Eu já escrevi um artigo sobre o Mont Saint Michel onde enumero todas as possibilidades, saindo de Paris, de uma ida e volta no mesmo dia.
Os artigos agora descrevem uma viagem que fiz de dois dias em novembro de 2008: Paris/Saint Malo/Mont Saint Michel/Paris.
Saint Malo é uma cidade-forteleza linda, uma das mais bonitas de Bretanha. Aconselho esta opção para aqueles que querem conhecer o Mont Saint Michel com mais tempo, conhecer os bons endereços e degustar os produtos da região.
Eu peguei um trem TGV em Paris às 8 horas da manhã e 3 horas depois estava em Saint Malo.
Os preços da passagem estão entre 29 e 39 euros. Os preços variam em função da hora, do dia e do prazo entre a compra e a viagem.
Clique aqui para fazer a pesquisa, saber o valor das passagens e fazer sua reserva.
Saint Malo é uma cidade/forte cercada por muralhas.
Com ruelas românticas marcadas pela bela arquitetura da região. A cidade foi bombardeada durante a segunda guerra mundial, 80% da cidade antiga foi inteiramente reconstruída. Neste primeiro dia visitei Saint Malo intra muros, a parte histórica que fica dentro dos muros de proteção.
Em seguida aluguei um carro para conhecer a estrada da orla marítima em direção a Dinart. Esta cidade é um balneário chic, lugar onde as tradicionais famílias franceses passam suas férias de verão.
Após uma pequena volta em Dinart, continuei pela estrada da orla. A Bretanha, especialmente Saint Malo, é uma região ideal para aqueles que gostam de esportes marítimos.
Surf, windsurf. Eu estava vestida com casaco de lã polar, cachecol e luvas enquanto estes loucos estavam dentro da água.
O que comer nesta região?
Antes de mais nada, crepes. Deliciosas. Na foto crepe com presunto, queijo, cogumelos e molho bechamel.
Em seguida uma outra com molho de chocolate. Todas encharcadas de manteiga, delícias perigosas. Para beber, um cidre brut.
Um dos melhores endereços de Saint Malo para crepes é a Creperie Solidor (7 Esplanade Commandante Menguy, 35400 Saint Malo – tel.: +33 02 99 81 64 53). Este endereço não é mais intra-muros, está fora de parte histórica e com uma linda vista da cidade.
Em termos gastronômicos esta região é conhecida pelos seus peixes e frutos do mar. Tenho amigos que passam fim de semana em Saint Malo por causa das ostras, lagostas, homard e coquilles Saint Jacques.
O jantar foi no Restaurant Le Chalut (8 rue de la Corne de Cerf – Saint Malo (intra-muros) – tel. +33 02 99 56 71 58).
Ostras.
O homard se diferencia da lagosta pelas grandes pinças mantidas fechadas por um elástico para que eles não se ataquem. O cliente escolhe vivo no aquário e em seguida ele será grelhado.
E coquilles Saint Jacques. Os pratos custam em torno de 25 e 30 euros.
Amanhã publico artigo com o programa do segundo dia de viagem.
Como ir de Paris até o Mont Saint Michel
Para aqueles que querem pular a parada em Saint Malo e querem ir direto de Paris para o Mont Saint Michel, veja abaixo as várias opções:
1) A maneira mais fácil para o turista é ir com ônibus de excursão para bate e volta de 1 dia ao Mont Saint Michel. Clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva.
2) As pessoas alérgicas a grupos podem ir de trem TGV. Essa opção é um pouco complicada pois é necessário fazer uma troca (de trem para ônibus) na cidade de Villedieu les Poeles. O horário do trem TGV e o horário do ônibus são coordenados.
Além disso, só há um horário de ida (por volta das 7 da manhã) e um horário de volta (por volta das 18h) por dia.
Clique aqui para fazer a pesquisa, saber o valor das passagens e fazer sua reserva.
3) Se o turista quiser alugar um carro ele vai pegar a auto estrada A13 direção Rouen. Em seguida a Nationale 175 direção Avranches e enfim a direção Mont Saint Michel. Tempo da viagem: 4 horas.
Clique aqui para ver as tarifas das principais locadoras de carro francesas e fazer sua reserva.
Ingressos para o Mont Saint Michel
Os ingressos para o Mont Saint Michel podem ser adquiridos com antecedência aqui.
Leia também:
- De Paris ao Mont Saint Michel via Saint Malo 2
- De Paris ao Mont Saint Michel via Saint Malo 3
- Uma visita inusitada ao Mont Saint Michel
- Um hotel inesquecível perto do Mont Saint Michel
- Como ir ao Mont Saint Michel
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
110 Comentários
Juliana
Oi Rodrigo, gosto muito de suas dicas. Em setembro vou fazer a região da Bretanha, mas gostaria de ir direto do aeroporto. Vc teria alguma dica para me dar?
