Por Kátia Becho
Tenho que confessar que adoro alguns lugares de Paris que tem uma aura de decadência, com uma decoração cujo estilo é indecifrável: um lustre art-déco ali, umas fotos de artistas de cinema na parede lá, umas pinturas a óleo acolá e até um gato bicolor que, misturado a muitas bizarrices, tem a magia de funcionar e nos fazer sentir em casa.
Pois é exatamente essa a atmosfera do Café de l’Industrie, na moda há mais de 15 anos na região da Bastilha. O lugar faz tanto sucesso que já ocupa 3 imóveis vizinhos, cada um com sua proposta e sua independência.
O pioneiro tem um grande salão e outros ambientes menores interligados, com piso de madeira, tapetes persas surrados, tinta velha na parede e muita luz indireta vindo de abajures milimetricamente instalados pra que a confusão estética fique bem aconchegante.
Nesse você pode ir para almoçar a qualquer hora, sendo que a fórmula do dia só é servida até às 15h (a €10,50 com entrada, prato principal e sobremesa – ótimo preço!). Após esse horário, você pode pedir o prato do dia, que varia entre 9 e 18 euros. O jantar é à la carte, servido até às 22h.
Para um drink, atravesse a rua e entre no Café com a fachada vermelha ou no bar ao lado, novinho em folha (a partir de 18h). Não espere luxo, essa não é a proposta. Não espere, tampouco, gastronomia de primeira. Espere aconchego – principalmente em dias frios e chuvosos – e um ambiente acolhedor e simpático que inclui uma playlist recheada de músicas brasileiras e ótimo jazz americano.
Aos sábados e domingos eles servem um brunch a 17 euros, com bebida quente, brioche e duas opções de pratos quentes: 1) ovos mexidos com salmão e espinafre ou 2) ovos mexidos, salsicha, bacon e pimentão. Além disso, está incluída no brunch a sobremesa do dia, que quase sempre é arroz doce com caramelo na manteiga salgada.
Eclético? É pouco pra esse típico ponto de encontro parisiense.
Café de l’Industrie: 3 endereços na mesma esquina: números 15 (bar), 16 (o pioneiro) e 17 (novo, com wifi) da rue Saint-Sabin, 75011 Paris – Tel.: +33 01 47 00 13 53
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
27 Comentários
Christiano
Lina! Vou ficar no ibis opera bastille , seria perto desse Cafe ? Como faço para identificar esses pratos baratos no cardápio , esses que são os pratos do dia por um preço fixo? Nao falo nada de francês
Lina
Christiano
Você está pertinho deste café. Você verá os preços no cardápio e tambem a pedra com os pratos do dia. Todos com preços. Não se preocupe, o lugar é descontraido e eles vão te explicar em inglês…por gestos…
Rosi Gomes
Adorei a dica, Katia Becho! Gostei também da “literatura”. Que saudades de ler seus textos. Beijos
Sil
Seguindo a dica, estive lá ontem, no 16. Lugar adorável, comidinha com cara de caseira, muito bom para encontrar amigos enquanto nevava lá fora… foi chegando gente conhecida e ficamos horas bebericando. Tem até um gato do local, que de tão folgado e ordinário (como todos os bichanos) se aninhou no meu colo e ficou ronronando… esse café foi pra minha Moleskine Paris com uma linda estrelinha.
Beth
Kátia, gostei!
Diana
É um lugar super legal, descontraído.
Pratos gostosos e preço bem justo.
Também recomendo!
E ali perto tem uma Amorino, para quem quiser tomar um sorvete de sobremesa em outro lugar!
Lenna
Adoro estes lugares agradáveis, com ar de nostalgia, que nos fazem bem!
Juliana
Concordo com cada palavra da Katia! Morei por quase um ano EXATAMENTE em cima do “original”, e mais do que algumas vezes caí na tentação de almoçar por ali em um dia de semana mais preguiçoso. Outra coisa deliciosa era aproveitar um final de tarde meio morto para uma taça de vinho com o namorado ou um bule de chá com o livro da vez… Se tem uma coisa que eu adoro é como o pessoal não nos incomodava, mesmo quando eu estava sozinha levando “algum” tempo com um mero café…
O brunch também não é nada mal – eles mudaram a fórmula recentemente, mas acho que é honesto pelo preço e “cumpre o prometido” no cardápio e na proposição do lugar… Fui no brunch do café Hugo uma vez e foi a experiência oposta: acho que foi dois euros mais caro, mas o serviço foi péssimo, nossos ovos e o café vieram frios, o suco de laranja estava intragável…
alessandro
O carpaccio é a grande pedida!
David
O Café de L’Industrie é um clássico. Antes de ir a Paris eu pesquisei em fóruns da internet e vários franceses o têm como café predileto. Não é o típico programa pra turista, mas pra parisiense mesmo. Vale a pena conhecer.
Maria das Graças
Vale a pena explorar a cidade e encontrar lugares ótimos fora de moda e do padrão estabelecido e que não estão na mídia. E é isso o que eu procuro quando saio da minha cidade e do meu país. Para começar, exploro a quadra em que estou hospedada, o bairro. Descubro cada maravilha!
A Bastille é um bairro instigante.