Eu já escrevi um artigo sobre o Mont Saint Michel onde enumero todas as possibilidades, saindo de Paris, de uma ida e volta no mesmo dia.
Os artigos agora descrevem uma viagem que fiz de dois dias em novembro de 2008: Paris/Saint Malo/Mont Saint Michel/Paris.
Saint Malo é uma cidade-forteleza linda, uma das mais bonitas de Bretanha. Aconselho esta opção para aqueles que querem conhecer o Mont Saint Michel com mais tempo, conhecer os bons endereços e degustar os produtos da região.
Eu peguei um trem TGV em Paris às 8 horas da manhã e 3 horas depois estava em Saint Malo.
Os preços da passagem estão entre 29 e 39 euros. Os preços variam em função da hora, do dia e do prazo entre a compra e a viagem.
Clique aqui para fazer a pesquisa, saber o valor das passagens e fazer sua reserva.
Saint Malo é uma cidade/forte cercada por muralhas.
Com ruelas românticas marcadas pela bela arquitetura da região. A cidade foi bombardeada durante a segunda guerra mundial, 80% da cidade antiga foi inteiramente reconstruída. Neste primeiro dia visitei Saint Malo intra muros, a parte histórica que fica dentro dos muros de proteção.
Em seguida aluguei um carro para conhecer a estrada da orla marítima em direção a Dinart. Esta cidade é um balneário chic, lugar onde as tradicionais famílias franceses passam suas férias de verão.
Após uma pequena volta em Dinart, continuei pela estrada da orla. A Bretanha, especialmente Saint Malo, é uma região ideal para aqueles que gostam de esportes marítimos.
Surf, windsurf. Eu estava vestida com casaco de lã polar, cachecol e luvas enquanto estes loucos estavam dentro da água.
O que comer nesta região?
Antes de mais nada, crepes. Deliciosas. Na foto crepe com presunto, queijo, cogumelos e molho bechamel.
Em seguida uma outra com molho de chocolate. Todas encharcadas de manteiga, delícias perigosas. Para beber, um cidre brut.
Um dos melhores endereços de Saint Malo para crepes é a Creperie Solidor (7 Esplanade Commandante Menguy, 35400 Saint Malo – tel.: +33 02 99 81 64 53). Este endereço não é mais intra-muros, está fora de parte histórica e com uma linda vista da cidade.
Em termos gastronômicos esta região é conhecida pelos seus peixes e frutos do mar. Tenho amigos que passam fim de semana em Saint Malo por causa das ostras, lagostas, homard e coquilles Saint Jacques.
O jantar foi no Restaurant Le Chalut (8 rue de la Corne de Cerf – Saint Malo (intra-muros) – tel. +33 02 99 56 71 58).
Ostras.
O homard se diferencia da lagosta pelas grandes pinças mantidas fechadas por um elástico para que eles não se ataquem. O cliente escolhe vivo no aquário e em seguida ele será grelhado.
E coquilles Saint Jacques. Os pratos custam em torno de 25 e 30 euros.
Amanhã publico artigo com o programa do segundo dia de viagem.
Como ir de Paris até o Mont Saint Michel
Para aqueles que querem pular a parada em Saint Malo e querem ir direto de Paris para o Mont Saint Michel, veja abaixo as várias opções:
1) A maneira mais fácil para o turista é ir com ônibus de excursão para bate e volta de 1 dia ao Mont Saint Michel. Clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva.
2) As pessoas alérgicas a grupos podem ir de trem TGV. Essa opção é um pouco complicada pois é necessário fazer uma troca (de trem para ônibus) na cidade de Villedieu les Poeles. O horário do trem TGV e o horário do ônibus são coordenados.
Além disso, só há um horário de ida (por volta das 7 da manhã) e um horário de volta (por volta das 18h) por dia.
Clique aqui para fazer a pesquisa, saber o valor das passagens e fazer sua reserva.
3) Se o turista quiser alugar um carro ele vai pegar a auto estrada A13 direção Rouen. Em seguida a Nationale 175 direção Avranches e enfim a direção Mont Saint Michel. Tempo da viagem: 4 horas.
Clique aqui para ver as tarifas das principais locadoras de carro francesas e fazer sua reserva.
Ingressos para o Mont Saint Michel
Os ingressos para o Mont Saint Michel podem ser adquiridos com antecedência aqui.
Leia também:
- De Paris ao Mont Saint Michel via Saint Malo 2
- De Paris ao Mont Saint Michel via Saint Malo 3
- Uma visita inusitada ao Mont Saint Michel
- Um hotel inesquecível perto do Mont Saint Michel
- Como ir ao Mont Saint Michel
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
110 Comentários
Dé
Oi Lina,
Tai’ uma viagem que ainda não fiz e que esta’ na minha listinha de prioridades: Saint-Malo!
Mas so’ depois que o frio der uma trégua. Com essas temperaturas abaixo de 5° eu so’ tenho mesmo vontade de ficar dentro de casa. 🙂
Beijao!
conexaoparis
Carol Medeiros
Está pensando na marca Goyard? Loja em Paris na rue Saint Honoré e artigos vendidos na Daslu em São Paulo.
conexaoparis
Ronaldo
também acho que vale a pena dormir no Mont Saint Michel. Um dia farei a experiência.
conexaoparis
Marcela.
Obrigada pela retificação. Mas como consegue ver tudo isto nas fotos?
Ronaldo
Lina,
Deu vontade de conhecer Saint-Malo, adoro muralhas antigas.
O Mont Saint Michel é um lugar que vale a pena passar uma noite. Durante o dia é cheio de turistas, mas depois das 18 os ônibus e a maioria dos turistas vão embora e a vila medieval fica toda para os poucos que passam a noite por lá. E tem uns hóteis dentro do Monte que não são muito caros não.
Aí dá pra jantar com calma e, quando estive lá, a Abadia ficava aberta para visitas noturnas também (era verão).
Cláudia Oiticica
A história da Bretanha,de Saint-Malo e seus corsários,tudo é fascinante.Ótimas dicas,Lina.
Mirella
Meu deu ainda mais vontade de conehcer essa região… vou ter férias em setembro e fico na duvida de onde ir!!! Mas essa é uma dúvida boa, né?! bjks
Maria das Graças
Nossa! Voltei no tempo. Meu Deus! Como foi bom quando lá estivemos há 11 anos atras. Saimos de Paris de TGV até Rennes e de lá de trem comum até Saint Malo. Sem reserva em hotel. Nos hospedamos no Terminus, em frente a estação, hotel simples com diária barata (na época US$ 50.00) limpo, espaçoso, pessoal atencioso e, no térreo, um restaurante espetacular onde comíamos pescados e ostras fresquissimos. Andavamos a pe e fomos ao Mont Saint Michel de onibus cujo ponto é bem próximo a cidada intramuros. Uma maravilha de lugar. O que dizer das crepes. Fininhas, crocantes, deliciosas.
FÁTIMA
Belo lugar!!!!Quem sabe numa próxima?????
Marcela
Lina , desculpe, mas na agua eram surfistas e kitesurfistas (praticantes de kite surf), surf/ski com uma prancha parecida com a de snowbord com uma pipa, que fas a pessoa voar e fazer acobracias aéreas.
No mais, adoro o seu blog.