ATUALIZADO EM SETEMBRO 2016
Artigo escrito por Gerson Lopes que, como se diz na França, possui muitas “casquettes”. Ele é médico, enólogo, jornalista, blogueiro e, o principal, bon vivant.
Fotos: Avenida Champagne em Epernay
Ao percorrer a região do champagne na França, uma dúvida cruel: qual vinícola visitar? Eu sugiro visitar pelo menos quatro: três grandes maisons e uma mais artesanal.
Uma dica imperdível é a visita da Maison Ruinart a mais antiga de todas. Suas centenárias crayères (cavernas subterrâneas), onde repousam verdadeiros tesouros em forma líquida, dão um toque especial à visita. A cidade de Reims possui 110 crayères e, destas, 24 pertencem à Ruinart. Durante a visita percorremos três delas com sucessivamente, 20, 34 e 40 metros de profundidade. Diz a lenda que Victor Hugo ao caminhar por estas cavernas teve a inspiração para escrever o Corcunda de Notre Dame.
Para um champagne excepcional, flutes mais largas
Não economizem e escolham a visita mais cara, cerca de 40 euros. A recompensa virá no final, na hora da degustação. São servidos dois excepcionais champagnes, ambos millésimes (safrados): um blanc des blancs – ou seja, feito somente com a uva branca Chardonnay – e outro rosé com um corte não muito usual, 83% da Chardonnay e 17% da uva tinta Pinot Noir. Ambos da extraordinária safra de 1996, sendo o primeiro um champagne de aperitivo e o segundo, mais poderoso e estruturado, uma boa escolta para um canard à l’orange. Irresistível!
As visitas são feitas com hora marcada através do site da Ruinart. Cliquem aqui. As caves estão fechadas nos fins de semana. As visitas são marcadas de terça a sábado.
Champagne Ruinart – 4 rue des Crayères – Reims – tel.: 0 326 77 51 51.
Para aqueles que estão se iniciando no mundo do champagne, uma dica é visitar a Mercier em Épernay. Mercier faz parte do grupo que detém Moët Chandon, Louis Vuitton, Kenzo, Dior, Séphora. Esta Maison foi fundada em 1858 por um jovem idealista, Eugéne Mercier, que teve a preocupação em fazer um champagne acessível aos menos abastados. A cave é composta por 47 galerias espalhadas por 18 km e o acesso é feito por surpreendente elevador panorâmico. O passeio subterrâneo é feito em trenzinho. As cavernas escondem garrafas de vinhos e esculturas maravilhosas.
As visitas estão abertas todos os dias, de 21 de março até 13 de novembro de 2016, reservas no site (clique aqui), das 9.30h às 11.30h e das 14.00h às 16.30h. As caves estão fechadas nas terças e quartas feiras à partir de 14 de novembro até até 04 de dezembro de 2016. Elas estão totalmente fechadas do dia 05 de dezembro de 2016 até 15 de fevereiro de 2017. A visita/degustação custa de 16 a 25 euros. Visitas gratuitas para menores de 10 anos.
Champagne Mercier – 68 – 70 avenue de Champagne – Epernay.
Após o requinte das grandes marcas, vale a pena visitar uma pequena vinícola familiar. As opções são muitas. Em Verzy, uma cidadezinha aconchegante, se encontra um pequeno produtor chamado Champagne Etienne Lefevre. Etienne tem um vinhedo dentro da appelation Grand Cru e produz 70.000 garrafas/ano. Seu champagne Réserve Carte d’Or Grand Cru é bem interessante, de boa relação preço-prazer.
Cliquem aqui para terem acesso ao site de Champagne Etienne Lefevre.
- Vocês podem visitar Reims em um passeio privativo de carro com motorista brasileiro, cliquem aqui.
- Podem também escolher a opção ônibus confortáveis com a Paris City Vision, cliquem aqui.
- Podem também ir por conta própria de trem TGV. A viagem dura menos de uma hora. Cliquem aqui e leiam o artigo onde encontrarão as dicas.
Gerson Lopes – editor do site Vinho & Sexualidade. Clique aqui e cadastre para receber a newsletter mensal com dicas sobre temas cujo compromisso é com o seu prazer.
