, 20, 34 e 40 metros de profundidade. Diz a lenda que Victor Hugo ao caminhar por estas cavernas teve a inspiração para escrever o Corcunda de Notre Dame.
Para um champagne excepcional, flutes mais largas
Não economizem e escolham a visita mais cara, cerca de 40 euros. A recompensa virá no final, na hora da degustação. São servidos dois excepcionais champagnes, ambos millésimes (safrados): um blanc des blancs – ou seja, feito somente com a uva branca Chardonnay – e outro rosé com um corte não muito usual, 83% da Chardonnay e 17% da uva tinta Pinot Noir. Ambos da extraordinária safra de 1996, sendo o primeiro um champagne de aperitivo e o segundo, mais poderoso e estruturado, uma boa escolta para um canard à l’orange. Irresistível!
As visitas são feitas com hora marcada através do site da Ruinart. Cliquem aqui. As caves estão fechadas nos fins de semana. As visitas são marcadas de terça a sábado.
Champagne Ruinart – 4 rue des Crayères – Reims – tel.: 0 326 77 51 51.
Para aqueles que estão se iniciando no mundo do champagne, uma dica é visitar a Mercier em Épernay. Mercier faz parte do grupo que detém Moët Chandon, Louis Vuitton, Kenzo, Dior, Séphora. Esta Maison foi fundada em 1858 por um jovem idealista, Eugéne Mercier, que teve a preocupação em fazer um champagne acessível aos menos abastados. A cave é composta por 47 galerias espalhadas por 18 km e o acesso é feito por surpreendente elevador panorâmico. O passeio subterrâneo é feito em trenzinho. As cavernas escondem garrafas de vinhos e esculturas maravilhosas.
As visitas estão abertas todos os dias, de 21 de março até 13 de novembro de 2016, reservas no site (clique aqui), das 9.30h às 11.30h e das 14.00h às 16.30h. As caves estão fechadas nas terças e quartas feiras à partir de 14 de novembro até até 04 de dezembro de 2016. Elas estão totalmente fechadas do dia 05 de dezembro de 2016 até 15 de fevereiro de 2017. A visita/degustação custa de 16 a 25 euros. Visitas gratuitas para menores de 10 anos.
Champagne Mercier – 68 – 70 avenue de Champagne – Epernay.
Após o requinte das grandes marcas, vale a pena visitar uma pequena vinícola familiar. As opções são muitas. Em Verzy, uma cidadezinha aconchegante, se encontra um pequeno produtor chamado Champagne Etienne Lefevre. Etienne tem um vinhedo dentro da appelation Grand Cru e produz 70.000 garrafas/ano. Seu champagne Réserve Carte d’Or Grand Cru é bem interessante, de boa relação preço-prazer.
Cliquem aqui para terem acesso ao site de Champagne Etienne Lefevre.
- Vocês podem visitar Reims em um passeio privativo de carro com motorista brasileiro, cliquem aqui.
- Podem também escolher a opção ônibus confortáveis com a Paris City Vision, cliquem aqui.
- Podem também ir por conta própria de trem TGV. A viagem dura menos de uma hora. Cliquem aqui e leiam o artigo onde encontrarão as dicas.
Gerson Lopes – editor do site Vinho & Sexualidade. Clique aqui e cadastre para receber a newsletter mensal com dicas sobre temas cujo compromisso é com o seu prazer.
Como ir de Paris até Reims
- Trem: a viagem tem cerca de 1 hora de duração, dependendo da data e hora do trem. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: A viagem dura em torno de 2 horas. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: A viagem tem cerca de 2 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Como ir de Paris até Épernay
- Trem: a viagem tem cerca de 1h14 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: A viagem também é rápida, dura cerca de 1h40. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
114 Comentários
Didier SE
Olá, estou indo agora em setembro e vou ter um dia livre em Paris e gostaria de saber se vale a pena ir ate Champagne? Eu gostaria de saber tbm se é possível visitar algumas viniculas em um só dia. E gostaria de saber tbm um contato de algum guia que fale português para passar esse dia conosco. Abrs Didier.
Rodrigo Lavalle
Didier, vamos entrar em contato com você por email.
Maria Eduarda
Olá, boa tarde, estou indo com um grupo de 6 pessoas para champagne em setembro, gostaria de saber se vc indica algum guia por lá, algumas pessoas do grupo não falam nada de inglês nem francês, e queríamos saber de alguém que pudesse nos falar um pouco mais sobre a área e talvez fazer a visita às caves conosco,
Obrigada desde já,
Maria Eduarda
Rodrigo Lavalle
Maria Eduarda, vamos entrar em contato com você por email.
