Foto: Galerie Vivienne
Moro perto da Opera Garnier e aqui cheguei após 13 anos passados percorrendo as ruas do Marais. Confesso que vim a contra-gosto, arrependida da decisão tomada e pesarosa de deixar para trás todo o charme do 4° arrondissement de Paris.
Cheguei com opinião formada, achando a região bonita, claro, mas sem charme, área conhecida por ser a sede de empresas, bancos e companhias de seguros. Para piorar a situação, perto do boulevard Haussmann, centro do consumo de Paris e endereço obrigatório para quem desembarca nesta cidade. Quer dizer, área essencialmente turística!
Doze anos mais tarde, continuo evitando os passeios da Galeria Lafayette mas, no resto, a minha conversão foi rápida e radical. Nunca mais saio daqui. Descobri que moro em ponto estratégico na confluência da vários bairros, de vários estilos de vida.
Se caminho em direção ao norte, à Montmartre, percorro as ruas do 9ème, bairro interessante com hotéis, restaurantes e lojas já comentadas aqui. Se o céu é de brigadeiro, estico até a boemia de Pigale.
Se decido virar à direita chego na Madeleine, centro da alta gastronomia com Fauchon, Hédiard, Caviar e companhia.
Se vou até a Opera Garnier sou invariavelmente atraida pela Place Vendôme ou pela Place du Marché Saint Honoré e acabo desembocando na rue Saint Honoré e aí só me resta conferir as novidades moda e design na Colette.
Quando estou precisando de emoções estéticas caminho em ritmo parisiense, passos rápidos e nervosos, até o Museu do Louvre, ou então o Orangerie, ou a Pinacoteca, ou o pequeno e desconhecido Musée de la Vie Romantique. Posso mesmo esticar até o Musée Orsay e incluir o prazer de atravessar uma ponte do Sena.
Às vezes saio de casa, sigo em frente, compro jornais e revistas, escolho uma mesa ensolarada no Palais Royal ou nos restaurantes do jardim Tuileries e fico horas entre leituras distraídas e observação etnológica dos passantes.
E de tempos em tempos, por puro prazer, tiro um dia para conferir as passagens cobertas de Paris. Começo pela Galerie Vérot Dodat e dou uma olhadinha no Louboutin, em seguida a Galerie Vivienne e a minha cave preferida, a Legrand. De lá sigo até boulevard Montmartre para ver as novidades da Galerie Panorama, atravesso a rua e finalizo meu roteiro na galeria situada exatamente do outro lado da rua.
Antes vivia nos limites do Marais, adormecida pelo charme intenso das ruas e dos habitantes deste lugar maravilhoso. Com a mudança de endereço introduzi a diversidade divertida que me proporciona o centro da cidade. No mesmo dia vou dos sex-shops de Pigale às exposições temporárias do Louvre e dos objetos puro design da Colette ao ambiente kitsch do Museu de Cera Grévin.
Para finalizar, abaixo, mais dois dos meus endereços preferidos da região Opéra:
Harry’s Bar – endereço histórico que todos conhecem festeja seus 100 anos. Ideal para um aperitivo no final da tarde, excelente piano bar – 5 rue Daunou 75002 Paris.
Café Guitry – situado no Théatre Édouard VII, discreto endereço situado longe da agitação. Ideal para almoço simples nas mesas ensolaradas da varanda – 10 Place Édouard VII 75009 Paris.
Conheça os apartamentos para alugar na região da Opéra da À La Parisienne, empresa parceira do Conexão Paris para aluguel de apartamentos em Paris.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
121 Comentários
France Rocha
oi Lina… foi este ônibus mesmo.. peguei em um horário tranquilo e foi ótimo. Quanto ao Íbis , vou olhar os próximos ao opera. Obrigada. E a Mariana? mais netinho? No natal ligue para sua casa aqui em BH e seu número constava como inexistente, vc trocou ou não veio mais? queria te mandar uns cupcakes divinos e um bolo tradicional inglês que uma amiga daqui faz. Quando vier me ligue, que faço questão que vc deguste-os…não ficam devendo nada aos daí… beijo
France Rocha
Oi Lina, apesar de ter reserva no montana emeraud louvre, onde já fiquei e gostei bastante, estou achando um pouco caro e resolvi abrir o leque para ver se encontro algo mais em conta e com boa localização. Como sempre meu foco e flanar…. e no metrô só para ir a La defense e em alguma emergência. Paris foi feita para ir pela superfície; aliás, vc me deu eu perdi, o número de um ônibus que vai ao La defense, vc se recorda qual era?sua opinião , qual o íbis melhor localizado? obrigada
Rodrigo Lavalle
France, os Ibis localizados perto da Opéra são os mais centrais. Existem vários ônibus que vão a La Defense, um deles é o 73.