Como ir de Paris até Reims
- Trem: a viagem tem cerca de 1 hora de duração, dependendo da data e hora do trem. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: A viagem dura em torno de 2 horas. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: A viagem tem cerca de 2 horas de duração. Consulte valores e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Como ir de Paris até Épernay
- Trem: a viagem tem cerca de 1h14 de duração. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Carro: A viagem também é rápida, dura cerca de 1h40. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
Acesse o site Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
114 Comentários
Lilian Souza
Ola. Meu marido e eu estaos indo para Paris dia 28/10, alugaremos um carro e partiremos para a região do outlet onde ficaremos 2 dias e depois para a região de Champagne para visitar as Maisons desta bebida maravilhosa. Alguem sugere hotel na região para ficar baseado 3 noites para conhecer Maisons? Será possível fazer visitação e degustação na Dom Perignon? Agradeço a ajuda
Rodrigo Lavalle
Lilian, a Dom Pérignon pertence a Moët & Chandon que fica, na verdade, na cidade de Épernay (bem próxima a Reims). Nesse artigo uma leitora sugere um hotel na cidade https://www.conexaoparis.com.br/2009/07/14/passeio-a-epernay-para-visitar-as-caves-da-moet-chandon-e-mercier/.
Abraços.
Cesar Nicolau
Ola, somos um grupo de 5 amigos indo para Reims nos dia 25 e 26 de Setembro. Tentei entrar no site da RUINART e pagina não abre. Localizei alguns emails da VEUVE CLIQUOT , MOET e todos voltaram com erro. Poderia indicar algum site para agendamento de visita nas principais MAISON de REIMS ? Muito grato
Rodrigo Lavalle
César, nos sites oficiais das caves você consegue agendar as visitas:
– Veuve Clicquot: http://www.veuve-clicquot.com/. Clique em ‘Visites’ no pé da página;
– Moët: http://fr.moet.com//Visites/Visitez-nos-caves#sectionBtn
– Ruinart: http://www.ruinart.com/fr-e/reservation/visit.php.
Abraços.
Cláudio
Achei muito interessante as dicas. Parabéns pela forma simples e elucidativa. Vc poderia indicar mais uma ou duas viniculas artesanais? Estarei em Epernay na segunda quinzena de setembro. Vc recomenda um taxi ou ir de bike?
Rodrigo Lavalle
Cláudio, táxi ou bike para qual trajeto?
Nesse artigo a sommelière brasileira Marina Giuberti (que também ministra os cursos de vinho indicados por nós https://www.conexaoparis.com.br/servicos/cursos-de-vinhos-em-paris-com-sommeliere-brasileira/) fala sobre algumas marcas de champanhe pequenas porém excelentes: https://www.conexaoparis.com.br/2014/08/12/champanhes-e-cremants/.
Abraços.
Leonardo Santos
Obrigado pela dica. Realmente produtores menores tem preços mais econômicos. Tenho visita agendada na Ruinart, mas está longe de consumir um champagne desta categoria no dia a dia.
Muito obrigado
Marina Giuberti
Olá Leonardo Santos, sou sommelière e colaboro com os cursos de vinhos do CP. Infelizmente não sei te aconselhar um bom produto com esse preço. Mas você pode achar em pequenos produtores na região, que comercializam apenas em suas caves. Um detalhe importante a saber é que para fazer champanhe, o processo de vinificação retira-se 3 sucos, com a primeira prensa, segunda e terceira. As melhores marcas só utilizam a primeira prensa e vendem a 2ª e a 3ª para outras marcas “mais econômicas”. O problema, como a qualidade não é a mesma, é que estes adicionam muito sulfato para proteger o vinho gerando dores de cabeça e até indigestões. Faça um tour na região em busca de pequenos produtores e pergunte se é “première presse” ou “deuxième/troisième presse”. Às vezes uma pequena diferença no preço pode fazer muita diferença no seu paladar e saúde. Santé!
