Por Maurício Torres Assumpção, autor de A história do Brasil nas ruas de Paris – finalista do prêmio Jabuti 2015
Nos bancos da escola você aprendeu, mas já deve ter esquecido, o que aconteceu com Dom Pedro I depois que ele abdicou o trono do Império do Brasil em favor do seu filho Pedro II. Foi em 1831, nove anos após o Grito do Ipiranga, quando o Brasil rompera de vez os laços que o uniam ao reino de Portugal. D. Pedro I, enfrentando forte oposição na Corte, abriu mão da coroa de imperador, exilando-se na França, onde passou, provavelmente, os seis meses mais angustiantes e divertidos da sua vida.
Angustiantes porque o ex-imperador vivia uma situação inusitada. Depois da morte de seu pai, D. João VI, em 1826, ele herdara o trono de Portugal. Não podendo ser rei de dois países, abdicou a coroa portuguesa em favor de sua filha, Maria da Glória, que tinha então sete anos. Quando crescesse, a menina deveria se casar com o tio, Dom Miguel, irmão de D. Pedro, que se tornaria rei consorte. Só que D. Miguel, ambicioso e autoritário, não tinha paciência para esperar. Queria ser rei imediatamente, restaurando a monarquia absolutista em Portugal. Assim, roubou a coroa da sobrinha, num golpe político que fechou os portos de Portugal a D. Pedro e sua família.
[seguros_promo_shortcode ideal_para=”1″ ideal_para_lbl=”Europa” theme=”card-medium” coupon=”CONEXAO5″ show_logo=”false”/]
Portanto, depois de abdicar o trono do Brasil, D. Pedro partiu para a Europa, sem poder voltar a Portugal. A França, que vivia sob a monarquia liberal do rei Luís Filipe d’Orléans, oferecia-lhe asilo e um discreto apoio para que D. Pedro tentasse destronar D. Miguel em Lisboa. O exílio em Paris surgia, então, como uma solução provisória na saga do ex-imperador.
Depois de passarem alguns meses no castelo de Meudon, cedido pelo rei Luís Filipe, D. Pedro e sua família alugaram um palacete na rue de Courcelles, no centro de Paris. Ali D. Pedro organizou a esquadra que, partindo da França, invadiria Portugal em 1832. Foram incontáveis reuniões secretas com ministros franceses e britânicos e, sobretudo, com os banqueiros que financiariam a guerra.
Vida cultural e social intensa
Mas nem tudo era conspiração. Nas horas vagas D. Pedro e sua esposa, a ex-imperatriz Amélia, se esbaldaram nos teatros e salas de concertos de Paris. De tanto frequentar o Teatro Italiano, na Sala Favart, o ex-imperador conheceu o mestre da ópera italiana Gioachino Rossini, autor, entre outras pérolas, de “O Barbeiro de Sevilha”. Rossini, lisonjeado pela frequência de D. Pedro, acabou por apresentar algumas peças musicais compostas pelo ex-imperador. Segundo a imprensa da época, o próprio D. Pedro teria subido ao palco para reger a sua “Grande Abertura”, que impressionou o público acostumado às óperas italianas.
Em dezembro de 1831, quando a ex-imperatriz Amélia deu à luz a sua primeira e única filha, Maria Amélia, o palacete da rue de Courcelles abriu as portas para as visitas oficiais.
No réveillon, D. Pedro ofereceu um jantar ao almirante Jean-Baptiste Grivel que, nos momentos de tensão que antecederam a abdicação, comandava a esquadra francesa fundeada na baía de Guanabara, dando total apoio à família imperial. Ao jantar seguiu-se a troca de prendas pelo ano novo, com a presença das crianças: a recém-nascida Maria Amélia; Maria da Glória, agora com 12 anos, filha da falecida imperatriz Leopoldina; e Isabel Maria, de 7 anos, filha bastarda de D. Pedro com a Marquesa de Santos.
Os guias turísticos do Conexão Paris vão te ajudar a organizar sua viagem.