Rodrigo Lavalle
Juliana, do aeroporto Charles de Gaulle saem trens direto para a cidade de Rennes. Clique aqui e verifique preços e horários e compre sua passagem com antecedência para garantir bons preços.
Andréa Carvalho
Ola Rodrigo, boa noite. Agradeço e parabenizo pelo a LIna e Você pelo blog, pois acompanho e faço minhas viagens a Europa sempre passando pela FRança e seguindo as indicações de vocês. Este ano em outubro de 2017,estaremos de carro saindo de MOnt Saint Michel e seguiremos para Paris. Tem alguma estrada que passemos pelo Vale do LOire? Ou alguma sugestão de passeios pelo caminho? Muito obrigada.
Rodrigo Lavalle
Andréa, o Vale do Loire não fica no caminho entre o MSM e Paris. A opção mais rápida seria passando pala Alta Normandia (vocês podem visitar Caen, praias do desembarque, Deauville/Trouville, Honfleur). Mas vocês podem também passar pelo Vale do Loire (cidades de Tours, Amboise, Blois), só que será uma viagem mais longa. Acesse esse site para pesquisar e estudar as rotas.
Claudia
Ola Lina , estou encantada com sua dicas. Vou a França com duas amigas e resolvemos fazer um tour de trem , começaremos saindo de Paris para Saint Malo , passaremos um dia e no próximo vamos ao Mont Saint Michel. Aí que surge a dúvida : Como nossa próxima parada é Rennes , você acha que retornarmos a Saint Malo ou de M.Saint Michel partimos para Rennes de trem ? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Claudia, existe um ônibus especial que sai do MSM e vai até Rennes. Leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2008/03/31/como-ir-de-paris-ao-mont-saint-michel.
Alexandra
Olá!
Eu consigo ir de St Malo ao Mont Saint Michel de ônibus ou trem?
Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Alexandra, consegue, veja aqui o itinerário, dias e horário: http://bit.ly/1SqbYjD.
Abraços.
Heleno Suassuna
Ola! Estarei em Saint Malo no próximo mês e gostaria de alugar um carro para conhecer a costa. Tenho lido comentários sobre problemas com faturas/atendimento nas empresas de locação de veiculos. Qual empresa vocês indicariam nessa região?
Rodrigo Lavalle
Heleno, é sempre bom escolher as maiores como a Hertz, Europcar e Avis.
Abraços.
Paula Travassos
Rodrigo e Lina, sigo seu blog desde 2011. Já tive sua valiosa orientação em viagem em 2014. Irei para MSM e St Malo em maio, e ao pesquisar passagem de TGV vi a opção do OUIGO. Vcs conhecem esses trens? A diferença é só a ausência de primeira classe? Podemos comprar por esse preço low cost mesmo não residindo na França ? Não entendi bem a padronização das bagagens. Aguardo sua opinião. Desde já obrigada.
Rodrigo Lavalle
Paula, OUIGO é a divisão de passagens low cost da empresa estatal SNCF. Super confiável.
Uma das diferenças é que os trens não saem do centro de Paris e sim da estação Marne-La-Vallée-Chessy (perto da Disney). Você chega a essa estação pegando o trem RER A4 na estação Châtelet – Les Halles em Paris.
Com relação às bagagens você só pode levar, gratuitamente, uma mala de cabine nas dimensões 55x35x25cm e uma mala/bolsa de 36x27x15cm. Outras bagagens são pagas. Veja aqui o desenho explicativo: http://bit.ly/1eQlXN8.
Abraços.
Ronaldo
Eu, simplesmente, ADORO Saint Malo!
E super recomendo como hospedagem, o adorável HÔTEL AMBASSADEURS (11 Chaussée du Sillon). Um pequeno hotel duas estrelas, com lindos e confortáveis quartos em estilo Art Déco.
Luiza Cleide
Nós nos hospedamos no hotel Le Croisieur e recomendamos com empolgação. O atendimento é absolutamente nota 10. Fica em 2, Place De La Poissonnerie, Intra Muros, 35400 Saint Malo, França
Maria Luiza Ferraz
Concordo com as dicas mas em uma próxima
Viagem ficaria hospedada em St Malo , ao invés
De St Michel , e tb não deixem de ir Cancale,
As ostras são imperdiveis !!! E os mariscos com
Frittes maravilhosos !! Adorei td!!!!!adoro suas
Dicas !!! Bjs
Fernando
Fui há 2 meses e fiquei em Dinan, uma cidade maravilhosa, que passa despercebida e vale MUITO a pena ser conhecida. Não acho que vale ficar em Mt S. Michel, povoada de turistas, na maioria chineses, e hj em dia extremamente turística. St Malo de fato espetacular!