Abraços.
France Rocha
Oi Lina. Eu de novo. Estou com três hotéis reservados…rsrs O Louvre Montana Emeraud Louvre ( que é o que mais gosto, mas está bem carinho ) o Les Bons Enfants, que acho “médio” localizado e o Concorde , que está mais barato e quando olhei no google fiquei decepcionada…achei o local uma muvuca, barulhento ( acho…pois fica ao lado da gare Saint Lazare). Quero um hotel que eu use transporte o mínimo possível e dentro das minhas possibilidades, com o entorno mais agradável. Me dê um help. Meus “achismos” estão corretos ou estou enganada? tens alguma outra sugestão? tentei os Íbis, mas o opera está esgotado. O que faço, além de tentar ganhar na sena e ir pro Le Maurice? Desde já obrigada.
Rodrigo Lavalle
France, você está correta, em relação à localização o melhor é o Louvre Montana Emeraud Louvre e depois o Les Bons Enfants.
Abraços.
France Rocha
Oi Lina, dessa vez consegui convencer meu marido a ir comigo…. Como ele só pode ficar fora 10 dias e quer ficar só em Portugal, eu nao podia deixar Paris escapar, nem que fosse por um final de semana rsrs, passaremos o aniversario dele em Paris, nao sei se vc se recorda dele, bastante avesso a”sofisticação ” , como ele diz, nao quer ir a museus e nem castelos. Então pensei em ir aos iconicos : norte dame, opera, petit e grand palais, passeio pelo sena a pé e de barco, torre, arco e entornos. Tem algum roteiro que vc possa acrescentar, lembrando que só ficaremos três dias e nao pretendemos ir a restaurantes badalados. Pensei , talvez em almoçar ou jantar na tour montparnasse, pois para mim e a melhor vista da cidade, principalmente porque ela nao aparece nas fotos, estragando o cenário da cidade. Aguardo sugestões suas. E de seus ” ajudantes blogueiros”. Grande abraço . France
Lina
France
Sua escolha está ótima. Tenho certeza que ele vai gostar.
Te aconselho almoçar ou jantar um dia no restaurante abaixo. Nada sofisticado e uma cozinha de chef.
https://www.conexaoparis.com.br/2010/07/05/restaurante-la-regalade/
Boa viagem.
Nilza Freire
Lina, tudo que eu queria hoje era encontrar essa declaração de amor lindíssima ao seu bairro! Não lembrava a data, mas achei! Vou copiar/colar e me guiar pela região na próxima viagem já que é lá, no seu “pedaço”, que eu vou me hospedar. Já percorri alguns trechos do trajeto outras vezes, mas dessa vez vai ser especial, sob a sua “batuta”. Merci!
Lina
Nilza
Você vai gostar do circuito. Ele é diversificada.
Ana Guaioto
Obrigada o seu site e maravilhoso e descobri que agora tem tipo um shopping na estacao saint lazare com farmacia monoprix carrefour e restaurantes
Ana Guaioto
Acho que ficarei no 9 arr. 12 rue d’Amsterdan estarei com meu marido e filha o que tem de legal pra gente por la a pe e para comer farmacia supermecado padaria?
Lina
Ana
Encontrará de tudo neste bairro. Na rue des Martyrs você tem boas padarias, farmácia, supermercados…
Regina Vasconcelos
Quelle chance! Com tantas idas a Paris ainda falta tanto a ser visto!
Michelle
Oi Lina!
Primeiramente parabéns pelo seu trabalho, considero um pré viagem a Paris!
Lina estou com palnos de conhecer Paris em Setembro e gostaria que vc indicasse um hotel com diárias bem em conta, na faixa de 100 euros para casal, preferencialmente naqueles bairros que vc considera agitados e boemios como o Marais. Pretendo ainda fazer o percurso sugerido por você(Paris a pé em 04 dias) e um passeio no Vale do Loire, pois terei 05 dias na Cidade Luz! Obrigada e grande abraço!
Lina
Michelle
Olhe na categoria Dormir, Hotéis 3 estrelas, bairros 75003 e 75004. Leia os artigos e veja os preços. Se tiver caro, olhe os artigos dos Hotéis 2 estrelas. Faça uma pré seleção e depois te ajudo a escolher.
Samanta
Olá Lina,
No próximo ano pretendo passar três meses em Paris para estudar francês. Você poderia me indicar algum site onde eu possa procurar estadias para minha temporada parisiense? Além disso, queria sugestões suas sobre quais os melhores arrondissements para me instalar.
Grata,
Samanta
Lina
Samanta
Você quer dicas para escolas onde estudar ou sites para alojamentos. Não entendi bem…