Leonardo Santos
Ola pessoal, moro na Alemanha e como de costume sempre vamos para franca comprar vinho. Ja conheci Alsacea e Bourdeaux. Agora vou para Reims para um Final de Semana. Logo gostaria de saber onde comprar champagnes com preco bom, nao precisa ser grandes marcas. Fui em uma feira em Paris ultimo mes e comprei a Bernard Robert muito bom por sinal e paguei 12,50 euros pela garrafa. Logo onde posso comprar champagne aproximadamente uns 24 garrafas, com preco bom. Estoque para ate o final do ano. Obrigado Leonardo
Rodrigo Lavalle
Leonardo, a Marina Giberti, sommelière brasileira que mora em Paris e oferece os cursos de vinho que indicamos, respondeu a sua pergunta.
Abraços.
Valéria Chociai
A Ruinart de fato no site divulga que não atende nos finais de semana, mas como estou organizando a minha viagem com bastante antecedência e mesmo assim calhou de passar por Reims num sábado, resolvi tentar a sorte. Mandei um e-mail para eles solicitando gentilmente essa exceção ( mandei o e-mail em maio e vou viajar em outubro ) e não é que consegui que me atendessem? Ainda, consegui colocar na degustação os dois Dom Ruinart, que normalmente não estão disponíveis. Simpatia nota 25, numa escala de 0 a 10. Isso é luxo. Fica a dica para quem só tiver o fim de semana disponível para estar na região.
Rodrigo Lavalle
Valéria, parabéns! Realmente no site não há quase nenhuma informação sobre as visitas, é preciso sempre entrar em contato com eles por email.
Abraços.
Javier
Prezados, vamos passar 2 dias e 01 noite em Reims. Queremos ficar num hotel que fique numa vinicola e tenha clima de casal. Vcs recomendam algum? É melhor ficar no Centro?
Obrigado. Ab
Rodrigo Lavalle
Javier, indicamos esse hotel: https://www.conexaoparis.com.br/2010/03/13/hotelcastelo-em-reims-uma-escapada-romantica/ ou este mais simples http://mhchampagne.com/fr/3-le-clos-du-mont-dhor. Para todos os dois é preciso ter carro.
Abraços.
Josiane
Nossa Rodrigo, muito obrigada pela ajuda e rápida resposta, por isso o blog de vocês é esse sucesso todo!!! 🙂 Você acha melhor eu já comprar antecipado pelo site o trajeto Reims—Epernay—Reims, assim como fiz Paris–Reims–Paris??? Quanto ao táxi entre as duas cidades saberia me dizer a média de preço ou onde consigo essa informação???
Merci!!! 🙂
Rodrigo Lavalle
Josiane, pode deixar para comprar na hora pois dessa maneira você fica livre para fazer o seu horário. Não faço idéia de quanto seria um táxi.
Abraços.
Josiane
Olá Rodrigo, Vou fazer o bate volta a Reims no dia 18 de abril. Comprei a ida saindo de Paris East e chega em Reims Station ás 08:43. Tenho uma visita á Pommery agendada para ás 10:00. De lá pensei em passar na Veuve Cliqcuot só para ir á Boutique, pois quero comprar algumas coisas(não consegui agendar a visita), e ir para o centro de Reims conhecer a Catedral e almoçar por lá. Como o trem de volta parte da Reims Station ás 19:44, pensei em aproveitar o tempo para ir á Epernay, passear pela avenida Champagne e visitar a Mercier (já que lá não precisa de reservas). As dúvidas são:
1- Vc acha que dá para ir´á Epernay nesse período da tarde e voltar á tempo do trem que já está comprado?
2-Qual a melhor forma de eu ir á Epernay? (Se for de táxi, sabe me dizer a média de valor?) SE for de trem, qual a melhor logística para ir á estação que parte para Epernay, e depois voltar. (Se não me engano a estação que chega em Reims vindo de Epernay não será a mesma que vou partir para Paris, estou certa? ).
Se puder me ajudar, agradeço imensamente,
Josiane
Rodrigo Lavalle
Josiane, dá tempo sim de ir à Epernay. Você pega um trem em Reims que custa 6,80€ e em meia hora você chega em Epernay. O trem passa de hora em hora. Eu pesquisei no site da SNCF e está indicado que o trem chega em Reims vindo de Epernay é na mesma estação que o trem para Paris sai. Caso não seja a mesma pegue um táxi para ir de uma a outra.
Abraços.