Drôle de réveillon sur les Champs-Elysées por leparisien
Em quase todas as grandes capitais o Reveillon é festejado e, muitas vezes, muito bem festejado. Paris é uma exceção incompreensível. Difícil entender porque as autoridades não investem na organização de uma festa seja ela onde for, no Champs Elyées ou nas margens do Sena, por exemplo.
A grande festa francesa acontece dia 14 de julho. O 31 de dezembro passa batido. Se o problema é respeitar a tradição dos fogos do 14 de julho na torre Eiffel e respeitar os festejos de uma data histórica, tudo bem. Mas nada impediria uma outra grande festa e outros fogos.
O vídeo acima é engraçado. Vemos a Champs Elysées entupida de turistas à espera de uma comemoração da passagem do ano. Nas entrevistas eles manifestam a decepção, nem fotos, nem festa, nada!
Um deles diz: só tem policiais, como se estivéssemos em uma passeata.
Outro reclama que os fogos foram anulados e o reporter diz: anulados não, nunca existiram!
Por isso que todos os anos repetimos, reveillon em Paris? Não é dos mais alegres. E se quiser festa, reserve com muita antecedência um dos locais que indicamos.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
70 Comentários
Erika
Passei a passagem de ano aqui em Paris. Precisamos parar de achar que reveillon é como os EUA com fogos ou “shows da virada”. Tem muitos outros lugares do mundo que a data é comemorada apenas com um feriado e com jantares tradicionais. No Japão os fogos são atrações do verão, estação cheia de festas populares. Precisamos respeitar os costumes de cada país e se quiser fogos e festas no final de ano que fique no Brasil!
Paloma
Roberta, eu e meu marido passamos o mesmo que você! Metrô fechado, chuva e frio. Mas, o amor que tenho por Paris supera tudo isso
Rossana Schenker Guimarães
Passamos o reveillon em Paris de 2012 para 2013, eu, meu marido e minha filha. Chegamos no próprio dia 31 de dezembro. O sonho da minha filha era ir para a torre Eiffel à noite.
Estávamos em Saint Germain e, infelizmente, tomamos a decisão de pegar o metrô e ir para a torre ver o ano passar. Triste decisão. Fomos, literalmente, arrastados pelos corredores das estações, sem absolutamente nenhuma segurança. Chegamos e subimos às escadas da estação. A visão da Tour Eiffel iluminada foi simplesmente indescritível, ficamos extasiados e achamos que já teria valido a pena todo o transtorno e insegurança por que passamos. Estava chovendo e ficamos junto a uma multidão ao pé da torre, esperando pelos fogos. Depois da contagem regressiva, surpresa, NADA aconteceu. Foi uma pena… Enfim, mas, Paris é Paris e, para mim, lugar inesquecível e delicioso.
Carolina Bertoni
Então eu sou muito sortuda!! Passei o réveillon de 2010/11 em Trocadero, fazendo picnic na grama, e assisti um show de fogos maravilhosos da Tour Eiffel na virada. Tenho fotos!! 😉
Vera Jordão
Tive a oportunidade de passar o Réveillon de 2013 em Paris e já fui preparada através das dicas aqui do CP. Confesso que a multidão na Champs Elysées dá um certo medo….. e além do frio, não há porquê ficar perambulando ali. Segui os conselhos da Lina e fui assistir um espetáculo na igreja Saint-Eustache e depois jantar em casa. Muito tranquilo e sem decepções!
Roberta
Lina, ri muito quando li seu post, porque na passagem de 200o para 2001 tive exatamente esta experiência.
Ficamos vagando pela Champs-Elysees até que depois de certa decepção resolvemos pegar o metrô para voltar para o albergue e aí descobrimos que o mesmo tinha sido fechado antes do horário divulgado. Foram horas de caminhada de baixo de muita chuva até chegar no nosso albergue que ficava próximo a Port de Bagnolet. Juro que se não estívessemos em Paris teria sido trágico, mas amo tanto essa cidade que considerei uma aventura inesquecível meu único reveillon em Paris.
Pedro Witzel
Mesmo 14 de julho é extremamente decepcionante, tem fogos, mas nem 10% do que você esperaria.
Ruas e metros lotados, de pessoas para ver a festa e de policiais.
E para fechar a experiência o dia com chave de outro, a policia soltou bomba de pimenta pra dispersar a multidão que se aglomerava, fazendo com que minha família, a visita aqui, saísse correndo e passasse o resto da noite com os olhos ardendo.
Todos esses tipos de comemorações são a ser evitados.
Amélia
Tive a oportunidade de estar em Paris este ultimo 14 de julho e amei! O povo nas ruas com as cores das bandeiras, parade, fogos…
Bianca
É engraçado Marcello Brito, pois inclusive as agências de viagens possuem cartazes com fotos da Torre e os fotos!! Além de nunca ter existido a queima de fotos este ano houve um crime no Trocadéro. Um homem foi morto ao tentar apartar uma briga. Até gostaria de saber se o fato realmente aconteceu.
Marcello Brito
Muito bom!
E não adianta vc dizer que nao tem e que nunca houve, a fama da queima de fogos junto a torre eiffel na noite de 31 de dezembro continua correndo o mundo.
Vai entender…