Drôle de réveillon sur les Champs-Elysées por leparisien
Em quase todas as grandes capitais o Reveillon é festejado e, muitas vezes, muito bem festejado. Paris é uma exceção incompreensível. Difícil entender porque as autoridades não investem na organização de uma festa seja ela onde for, no Champs Elyées ou nas margens do Sena, por exemplo.
A grande festa francesa acontece dia 14 de julho. O 31 de dezembro passa batido. Se o problema é respeitar a tradição dos fogos do 14 de julho na torre Eiffel e respeitar os festejos de uma data histórica, tudo bem. Mas nada impediria uma outra grande festa e outros fogos.
O vídeo acima é engraçado. Vemos a Champs Elysées entupida de turistas à espera de uma comemoração da passagem do ano. Nas entrevistas eles manifestam a decepção, nem fotos, nem festa, nada!
Um deles diz: só tem policiais, como se estivéssemos em uma passeata.
Outro reclama que os fogos foram anulados e o reporter diz: anulados não, nunca existiram!
Por isso que todos os anos repetimos, reveillon em Paris? Não é dos mais alegres. E se quiser festa, reserve com muita antecedência um dos locais que indicamos.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
70 Comentários
Milena F. - Viver Plenamente Paris
Há anos essa mesma polêmica… As pessoas ainda não sabem que não tem fogos, não tem festa e não tem nada? Ok, concordo que deveria ter algo, mas não consigo entender que as pessoas ainda estejam tão mal-informadas, com internet, blogs e outras ferramentas de informação que repetem a mesma coisa… 🙁
Mônica
Lina,
Sabe dizer se a decoração de Natal das ruas é custeada pelo poder público ou se pelo comércio?
Rodrigo Lavalle
Mônica, não temos essa informação. Imaginamos que seja financiada pelos dois.
Abraços.
Luiz Oliveira
Para o franceses, o mais importante é o 14/07, aí sim um verdadeiro espetáculo, maravilhoso! 31/12 para eles não passa de um dia comum, tanto que todo mundo cumpre o expediente de trabalho normalmente (como a maioria dos europeus). Além do mais, desde a crise de 2008 que os franceses, costumeiramente pessimistas, não tem realmente muitos motivos pra comemorar a chegada de um ano-novo. De qualquer forma, corroborando um comentarista daqui, Paris não precisa dos fogos para se iluminar: Paris é a própria Cidade-Luz!
Claudia P.
Concordo plenamente com vc Eduardo R. que o réveillon é muito melhor em uma festa privê com pessoas queridas e que Paris não precisa de fogos para se iluminar, tem luz própria!!! Feliz Ano Todo!!!
Herbert
Paris é linda, mas como em toda grande cidade tem seus problemas sociais. A França está em colapso econômico e acredito a “bomba” social qualquer dia desses vai explodir. Ouvir amigos franceses meus dizerem que o governo evita fogos na virada para evitar vandalismos na cidade. Só nesta ultima virada, mais de 1500 carros foram queimados na França por vândalos, boa parte em Ile-de-France. A imprensa não mostra… Acho que é por causa disso que o governo evita revellion,mtem muita gente querendo fazer coisas erradas no meio dessas comemorações em massa e o governo quer evitar que a bomba social exploda…
Marcy
Tb. acho q a falta de conhecimento da cultura, dos costumes de um país é triste. Temos q entender o povo e respeitar. Um jantar num bristô c boa musica no meio de gente civilizada fica de ótimo tamanho. Cansa a pirotecnia e aglomeração e agora até c roubos e crime. Merci!…
jorge fortunato
Pela segunda vez passei o Réveillon em Paris e este último foi muito divertido, ao menos, nunca ri tanto. Por acaso, hoje, publiquei no meu blog como foi a festa.
Vicky
Nossa, q interessante! É, puxando pela memória, quando passam o réveillon no mundo nos telejornais, nunca aparece Paris. Acho até legal, diferente. É uma opção para quem não curte mta pirotecnia e barulheira. Vou passar o réveillon lá!
eduardo r.
se ‘réveillon’ é uma palavra de origem francesa, quem somos nós para discutir se os parisienses entendem ou não do assunto?
penso q uma festa privê para brindar a dois, entre amigos ou familiares é mto mais charmosa, calorosa e significativa do q estar no meio de uma multidão de estranhos que parece muito mais interessada em comemorar (e bebemorar, principalmente) só pq é ‘ano-novo’ mais uma vez (mtas pessoas parecem fazer parte do show pirotécnico, programadas para explodir em grito de euforia ao final da contagem regressiva…”eeeeehhhh!!!!”)
e faltou fogos? paris não precisa de tais ‘artifícios’ para se iluminar: já nasceu cidade luz!
um bom ano pra todos nós!!
santé!!
Juliana
O 14 de julho de 2012 foi lindo. Assistimos os fogos da ponte Alexandre III, de onde tivemos uma ótima vista do espetáculo!
Esse ano, fomos para o Trocadéro para ver a torre piscar na virada. Muitos franceses, muitos mesmo, todos muito animados. Não estávamos esperando nada de excepcional, queríamos apenas uma dica visual de que o ano tinha virado para podermos abrir nosso espumante, brindar, beber, tirar fotos e voltar pra casa – coisa que fizemos a pé, aproveitando a noite agradável que estava fazendo. Foi uma hora e meia de caminhada por Paris, uma ótima forma de começar o ano, eu diria!
Não entendo gente que viaja em época de festas e não se informa sobre o que está acontecendo na cidade, ou que reclama que a cidade está cheia.
Ah, e batedor de carteira tem em tudo quanto é canto.