Por Kátia Becho
Tenho que confessar que adoro alguns lugares de Paris que tem uma aura de decadência, com uma decoração cujo estilo é indecifrável: um lustre art-déco ali, umas fotos de artistas de cinema na parede lá, umas pinturas a óleo acolá e até um gato bicolor que, misturado a muitas bizarrices, tem a magia de funcionar e nos fazer sentir em casa.
Pois é exatamente essa a atmosfera do Café de l’Industrie, na moda há mais de 15 anos na região da Bastilha. O lugar faz tanto sucesso que já ocupa 3 imóveis vizinhos, cada um com sua proposta e sua independência.
O pioneiro tem um grande salão e outros ambientes menores interligados, com piso de madeira, tapetes persas surrados, tinta velha na parede e muita luz indireta vindo de abajures milimetricamente instalados pra que a confusão estética fique bem aconchegante.
Nesse você pode ir para almoçar a qualquer hora, sendo que a fórmula do dia só é servida até às 15h (a €10,50 com entrada, prato principal e sobremesa – ótimo preço!). Após esse horário, você pode pedir o prato do dia, que varia entre 9 e 18 euros. O jantar é à la carte, servido até às 22h.
Para um drink, atravesse a rua e entre no Café com a fachada vermelha ou no bar ao lado, novinho em folha (a partir de 18h). Não espere luxo, essa não é a proposta. Não espere, tampouco, gastronomia de primeira. Espere aconchego – principalmente em dias frios e chuvosos – e um ambiente acolhedor e simpático que inclui uma playlist recheada de músicas brasileiras e ótimo jazz americano.
Aos sábados e domingos eles servem um brunch a 17 euros, com bebida quente, brioche e duas opções de pratos quentes: 1) ovos mexidos com salmão e espinafre ou 2) ovos mexidos, salsicha, bacon e pimentão. Além disso, está incluída no brunch a sobremesa do dia, que quase sempre é arroz doce com caramelo na manteiga salgada.
Eclético? É pouco pra esse típico ponto de encontro parisiense.
Café de l’Industrie: 3 endereços na mesma esquina: números 15 (bar), 16 (o pioneiro) e 17 (novo, com wifi) da rue Saint-Sabin, 75011 Paris – Tel.: +33 01 47 00 13 53
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
27 Comentários
marcelo caetano
qual bom restaurante , e não muito caro, para ir a noite e tomar um vinho na Bastilha ou em Marais?
Rodrigo Lavalle
Marcelo, veja as nossas dicas de restaurantes nessas áreas: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/comer-e-beber/por-bairro/3o-arrondissement/, https://www.conexaoparis.com.br/categoria/comer-e-beber/por-bairro/4o-arrondissement/ e https://www.conexaoparis.com.br/categoria/comer-e-beber/por-bairro/12o-arrondissement/.
Abraços.
Antonio
Lina onde como um bom confit de canard na Bastille ou perto.? É a única coisa que faço questão de comer na França. Grato
Lina
Antonio
Nossa, me apertou. Não estou me lembrando de um endereço para confit de canard na Bastille. Talvez no restaurante abaixo:
https://www.conexaoparis.com.br/2009/07/16/um-bom-restaurante-perto-do-ibis-trousseau-e-da-rue-daligre/
Z L Pereira
Bom dia a todos!
Preciso da vossa ajuda para saber qual o Metro que se pode apanhar de quem vai sair de Monceau para ir almoçar a este Restaurante. Obrigado!
Lina
Z L Pereira
Caminhe até Villiers e lá pegue linha 3 até Republique. Em seguida pegue linha 5 até Bréguet Sabin.