Da Vinci Code e a Igreja Saint Sulpice em Saint Germain: tour guiado da praça Saint Sulpice.
Saint Germain possui algumas referências emblemáticas, endereços que representam por si só o bairro. Entre eles a praça Saint Sulpice com sua fonte, sua igreja e seu famoso café. Podemos passar por lá, tomar um café e pronto. Mas com um pouquinho mais de informação o passeio pela praça Saint Sulpice terá outra cor, outro relevo.
Praça Saint Sulpice
Esta praça é considerada o ponto central da região e ela se encontra entre a Igreja e a Prefeitura. Hiper bem situada, dela partem várias ruas antigas e históricas. Entre elas a rue des Canettes, lembrança da Paris antiga, e a rua Bonaparte que liga o jardim Luxembourg ao rio Sena.
Durante o ano todo a praça é animadíssima, aí acontecem feira de livros, feira de antiguidades, feira de Natal, feira de inverno, feira gastronômica, exposição de quadros, brechós.
E na esquina, entre a rue Saint Sulpice e a rue des Canettes, está instalado o Café de la Mairie. Este é o ponto de observação de tudo que se passa. Escolha uma mesa e deixe o tempo passar.
A fonte
A fonte quadrada confere à praça uma certa nobreza. Ela foi construída em 1848 e o que mais chama a atenção são os leões. Ela possui nichos com imagens de pessoas importantes da época de Louis XIV. Mas são os leões que me seduzem.
A Igreja Saint Sulpice
A igreja data do século XVII e é uma das maiores de Paris. Seu órgão é o terceiro órgão mais importante da cidade. A igreja merece ser visitada com calma.
Nos últimos anos as visitas aumentaram muito. A igreja é agora conhecida internacionalmente graças ao livro e filme O Código Da Vinci. A Igreja Saint Sulpice é um dos lugares onde se passa a ação do romance. Dizem os entendidos que, de maneira incorreta, o livro faz passar o meridiano de Paris pelo gnômon – projetor de sombra do relógio de sol – e pelo obelisco situados no interior da igreja.
A última vez que a visitamos, percebemos grupos de turistas, sobretudos japoneses, seguindo com atenção as explicações do guia sobre o funcionamento do gnômon. Trata-se de uma forma simples de relógio solar utilizado em astronomia e que foi instalado em Saint Sulpice no século XVIII. O vigário da época o utilizava para fixar o equinócio de março e, consequentemente, a data da Páscoa.
No interior da igreja, não deixe de prestar atenção no imenso órgão e fique atento aos anúncios, na entrada, com os dias de concerto de música sacra. Os concertos de Saint Sulpice são excelentes.
Admire também, logo após a entrada à direita, as três obras de Delacroix, grande pintor francês que consagrou os últimos anos da sua vida à esta obra monumental. Nesta capela da igreja, Delacroix pintou a Luta de Jacob com o Anjo da igreja Saint Sulpice. Podemos interpretar como uma metáfora da luta do homem com seu destino ou do artista com o processo criativo.
Ao sair da Igreja estique seu passeio até o Mercado de Saint Germain onde terá muitas escolhas para beber e comer. Meu endereço preferido é o Avant Comptoir du Marché: 14 rue Lobineau.
Nós fizemos um infográfico fofo sobre Saint Germain (clique aqui). Não deixe de vê-lo.
Dicas complementares
. Saint Sulpice organiza visitas guiadas da igreja todos os domingos às 14h30. E visitas em inglês no primeiro domingo de cada mês às 12h30. Elas são gratuitas.
. O meridiano de Paris passa pelo Centre de l’Observatoire de Paris. O meridiano da França passa da cidade de Dunkerque até a cidade de Perpignan.
. E, na praça mesmo, não deixe de entrar na loja do chef chocolateiro Patrick Roger, 2-4 praça Saint Sulpice.
. Aí pertinho, conheça também a loja do chef pâtissier Pierre Hermé: 72 rue Bonaparte.
O guia Paris, Cinco Roteiros em Quatro Dias é ideal tanto para quem está indo pela primeira vez a Paris, quanto para aqueles que já visitaram a cidade e desejam descobrir os segredos dos parisienses. São 5 roteiros exclusivos que podem ser percorridos em, no mínimo, 4 dias. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
17 Comentários
Elizabeth Britto
Oi, Rodrigo
Como aconteceu há 4 anos, estamos montando agora, nosso roteiro em Paris, baseadas em suas excelentes dicas. Muito obrigada pelas informações. Você sabe em que dias, no período de 28 de dezembro e 6 de janeiro acontecerão as feiras citadas acima? Nosso hotel é ao lado da Praça Saint Sulpice.
Rodrigo Lavalle
Elzabeth, provavelmente alguma delas vai acontecer mas, como está um pouco longe, o calendário ainda não foi liberado. Clique aqui e acesse a página da organização que promove muitas das feiras na praça. Provavelmente o mercado de Natal vai acontecer até o dia 31/12.
Senhorinha marlene de Moraes
Olá gostaria de saber se acontecem concertos na Igraja. Obrigada
Rodrigo Lavalle
Senhorinha, sim, acontecem concertos na igreja Saint Sulpice, clique aqui e veja a agenda.
Valéria Moraes Carneiro
Olá. Nas igrejas e museus de Paris é permitida a entrada de adultos e crianças trajando shorts ou bermudas?
Rodrigo Lavalle
Valéria, sim, é permitido.
Marta Laurito
Queridas/os Conexão Paris,
Vocês sabiam que Humberto Eco adorava a igreja e a praça S Sulpice? Vi um documentário onde ele, do centro da praça, indicava quais eram as casas “que tinham pertencido” a cada um dos mosqueteiros, os 3 + 1 .
…rsrsrs
Penso que seria super interessante acrescentar mais este dado encantador à mitologia da praça e da igreja.
Rodrigo Lavalle
Marta, obrigado pela informação!
aparecida aragao marques tenorio
quem sai da igreja e vira à esquerda, sentido Jardim de Luxemburgo, vai encontrar um grande muro onde está grafada a posia “le bateau ivre”, que foi ali declamada pela primeira vez pelo genial poeta Arthur Rimbaud, seu autor.
Rodrigo Lavalle
Aparecida, obrigado pela informação.
Maroa da Graça Pinto Ferreira
Uma pergunta: O teatro do Chatelet está funcionando? Como posso saber a programação em maio e junho?
Rodrigo Lavalle
Maria da Graça, o teatro está funcionando parcialmente. Você vê programação no site oficial do teatro, clique aqui.
Eve Porto
Lina, vc sabe dizer se foi nesta igreja que o Marcello Mastroianni foi velado ? Obrigada
Rodrigo Lavalle
ve, sim, lá mesmo.
MônicaSA
Visitar está igreja em um dia ensolarado é demais.
Luiz Vidal jr.
Almocei no café de la mairie ontem e recomendo as saladas que são servidas lá. Frescas, fartas, saborosas, e que valem por um almoço. Além da linda visão da praça.
Noemia
Nesta Igreja há a capela da São João Batista de La Salle, fundador das escolas Lassalistas, presentes em várias cidades também no Brasil. Se não me engano, foi em St Sulpice que ele foi ordenado padre.