Paris: 5 Roteitos, 4 Dias | Essencial Museu Louvre | Paris com Crianças | Essencial da Provence
O dia de Reis
O dia de Reis, 6 de janeiro, era, e ainda é, celebrado na França, sobretudo em Paris, com a galette des Rois, uma torta de massa folheada recheada com creme de amêndoa, bem diferente do bolo de Reis dos brasileiros. Na rue de Courcelles, a família do ex-imperador seguia, entretanto, a tradição francesa. Naquele dia a criança mais nova da família, Isabel Maria, escondeu-se em baixo da mesa e de lá, sem ver a torta, como manda o costume, determinou a distribuição das fatias para os convivas.
Quem encontrasse a “fava” na sua fatia teria o direito de ser coroado rei por um dia. D. Pedro, um pândego que já abdicara dois tronos preferiu abster-se – outra coroa, nem de brincadeira! Numa distribuição de fatias tradicionalmente mancomunada para favorecer as crianças, a fava foi encontrada por Maria da Glória, que teve direito de acumular duas coroas – a de Portugal e uma nova, de papel, muito mais leve e divertida do que aquela de um reino à beira da guerra civil.
No dia 25 de janeiro de 1832, D. Pedro finalmente partiu para o arquipélago dos Açores, onde se concentrava a esquadra que invadiria Portugal. Dezoito meses mais tarde, reconquistou Lisboa, recuperando o trono para sua filha Maria da Glória, coroada como rainha Maria II. Pena que D. Pedro tenha morrido um ano depois, aos 35 anos, vítima da tuberculose que contraíra durante a guerra contra o seu irmão.
Se você estiver em Paris em janeiro, não deixe de experimentar a galette des Rois. Clique aqui para descobrir as melhores galettes recomendadas pelo Conexão Paris.
De D. Pedro I a Oscar Niemeyer, passando por D. Pedro II, Santos Dumont, os positivistas, Villa-Lobos e Lúcio Costa, A História do Brasil nas Ruas de Paris narra as histórias vividas por grandes personagens brasileiros em Paris. O livro surpreende não apenas pelo recorte e pelas deliciosas histórias, mas também pela extensa pesquisa feita pelo autor. Ao final de cada capítulo, Mauricio lista os pontos frequentados pelos personagens em Paris, indicando endereço e como chegar. E ainda fornece arquivos de vídeos que podem ser vistos no You Tube.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
10 Comentários
Fábio Brito Ávila
Boa noite. Texto muito agradável , Gostaria de obter as coordenadas de Mauricio Torres Assumpção.
Veja no youtube – “filme documentário Belem 400 anos -a presença francesa na capital paraense”. E ainda no youtube ‘Entrevista – Fabio Avila – Belem 400 Anos – Tv Cultura- Sem Censura “
Rodrigo Lavalle
Fábio, o email do Mauricio Torres Assumpção é [email protected]
Therezinha Martins
Irei conhecer a Rue Courcelles na próxima viagem à Paris,com certeza.Amei a narrativa sobre nosso imperador D.Pedro I.AMEI!!!❤❤❤❤❤
Mauricio Christovão
Muito legal essa história. D.Pedro I pode ter morrido cedo, mas viveu muito mais que a maioria de nós.
Rose
Muito interessante …adorei !
Leila
Fantástica narrativa, simples e objetiva. Vou visitar o endereço na rue Courcelles, afinal quem viaja sabe da emoção ao conhecer lugares repletos de histórias .
Phillipe
D. Pedro I de fato foi o “primeiro brasileiro” tal qual conhecemos essa alcunha.
evandro barreto
Excelente! Informativo, sem ser pedante, leve sem ser superficial. A propósito, há coisas que só acontecem no Brasil. Pedro I cá, Pedro IV lá. Inventamos a monarquia com correção monetária.
Maurício Torres Assumpção
Que beleza, Jorge! Você conta para os franceses no Rio, e eu conto para os brasileiros em Paris. Um grande abraço, Maurício Tores Assumpção, autor de A História do Brasil nas ruas de Paris.
jorge fortunato
Sou fascinado por essas histórias, mais uma para contar aos meus turistas franceses que visitam o Rio.