JURACY ABONDANZA
Como eu disse, ficarei uma semana em Paris, qual o melhor local para se hospedar, que fique facil para se locomover de metro. onibus, taxi, etc!
Agradeço, abraço,
Rodrigo Lavalle
Juracy, escolha a região de Saint Germain ou do Quartier Latin, ambas centrais, seguras e interessantes. Veja nossos vídeos sobre essas elas: https://www.conexaoparis.com.br/2015/06/26/a-regiao-de-saint-germain-em-paris/ e https://www.conexaoparis.com.br/2016/03/04/o-quartier-latin. Aqui você encontra nossas dicas de hotéis nessas regiões: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/dormir/hoteis-por-bairro/5o-arrondissement-paris/ e https://www.conexaoparis.com.br/categoria/dormir/hoteis-por-bairro/6o-arrondissement-paris.
JURACY ABONDANZA
Vou passar uma semana em Paris, chego dia 20 de maio e volto dia 29.
Vale a pena fazer um bate e volta para visitar a Maison Ruinart?
Alguma outra coisa a fazer em Reims?
O que não posso deixar de ver em Paris?
Agradeço, abraço,
Rodrigo Lavalle
Juracy, vale a pena sim. Faça a reserva pelo site da Ruinart: http://www.ruinart.com/fr-e/maison-ruinart/visites. Leia esse artigo sobre a viagem bate e volta: https://www.conexaoparis.com.br/2009/05/19/uma-visita-a-reims-terra-do-champagne-de-tgv. Além das caves de champanhe, a catedral de Reims também merece uma visita, leia esses artigos: https://www.conexaoparis.com.br/2010/05/11/o-que-ver-em-reims-terra-do-champagne e https://www.conexaoparis.com.br/2015/08/04/champagne-nao-se-esqueca-da-catedral.
Com relação a Paris, eu sugiro a você o nosso guia ‘5 Roteiros em 4 Dias’. Ele é perfeito para quem está vindo para Paris pela 1ª vez pois ajuda a organizar e otimizar o tempo. Nele são apresentados 5 circuitos passando pelos principais pontos e locais turísticos da cidade. Além disso há dicas de museus, monumentos, lojas e restaurantes pelo caminho. Você pode comprá-lo aqui: http://www.minhaviagemparis.com.br/guias-livros-paris/guias-paris/paris-cinco-roteiros-em-quatro-dias-158.html.
Astrid
Boa tarde,
Estarei na França no final do ano e início de janeiro, saberia me dizer se há alguma Cave/vinícola na região de Champagne que funcione para visitação nesta época? Dei uma olhada e vi que a Taittinger parece que abre…
obrigada
Rodrigo Lavalle
Astrid, veja nesse artigo o horário de funcionamento no inverno das caves em Reims e Épernay: https://www.conexaoparis.com.br/2013/12/12/quer-visitar-as-caves-de-champagne-no-inverno-veja-os-horarios. Sugiro que você confira nos respectivos sites.
Abraços.
Carlos Antônio de Almeida
Estive em Reims e Epernay, maravilhosos lugares. Champanhe gostoso é tudo muito lindo! Adorei.
Cassia
Rodrigo,
Em Reims, há alguma Masion em que a visita é feita como na Mercier (com elevador panorâmico e trenzinho)? Estou achando difícil conciliar a visita a Reims e a Épernay no mesmo dia por causa dos horários do TGV e, por isso, estou optando por ficar apenas em Reims.
Obrigada desde já.
Cássia
Thalita
Olá! Gostaria de saber quanto tempo dura a visita à Mercier, para poder programar o trem.
Rodrigo Lavalle
Thalita, conte de 1h a 1h30m.
Abraços.
Liliane
Será que você pode me ajudar? Estarei hospedada na Avenue Victoria e quero ir na Chandon fazer visitação e degustação, consigo ir de transporte público? É muito longe?
Obrigada,
Liliane
Rodrigo Lavalle
Liliane, você consegue sim. Leia esse artigo que ensina tudo: https://www.conexaoparis.com.br/2009/05/19/uma-visita-a-reims-terra-do-champagne-de-tgv/.
Abraços.
Rodrigo
Lina, excelente seu site… Estou viajando de lua de mel em fevereiro para França… será que iremos aproveitar esta época para conhecer algumas vinículas ? kkkk… a minha noiva adora vinhos… estou aprendendo com ele a degustar…kkk …